Circuito da Boavista

Quanto aos comissários também digo mais, tanto tem a ver que alguns dos comissários técnicos do Rali de Portugal, são os mesmos da Boavista, os mesmos da Penha, da Serra da Estrela e por aí fora. E também não falo mais sobre isto porque sei o que estou a dizer, aliás, que eu saiba a licença só não permite verificações de todo-terreno ou de Kart (esqueço-me sempre mas também não interessa porque nunca fui a nenhuma). Se tiveres dúvidas convido-te a ires à Penha este ano, à super especial e ao rali em Gondomar e quem sabe ao Rali de Portugal para o ano. Se vires as mesmas pessoas em alguns "postos" não te admires. [;)]

Confirmo isso, qualquer comissário tecnico ou comissário desportivo com licença da FPAK, está habilitado a trabalhar em qualquer prova sob a alçada da FPAK.

Edit: E no ultimo paragrafo acabas por me dar razão quando dizes que estas provas não se organizam a solo(contrariando o que disseste que muitos clubes seria uma enorme confusão (desculpa, não foste tu que disseste isto ;) )), logo podes concluir também que há muito "capital humano" no Norte e o pessoal do ACDME seria muito útil mas apenas para algumas funções onde decididamente têm mais Know-how para este tipo de provas e não para tudo o que é "tacho".

Quais as funções que o pessoal do ACDME tem menos Know-how e dê-me um exemplo do "tacho" que referes.......?

Realmente não me parece que seja motivo para tanto gtabarth e muito menos uma questão Norte vs Sul. Tudo o que disseste é verdade e até podias ter acrescentado que não há público como o Nortenho nem uma escola de pilotos tão rica e diversificada, mas para o caso não interessa, na minha opinião.

A questão é que temos de concordar que este circuito é espectacular por muitos motivos, é diferente dos restantes e para melhor dependendo do ponto de vista, é desafiante e acima de tudo não foi feito para meninos.. Se lá correram pilotos que guiavam carros quase sem elementos de segurança e com um piso muito pior, estes de hoje em dia nem se podem queixar. Isso não invalida que seja também dos circuitos menos entusiasmantes no que à competição diz respeito. [;)] É fácil perceber porquê.

Não vale a pena insistir na eterna questão do Norte vs Sul. O Estoril sempre foi "a Princesa" no que toca a pistas nacionais e não era por isso que os Nortenhos deixavam de lá ir ver F1 e MotoGp com o mesmo entusiasmo que viam o Rali Vinho do Porto em Fafe ou em Arganil ou em Sintra. Por isso é que para o ano temos WTCC no AIA e em rotatividade com o Porto, porque são dois excelentes locais para este evento. O mesmo se deveria passar com o Rally de Portugal, experimentar fazer-se um ano outra vez no Norte do País e com os novos regulamentos para as provas de WRC, poderíamos organizar uma prova ao nível dos bons velhos anos 80 e 90.

Uma coisa é certa... Qualquer uma destas provas só será possível com todos a puxar para o mesmo lado, isso do Norte e do Sul é uma questão pertinente mas perfeitamente secundária.

[;)]

[:p]

Ehehe Não estava empenado como disseram e também não ia em drift! Foi uma chicotada de traseira que por acaso ficou na foto mas foi logo entre carris de novo! [;)] (na volta de aquecimento dos 500 Abarth e naquele preciso local um piloto Português quase que fez um 360º e não foi ao betão por acaso)

Boa malha!

Gostei deste teu post [;)]!

A ideia basicamente é mesmo esta: seja lá onde for que seja de boa qualidade e que produza um bom espectáculo para os espectadores. Muitas vezes estas duas coisas são difíceis de conciliar mas não são impossíveis.

Abraço,
McDriver

P.S.: os troços de Arganil e afins ... troços "à homem" apr:)

Fotos Bonitas [:p]
Fonte: WTCC

2009.07.04%20WTCC%20(116).jpg

2009.07.04%20WTCC%20(117).jpg

2009.07.05%20WTCC%20(128).jpg

Confirmo isso, qualquer comissário tecnico ou comissário desportivo com licença da FPAK, está habilitado a trabalhar em qualquer prova sob a alçada da FPAK.

Quais as funções que o pessoal do ACDME tem menos Know-how e dê-me um exemplo do "tacho" que referes.......?

Não foi nada disso que eu disse. Antes pelo contrário, é só ir atrás e ler o que está escrito. O ACDME é extremamente competente e não tenho nada a apontar ao que vi este ano no WTCC.

Ainda assim vou resumir o que penso. Estas provas só são possíveis com a colaboração de várias "entidades", mesmo que tu aches que tu não, no entanto e para não haver confusões alguém tem de mandar e alguém te de assumir cargos de chefia. Para esses cargos entendo perfeitamente que pessoal do ACDME "assuma o controlo" pois têm definitivamente MAIS EXPERIÊNCIA em WTCC, portanto pode e deve ser assim. Para o resto, comissários de pista, comissários técnicos, controladores, comissários de parque assistência, etc, etc a tarefa deveria estar incumbida a elementos dos diversos grupos do Norte do país porque este é um evento que se realiza no Norte, não faz sentido vir pessoal a 300 e mais Km, só em custos de transporte alojamento.... CAM, Targa, Porto, são só exemplos pois são sem dúvida os mais activos e com as melhores e mais importantes provas. Todos eles possuem elementos com todo o tipo de licenças FPAK, era um prémio justo para o trabalho que vão desenvolvendo ao longo destes anos.

Quanto ao tacho não me vou alongar mas também não foi num sentido pejorativo que disse isso. Tem mais a ver com a quantidade de "primos, sobrinhos, afilhados, amigos" e etc que se vê por lá, e mais umas coisitas mas sem importância...

Os meus parabéns a quem põe de pé esta prova porque é um orgulho para mim enquanto "Portuense" e está num grande nível. Espero que as politicas FIA não acabem com ela nos próximos anos. [;)]

Não foi nada disso que eu disse. Antes pelo contrário, é só ir atrás e ler o que está escrito. O ACDME é extremamente competente e não tenho nada a apontar ao que vi este ano no WTCC.

Ainda assim vou resumir o que penso. Estas provas só são possíveis com a colaboração de várias "entidades", mesmo que tu aches que tu não, no entanto e para não haver confusões alguém tem de mandar e alguém te de assumir cargos de chefia. Para esses cargos entendo perfeitamente que pessoal do ACDME "assuma o controlo" pois têm definitivamente MAIS EXPERIÊNCIA em WTCC, portanto pode e deve ser assim. Para o resto, comissários de pista, comissários técnicos, controladores, comissários de parque assistência, etc, etc a tarefa deveria estar incumbida a elementos dos diversos grupos do Norte do país porque este é um evento que se realiza no Norte, não faz sentido vir pessoal a 300 e mais Km, só em custos de transporte alojamento.... CAM, Targa, Porto, são só exemplos pois são sem dúvida os mais activos e com as melhores e mais importantes provas. Todos eles possuem elementos com todo o tipo de licenças FPAK, era um prémio justo para o trabalho que vão desenvolvendo ao longo destes anos.

Quanto ao tacho não me vou alongar mas também não foi num sentido pejorativo que disse isso. Tem mais a ver com a quantidade de "primos, sobrinhos, afilhados, amigos" e etc que se vê por lá, e mais umas coisitas mas sem importância...

Os meus parabéns a quem põe de pé esta prova porque é um orgulho para mim enquanto "Portuense" e está num grande nível. Espero que as politicas FIA não acabem com ela nos próximos anos. [;)]

Obrigado pela resposta,

A ACDME, não tem "experiência em WTCC", mas sim, experiência em corridas automóveis desde o karting até a F1 actual, ou seja, provas com timbre da FPAk e da FIA. A ACDME não é só cargos de chefia, também conta os comissários de pista, comissários de box, comissários técnicos, controladores, comissários de parque fechado, em cada um tem a sua experiência de n provas efectuadas ao longo destes 30 anos de existência do clube.

Faz sentido em deslocar 300km para Norte, como para Sul ou outra direcção que a ACDME vai lá..............

Dos clubes no Norte, só a CAM está preparada lidar com eventos de velocidade.

Tachos há em todo o lado.........

Não é a politica da FIA que deves recear, mas sim do poder politico da camara.

Última edição:
Obrigado pela resposta,

A ACDME, não tem "experiência em WTCC", mas sim, experiência em corridas automóveis desde o karting até a F1 actual, ou seja, provas com timbre da FPAk e da FIA. A ACDME não é só cargos de chefia, também conta os comissários de pista, comissários de box, comissários técnicos, controladores, comissários de parque fechado, em cada um tem a sua experiência de n provas efectuadas ao longo destes 30 anos de existência do clube.

Faz sentido em deslocar 300km para Norte, como para Sul ou outra direcção que a ACDME vai lá..............

Dos clubes no Norte, só a CAM está preparada lidar com eventos de velocidade.

Tachos há em todo o lado.........

Não é a politica da FIA que deves recear, mas sim do poder politico da camara.

Continuas a não interpretar bem aquilo que digo e a dizer coisas que em nada contrariam o que eu disse, mas pronto. É claro que referi apenas o WTCC porque é isso que acontece no Porto, quanto a F1, pode ser que volte, para AIA claro. E eu fartei-me de elogiar o ACDME, imagino se tivesse dito mal... [:D]

Eu expliquei direitinho no ultimo post o que acho mas tu continuas a achar que estou a questionar a competência do ACDME e a desconversar, quando eu no ultimo post referi precisamente tudo o que está "abaixo" da chefia e que podia muito bem ter sido entregue a clubes nortenhos... lol Não vou explicar de novo até porque não me pagam para escrever 5 vezes a mesma coisa e já estou cansado. (nem para uma), é uma questão de se ler tudo de novo, está tudo em Português. [;)]

Quanto ao que está a bold só tenho a dizer que é o que TU achas, achas mal e ou desconheces muitos factos ou estás a falar "de cor". Ainda assim e todos concordamos que o CAM podia perfeitamente tratar disto, então porque não tratou? Pois, ao menos tínhamos um SC melhorzinho para aparecer nas TVs desse mundo.... É que se o problema é "ter que fazer" não há crise, é que pelo menos o desafio único está assegurado no estoril duas vezes por ano.. Enquanto houver estoril claro (e espero sinceramente que nunca acabe). [;)]

Cumprimentos

Bj40

Continuas a não interpretar bem aquilo que digo e a dizer coisas que em nada contrariam o que eu disse, mas pronto. É claro que referi apenas o WTCC porque é isso que acontece no Porto, quanto a F1, pode ser que volte, para AIA claro. E eu fartei-me de elogiar o ACDME, imagino se tivesse dito mal... [:D]

Eu expliquei direitinho no ultimo post o que acho mas tu continuas a achar que estou a questionar a competência do ACDME e a desconversar, quando eu no ultimo post referi precisamente tudo o que está "abaixo" da chefia e que podia muito bem ter sido entregue a clubes nortenhos... lol Não vou explicar de novo até porque não me pagam para escrever 5 vezes a mesma coisa e já estou cansado. (nem para uma), é uma questão de se ler tudo de novo, está tudo em Português. [;)]

Quanto ao que está a bold só tenho a dizer que é o que TU achas, achas mal e ou desconheces muitos factos ou estás a falar "de cor". Ainda assim e todos concordamos que o CAM podia perfeitamente tratar disto, então porque não tratou? Pois, ao menos tínhamos um SC melhorzinho para aparecer nas TVs desse mundo.... É que se o problema é "ter que fazer" não há crise, é que pelo menos o desafio único está assegurado no estoril duas vezes por ano.. Enquanto houver estoril claro (e espero sinceramente que nunca acabe). [;)]

Cumprimentos

Bj40

Eu percebi onde queres chegar........

Eu só conheço a CAM. Esqueçamos a CAM, qual ou quais os clubes nortenhos com experiência em provas de velocidade federadas e com projecção internacional, logo sob observação FIA e preparadas com recursos humanos e logisticos?

A CAM sozinha para o Boavista, não tem capacidade de resposta. Tem é capacidade em organizar no circuito Vasco Sameiro, como tem feito sempre nas provas de velocidade e vai organizar a Taça ETCC.

Dos carros Oficiais, os Ladas brancos, eram dois (SC e um outro que não tinha os pirilampos em cima) foi uma imposição comercial do WTCC, logo não tem nada a ver a ACDME.

Não deves ter a noção do que a ACDME já fez, nos anos passados e neste ano, não é apenas umas duas corridas de Unos no Estoril.

Este ano, já fez A1GP + as provas nacionais de velocidade no AIA
Vai fazer o EuropeanSeriesLemans em Agosto no AIA
Costuma fazer a rampa de Bragança a convite da NAC,
Costuma fazer Vila Real a convite do CAVR
Da F1, esteve em AIA nos testes privados da F1 no inverno.

Provas distantes com a ACDME:
Três anos no Grande Premio de Malásia F1 2001/2002/2003
Três anos no Grande Premio de China F1 2004/2005/2006

E podia deixar um longo testamento das provas que a ACDME já fez..........

mas havia discussão sobre o SC?

isso é a organização que manda

o contrato com a chevrolet acabou, passou a ser Lada

se a organização dissesse que o SC era um AIxam não há disputa possível, era mesmo[:D]

cumprimentos

Nas corridas que já assisti, foi o safety-car menos "competitivo" que já vi! Aquilo adorna demasiado em todas as curvas.

Tens toda a razão.. [;)]

Mas eu nem me estava a referir a essas pandeiretas, é lógico que esses são "oficiais" da prova... [:D]

A minha "brincadeira" sobre o SC ou Rescue Car ou como queiram chamar tem mais a ver com isto:

img0445i.jpg

Vs

img0244i.jpg

Este Sr. este ano na volta de formação do PTCC em Braga fez um pião no final da recta da meta. Claro que foi a risada geral na bancada! [:D]

Imagino! [:D] [:p] (piso molhado?)

Este carro também não é bem guiado por qualquer um... E o motor tem veneno ate mais não... [;)]

(por acaso nessa foto ainda aparece em grande estilo mas as outras duas do seguimento já não, houve ali um prego qualquer na caixa de velocidades e o motor quase se calou.)

Edit: Boa sorte para esta semana... :)

Última edição:
Imagino! [:D] [:p] (piso molhado?)

Este carro também não é bem guiado por qualquer um... E o motor tem veneno ate mais não... [;)]

(por acaso nessa foto ainda aparece em grande estilo mas as outras duas do seguimento já não, houve ali um prego qualquer na caixa de velocidades e o motor quase se calou.)

Edit: Boa sorte para esta semana... :)

Por acaso não estava molhado, deve ter subido demais o corrector e descompensou, julgo eu...

Obrigado, se no WTCC com pilotos profissionais há a mocada que há, nem quero pensar nos Uno, seja o que Deus quiser!!! [;)]

Já sabem, Uno 45 (numero 45 amarelo) sou eu!!ehehe

Por acaso não estava molhado, deve ter subido demais o corrector e descompensou, julgo eu...

Obrigado, se no WTCC com pilotos profissionais há a mocada que há, nem quero pensar nos Uno, seja o que Deus quiser!!! [;)]

Já sabem, Uno 45 (numero 45 amarelo) sou eu!!ehehe

Duarte Aguiar, [;)] certo ??

Última edição:
Voltar
Superior