Circular pela faixa do "meio"

E apesar de ser bastante perigoso e dar origens a acidentes, vou na faixa da direita, dou por mim com a faixa limpa e a acelerar...

O que acontece é por vezes passar a abrir pela direita e só ai os centristas se lembram de mudar de direcção...ups faixa.

Será pq a faixa do meio nunca acaba? A da direita por vezes tem saídas, a da esquerda desvios também... A do meio é que é sempre em frente [:D]

Giro é quando vou eu na faixa do lado direito, e passo por um gajo que vai na faixa do meio... A maior parte lá se sente mal e passa para a faixa da direita.

Há um tempo atrás presenciei uma situação caricata na A8, na zona onde ainda tem 3faixas em cada sentido. Um Golf perfeitamente identificado da GNR-BT circulava na faixa da direita. depois de ele me passar, segui-o uns bons quilómetros e fiquei admirado com a passividade deles. Perante carros que circulavam na faixa do meio, limitavam-se a ultrapassá-los pela direita, sem nada fazerem!! Claro que os condutores ao serem ultrapassados pela polícia, mudavam de faixa para a direita, mas após o afastamento da BT, retomavam a faixa do meio.

O que merecia esta gente?? [8b][8b] O que mereciam os agentes da autoridade?? :sh)

Giro é quando vou eu na faixa do lado direito, e passo por um gajo que vai na faixa do meio... A maior parte lá se sente mal e passa para a faixa da direita.
Eu por vezes também faço isso mas sei que estou a cometer uma ilegalidade...:sh)

É que por vezes ando literalmente aos zigue-zagues na auto-estrada por causa dos centristas.

005nq.jpg

Eu ia a uns 120kmh e a camioneta seguramente a 80kmh no máximo.
Acham que eu cruzei duas faixas para a ultrapassar e voltei a cruzar 2 faixas para regressar à direita?

Ja cheguei a colar-me de proposito a malta que vai na faixa do meio sem ninguem à direita para ver se se mancavam!

O que normalmente acontece é encostarem-se à direita, eu passo por elas e depois quando me estou a chegar à direita para ficar à frente deles, já eles se estão a chegar novamente para a faixa do meio! [8b]

Há dias ia uma encomenda a pastar na faixa do meio da CREL e um pouco antes da saída para Belas, meti-me sempre ao seu lado, na faixa da direita.
Depois foi gozar o prato de ver a criatura á rasca, pois não lhe deixava espaço para se meter á direita e sair na saída para Belas [:D][:D][:D]

Há dias ia uma encomenda a pastar na faixa do meio da CREL e um pouco antes da saída para Belas, meti-me sempre ao seu lado, na faixa da direita.
Depois foi gozar o prato de ver a criatura á rasca, pois não lhe deixava espaço para se meter á direita e sair na saída para Belas [:D][:D][:D]

Há dias com esse procedimento ia-me lixando e lavar com um Xsara em cima, é que a criatura que circulava na via do meio, não me viu a circular na via mais á direita, não sinalizou a mudança de direcção, e nem se preocupou tão pouco de olhar pelos espelhos antes de mudar para a via da direita, se eu não fosse atento, era acidente pela certa.
Não me coloquei a par como o Alpiger refere, como não tinha intenções de ultrapassar pela direita simplesmente seguia á mesma velocidade na via da direita e ligeiramente atrás do carro em causa.

Pelo menos torna a conduçao mais divertida e menos tediosa [:D]
Perdoem-me a graça.
Mais irritante sao aqueles q vao na faixa rapida e teimam em n sair da frente.

Eu hoje fiz pior que tudo isso.. [s)] Numa rua da Reboleira que ora tem duas vias a subir e uma a descer, ou vice-versa, eu entrei na parte em que tinha uma apenas a subir.. E entrei em contra mão, completamente distraído, na parte em que só tem uma a subir.. Começa tudo a buzinar-me, uma mulher de frente a desviar-se, e eu sem perceber porquê.. Quando vi a seta no chão até me cairam os ditos..

Fiquei parvo com a minha atitude.

Eu hoje fiz pior que tudo isso.. [s)] Numa rua da Reboleira que ora tem duas vias a subir e uma a descer, ou vice-versa, eu entrei na parte em que tinha uma apenas a subir.. E entrei em contra mão, completamente distraído, na parte em que só tem uma a subir.. Começa tudo a buzinar-me, uma mulher de frente a desviar-se, e eu sem perceber porquê.. Quando vi a seta no chão até me cairam os ditos..

Fiquei parvo com a minha atitude.

é a qualidade da sinalização dessa via:sh)

felizmente desviaram-se de ti. para a próxima está mais atento[;)]

O traçado da via até é visível.. Mas não tem sinalização vertical a indicar isso.. A questão é que eu diariamente apanho a subida na zona que tem as duas para o meu lado, por assim dizer.. E hoje, como entrei mais em baixo, e talvez por estar habituado a ter duas, nem liguei a isso.. Foi bastante natural para mim.. Fiquei envergonhado mesmo, pois passo a vida a criticar os outros quando fazem mal e fui fazer tamanha coisa.. O suficiente para ficar sem carta.

ora eu hj vi um "senhor" passar 4 faixas na 2ª circular e sem pisca no seu belo 330d coupe.
sendo que uma faixa fechava la a frente(mas muito la a frente) atravessou duma ponta á outra ainda por cima sem o belo pisca.[;)]

Eu por vezes também faço isso mas sei que estou a cometer uma ilegalidade...:sh)

É que por vezes ando literalmente aos zigue-zagues na auto-estrada por causa dos centristas.

ilegalidade porquê? nunca saí da minha faixa por isso não ultrapassei ninguém... eles é que se sentem mal por verem que estão mal e passam para a faixa da direita.

Quando ainda estou com alguma paciência ainda lhes dou alguns sinais de luzes, faço o pisca, e passo novamente para a direita. Uns aprendem e passam logo para a direita, outros quando me vêem a ultrapassar e a voltar para a faixa da direita também me segue, mas a maioria está-se nas tintas...

Quando estou sem pachorra para andar aos esses na auto-estrada ultrapasso pela direita.

ilegalidade porquê? nunca saí da minha faixa por isso não ultrapassei ninguém... eles é que se sentem mal por verem que estão mal e passam para a faixa da direita.
Sinceramente acho que é ilegal, porque apesar de não mudares de faixa, estás a ultrapassar e esta deve ser feita pela esquerda.

Sinceramente acho que é ilegal, porque apesar de não mudares de faixa, estás a ultrapassar e esta deve ser feita pela esquerda.

Se não mudas de faixa, não pode ser considerado ultrapassagem. Aí, aplica-se a Circulação em Pluralidade de vias.

"Trânsito em filas paralelas: Esta situação que se verifica quando os veículos ocupam todas as vias de trânsito e avançam "em fila", estando a velocidade de cada um dependente da do veículo da frente. Os condutores não podem sair da via de trânsito que ocupam a não ser para mudar de direcção, parar ou estacionar. O facto de uma das filas de veículos avançar mais rapidamente que os de outra, não é considerado ultrapassagem. Aplica-se dentro e fora das localidades, independentemente do tipo de via em que circula."

[;)]

Se não mudas de faixa, não pode ser considerado ultrapassagem. Aí, aplica-se a Circulação em Pluralidade de vias.

"Trânsito em filas paralelas: Esta situação que se verifica quando os veículos ocupam todas as vias de trânsito e avançam "em fila", estando a velocidade de cada um dependente da do veículo da frente. Os condutores não podem sair da via de trânsito que ocupam a não ser para mudar de direcção, parar ou estacionar. O facto de uma das filas de veículos avançar mais rapidamente que os de outra, não é considerado ultrapassagem. Aplica-se dentro e fora das localidades, independentemente do tipo de via em que circula."

[;)]

Fonte?

Penso que o LuisCapelo já colocou legislação aqui no fórum que prova que é considerado ultrapassagem mesmo sem mudar de via.

Back