Comercial ou GPL?

Comercial ou GPL?

• Comercial

Votos: 14 15,2%
  • GPL

Votos: 35 38,0%
  • As gajas do Preço Certo.

Votos: 43 46,7%

• Total de eleitores
    92
O GPL é 60 % mais barato, mas esqueces-te de que o consumo do gasolina é muito superior, principalmente quando trabalha a gás ?

[:)] [:)]
Lá está outro...

Amigo, o meu carro andou 50.000km a gasolina, e agora já fez 6.000 km a GPL! O aumento deve andar pelos 10%. Faz lá as continhas justas para perceberes finalmente que um carro GPL percorre 100 km com menos €€ de combustível.

Sim, já os vi de todos eles (Combustíveis) e em diversos estudos e apresentações[;)].

Em termos de poluição o GPL não é a solução final, inclino-me bem mais para a vertente económica neste caso concreto do que a ecológica apesar de reconhecer alguma melhoria nesta última.
Alguma melhoria?

Estás a ser modesto...

Então ser aliares essa "alguma melhoria" a uns largos milhares de kms percorridos com os anos...

O planeta até batia palmas de contente!! apr:)

Lá está outro...

Amigo, o meu carro andou 50.000km a gasolina, e agora já fez 6.000 km a GPL! O aumento deve andar pelos 10%. Faz lá as continhas justas para perceberes finalmente que um carro GPL percorre 100 km com menos €€ de combustível.
Eu gasto 5,5€ por cada 100kms percorridos. Isto em cidade ( lisboa-para-arranca 75% das vezes )

E é com um 1.6 16v e 120cvs .

Se calhar até fazia o mesmo com um JTD, só que tinha que ter pago mais 5000€ para ter o JTD ( isto já incluindo o kit de GPL no TS )

Alguma melhoria?

Estás a ser modesto...

Então ser aliares essa "alguma melhoria" a uns largos milhares de kms percorridos com os anos...

O planeta até batia palmas de contente!! apr:)

Modesto não, estou a ser objectivo[;)] tendo em conta os dados que actualmente existem relativos às energias alternativas vs evolução técnica dos motores realtivo à questão ambiental que consomem exclusivamente CF e diga-se de passagem que também de "Coitadinhos" tem já actualmente muito pouco.

O planeta Terra agradecia é que esta mesma preocupação ambiental tivesse vindo 2 décadas mais cedo antes de por motivos exclusivamente económicos a "febre ecológica" entrasse de rompante na equação consumista.

Lá está outro...

Depende em larga medida dos carros em questão. Um 1.4GPL vs 1.5DCi ou 1.6HDi é capaz de andar ela por ela.

Vantagens do Comercial (algumas):

- normalmente 3000 euros mais barato que o de passageiros do mesmo ano
- tem garantia
- valor de retoma "moderado" (mas não tanto como um de 5 lugares)

Desvantagens do Comercial (algumas):

- passado pouco tempo normalmente tem que ser vendido, ou comprado outro carro.
- há espaço para 5, mas só leva 2.
- limites de velocidade mais baixos fora das localidades. Ou seja, em auto-estrada, andar a 131 km/h já é muuuuuito grave.
- guias de transporte
- grelha interior, impede visão e transporte de objectos compridos, pode aumentar ruídos parasitas a bordo
- dístico atrás (qualquer dia vem aí)
- mais inspecções periódicas

Vantagens do GPL (algumas):
- custo por km mais baixo do que o Diesel (a não ser que se comparem cilindradas de 3500 a GPL vs. 1500 a gasóleo)
- Tem os lugares todos para o que der e vier
- todo o performance, suavidade e menor ruído dos motores a gasolina, por metade do custo por km.
- menos poluição
- pode-se aceder a veículos de categoria superior aos Comerciais novos pelo mesmo preço, embora com alguns (poucos) anos em cima.
- não têm que ir a tantas inspecções como os Comerciais
- os limites de velocidade são os limtes normais
- o livrete diz "passageiros" e não "mercadorias", se bem que isso vale o que vale!
- não é necessariamente obrigatório ter outro carro, ou "acesso a" outro carro de um familiar, que tenha mais do que 2 lugares.

Desvantagens do GPL (algumas):
- na compra de usado, poderá ter garantia mas normalmente não é tão boa como se fosse novo
- há poucas alternativas de GPL novos
- pagam o selo igual aos carros a gasolina
- dístico na traseira (em vias de extinção?)
- menor valor de retoma
- menos "status" (vale o que vale...)
- não pode estacionar em parques subterrâneos (qualquer dia isto acaba)

portanto.... FIGHT! E não vale FATALITY...

Lá está outro...

Então vamos lá ás continhas.

Vou utilizar sempre os mesmos veículos.

Citroen C4 1.6 HDI 90 cavalos:

Consumo anunciado (misto) = 4.7 / verificado por mim: 6,2

Citroen C4 1.4 16v = 6,4 / Mesma % de aumento (32% e é ser optimista) = 8.4
Aumento de consumo a gás (30 % segundo os fóruns da especialidade) = 10.9

6.2 litros por 100 kms diesel = 6.69 €

10.9 litros por 100 kms gas = 6.43

Afinal onde está a vantagem do GPL face ao diesel ?

Descobriste a pólvora ?

Modesto não, estou a ser objectivo[;)] tendo em conta os dados que actualmente existem relativos às energias alternativas vs evolução técnica dos motores realtivo à questão ambiental que consomem exclusivamente CF e diga-se de passagem que também de "Coitadinhos" tem já actualmente muito pouco.

O planeta Terra agradecia é que esta mesma preocupação ambiental tivesse vindo 2 décadas mais cedo antes de por motivos exclusivamente económicos a "febre ecológica" entrasse de rompante na equação consumista.
E de que forma isso tudo que disséste serve para tira valor á menor poluição que o GPL causa?

Podemos fazer melhor? Podemos!

Ouvi dizer que o GNC ainda consegue ser menos poluidor, só que era chato ter de fazer a instalação no estrangeiro, e começar a ir abastecer ao Porto...

Podia andar de transportes? Não com o emprego que tenho, que ás vezes até me obriga a ir a varios sitios, e sem poder perder tempo...

É um facto polui menos, logo, é menos mau para o ambiente, e essa "benece" ao longo dos anos aumenta exponencialmente.

Eu gasto 5,5€ por cada 100kms percorridos. Isto em cidade ( lisboa-para-arranca 75% das vezes )

E é com um 1.6 16v e 120cvs .

Se calhar até fazia o mesmo com um JTD, só que tinha que ter pago mais 5000€ para ter o JTD ( isto já incluindo o kit de GPL no TS )

Só quando anda a gasolina [;)] A GPL se tiver 110 já não é mau.

Há que encarar as coisas de frente e com realismo [:blush:]

GPL percorre 100 km com menos €€ de combustível.

Isso pode não ser totalmente verdadeiro/linear se tivermos em conta uma série de variáveis em relação à condução praticada.

Epá foi só uma observação individual qua vale o que vale Português ao Volante[;)]

Então vamos lá ás continhas.

Vou utilizar sempre os mesmos veículos.

Citroen C4 1.6 HDI 90 cavalos:

Consumo anunciado (misto) = 4.7 / verificado por mim: 6,2

Citroen C4 1.4 16v = 6,4 / Mesma % de aumento (32% e é ser optimista) = 8.4
Aumento de consumo a gás (30 % segundo os fóruns da especialidade) = 10.9

6.2 litros por 100 kms diesel = 6.69 €

10.9 litros por 100 kms gas = 6.43

Afinal onde está a vantagem do GPL face ao diesel ?

Descobriste a pólvora ?

Claro que descobri! Se tivesse um 1.4 a gastar 11 litros aos 100km de gás, mandava-o logo para a oficina! [:D]

Continua a fazer contas, que divertes-me!

E porque não um 1.6 contra um um 1.6 HDI?

Eu gasto tanto ou menos com um 1.6 TS de 120cvs do que se tivésse pago mais 5000€ por um igual mas 1.9 JTD de 115cvs, e ando o mesmo.

Depende das situações.

Se puxares em AE pelo teu, vais ter um aumento exponencial de consumo, bastante superior em percentagem ao diesel.

E depois, não é nada dificil o teu carro valer menos 5000 euros do que o JTD.

Só quando anda a gasolina [;)] A GPL se tiver 110 já não é mau.

Há que encarar as coisas de frente e com realismo [:blush:]
Antes com duas pessoas dava 205 de ponteiro a direito.

Agora com duas pessoas, mais o peso do KIT, que pesa tanto como eu, continuo a dar 205 de ponteiro.

Continuo a fazer as mesmas acelerações, a "dar na boca" [:vm)] aos mesmos carros a que dava antes...

( e agora tenho mais peso extra )

A unica coisa que perdi foi mesmo pagar combustivel a peso de ouro... [kiss]

Última edição:
Isso pode não ser totalmente verdadeiro/linear se tivermos em conta uma série de variáveis em relação à condução praticada.

Epá foi só uma observação individual qua vale o que vale Português ao Volante[;)]

[;)] cada um manda a opinião que quiser, agora quando avaliarem a minha, não se esqueçam que ando a GPL, ou seja, não sou daqueles que fala porque ouviu dizer que o tipo do cunhado da empregada da amiga tinha um...

Claro que descobri! Se tivesse um 1.4 a gastar 11 litros aos 100km de gás, mandava-o logo para a oficina! [:D]

Continua a fazer contas, que divertes-me!

Eu mostrei-te as contas, tu não estás a mostrar nada, estás só a dar a tua opinião.

Mesmo que conseguisses tirar 2 litros ao consumo que eu te mostrei, poupavas 1,18 euros por km !

Achas que isso é que é poupar face ao diesel ?

Toda a gente sabe que o GPL é muito económico face à gasolina (indiscutível), mas face ao diesel anda ela por ela.

Só tu é que não aceitas isso !

Depende das situações.

Se puxares em AE pelo teu, vais ter um aumento exponencial de consumo, bastante superior em percentagem ao diesel.

E depois, não é nada dificil o teu carro valer menos 5000 euros do que o JTD.
Ou seja, pago menos 5000€ do que por um igual, só que JTD, e no final de contas gasto o mesmo em combustivel ao final do mês.

Onde é que ter comprado o JTD seria melhor que me está a escapar...

Ou seja, pago menos 5000€ do que por um igual, só que JTD, e no final de contas gasto o mesmo em combustivel ao final do mês.

Onde é que ter comprado o JTD seria melhor mesmo?

Em termos de utilização, provavelmente não seria melhor.

Mas como normalmente, quem tem carro acaba por trocar por outro, é aí que o JTD poderia ser melhor.

Acredita que eu gosto de carros a gasolina, os carros particulares que tenho são todos a gasolina, mas sei que quando chega à altura de os vender nem dá para acreditar nos valores que têm.

Vou-te dar um exemplo:

Quando eu pensei em trocar o Civic 1.5 ilS Vtec de 96, davam-me 3000 euros por ele à troca de um C4 (há 2 anos atrás).

Onde é que arranjas um carro a diesel de 96, do mesmo segmento, com ar condicionado, com + 100 cavalos por esse valor ?

Última edição:
E de que forma isso tudo que disséste serve para tira valor á menor poluição que o GPL causa?

Podemos fazer melhor? Podemos!

Ouvi dizer que o *GNC ainda consegue ser menos poluidor, só que era chato ter de fazer a instalação no estrangeiro, e começar a ir abastecer ao Porto...

Podia andar de transportes? Não com o emprego que tenho, que ás vezes até me obriga a ir a varios sitios, e sem poder perder tempo...

É um facto polui menos, logo, é menos mau para o ambiente, e essa "benece" ao longo dos anos aumenta exponencialmente.

Em relação ao uso do GPL já exprimi o meu ponto de vista acima Baiones[;)]

* é o CF de queima mais limpa.

Quanto ao resto é um problema de âmbito estrutural e de objectivos/politicas nacionais que levem a alcançar um objectivo concreto e pálpavel pelos cidadãos no dia a dia no que diz respeito à energia em Portugal, assim que cada um observe a situação actual e passada nesta área e retire as suas próprias conclusões.

Voltar
Superior