Comida pseudo-saudável

Também não percebo bem o que as pessoas estão á espera. Há uma solução para isso, façam iogurtes caseiros.

Numa perspectiva mais negativa, é impossível comer saudável, hoje em dia está tudo ou contaminado ou com químicos, ou o facto de comer carne não ser saudável, beber leite vai pelo mesmo caminho. Depois há segmentos diferentes de pessoas que se acham saudáveis e/ou que comem saudável, o pessoal que frequenta o ginásio, o pessoal que é vegan, o pessoal que come bio. Querem ser saudáveis? Deixem de comer
não é nada má ideia[:D] http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=comer-menos-aumenta-longevidade&id=11938

A mim faz-me mal!
Se comer ou beber qualquer coisa com edulcorantes, no dia a seguir tenho de ter um WC por perto.
Ha lobbies que andam ha *anos* a encomendar estudos para tentar provar que edulcorantes fazem mal a saude. Ate ha data os unicos que dizem que eles fazem mal ao que quer que seja sao do genero dos que dizem que as vacinas causam autismo...

não comer coisas edulcorantes:confused:acho que é obvio
até podia ser um pote de fruta mas ninguém na industria alimentar faz iogurtes com bastante fruta, a não ser sermos nós a fazer um iogurte e acrescentar fruta cortada aos bocados, mas o que eu não concordo é que façam embalagens todas bonitinhas a dizer que o iogurte é muito saudavel e que tem mirtilos quando vou a ver e só tem 1%...isso é publicidade enganosa

wtf? queres comparar um iogurte desses que tá aí à venda com um iogurte caseiro? o máximo que ias comprar para o fazeres era leite e iogurte..tudo bem que não acaba por resultar num produto 100% natural mas não tamos a discutir alternativas 100% saudáveis mas sim alternativas melhores...se queres meter açucar isso é problema teu..eu como sem açucar primeiro porque gosto dele assim e segundo porque faz melhor alem de que para mim é ridiculo meter açucar num iogurte que ja tem pedaços de fruta...eu não gosto de coisas muito doces e nao ha nada melhor como o sabor da fruta

Ah bom, é na lógica de não comer açúcar, não beber álcool, não fumar e já agora não *****...

Se um iogurte diz que tem mirtilos e tem mirtilos, onde está o engano? Ou na embalagem fala em mirtilos com aroma a iogurte?

A mim faz-me mal!
Se comer ou beber qualquer coisa com edulcorantes, no dia a seguir tenho de ter um WC por perto.
Sim, tem geralmente efeito laxante. Dependendo das quantidades, claro.

Mas isso dificilmente se pode considerar como "fazer mal a saude". Comer muita fibra tem o mesmo efeito por exemplo.

Isto. Aliás a pirâmide dos alimentos está errada e é causa do problema da obesidade alarmante principalmente nos EUA. Pesquisem por Low Carb High Fat dieta ou cetogenica.

Que pode estar errada Ok, que há outras dietas que funcionam para manter o peso, claro.
Que é a causa da obesidade dos USA e companhia, menos...

A culpa não é só uma, mas a pirâmide alimentar vem cá para baixo na lista.
Antes disso tens: super abundância, alimentos altamente calóricos mas de fraco valor nutricional, excesso de uso de açúcar, descontrolo total do tamanho das doses, sedentarismo, distúrbios alimentares etc etc

Culpar só a pirâmide dos alimentos? Quando muitos nem tocam em nada verde, quando é possível ser saudável seguindo a tal pirâmide? Acho exagerado.

Dizer que não tem glúten ou lactose não tem nada a ver com fazer um produto passar por saudável.
É informação relevante para quem é intolerante a isso.

Óbvio.

O que se discute aqui são os aproveitamentos do marketing:

Qual o interesse de anunciar "Sem lactose" numa cerveja?
Qual o interesse de anunciar "Sem álcool" num pacote de leite?
Qual o interesse de anunciar "Sem glúten" numa maçã?

Anunciar pão sem glúten faz sentido (já que o pão genericamente tem gluten). Anunciar sem glúten numa maçã é aproveitar-se dos tontinhos do "saudável" que não são intolerantes ao glúten mas vão na onda.

Óbvio.

Anunciar pão sem glúten faz sentido (já que o pão genericamente tem gluten). Anunciar sem glúten numa maçã é aproveitar-se dos tontinhos do "saudável" que não são intolerantes ao glúten mas vão na onda.

Tens situacoes como aveia em que é anunciada como nao tendo gluten. Ora a aveia nao tem gluten naturalmente, mas quando é apanhada e processada pode ser que fique contaminada com outras sementes que contenham gluten.
O mesmo para batatas fritas, por exemplo.

Tens situacoes como aveia em que é anunciada como nao tendo gluten. Ora a aveia nao tem gluten naturalmente, mas quando é apanhada e processada pode ser que fique contaminada com outras sementes que contenham gluten.
O mesmo para batatas fritas, por exemplo.

Disseste bem: processada.
E numa caixa de maçãs?

Óbvio.

Sim concordo, esses "avisos" existem pois está a criar-se uma ideia generalizada de que a lactose e o gluten não são saudáveis, porque algumas pessoas têm sensibilidade a isso.

Eu sou daqueles que por vezes tenho que ler mesmo os rótulos a fundo, dado que tenho uma alergia séria a amendoins.
Para minha desgraça acontece ao contrário, agora tudo tem manteiga de amendoim e é saudável...

Mas viste alguma caixa de maçãs que dizia sem glúten? Eu sou intolerante e ando sempre atento a tudo, e juro que nunca vi fruta anunciada comp sem glúten. A não ser que tivesse sido processada de alguma forma.

É uma questão de tempo. Olha aqui.

Sim concordo, esses "avisos" existem pois está a criar-se uma ideia generalizada de que a lactose e o gluten não são saudáveis

O problema é o "soundbyte" que passa a mensagem "lactose=mau" ou "gluten=mau" quando isso não é verdade (só para as pessoas intolerantes, claro).

Exemplo do o reverso da nutrição por "soundbytes":

Eu sou daqueles que por vezes tenho que ler mesmo os rótulos a fundo, dado que tenho uma alergia séria a amendoins.
Para minha desgraça acontece ao contrário, agora tudo tem manteiga de amendoim e é saudável...

É uma questão de tempo. Olha aqui.

O problema é o "soundbyte" que passa a mensagem "lactose=mau" ou "gluten=mau" quando isso não é verdade (só para as pessoas intolerantes, claro).

Exemplo do o reverso da nutrição por "soundbytes":

Então também não exageres. Já foi explicado aqui o porquê de ter sem lactose ou sem glúten em produtos que á partida são isentos. O melhor exemplo é o da AVEIA como já foi dito acima.

A manteiga de amendoim é realmente saudável, mas tu já viste o que era uma rótulo com todas as alergias que existem? Também não vamos cair no exagero. As pessoas que tem as alergias sabem viver com elas, não são idiotas, o que é preciso é haver mais produtos isentos para as pessoas que tem essas alergias em áreas dedicadas dos supermercados e aí sim bem descriminadas. E para além disso pessoas que trabalham nesses centros, que sejam formadas destes assuntos.

Uma vez estava com a minha mulher num café, e ela perguntou se tinham algum bolo sem glúten (agora começa a haver cafés que por vezes tem bolos embalados isentos) ao que lhe respondem: “sim o bolo de arroz” lol este é o grande problema. A falta de informação.

Também nos shoppings nos restaurantes da cadeia Vitaminas, que apresentam massa sem glúten, é de facto sem glúten mas não é de todo isenta devido ao ambiente onde está a ser trabalhada.

Uma vez fui lá pedi a massa sem glúten, e no fim colocaram um pedaço de pão em cima da massa.

Este fim de semana fiquei chocado com água das pedras de limão, aquilo diz 100% ingredientes naturais para dar um ar de ser saudável e depois fui ver a composição e 100ml tem 6g de açúcar! Tem mais açúcar do que alguns sumos...depois fui ver a composição de Frize de limão e tem 0g de açúcar.

Este fim de semana fiquei chocado com água das pedras de limão, aquilo diz 100% ingredientes naturais para dar um ar de ser saudável e depois fui ver a composição e 100ml tem 6g de açúcar! Tem mais açúcar do que alguns sumos...depois fui ver a composição de Frize de limão e tem 0g de açúcar.

Marketing ou não, está certo, tem frutose e sumos de limão e maçã, de onde vem esse açúcar.
A fruta tem açúcar naturalmente.

Já a Frize de limão (a minha preferida) tem edulcorante, já não pode dizer ingredientes naturais.

Também não vamos cair no exagero. As pessoas que tem as alergias sabem viver com elas, não são idiotas,

Sem dúvida! As pessoas que têm alergia não são idiotas e sabem medir as coisas por força das suas necessidades.

Depois há as pessoas idiotas que não são alérgicas a nada e que vão na onda do "isto é mais saudável" porque alguém lhes disse que era ou viram uma qq figura conhecida dizer na TV dizer que sim. [:D] A "nutrição por soundbytes" é dirigida a estes últimos, não aos primeiros.

O açúcar não é natural?

Voltar
Superior