Para ganhos que se notem, eu recomendo (e não fica propriamente barato):
- admissão dinâmica (filtro lavável em substituição do elemento de caixa com refrigeração adequada e boa volumetria de ar disponível);
- escape "free flow" (colectores e panelas);
- árvores de cames com maior cruzamento;
- reprogramação (para "espremer" melhor os efeitos das alterações acima);
Isto vai melhorar ligeiramente as baixas e dar uma potência extra (com sorte e com umas cames bem cruzadas, algo na casa dos 15cv é possível).
Para algo mais, um polimento das condutas de escape (há quem defenda que polir as condutas de admissão faz mais mal do que bem), uma "rectificação" à cabeça, acamar as sedes das válvulas e desbastá-las, aligeirar alguns componentes do motor (volante, bielas, etc...)...
Aqui se calhar não se vai buscar tanta potência, mas vai certamente melhorar as baixas.
Ou então, por um custo talvez idêntico, meter um turbo ou um compressor. Mas isso também requer que se altere a taxa de compressão do motor, além de se tratar de uma alteração mais "visível", o que não seria bom para as IPO's e isso.
Pessoalmente, e se tivese dinheiro para gastar, fazia as duas alterações. Isso, se realmente gostasse do carro, porque com tanto dinheiro disponível se calhar ia era para outro [

]
Mas pronto, eu sei o que é gostar dum carro.
Meter-lhe um turbo, aligeirar componentes do motor, meter um escape bom (se meter turbo já não precisa de colectores), admissão dinâmica, válvulas rodadas, condutas polidas, cames mesmo agressivas, remapear a centralina, meter um intercooler e uma "dump valve", radiador do óleo e, claro, nunca esquecer os travões e a suspensão.
Será que me esqueci de tomar os comprimidos "anti-tuning" hoje? [

]