[Antevis?o] Citroën DS5

Sabes que a media de passageiros por carro em portugal é 1,1 ou 1,2?

Deixavas de comprar um automóvel PARA TI (ou seja, para tu conduzires) porque uma falha de ergonomia causa incómodo aos passageiros de trás? Quantas vezes levas mais do que 2 pessoas no carro? Quantas vezes é que elas abrem os vidros?

Não quero estar a defender uma falha (que o é..), mas os comandos da climatização estão também lá e ninguém se vê nisso uma falha imperdoável
Isso faria sentido se não estivéssemos a falar de um MPV familiar, claramente vocacionado para o conforto e o bem-estar dos ocupantes. Ora, quando se vê esta colocação dos comandos dos vidros, percebe-se que o objectivo real não é o bem-estar; tudo se resume, na verdade, à ostentação, ao show-off puro e duro. O que interessa é parecer espectacular e vistoso para as fotos nas revistas, e pormenorzinhos como a funcionalidade, ergonomia, conforto e bem-estar...que se lixem.

Está a ficar meia azeitolas, a Citroën.

Para essas caracteristicas tens a C5. A gama DS é isso que descreves (ostentação, diferença e show-off) e este DS5 está dentro desses parâmetros. Há quem goste de produtos que fogem aos parametros normais do mercado. Em alguns pontos terão exagerado, concordo, mas eu até gosto (principalmente do interior).

Já agora, dá-me a tua opinião: o que fazias com os comandos da ventilação que estão na mesma zona? (não só neste ds5, mas em quase todos os automóveis..) Deixavas estar no mesmo sítio prejudicando o conforto, ergonomia, etc..?

Realmente o carro anda com os botões um pouco trocados.
A posição dos botões para abertura dos vidros traseiros então...não lembra a ninguém :sh)

big_3610.jpg

big_6210.jpg

big_4710.jpg

big_66.jpg

Isto é quase Anti-design devido ao facto de se colocar o estético à frente do funcional. Optaram por colocar os botões dos vidros à frente no túnel central para deixar as portas despidas de botões e importaram a mesma filosofia para as portas traseiras. Depois como não stinham onde colocar os botões de accionamento dos vidros (nas portas nem pensar que estragava a filosofia de portas quase minimalistas depuradas de botões) atirou-se o problema para debaixo do tapete, que é como quem diz, ali para baixo. Em vez de passarem do pé para a mão, passaram da mão para o pé.[:D]
E a concentração de botões é uma opção errada, porque se alguns podem ser distribuídos pelas portas para não saturar a zona central do habitáculo, isso seria benvindo. As formas interiores do caros são excepcionais, mas a distribuição funcional foi um pouco descurada. Houve claramente uma sobreposição do estético sobre prático. Ergonomia a falhar ali. Esqueceram-se que no que respeita a funcionalidade, "tudo" deverá estar onde intuitivamente precisamos e pensamos que esteja. Olhem, os passageiros de trás que vergem a mola, ou então é para evitar o constante abre-fecha vidros dos putos lá atrás.[:D]

Dependendo dos gostos, claro, a estética está muito bem pensada e cativante, com formas envolventes e bem pensadas que criam um ambiente acolhedor e algo futurista. Mas há ali falhas inadmissíveis.
Isto é o que dá colocarem a estética à frente do funcional, e nisto os franceses têm destas coisas, bem ao contrário dos italianos com alto design e dos alemães que são racionais e predominantemente funcionais.

Concordo em absoluto que, no DS5, a posição dos comandos dos vidros traseiros é, para os passageiros de trás, ridícula e que, no caso do DS4, embora não me pareça tão mau, o facto dos vidros traseiros não abrirem possa ser um handicap!

No entanto, não deixa de ser curioso que muitos se esqueçam de todos os predicados, que parecem ser muitos, destes dois carros, e que se foquem quase em exclusivo nestes dois "pequenos pormenores".

Era mais justo admitirem o vosso ódio á marca. [:p]

PS: Querem uma ajudinha? E o botão dos 4 piscas humm? Já viram a localização? Uiiiii, aquilo está a 3km do condutor......ridículo no mínimo! Depois não digam que não sou vosso amigo. [:D]

Eu acho que é essa colocação dos botões traseiros é um bocado inspiração retro da marca, e do próprio país. Acho que os primeiros BX, 21 e 406 com VE atrás era nessa zona os botões.

esse locais dos vidros... dahhhh! era preciso pô-los ali? mais valia no teto!

quanto à traseira do ds5, não me convence.

as jantes estão fantásticas!

Correcção: teta tem "a" em vez de "o", mas neste contexto não faz sentido falar de glândulas mamárias. Para a próxima, escreve TECTO, e deixas de fazer esta figurinha! Não me digas que queres que nós sejamos todos seres "umanos"!!!

Em relação ao posicionamento dos botões dos vidros do DS5, embora eu ache um bocado parvo, não acho "escandaloso". Escandaloso é o DS4 ter as portas atrás mas os vidros não abrirem sequer!

Quer dizer, a Citroën abdicou do volante de centro fixo do anterior C4 por ser "demasiado esquisito, não sendo aceite por grande parte do mercado", e agora produz carros com portas cujos vidros não descem e outros onde é mais fácil accionar os vidros com os dedos dos pés do que com os das mãos?

Enfim... ao menos com a Citroën hoje em dia ninguém fica indiferente!

Correcção: teta tem "a" em vez de "o", mas neste contexto não faz sentido falar de glândulas mamárias. Para a próxima, escreve TECTO, e deixas de fazer esta figurinha! Não me digas que queres que nós sejamos todos seres "umanos"!!!

Em relação ao posicionamento dos botões dos vidros do DS5, embora eu ache um bocado parvo, não acho "escandaloso". Escandaloso é o DS4 ter as portas atrás mas os vidros não abrirem sequer!

Quer dizer, a Citroën abdicou do volante de centro fixo do anterior C4 por ser "demasiado esquisito, não sendo aceite por grande parte do mercado", e agora produz carros com portas cujos vidros não descem e outros onde é mais fácil accionar os vidros com os dedos dos pés do que com os das mãos?

Enfim... ao menos com a Citroën hoje em dia ninguém fica indiferente!

Permite-me corrigir...eu qd vejo uma gaja boa tambem digo: " que tetos!!!..." [:D] quanto a disposicao dos botoes,acho que foi incorente,acho que mais valia coloca-los no pilar do meio.

Concordo em absoluto que, no DS5, a posição dos comandos dos vidros traseiros é, para os passageiros de trás, ridícula e que, no caso do DS4, embora não me pareça tão mau, o facto dos vidros traseiros não abrirem possa ser um handicap!

No entanto, não deixa de ser curioso que muitos se esqueçam de todos os predicados, que parecem ser muitos, destes dois carros, e que se foquem quase em exclusivo nestes dois "pequenos pormenores".

Era mais justo admitirem o vosso ódio á marca. [:p]

PS: Querem uma ajudinha? E o botão dos 4 piscas humm? Já viram a localização? Uiiiii, aquilo está a 3km do condutor......ridículo no mínimo! Depois não digam que não sou vosso amigo. [:D]

INACEITAVEL a colocação do botao dos 4 piscas naquela posição! no mínimo INACEITAVEL!

INACEITAVEL a colocação do botao dos 4 piscas naquela posição! no mínimo INACEITAVEL!

Ridícula, inaceitável, estúpida, idiota, completamente descabida, etc, etc, etc...

Usado neste contexto, parece-me que o significado que se pretende dar não se altera muito!

É um carro diferente do habitual, com os botões em diferentes locais dos habituais. [;)] Até me agrada, menos aquele cromado que vai desde os faróis até ao pilar A...

Eu acho que é essa colocação dos botões traseiros é um bocado inspiração retro da marca, e do próprio país. Acho que os primeiros BX, 21 e 406 com VE atrás era nessa zona os botões.

Na.

A colocação dos comandos naquela posição resulta simplesmente do facto de, ao adoptar aquele tipo de desenho nas contra-portas, criou-se um problema de não ter local para os comandos.

Nos da frente a coisa foi facilmente resolvida, old BMW style, em volta do comando da caixa.

Atrás teve mesmo que ir para a consola central, como antigamente. E antigamente ficavam aí porque era mais barato.

Aqui é o resultado do puro capricho estético.

No MINI a localização dos comandos dos vidros dianteiros é no tablier para se ter uma ideia! Também é super prático (not).

Caprichos. Ou se aceita ou não se aceita.

porquê? está bem destacado dos restantes, e é de fácil acesso! quem tiver os braços pequenos é que terá de se esticar mais um bocado...
numa emergência é fácil ver onde está.

Sabes que a media de passageiros por carro em portugal é 1,1 ou 1,2?

Deixavas de comprar um automóvel PARA TI (ou seja, para tu conduzires) porque uma falha de ergonomia causa incómodo aos passageiros de trás? Quantas vezes levas mais do que 2 pessoas no carro? Quantas vezes é que elas abrem os vidros?

Não quero estar a defender uma falha (que o é..), mas os comandos da climatização estão também lá e ninguém se vê nisso uma falha imperdoável

O problema da utilização dessa medida estatística tão expressiva e elucidativa: a média! [:D] De certeza que não é a média de carros familiares...

Eu quando comprar um carro para MIM, assim de repente há desde logo uma coisa que me lembro: 2 lugares!

Não sei que estudo de mercado está por detrás desta linha DS da Citroen...certamente não houve a pergunta "estaria disposto a ostentar um automóvel com 2 ponteiras de escape trapezoidais deste tamanho e obrigar os seus filhos e avós a vergarem a coluna para abrir/fechar os vidros traseiros?" ...

veremos o sucesso deste DS5. O DS3 aqui por Portugal vê-se muito pouco...mesmo com o "fora do contexto" 1.4hdi 70cv por debaixo do capot...

Andam todos aqui a falar de tremoços e não ligam a aspectos esses sim importantes. Será que sou o único que acha que o carro em zonas inferiores da carroçaria tem muitos pormenores. E ainda por cima aquilo deve ser tudo em fibra. Agora imaginem o preço a que vão ficar as reparações daqueles pequenos toques habituais que ás vezes lá aparecem. Outro pormenor é a imensa quantidade de vidro. O vidro é dos piores materiais quando expostos a esforços de tracção. Isto para não falar na eficiência térmica. A não ser que a Citroen comesse a usar vidro duplo.[:D]

Andam todos aqui a falar de tremoços e não ligam a aspectos esses sim importantes. Será que sou o único que acha que o carro em zonas inferiores da carroçaria tem muitos pormenores. E ainda por cima aquilo deve ser tudo em fibra. Agora imaginem o preço a que vão ficar as reparações daqueles pequenos toques habituais que ás vezes lá aparecem. Outro pormenor é a imensa quantidade de vidro. O vidro é dos piores materiais quando expostos a esforços de tracção. Isto para não falar na eficiência térmica. A não ser que a Citroen comesse a usar vidro duplo.[:D]

Bem lembrado pá, já viste a dica do botão dos 4 piscas, é valente! [:D][;)]

acho de muito bom gosto o interior do ds5.

especialmente o botão de SOS

sobretudo se nos perdermos naqueles comandos todos[:)]

Back