Cinquenta ou cincoenta?

Verdade...estás a tirar de algo que foi "carregado" [;)] Num camião também coloco areia - carregando-o. E retiro-a - descarregando-o. É igual

Só faz confusão a muita gente porque no mundo informático (mas isto já existia muito antes de existir internet) é possível retirar sem tirar [:D] Isto porque fazer uma cópia "não gasta"

PS: Não queiram é abrasileirar a língua portuguesa. Como falam no Brasil é uma coisa...e respeito. Cá não falo em flirtar nem em baixar nada da internet.

Se até dentro do nosso país temos tanta diversidade (basta ver neste tópico e noutros que por cá andam estes dias) que é tão desejável. Porque não havemos também de ter "essa diversidade". Não compreendo a mania de forçar todos a lerem pela mesma cartilha.

Não se está a abrasileirar o Português de cá, até porque continuamos a ter vocabulários próprios e mais distintos do que se pensa! [;)] O meu point é que não nos podemos arrogar a querer ser os mais "lógicos", "objectivos" ou "correctos", pois incongruências linguísticas existem lá como cá e penso que ninguém quererá seriamente reclamar para si o direito de ter dados definitivos e científicos sobre quem "erra" mais ou menos! [;)]

Cinquenta é como sempre tenho visto escrito em todo o lado e aprendi. Cincoenta não conheço, não sei se existe. A não ser que seja um caso como "catorze/quatorze" [;)]

Já o disse, mas relembro que a professora em questão tem cerca de 50 anos. Tanto eu como os outros pais, temos muito boa impressão da professora (ou tínhamos!). A mãe de uma das alunas é professora de português no secundário e diz desconhecer por completo esta forma de escrever. Falou que vai colocar o caso não sei a quem, parece que é algo relacionado com o ministério da educação, talvez um organismo que dá apoio aos professores (será?).

Last edited:
Não se está a abrasileirar o Português de cá, até porque continuamos a ter vocabulários próprios e mais distintos do que se pensa! [;)] O meu point é que não nos podemos arrogar a querer ser os mais "lógicos", "objectivos" ou "correctos", pois incongruências linguísticas existem lá como cá e penso que ninguém quererá seriamente reclamar para si o direito de ter dados definitivos e científicos sobre quem "erra" mais ou menos! [;)]

O problema é que não estás a aceitar a diferença. Não nos podemos arrogar a ser os mais "lógicos"...ok. Mas pergunto, mais do que quem? O que querias dizer?

O que noto é que quem está a comparar as formas de expressão és tu. Eu apenas comparo e digo que são diferentes. Culturalmente eles estão no seu "sitio" e nós no nosso. Mais nada. Não percebo a questão de comparações, reclamações de direitos, etc.

Ao estares a dizer que baixar cá em Portugal faz sentido é que estás a forçar e a arrogar haver uma lógica especial. Ninguém quer nenhuma lógica especial...nem de um lado nem do outro...deixem é o tuguês em paz.

PS: Acho que a explicação do Nuno156 foi bem clara.

Ao que parece, a professora em questão, já pediu desculpas a uma das mães pelo erro cometido (por ela clara). A justificação não sei bem qual foi, mas anda à volta do "já se usou".

Deixa lá. A minha prof de Português do ano passado também disse que o diminutivo de Conceição de escreve Ção e não São. :sh)

O português tem por norma que nenhum palavra pode começar com C cedilhado. E são isto professores de português... :/

O problema é que não estás a aceitar a diferença. Não nos podemos arrogar a ser os mais "lógicos"...ok. Mas pergunto, mais do que quem? O que querias dizer?

O que noto é que quem está a comparar as formas de expressão és tu. Eu apenas comparo e digo que são diferentes. Culturalmente eles estão no seu "sitio" e nós no nosso. Mais nada. Não percebo a questão de comparações, reclamações de direitos, etc.

Ao estares a dizer que baixar cá em Portugal faz sentido é que estás a forçar e a arrogar haver uma lógica especial. Ninguém quer nenhuma lógica especial...nem de um lado nem do outro...deixem é o tuguês em paz.

PS: Acho que a explicação do Nuno156 foi bem clara.

Vê se entendes o que eu quero dizer, pois contigo não costuma ser fácil, e desta vez não está a ser excepção! [:D]

A minha pergunta, muito simplesmente, é: Quem achas que usa a(s) expressão(ões) mais correcta(s) - eles ou nós?

cincoenta merréis preciso eu que mos deis vós, agora cinquenta nunca ouvi escrever... [:D]

é como o caso da mortandela, tão falada (e comida!) que se tornou num uso comum. [8b]

O que acham disto que encontrei num site? Já está corrigido por mim, não se preocupem! [:D]

"..A de Camões, de Pessoa, de Eça, de Saramago... Está muito diferente a minha Pátria. Europeia, circulando em Euros e esperanças renovadas. O bacalhau já não é o "prato nacional"... transformou-se, fala Francês da Nouvelle Cuisine... Passeia em Londres, diverte-se em Amesterdão, dança em Madrid... faz compras em Milão... Pluriracial, multifacetado, bilingue, trilingue... uma imensa praça onde se falam todas as línguas, se pintam todas as raças, se acolhe o Velho, o Novo... e o "inventado" Continente... em ideias, em culturas, em ganhos e perdas mas sempre renovado. A bola já não é quadrada. Redondos se construíram os sonhos em atitude, trabalho, fé. Tenho orgulho neste Portugal, porque fervilha e não está só. O orgulho tal como o amor nunca podem ser sentimentos solitários. Orgulhosamente acompanhado está o meu País, escrevendo mais uma página na história."

Back