Já que ninguém diz nada, digo eu alguma coisa sobre o meu dCi 1.9 de Dez2004. Tem 35.000 km, só passou pela oficina aos 15.000 para muda intercalar de óleo e para a revisão dos 30.000 km (não me lembro quanto paguei mas foi barata).
Os consumos em cidade andam pelos 7,5 e em autoestrada com bom ritmo nos 6,0 litros, com "pé leve" facilmente nos 5,5 l.
Problemas até agora: ocasionalmente a porta do condutor não destranca, mas como é ocasionalmente na revisão experimentaram e disseram que estava tudo bem. Isto surgiu com perto de 2 anos de uso e até me parece que melhorou ultimamente, tornando-se bastante mais raro.
Um problema estranho de série de que me queixei nas duas idas à oficina não foi resolvido, e tem a ver com o computador de bordo. Com o ligar e desligar em cidade o tatalizador de litros gastos anda para trás por vezes, arredondando para a décima anterior. O resultado é que em circuito urbano ao fim de algumas semanas tenho num depósito diferenças de 6 a 7 litros entre o consumo real e o assinalado! Curisosamente, a estimativa de km até acabar o combustível parace-me correcta, só os litros totais e o consumo médio aparecem errados. Provavelmente isto implica substituir toda a electrónica do CB e ouço sempre a mesma música "os valores do CB são só estimativos, lá lá la". Dou um desconto porque não devem ter muitos clientes picuinhas como eu, mas para quem gosta de tudo a bater certo irrita um bocadinho. Claro que em estrada fazendo tiradas longas os valores registados são iguais aos reais, o problema é o para-arranca.
Como pontos positivos assinalo o conforto, a facilidade de manobrar em cidade (inicialmente pensava que seria complicado dado o tamanho), a disponibildde do motor que dá um enorme prazer de condução, os consumos reduzidos e o espaço que baste. Para mim a estética interior e exterior é excelente, mas este é um parâmetro muito pessoal. Aliás gosto bem mais do meu do que da versão pós-restyling. Pela negativa apenas tenho a assinalar alguns ruídos e vibrações interiores (induzidas pelo motor diesel), que sem serem excessivos eram dispensáveis. A Renault ainda tem de melhorar um pouco a qualidade da montagem, já que sobre os materiais na minha versão não tenho nada a criticar. Um outro ponto que podia ser melhorado são os arrumos, já que o porta-luvas único é de pequena diemnsão (a enorme tampa engana bastante), e os espaços nas portas e no apoio de braço do condutor sabem a pouco no conjunto.