[Antevis?o] Citroën DS5

De frente é um BMW chapado. De traseira parece um C4 gordo. Como os outros DS's tem um interior soberbo mas o exterior, não sendo fraco, não acompanha claramente o interior!

epah... comandos dos vidros ao centro?

Para mim é uma falha brutal a nivel de ergonomia. Destesto carros onde para abrir um vidro no lado esquerdo temos que nos virar para o direito! Não consigo perceber esta opção da Citroen!
.

Pois, parece-me um regresso ao passado:

25387370007_large.jpg

mercedes-c-class-w202-94-99-interior-switch-frame-rim-15pcs-set-w202-acc01-1009-18-lklailai2@5.jpg

Nova foto:
Citroen-DS5_11.jpg

Por fora abundam as superfícies côncavas e convexas criando arestas vivas onde as linhas longitudinais mas angulosas criam um dinamismo latente já visto na BMW desde 2003 (mas fonte de inspiração em todo o mundo).
A bifurcação do pilar A custa a ser digerida, mas ao vivo é que se tira a prova. Porém, nem tudo o que é inovação é bem-vindo, porque o listel cromado que desce do pilar A até à óptica toma demasiado protagonismo. O elaborado jogo de reentrâncias na frente está muito bem conseguido, mas talvez demasiado elaborado.

A volumetria equilibrada e a linha de silhueta suavemente descendente para a traseira terminado num spoiler estilo coupé disfarçam muito bem a tipologia monovolume/crossover.
A colocação de vidro fosco escurecido entre os pilares C e D e entre o spoiler e o tejadilho funcionam muito bem.

A frente rebuscada contrasta bem com um traseira musculada e simplista com a colocação dos diversos elementos de forma equilibrada – sem dúvida a parte mais depurada do veículo.
A mistura de materiais nas jantes tem sido outra peça fundamental do design desta linha DS, pois parece que nada é deixado ao acaso, conseguindo-se excelentes jogos de textura e luz.

E por falar em textura, no interior, quer se goste quer não, há que tirar o chapéu a imenso trabalho de criatividade ao redor de um modelo que em nada (ou pouco) se parece com o que se tem visto. O aspecto futurista e quase orgânico das formas que aparentam uma fisionomia quase visceral, denotam um trabalho extremamente difícil de compor partes – que facilmente não se interligariam – num todo coordenado. Adivinhamos costelas ou guelras, zonas descarnadas de pele com metal, tecido, plástico e madeira á mostra, juntos com botões que lembram cabines de aviões.

Aquilo que é habitual ver por partes, aqui mescla-se num conjunto formal harmonioso. O tabliê estende-se pelo túnel central envolvendo os ocupantes, enquanto a instrumentação do túnel se “reflecte” quase em simetria no tejadilho. Um tejadilho que é praticamente um tapete de cristal contínuo que vai do pára-brisas ao portão traseiro.
Só pelo arrojo e estética bem conseguidos no interior, já mereciam nota máxima. Gostei.[:cool:]

Como disse antes, este DS5 acaba por ser tornar no primeiro modelo "independente" desta submarca. Para já não partilha nada com ninguém, nos moldes que o Ds3 e sobretudo o Ds4 partilham com as gamas C3 e C4.

E tendo em conta que terá versão hybrid diesel, este DS5 acaba por trazer alguns argumentos tecnológicos que têm faltado -bastante- à gama DS, na senda histórica do que já foi a Citroën a esse nível.

Tudo bem que o hardware é todo 3008 e ele é que estreia a tecnologia híbrida-diesel, mas mesmo assim, pelo menos não deixa de existir um argumento tecnológico neste produto.

Pondo de parte a questão de ser um DS ou não DS (que levanta muita celeuma...quase nos desviando de discutir se estamos perante bons produtos ou não, que no final do dia é o que interessa...), este produto acaba por ser uma boa versão de produção do Sportlounge.

Não é mais um que anda por aí.

E consegue encontrar uma elegância num formato até aqui com reduzidos/ausentes exemplos de elegância proporcional, o que quase impossibilita que o DS5 seja encaixado na categoria x ou y.

Quando os BMW's faziam isso e os fiat ja tinham os vidros nas portas dizias que assim era melhor porque podia ser o co-piloto a comandar os vidros de trás....lol

Se há coisa que nao me afecta minimamente é isso...é uma questão de habito e de fazer diferente.

Comandos dos vidros na consola central

Comandos dos vidros na consola central

Sinceramente, isso dos comandos dos vidros eléctricos, na minha opinião, acaba por fazer tanto ou mais sentido ali do que na porta pelo simples facto de que normalmente quando se tira a mão do volante para comandar a caixa é a direita (num carro com volante à esquerda), quando se quer mexer no rádio, se não tiver comandos no volante/ comandos satélite, mudar temperatura ou assim no A/C é a mão direita que vai lá, por isso, para subir ou baixar os vidros, não vejo qual é o problema de ser a mão direita a largar o volante.

Os seus 4,52m se comprimento colocam-no fora da concorrência do BMW 5GT.

Parece um modelo com características semelhantes, mas do segmento mais abaixo.

Pelo que se observa dos materiais, no inteiror impera o luxo, com pele em quase todo o lado, desde o trabliê até ao túnel central num prolongamento que faz lembrar alguns superdesportivos. Pele nas portas e poltronas prolongam o refinamento.

A traseira parece a mais bem conseguida fazendo lembrar um pouco os concepts Hypnos e Sportloungue.

Talvez exista um certo exagero de formas no interior. A ver vamos.

(...) E consegue encontrar uma elegância num formato até aqui com reduzidos/ausentes exemplos de elegância proporcional, o que quase impossibilita que o DS5 seja encaixado na categoria x ou y.

O que mais se aproxima deste DS5 talvez seja mesmo Mercedes-Benz Classe R e o BMW 5GT, também estes uma pequena mistura entre um SUV e uma berlina convencional.

A questão é se este carro será mesmo o topo-de-gama da marca, pelos menos para os mercados com maior potencial financeiro como seja o Chinês, onde simplesmente a marca francesa tem o seu melhor mercado mundial do segmento D (C5) bem como um fortíssimo segmento C (C4), fora as marcas VW/Audi e BMW talvez seja a marca europeia que consegue maior volume de vendas e reconhecimento por parte do consumidor local.

Last edited:
falaram do motor diesel híbrido. sabem alguma coisa mais acerca deste motor na sua versão mais potente (se houver mais que uma)?

falaram do motor diesel híbrido. sabem alguma coisa mais acerca deste motor na sua versão mais potente (se houver mais que uma)?
DS5 is the first Citroën model to feature HYbrid4 diesel hybrid technology, providing enhanced performance and class leading environmental credentials. The advanced HYbrid4 system delivers 200bhp; four-wheel drive capability; emission-free electric power for the city; and an acceleration boost function for the open road - with total CO2 emissions of just 99g/km.
Fonte: Autoblog

EDIT: o que me leva a crer que seja igual ao do 3008, por isso:
O 3008 Hybrid4 combina um motor 2.0 HDi com 163 cavalos, associado a um motor eléctrico de 37 cavalos colocado no eixo traseiro encarregue de fazer mover as rodas traseiras, transformando o modelo num verdadeiro 4x4.

Nas fases de aceleração, o sistema híbrido aproveita as potências dos motores térmico e eléctrico para um acréscimo de potência imediato (função «boost»). A potência máxima combinada pode, então, atingir 200cv pela adição dos 163 cv do 2.0 HDi e da potência provisória em cume do motor eléctrico, ou seja 37 cv. O binário máximo de 500 Nm é debitado à frente pelo motor diesel (300 Nm) e na traseira pelo motor eléctrico (máximo de 200 Nm).

A marca francesa anuncia um consumo, em ciclo misto, de apenas 3,8 l/100 km e 99 g/km de emissões de CO2.
Fonte: Autoportal

Last edited:
A frente está demasiada trabalhada para o meu gosto, também não acho piada à barra cromada desde os faróis até ao pilar A.

Mas é algo diferente e moderno, o que é bom!

Ah... quanto ao Hybrid4, a Peugeot apresentou um protótipo há uns 3 anos com o 1.6 THP na traseira do carro e um motor eléctrico de 70W. Ao todo debitava 313 cv:
Na linha da forte tradição dos concept cars da Peugeot, trata-se efectivamente da realização de um auto, antes de mais, MÓVEL. Um automóvel de acordo com o seu tempo, já que tecnologicamente avançado para a sua época.
Com efeito, ao motor 1.6 THP localizado na traseira da viatura junta-se, sob o capot dianteiro, um motor eléctrico de 70 kW.

O conjunto, que debita um máximo de 313 cv (230 kW), inteiramente votado ao prazer do condutor, limitará as suas emissões em ciclo misto a 109 g/km de CO2, ou mesmo a zero nas suas fases de funcionamento exclusivamente em modo eléctrico.
Outra novidade importante, induzida pela arquitectura desta mecânica, reside no facto das quatro rodas serem motrizes, com benefício directo para o comportamento em estrada e para a segurança.
Fonte: Peugeot

Agora o que é feito deste projecto... não sei, mas o híbrido actual deve dar conta do recado.

Uuiiii ... a limpeza desses interiores vai dar uma trabalheira descomunal, com tanto buraco para "meter" lixo.

(...) Hybrid4, a Peugeot apresentou um protótipo há uns 3 anos com o 1.6 THP na traseira do carro e um motor eléctrico de 70W. Ao todo debitava 313 cv:

Fonte: Peugeot

Agora o que é feito deste projecto (...)

Foi colocado no projecto Peugeot SXC, mas o actual é o que irá ser comercializado de imediato no 3008 e DS5.

A minha vénia à Citroen por meter algo assim cá fora. Interior realmente soberbo com um toque futurista mas com bom gosto e pelo que parece excelentes materiais!
O exterior também me agrada bastante.
Se isto vier com um preço não muito elevado, vai ter sucesso.

Máquina. [:cool:]

Confesso que esperava uma frente ligeiramente mais agressiva, fruto talvez de esperar uma maior evolução das linhas, prefiro os faróis do DS4; a barra cromada certamente vai sair fora do modelo de produção portanto não vou implicar com ela. Curioso estou para saber se a consola do tecto se vai manter. Quanto ao tablier está simplesmente fantástico a elevar a fasquia do DS4, a nível de interiores actualmente há os interiores DS e depois há os outros...

.

Uma obra de arte. Dou os parabéns á Citroen, e como esta consegue se distinguir da Peugoet, que em termos de design... meu deus :sh)

Uma obra de arte. Dou os parabéns á Citroen, e como esta consegue se distinguir da Peugoet, que em termos de design... meu deus :sh)

Foste pegar na Peugeot por ser francesa e parceira da Citroën ou há outro motivo para a comparação? :confused:

Máquina. [:cool:]

Confesso que esperava uma frente ligeiramente mais agressiva, fruto talvez de esperar uma maior evolução das linhas, prefiro os faróis do DS4; a barra cromada certamente vai sair fora do modelo de produção portanto não vou implicar com ela. Curioso estou para saber se a consola do tecto se vai manter. Quanto ao tablier está simplesmente fantástico a elevar a fasquia do DS4, a nível de interiores actualmente há os interiores DS e depois há os outros...

.

Acho que vais ter uma surpresa[:D]
tás basicamente a ver o carro de produção com rodas maiores

Back