Citroën C6

Este é um daqueles exemplos de carro para a vida. Se assim não for, não vale a pena comprar porque se for para trocar passado uns anos é para perder dinheiro.

Vi um C6 hoje,

eu gosto do modelo em cores escuras: azul escuro, cinza escuro ..

agora o cinza prata .. desiludiu um bocado, parecia que estava a destacar os pormenores menos conseguidos do carro

já para não falar das luzes à beira da matricula :(:( muito mau gosto

sim, é diferente
sim, não o comprava

Vai ser mal educado para a tua mãe pá. Acabou aqui a conversa!!
Serviu-te logo que nem uma luva que já reclamas do palavrão.

E se sou mal-educado, podes ter a certeza que para a minha mãe é que não é.

Se tivesse dinheiro, talvez comprasse um C6. Quem tem dinheiro para comprar carros deste segmento, tem que ter dinheiro para aguentar a retoma deles ao fim de algum tempo, e ponto final.

É pena...mas o C6 é apenas um carro para concorrer num segmento que não é da citroen...cilindrar o S ou o s7 ou msm A8...penso que talvez no preço e conforto tenha algo a dizer...no resto não sei não.

Bem visto...pensava que as dimensões eram semalhantes a um S ou 7er.
my bad

Até podia ser maior que esses que continuava a não concorrer com ele.

Um Fiat Linea é do tamanho de um Lexus IS e não concorre com ele.

O C6 é do segmento do S5, Classe E, A6 e não se porta nada mal comparado com eles.

Claro que nao. Por mais motores que lance e bom que seja quem compra um carro desse valor ha-de quase sempre ter juizo e optar por um melhor value for money. Bsta ver por quanto se vendem os C6's que andam por ai usados, estao quase ao mesmo preço de um A3 ou S1 do mesmo ano.

Mostra-me um 2.7HDi a esses preços que eu volto a mudar de ideias...

É preciso ter a noção de que independentemente da qualidade do carro (que não opino por não conhecer), tem bastantes entraves à sua venda, tais como:

- Preço em novo (próximo de carros mais procurados)

- Valor de retoma: aqui temos de ter consciência que quem o compra, ou fica com ele até ficar maduro ou perde um camião de dinheiro, porque ninguém o procura usado.

Por isto, este carro acaba por ser (em termos práticos) muito mais caro de ter do que um BMW ou Mercedes do mesmo preço, sendo que nem a manutenção Citroen hoje é barata, quanto mais para um carro deste segmento.

Penso que é um carro para apreciadores da filosofia mais pura da marca, onde o conforto e um visual fora do comum cativam mais do que os argumentos mais habitualmente utilizados.

Parece-me bem acertada esta avaliação. Acrescento apenas que a nível de equipamento e gadgets também está mais que bem servido...mas por cá é um produto caro...estou curioso com o novo motor que bate nos 179 CO2...a que preço ficará o carro...mas com isto quero dizer que não é um carro que cative e valha apenas pela estética e conforto mas é claro que numa avaliação total não é a melhor proposta do mercado mas se o que se valoriza mais é o que o C6 tem para oferecer, então não se fica nada mal servido...e quanto a valores de retoma...não me parece que se compre este carro para se ficar com ele 4 ou 5 anos apenas...

Ambas as versões tem 2 turbos, a diferença é que no mais potente existe um dos turbo com geometria variavel, a razao para a PSA n usar a versao mais potente reside nas limitações das caixas transversais que existem no mercado.

A Jaguar usa caixas longitudinais por isso é compativel com 550nm de binario ao contrario das transversais que tem um maximo ate ao momento de 450nm por isso a versão de 240/245cv.

Acho que é suficiente e ja se torna muito rapido para o que é necessario diariamente e para a filosofia desse automovel.

Será que o decrescimo de CO2 compensa o aumento de CC em impostos?

Para quem fala em desvalorização sera que os alemaes tambem n tem versoes ainda piores? Andei noutro dia numa carrinha 535d com kit M e uns bons extras, custou nova mais de 100 mil euros e estava a venda por menos de 60 mil euros com apenas 2 anos e pouco mais de 60 mil kms...

Se fosse o topico dos 535d em vez do C6 queria ver quantas vezes lançavam o argumento negativo tantas vezes do carro ser para uma vida ou então é perder dinheiro e fazer disso o maior problema do carro.

E digo-vos que em requinte o C6 é notoriamente melhor que essa 535d em que andei, n tem a ver com qualidade pois nem um nem outro são maus mas tb n chegam a um Classe E, ja tive nos 3 carros e o Mercedes é o mais ambicioso dos 3 em certos pormenores que encarecem e nos materiais escolhidos apesar do C6 ter pormenores muito artisticos e com bom gosto que dão um toque distinto e de estarmos dentro de um carro diferente.

Duvido que um C6 desvalorize 50 ou 60 mil euros em 2 anos...por isso acho que a retoma é a coisa mais ridicula que eles mensionam nas revistas ainda o carro mtas vezes nem esta no mercado, entao tirar pontos por uma base socio psicologica é mm tonto.

Ambas as versões tem 2 turbos, a diferença é que no mais potente existe um dos turbo com geometria variavel, a razao para a PSA n usar a versao mais potente reside nas limitações das caixas transversais que existem no mercado.

A Jaguar usa caixas longitudinais por isso é compativel com 550nm de binario ao contrario das transversais que tem um maximo ate ao momento de 450nm por isso a versão de 240/245cv.

Acho que é suficiente e ja se torna muito rapido para o que é necessario diariamente e para a filosofia desse automovel.

Para quem fala em desvalorização sera que os alemaes tambem n tem versoes ainda piores? Andei noutro dia numa carrinha 535d com kit M e uns bons extras, custou nova mais de 100 mil euros e estava a venda por menos de 60 mil euros com apenas 2 anos e pouco mais de 60 mil kms...

Se fosse o topico dos 535d em vez do C6 queria ver quantas vezes lançavam o argumento negativo tantas vezes do carro ser para uma vida ou então é perder dinheiro e fazer disso o maior problema do carro.

E digo-vos que em requinte o C6 é notoriamente melhor que essa 535d em que andei, n tem a ver com qualidade pois nem um nem outro são maus mas tb n chegam a um Classe E, ja tive nos 3 carros e o Mercedes é o mais ambicioso dos 3 em certos pormenores que encarecem e nos materiais escolhidos apesar do C6 ter pormenores muito artisticos e com bom gosto que dão um toque distinto e de estarmos dentro de um carro diferente.

Duvido que um C6 desvalorize 50 ou 60 mil euros em 2 anos...por isso acho que a retoma é a coisa mais ridicula que eles mensionam nas revistas ainda o carro mtas vezes nem esta no mercado, entao tirar pontos por uma base socio psicologica é mm tonto.

Se custou mais de 100€ fez mau negócio, porque se carregares a S5 com perante os preços da altura e aplicares o desconto ela não chegaria a tanto.

Esse preço de retoma é para quem não percebe nada do mercado ou então o carro já esteve em algum acidente feio. Dá-me o contacto do teu amigo, que se for bom negócio ainda penso em ficar com ela.

O C6 não desvaloriza 60'000, porque com os descontos que são praticados novos significa que o vendedor ainda teria de dar dinheiro ao comprador [:D]

Estar com a conversa que o C6 desvaloriza igual aos outros ou pouco menos é, muito sinceramente, uma parvoíce.

E um comprador de um C6 deve sabê-lo.

A procura em 2ª mão, não tem nada a ver com S5, A6, ou E, obviamente.

Desvaloriza mais que um S80 que por sua vez desvaloriza mais que os anteriores.

Comparativamente a VS e 607, até é capaz de se sair relativamente bem, mas também é bem mais dispendioso no acto da compra.

Comprar um C6, a meu ver, nunca é racional.

Exige mesmo ter muito dinheiro, porque a retoma é terrível.

E, para mim, não é um carro que se venda. É um carro para ficar como clássico.

Como produto possui uma presença que, do meu ponto de vista, nenhum no segmento consegue igualar.

Vale a sua existência pelo design e conforto.

Em tudo o resto é inferior ao trio germânico.

Como tal só faz sentido com um V6, interior claro, bancos TGV.

Em termos de performance comercial, as estimativas da Citroën foram muito realistas (acho que é 30.000/ano) e têm sido cumpridas até ao ano passado, quando se começou a fazer sentir o peso das emissões pouco competitivas e respectivas consequências fiscais nos diversos mercados (principalmente no francês, já agora...).

E o realismo -por incrível que possa parecer- levou mesmo a Citroën a cometer a "ousadia" de vender o C6 ao nível de preços da concorrência alemã, exactamente porque sabia que não ia vender muito, como tal, havia que assegurar um lucro por unidade minimamente decente.

Como todos os outsiders do segmento, sofre da síndrome do costume: a racionalidade de compra decaí consideravelmente ao longo dos anos dado que, face às vendas residuais, as marcas não vão investindo no modelo ao longo do seu ciclo de produto (comparativamente aos MBA - Mercedes, BMW e Audi) e, como tal, vai ficando muito ultrapassado.

O C6 compensa pela sua intemporalidade, algo que um VS ou muito menos um 607 possuem.

Entretanto a 535d ja foi vendida ou pelo menos ja n esta no site do stand, segundo ele é um automovel dificil de vender pois para preços daquele nivel as pessoas muitas vezes ja tem posses para comprar novo, so sei que era cerca de 60 mil euros com (2006) 2 anos e 60 mil kms ao publico.

Andei e conduzi algumas horas a carrinha e pareceu-me com bom aspecto nem sinais de desgaste tinha.

Quanto a desvalorização superior de um C6 é normal pois muita gente não sabe sequer que ele existe, depois não é de uma marca que faça compradores pelo nome, e ainda n tem um historial de carros grandes e com resistencia acima do normal como os outros 3 tem.

Resumindo o objecto n tem caracteristicas tão abrangentes nem as pessoas tem tanta confiança na marca como nas outros referidas.

Depois é um carro muito especifico naquilo que quer oferecer e quanto mais especifico/limitado é um automovel menos compradores atinge.

30.000 ao ano para o C6 ainda me parece bom tendo em conta os seus condicionantes, um dos problemas reside mesmo na falta de actualizaçao dos seus produtos nestes segmentos que acaba por tirar visibilidade a esta gama e cai em esquecimento. Por exemplo o 607 vai apanhar 3 geraçoes de classe E, desde 2000 ja é a segunda vez que a Mercedes refresca o seu nome no segmento.

Tendo em conta a especificaçao em veiculos de gama alta de uma Volvo e Jaguar e aquilo que vendem a Citroen ou mesmo os franceses sendo generalistas não estão nada mal no segmento E, se tivessem um target de mercado de gama alta conseguiam aproximar-se bem mais das 3 marcas de gama alta alemaes mesmo estes tendo bastantes vendas em casa e que ja é uma ajuda vital para venderem as quantidades que vendem.

Última edição:

Tens razão...devia ter referido o motor deriva do 2.7 "normal" já de si biturbo, sendo o 3.0 uma evolução natural ainda que com modificações tecnológicas na utilizaçãos dos turbos. Quanto ao binário, tens razão, as caixas são os limitadores...por exemplo, no laguna coupê, o valor anunciado (pelo menos nas revistas), é de 440...o do Jag 600 na versão 275 e 500 na versão de 240 cvs e o do C6 de 240 cvs com 510...(isto se de facto usarem uma caixa diferente ou modifica para passar o limite dos 450 da actual).

Já estava na alturinha de receber este volante[;)]

citroen-c5-tourer-interior.jpg

Última edição:
Voltar
Superior