Circular pela faixa do "meio"

ANdiesel

New member
Ola a todos

Esta é uma questão que me faz confusão... Qual a lógica de, numa auto-estrada com 3faixas, a grande maioria dos condutores, ainda que a 60km/h, circular pela faixa do meio?

Era tempo de as autoridades começarem realmente a actuar também para o que devem, autuando estes artistas que tantas situações de perigo e embaraçamento causam, em estradas que se circula a velocidades elevadas (120 km/h [;)])?

Alguém partilha comigo esta "fúria" pelos "centristas"? [;)]

Cumpts

Realmente eu passo-me com essas situações de em autoestradas com 3 faixas irem no meio, e ainda pior quando vão a "pastar". Passo todos os dias na A41, que tem 3 faixas em grande parte da sua extenção, e costumo andar a 110/120 km/h e quando apanho alguém na faixa do meio a "pastar" a 90/100, obriga-me a atravessar 2 faixas para poder ultrapassar. Quando me apanham num dia menos bom, buzino ou dou sinais de luzes, e já apanhei casos de pessoas que ainda se acham com razão, começando a fazer sinais com as mãos... enfim... Cá para mim, acho que as pessoas têm qualquer complexo de inferioridade de andarem na faixa da direita e serem ultrapassados...

Sou da opinião que se devia ter mão mais pesada para estas situações!

Last edited:
Eu vejo nao so carros mas camioes,nas praias de gaia um"camionista"que mora em gaia,o gajo anda sempre a circular nas praias de um lado para o outro,uma vez quase me batia,ele a curvar ocupou as duas fachas inteiras,sorte eu ter acelarado a tempo e ele passou depois porque se eu tivesse em cima dele,ele batia-me a certa,ele também quando se cruza com os carros vai no meio das fachas,e nos condutores temos de ir quase para cima da rampa da berma para deixar passar"sua exelencia" [8b]

Boas!

Infelizmente as pessoas estão-se completamente a borrifar para a faixa em que vão...:sh)

Ir na faixa do meio é que é bom...disse-me uma vez um amigo meu...."se eu for na faixa do meio e se tiver algum precalço tenho tempo para me desviar de qualquer coisa"
A esta resposta eu perguntei: " e o que é feito da regra que te manda ir o mais á direita possivel?"
A resposta: " isso é só para os que vão a pastar! Eu ando sempre no limite da velocidade..."

Mais uma vez, infelizmente isto é o que muita gente pensa...:sh)

A razão de ser deste tipo de atitudes é principalmente a falta de civismo, mas esta é também acompanhada pela falta de policiamento no que respeita a este tipo de situações:(

Enquanto o execesso de velocidade e o de alcool for desculpa para tudo....:sh)

Faixa da direita? essa nao serve só para sair da auto-estrada?
Sobretudo quando vou na da esquerda e de repente viro tudo para a direita para sair?
Se for essa já sei qual é..[8b]

Eu circulo pela via da direita sempre que esta esteja livre.

Porém, quando viajo de noite numa AE pouco iluminada, com 3 vias em cada sentido, se não houver trânsito (acontece muito na A8 e A17), sigo pela do meio, pois penso ter mais tempo de reacção se surgir inopinadamente um animal da berma.

Porém, quando viajo de noite numa AE pouco iluminada, com 3 vias em cada sentido, se não houver trânsito (acontece muito na A8 e A17), sigo pela do meio, pois penso ter mais tempo de reacção se surgir inopinadamente um animal da berma.

Eu faço +- o mesmo... normalmente não ando a pastar mas sempre que vejo alguém a aproximar-se, encosto à direita.

Ola a todos

Esta é uma questão que me faz confusão... Qual a lógica de, numa auto-estrada com 3faixas, a grande maioria dos condutores, ainda que a 60km/h, circular pela faixa do meio?

Cumpts

Será por terem os acessórios da cabeça demasiado grandes? [:D][:D]

Ou o cérebro demasiado pequeno? [:D][:D]

Normalmente as autoestradas tem apenas 2 faixas, uma para cada sentido.
Suponho que estejas a falar em quem normalmente circula nas vias do meio de cada faixa de rodagem.
O código da estrada é bem explicito acerca desta questão.
Deve-se circular o mais à direita possivel.
Quem não o fizer, está a cometer uma contra ordenação.

ultimamente o que tenho visto em qualquer sitio é que as pessoas vão ali a pastar na faixa do meio e quando chegam a saída pretendida atravessam logo as faixas todas para a da direita, até mete raiva e um gajo é que tem que tar atento para não levar com nenhum otário em cima. e por ex na marginal que tem 2 faixas, uma pessoa ir na faixa da esquerda com a faixa da direita vazia e eu querer ultrapassar, a pessoa desvia-se e volta para a esquerda na mesma, também me acontece o mesmo na a5 e na maioria ninguém vai para a direita continuam ali na faixa do meio.

ultimamente o que tenho visto em qualquer sitio é que as pessoas vão ali a pastar na faixa do meio e quando chegam a saída pretendida atravessam logo as faixas todas para a da direita, até mete raiva e um gajo é que tem que tar atento para não levar com nenhum otário em cima. e por ex na marginal que tem 2 faixas, uma pessoa ir na faixa da esquerda com a faixa da direita vazia e eu querer ultrapassar, a pessoa desvia-se e volta para a esquerda na mesma, também me acontece o mesmo na a5 e na maioria ninguém vai para a direita continuam ali na faixa do meio.

Giro é quando um gajo vai ao lado deles na faixa da direita quando estes estão a se aproximar da saída e querem sair do meio. [:D]

Quando algum de voces for a valadares,á praia a tarde,nao se admirem virem um camiao a cruzar-se no meio da via quase a bater em voces,desviem-se para a vossa segurança :confused: nao sei se conhecem o"famoso" camionista que ana pelas praias de valadares a estorvar e a empatar no caminho [8b]
ps: o camionista até anda em agosto,época de ferias,tenham cuidado...

Apesar de já se ter debatido imenso este assunto, a realidade é que isso acontece muito e nada se vê fazer para melhorar...

Ou um condutor em contra-mão [:D]

Normalmente as autoestradas tem apenas 2 faixas, uma para cada sentido.
Suponho que estejas a falar em quem normalmente circula nas vias do meio de cada faixa de rodagem.
O código da estrada é bem explicito acerca desta questão.
Deve-se circular o mais à direita possivel.
Quem não o fizer, está a cometer uma contra ordenação.

E para quem não souber o que diz o código, existem paineis BEM GRANDES a dizer para circular à direita. Mas o zé povinho além de não saber o código também não sabe ler [:D]

É como os bois nas touradas, têm a crença natural de irem pela faixa do meio e/ou da esquerda...
Pela da direita é que não..., isso é para os lentos, consequentemente os outros...

Ainda noutro vi uma bestazinha a berrar numa estação dos CTT a dizer que a BT o tinha multado porque ia "descansadinho da vida" na faixa do meio e o tinha multado...
Na minha opinião deveriam era ter tirado a carta por muitos e bons anos!

Os condutores portugueses deveriam fazer uma reciclagem obrigatória de 5 em 5 anos, para se actualizarem e relembrarem os principios básicos de circulação e as regras do código da estrada.

Nem com avisos gigantes á entrada e durante as Auto Estradas a informar "circule pela direita" a malta respeita.:sh)

Back