como conseguir Melhor binário...

vou-te ser o mais sincero possível, com essas alterações todas, e mais admissão, se ganhares 5 cvs já é bom...:(

e em baixas até é capaz de ficar mais fraco...

a única hipótese era meter um turbo, com alteração das peças móveis do motor para não prejudicar a fiabilidade!

mas isso é muito dinheiro![;)]

outra solução é mudares os carretos da cx, metendo uma cx mais curta, melhoras as baixas, mas aumentas os consumos e tb é uma operação cara!

Não melhora as baixas,as altas é que chegam mais cedo[;)]

outra solução é mudares os carretos da cx, metendo uma cx mais curta, melhoras as baixas, mas aumentas os consumos e tb é uma operação cara!
Menos drástico, pode mudar apenas a relação final. Claro que o motor vair passar a atingir rotações mais elevadas para a mesma velocidade. Não altera o binário, mas aproveita-o melhor. Mas isso vai-se reflectir nos consumos.[;)]

Para ganhos que se notem, eu recomendo (e não fica propriamente barato):

- admissão dinâmica (filtro lavável em substituição do elemento de caixa com refrigeração adequada e boa volumetria de ar disponível);
- escape "free flow" (colectores e panelas);
- árvores de cames com maior cruzamento;
- reprogramação (para "espremer" melhor os efeitos das alterações acima);

Isto vai melhorar ligeiramente as baixas e dar uma potência extra (com sorte e com umas cames bem cruzadas, algo na casa dos 15cv é possível).

Para algo mais, um polimento das condutas de escape (há quem defenda que polir as condutas de admissão faz mais mal do que bem), uma "rectificação" à cabeça, acamar as sedes das válvulas e desbastá-las, aligeirar alguns componentes do motor (volante, bielas, etc...)...
Aqui se calhar não se vai buscar tanta potência, mas vai certamente melhorar as baixas.

Ou então, por um custo talvez idêntico, meter um turbo ou um compressor. Mas isso também requer que se altere a taxa de compressão do motor, além de se tratar de uma alteração mais "visível", o que não seria bom para as IPO's e isso.

Pessoalmente, e se tivese dinheiro para gastar, fazia as duas alterações. Isso, se realmente gostasse do carro, porque com tanto dinheiro disponível se calhar ia era para outro [;)]
Mas pronto, eu sei o que é gostar dum carro.
Meter-lhe um turbo, aligeirar componentes do motor, meter um escape bom (se meter turbo já não precisa de colectores), admissão dinâmica, válvulas rodadas, condutas polidas, cames mesmo agressivas, remapear a centralina, meter um intercooler e uma "dump valve", radiador do óleo e, claro, nunca esquecer os travões e a suspensão.

Será que me esqueci de tomar os comprimidos "anti-tuning" hoje? [:D]

Maior cruzamento para melhorar as baixas?

Explica lá essa?

Ok, ficas com um "ralenti" de m3rda [:D]
Mas a partir de uma certa rotação (que pode ser tão baixa quanto a da entrada dum turbo), o cruzamento vai provocar um efeito idêntico ao do turbo, na medida em que a saída dos gases de escape (com a válvula de admissão aberta) vai "puxar" ar para o motor de forma forçada (como num turbo).
Claro que, se o cruzamento for abusado, ficas com as vantagens dum V-TEC, mas só nas altas.

Ok, ficas com um "ralenti" de m3rda [:D]
Mas a partir de uma certa rotação (que pode ser tão baixa quanto a da entrada dum turbo), o cruzamento vai provocar um efeito idêntico ao do turbo, na medida em que a saída dos gases de escape (com a válvula de admissão aberta) vai "puxar" ar para o motor de forma forçada (como num turbo).
Tal como pensava. Estás a falar de um VTEC "à padeiro".[:D]

Certamente melhora o desempenho do motor, mas sobretudo em altas, sacrificando as baixas. O que se pretendia não era o contrário?[;)]

Era bom era...
Os ganhos de potência são mínimos quando falamos de motores atmosféricos e ainda por cima, stock.

Mas o que o stock tem a ver?
Os diesel que se compram também são stock.
Só que uma reprogramação num diesel é bastante mais vantajoso (performances) do que num carro a gasolina, num carro a gasolina os ganhos são minimos, penso eu. [:p][;)]

Só que uma reprogramação num diesel é bastante mais vantajoso (performances) do que num carro a gasolina, num carro a gasolina os ganhos são minimos, penso eu. [:p][;)]
Num Diesel tb.[:p]

Já num Turbo, a história é outra (Diesel ou Otto).[;)]

Binário no 1.4 100cv? Simples!

Tás a ver o G40? É sou desmontar uma pecinha e montar no teu [:D]

Binário no 1.4 100cv? Simples!

Tás a ver o G40? É sou desmontar uma pecinha e montar no teu [:D]

Esqueces-te que não se trata apenas de acrescentar "uma pecinha". Seguramente terá que baixar a taxa de compressão, aumentando o fosso até que o compressor entre em carga.

E já viste o preço da conversão? Com isso já comprava um carro a sério![;)]

E já viste o preço da conversão?

Tens toda a razão mas, não me recordo de ver o autor do tópico a fazer qualquer tipo de referencia a preocupações financeiras [:p]

Já agora, a título de exemplo. O compressor da TTE no meu Yaris fica em aprox. 800 contos (montagem incluída)
Se for da Blitz certamente que ficará mais barato...

Certamente melhora o desempenho do motor, mas sobretudo em altas, sacrificando as baixas. O que se pretendia não era o contrário?[;)]

Sim, eu entusiasmo-me com estas cenas e vocês têm que perceber que eu sou muito anti-binário por natureza [:D]

Mas se o cruzamento não for excessivo, pode ser benéfico para as baixas, sendo que, apesar de tudo, o cruzamento sente-se sempre mais nas altas.

Aliás, o que o V-TEC faz é precisamente isso: tem um perfil de cames que é melhor para baixas, e um perfil que é, nitidamente, melhor para as altas, com um cruzamento bem acentuado.

Eu prefiro aqueles carros com um "ralenti" trémulo e engasgado que só começam a gritar lá para as 4.000rpm [;)]
Como o 106 Rallye mkI ou os motores boxer dos 33's.

Mas os diesel já são turbo-comprimidos.

tiras o ar condicionado e metes isto lololololl

rotrex_sm_profile.jpg

talvez um dia o meu jazz leve uma prendinha destas ... [br:)]

Last edited:

VTEC à padeiro.

Ganhou o Nobel desse ano!

LoL!

Se querias binário e força em baixas não compravas esse motor.
O 1.4 100cv é suposto ser a versão "desportiva", está mais "puxado para as altas".
O actual de 85cv está mais equilibrado, penso eu.

Back