se é difícil ultrapassar, então quer dizer que a pessoa que vai a tua frente não precisa de ser ultrapassada... eu tenho um clio com 60 (ou serão 58

) cavalos e não sinto este tipo de problemas. se precisar de ultrapassar, reduzo e espero para ter tempo suficiente e pronto. acho que se gerou uma moda dos carros super-potentes... ainda me lembro de ver pessoas a fazer viagens França - Portugal em Renault 5, com quatro ou cinco pessoas la dentro... nessa altura também havia carros maiores e mais potentes... 60cv num punto ou clio serão mesmo assim tão pouco???
a escolha do tamanho e potência do nosso carro adequa-se directamente com as possibilidades da nossa carteira e não por comparação à garagem do vizinho.
o resto são conversas...
NOTA: sim sou um apaixonado por carros e condução...
Digo que são poucos porque:
1º o carro tem uma caixa longa que não abona nada as recuperações;
2º comparando o barulho de motor com outros iguais, diria que o do meu pai tem pouca compressão. Já o tentei convencer a leva-lo a um banco de potencia, mas (ainda) não consegui.
E depois, há lá em casa o Fiat Punto 55S que apesar de ter menos 6cv, parece ter muito mais força (mas isso também se prende com o facto de as caixas terem escalonamentos diferentes, mas serem utilizadas na mesma faixa de velocidade, o que dá rotações - e logo, potências à roda - bem diferentes do 55S para o MKII 60cv.
Uma vez ia só com o meu pai na nacional nº3, ainda antes de Pernes, e quisemos ultrapassar um carro que seguia a cerca de 60/65Km/h. O meu pai não é de grandes aceleradelas/rotações e tentou ultrapassar em 3ª, às 3000rpm. Mas a estrada era ligeiramente a subir e aquilo foi desesperante, tanto que não se conseguiu efectuar a manobra. Só depois quando foi a descer, mas em 4ª. A descer todos os santos ajudam não é?
Em autoestrada tem que se antecipar bem uma subida (acelerando-o antes de começar a subir) porque senão falta-lhe a força e lá se tem que recorrer à 4ª para manter um ritmo decente. Se ele fizer drafting atrás dos outros carros (não exactamente colado ao carro da frente) nota-se bem a diferença.
O ano passado, a caminho do Algarve, antes de começar a subir a serra do Caldeirão, com 4 pessoas + bagagens, entrou-se na subida a 185Km/h, às 5100rpm e quando se acabou a subida já íamos a menos de 130 (ou era 120?)...
P.S.: Acham este comportamento em subida normal? O carro é extremamente estimado, mas levou uma junta da cabeça aos 48000 e agora aos 90000 outra junta e uma cabeça nova. Parece estar a trabalhar bem, mas os outros parecem ter mais compressão. Até o do meu pai tinha quando veio da oficina pela 2ª vez, mas passado uns quilometros, voltou a fazer o mesmo barulho demasiado "polido".
P.S. 2: Sim é verdade que os carros se adequam à carteira e, não, o meu pai não vai nessa de imitar ou superar a garagem do vizinho (nem eu vou...). Na altura (2000) foi o que se pôde. Mas se ele soubesse o que sabe hoje teria feito um esforço maior e comprado o 16v de 80cv.