Circular pela faixa do "meio"

ontem bati recorde! tive q fazer a A29 a 1 da manha... conclusão, na zona que fiz so tem 2 faixas em cada lado! Posso dizer que circulei 99% pelo meio!

brincar, um sitio onde nunca arrisco mudar de faixa e prefiro ir na do meio é na VCI em hora de ponta... aquilo é de malucos se andar sempre a mudar de faixa..

ontem bati recorde! tive q fazer a A29 a 1 da manha... conclusão, na zona que fiz so tem 2 faixas em cada lado! Posso dizer que circulei 99% pelo meio!

brincar, um sitio onde nunca arrisco mudar de faixa e prefiro ir na do meio é na VCI em hora de ponta... aquilo é de malucos se andar sempre a mudar de faixa..
Tal como na 2ª circular e Eixo N-S... :sh)

A 2ª circular, na entrada antes do colombo (quem vai para o aeroporto) é medonha.. Aí nunca vou na da direita porque eles atiram-se à campeão.. Já ia levando com alguns.. Por isso evito. Mas assim que passo isso volto à direita.

Sinceramente acho que é ilegal, porque apesar de não mudares de faixa, estás a ultrapassar e esta deve ser feita pela esquerda.

É aí que se confunde passar com ultrapassar. Para ultrapassar, tenho que estar atrás de algo e passar para a frente desse algo. Na faixa onde eu estou não ultrapassei ninguém... Passei sim por um carro que circulava noutra faixa.

E se polícia aí vai multar alguém, multa o carro que ía na faixa do meio. Não vou ser eu prejudicado por causa de outras pessoas que não sabem conduzir...

É aí que se confunde passar com ultrapassar. Para ultrapassar, tenho que estar atrás de algo e passar para a frente desse algo. Na faixa onde eu estou não ultrapassei ninguém... Passei sim por um carro que circulava noutra faixa.

E se polícia aí vai multar alguém, multa o carro que ía na faixa do meio. Não vou ser eu prejudicado por causa de outras pessoas que não sabem conduzir...

Então experimenta fazer isso em frente ás autoridades e vês como são os dois autuados,a não ser que o fluxo de transito seja tal que obrigue a tal procedimento ou os agentes ignorarem a situação.
Um por incorrecto posicionamento na via e outro por ultrapassagem pelo lado direito, mas isto já foi mais que debatido por aqui estando até disponivel no respectivo tópico a legislação em vigor.

Fonte?

Penso que o LuisCapelo já colocou legislação aqui no fórum que prova que é considerado ultrapassagem mesmo sem mudar de via.

Já estamos todos habituados a que haja sempre uma lei a contrariar a outra :sh):sh)

A isso chama-se Legislação Portuguesa [8b][8b][8b]

Então experimenta fazer isso em frente ás autoridades e vês como são os dois autuados,a não ser que o fluxo de transito seja tal que obrigue a tal procedimento ou os agentes ignorarem a situação.
Um por incorrecto posicionamento na via e outro por ultrapassagem pelo lado direito, mas isto já foi mais que debatido por aqui estando até disponivel no respectivo tópico a legislação em vigor.

Se a polícia me quiser autuar argumento que era muito mais perigoso ter que atravessar as 2 faixas de rodagem para proceder à ultrapassagem do que manter-me na minha. O culpado não sou eu mas sim quem vai no meio que não sabe as regras de transito. E voltava a insistir na diferença entre passagem e ultrapassagem. Pode ser que um dia venha cá contar como foi [:D]

Isso deve-se à ignorância dos nossos agentes da autoridade em não saberem distinguir várias situações...:sh)

Se a polícia me quiser autuar argumento que era muito mais perigoso ter que atravessar as 2 faixas de rodagem para proceder à ultrapassagem do que manter-me na minha. O culpado não sou eu mas sim quem vai no meio que não sabe as regras de transito. E voltava a insistir na diferença entre passagem e ultrapassagem. Pode ser que um dia venha cá contar como foi [:D]
O desfecho é mais q obvio [:D].
Mas n deixa de fazer sentido o q referes.
Eu quando ando na faixa do meio, tento nunca baixar dos 220, para não irritar ninguém.
A mim vais a incomodar-me, tens de te chegar à direita :).

Já assisti a carros da policia circularem na CREL pela faixa da direita, passando todos os que iam na do meio. Por isso deve ser legal [:D][:D][:D]

Já assisti a carros da policia circularem na CREL pela faixa da direita, passando todos os que iam na do meio. Por isso deve ser legal [:D][:D][:D]
Ainda ontem apanhei um da antiga BT(n ia em serviço) no troço de obras entre setubal e almada, ia eu a 140 passou ele a 180..pensei "ai sim?" toca de ultrapassar e segui-o a 170-180 ate ao fogueteiro.

Na zona da A3 com 4 faixas (entre as portagens da Maia e a VCI) aquilo é uma festa [:D]

Cheira-me que a faixa mais à direita daqui a uns ainda vai estar nova [:D]

Aqui há tempos pouco depois de passar as portagens ia um carro na segunda faixa mais à direita e vou-me a preparar para me pôr atrás dele para ver se ele se encostava à direita e o podia passar sem ter que atravessar duas faixas. Ainda estou eu a pensar em mexer-me e já está ele a dar pisca... para a faixa à esquerda! Ia alguém à frente dele? Claro que não, devia ser só os genes ingleses a funcionar [:p]

Situações destas são o pão-nosso de cada dia.

Na zona da A3 com 4 faixas (entre as portagens da Maia e a VCI) aquilo é uma festa [:D]

Cheira-me que a faixa mais à direita daqui a uns ainda vai estar nova [:D]

Aqui há tempos pouco depois de passar as portagens ia um carro na segunda faixa mais à direita e vou-me a preparar para me pôr atrás dele para ver se ele se encostava à direita e o podia passar sem ter que atravessar duas faixas. Ainda estou eu a pensar em mexer-me e já está ele a dar pisca... para a faixa à esquerda! Ia alguém à frente dele? Claro que não, devia ser só os genes ingleses a funcionar [:p]

Situações destas são o pão-nosso de cada dia.

Ainda consigo encontrar uma coisa mais irritante que isso.. Ainda há bocado, logo à saida da ponte, não ia a mais de 60 mas tava a chegar-me à traseira dum Golf IV.. Pisca e toca de ultrapassar (nem aumentei a velocidade). O desgraçado viu que era um sabonete velho mete prego na tábua e deixa-me ali especado na faixa do meio..

Agora pergunto eu.. para quê? Não sou eu que lhe pago o gasóleo, mas deixou-me numa situação complicada, pois dessa forma outros aproveitam-se para me ultrapassar pela direita e eu fico um bocado entalado.

Ultrapassagem = 2 mudanças de direcção

Ultrapassagem = 2 mudanças de direcção

Sinceramente acho que é ilegal, porque apesar de não mudares de faixa, estás a ultrapassar e esta deve ser feita pela esquerda.

Ultrapassar presume duas mudanças de direcão, uma para a esquerda, outra para a direita, nessa ordem. A manobra de ultrapassagem é definida no código como consistindo em três partes:
1ª Mudança de direcção para a esquerda
2ª Aceleração para passar o veiculo à direita
3ª Mudança de direcção para a direita
Sempre sinalizando a manobra e tomando as devidas precauções de segurança.

Sem mudança de direcção não há ultrapassagem, isso é claro como a àgua, e foi assim que me ensinaram na escola de condução, e a outro colega meu que tirou a carta em escola diferente.

Nem podia ser de outra maneira. O código não ia obrigar a efectuar uma manobra perigosa (ou IMPOSSÍVEL*), só porque outro condutor não vai a cumprir a lei.

* - É IMPOSSÍVEL, se o condutor que está a prevaricar estiver na faixa mais a esquerda de uma AE com 3 faixas. Como o ultrapassávamos sem violar o código, se fosse como estão a dizer?

ultimamente o que tenho visto em qualquer sitio é que as pessoas vão ali a pastar na faixa do meio e quando chegam a saída pretendida atravessam logo as faixas todas para a da direita, até mete raiva e um gajo é que tem que tar atento para não levar com nenhum otário em cima. e por ex na marginal que tem 2 faixas, uma pessoa ir na faixa da esquerda com a faixa da direita vazia e eu querer ultrapassar, a pessoa desvia-se e volta para a esquerda na mesma, também me acontece o mesmo na a5 e na maioria ninguém vai para a direita continuam ali na faixa do meio.

Ja cheguei a colar-me de proposito a malta que vai na faixa do meio sem ninguem à direita para ver se se mancavam!

O que normalmente acontece é encostarem-se à direita, eu passo por elas e depois quando me estou a chegar à direita para ficar à frente deles, já eles se estão a chegar novamente para a faixa do meio! [8b]

é o que vejo muito acontecer, o pessoal desvia-se mas mal os passamos voltam de novo para a faixa da esquerda para ultrapassar o ar

Quando ainda estou com alguma paciência ainda lhes dou alguns sinais de luzes, faço o pisca, e passo novamente para a direita. Uns aprendem e passam logo para a direita, outros quando me vêem a ultrapassar e a voltar para a faixa da direita também me segue, mas a maioria está-se nas tintas...

Quando estou sem pachorra para andar aos esses na auto-estrada ultrapasso pela direita.

todos podemos ir destraidos e ir na faixa do meio, tambem me acontece, mas mal vejo alguem a passar vou logo para a direita, todos cometemos erros, pior são aqueles que fazemos sinal de luzes e ainda reclamam com o pessoal como se tivessem toda a razão do mundo

Voltar
Superior