Como cortar a barba sem sofrimento

Ora bem, dei mais uma hipótese durante a semana ao bálsamo da Skino e tive os mesmos resultados que descrevi anteriormente.:( Deve ter alguma coisa a ver com a compatibilidade com a minha pele.

Hoje, passei pelo o Continente e comprei a Loção After Shave Sensitive MyLabel (+- 2,50€):

152765d1609618002-como-cortar-barba-sem-sofrimento-after-shave-locao-mylabel-sensitive.jpg

After Shave Loção MyLabel Sensitive.jpg

152766d1609618025-como-cortar-barba-sem-sofrimento-after-shave-locao-mylabel-sensitive-ingredientes.jpg

After Shave Loção MyLabel Sensitive ingredientes.jpg

Utilizei hoje pela primeira vez e posso dizer que gostei bastante. Espalha muito bem na pele. Uma pequena quantidade dá para a cara toda, é rapidamente absorvida pela pele e não deixa a cara oleosa. A cara não ficou vermelha, nem tive aquela sensação de ardor ao colocar (não tem álcool). Tive o cuidado de vestir a mesma camisola de lã da semana passada para testar se a roçar no pescoço causava desconforto e nada. Excelente.apr:)Deixa a cara suave, embora o bálsamo da Skino deixa ainda mais. Será que a percentagem de glicerina presente no Skino é superior?

Ponto negativo desta loção (temos que ser objetivos nas avaliações). A embalagem desta loção é bem foleira, não engana ninguém quanto à gama onde se insere. A embalagem é de plástico muito mal acabado (até os autocolantes da embalagem têm imperfeições) e a própria tampa vem com riscos (a embalagem de cartão não pareceu ter sido aberta).

Recomendo a todos (cheirem primeiro na loja para ver se gostam do perfume [;)]).

Last edited:
Aproveitando o tópico...

Alguém com barba já fez laser ou parecido na zona da maça de Adão e maças do rosto? Só para não ter de usar a lâmina para retificar o contorno...

.................................

Edit. Alguém conhece a marca Barbeal? Tinha na montra outro pincel da Barbeal por 2,20€...............

A Marca Barbeal é a Marca "barata" que a Semogue usa para os pinceis que são vendidos principalmente em Drogarias e por norma o pêlo é um pouco mais rijo que os Semogues, depois tens ainda a Excelsior e a própria Semogue são tudo Marcas fabricadas pela Semogue mas para segmentos diferentes e dependendo do segmento assim será a qualidade e o preço.
Por exemplo esse Barbeal com anilha metálica o cabo é (ou parece-me pela foto) o mesmo do Semogue/Excelsior 1470 mas o pêlo é diferente (O semogue 1470 é um pincel muito bom e o principal é que, é barato [;)] )

Para ajudar nas tuas pesquisas, dá uma vista de olhos no seguinte artigo:

What Does Aftershave Do, and Do You Really Need It While Shaving? (healthline.com) ...........

Muita palha misturada com o Joio, á que saber separar o trigo do Joio porque nem tudo o que aparece escrito é realmente o que parece e é sempre dependente da pessoa que o escreve e do seu ponto de vista [;)]

A Marca Barbeal é a Marca "barata" que a Semogue usa para os pinceis que são vendidos principalmente em Drogarias e por norma o pêlo é um pouco mais rijo que os Semogues, depois tens ainda a Excelsior e a própria Semogue são tudo Marcas fabricadas pela Semogue mas para segmentos diferentes e dependendo do segmento assim será a qualidade e o preço.
Por exemplo esse Barbeal com anilha metálica o cabo é (ou parece-me pela foto) o mesmo do Semogue/Excelsior 1470 mas o pêlo é diferente (O semogue 1470 é um pincel muito bom e o principal é que, é barato [;)] )
Obrigado pela partilha de informação. Não existe quase nenhuma informação acerca da Barbeal. :( A Semogue podia ter um site com esta informação toda.

A minha esposa, sempre em cima do acontecimento, trouxe-me um after-shave da Nivea, Bálsamo. Gosto bastante. Adquirido em promoção junto com um anti-rugas.

A minha esposa, sempre em cima do acontecimento, trouxe-me um after-shave da Nivea, Bálsamo. Gosto bastante. Adquirido em promoção junto com um anti-rugas.
É o Nivea bálsamo sem álcool?

Edit. Aproveito o post para perguntar aos mais experientes. Tem lógica, ou não faz sentido nenhum utilizar After shave loção e After Shave Bálsamo (tenho que gastar o Skino [:D] ) no mesmo barbear?

Last edited:
Olha, olha... Portugal a ser falado lá fora. apr:)
...
Não vi o vídeo todo mas só na safety razor está lá 150€, e o creme também não deve ser barato, não é para o meu bolso
Não sei qual a avaliação dele mas no que a barbear tradicional diz respeito os nossos produtos costumam ser bastante elogiados

Não vi o vídeo todo mas só na safety razor está lá 150€, e o creme também não deve ser barato, não é para o meu bolso
Não sei qual a avaliação dele mas no que a barbear tradicional diz respeito os nossos produtos costumam ser bastante elogiados
Aqueles produtos também não são para o meu bolso, mas fico sempre contente quando vejo produtos portugueses a serem bem falados lá fora.apr:)

Entretanto, no folheto da Beauty Store estão em promoção alguns produtos para o barbear (L'Oreal, Nivea, Brut, Old Spice, Proraso, Denim...).

untitled (worldstores.pt)

Reparei que na Stilcoup (loja física e online) temos bons preços nas lâminas [;)]:

Laminas de Barbear |Produtos Para Barbear Com Desconto (stilcoup.com)

Last edited:

Edit. Aproveito o post para perguntar aos mais experientes. Tem lógica, ou não faz sentido nenhum utilizar After shave loção e After Shave Bálsamo (tenho que gastar o Skino [:D] ) no mesmo barbear?

Protect & Care After Shave Balsamo/Bals

Não guardei a caixa e no frasco não tem a composição do produto, mas tenho quase a certeza absoluta que não tem álcool.

Este, certo?

Cuida e protege a pele - After Shave Bálsamo Protect & Care - NIVEA

Se andares para baixo na página, tens lá a lista dos ingredientes. O segundo ingrediente é o álcool. Depois tenta fazer uma review.

Da minha parte, que nunca fui muito esquisito... até sempre gostei do Denim a "queimar" a cara depois do barbear, para mim este é leve, fresco, sem qualquer sensação de ardor. Acho que cada um de nós é diferente na ilação que tem a qualquer produto, daí, só experimentar mesmo é que dará para ter a ideia exacta.

Faz todo o sentido e ainda mais nesta altura do ano em que está mais frio, pois assim terás uma melhor hidratação da pele [;)]
Já á muitos anos que o faço no Inverno e até hoje nunca tive qualquer razão de queixa, aliás é a única altura do ano em que utilizo bálsamo porque o "normal" para mim é usar apenas Loção e coloco sempre 2 vezes a loção (a 1ª vez que coloco deixo a pele absorver enquanto limpo e arrumo o material usado no barbear diário e depois coloco a 2ª vez antes de sair da casa de banho ) portanto no Inverno é só trocar a 1ª aplicação de after shave de loção para bálsamo e após este absorver coloco então a loção, há quem coloque 1º a loção e de seguida o bálsamo mas comigo resulta melhor colocando 1º o bálsamo é uma questão de experimentares e verificar se contigo também resulta e qual a melhor maneira para ti porque nisto do barbear o que é bom para um pode ser o pior para outro, porque cada um de nós tem o seu tipo de pele e de barba assim como sensibilidade a todo e qualquer produto como por exemplo nas lâminas há quem use e adore usar as Wilkinson mas para mim não as quero nem dadas tal como se passa com as que mais utilizo (Lord Super Stainless Classic) para mim são das melhores (mas não as únicas [;)] ) e conheço quem diga que são suaves demais, mas como se costuma dizer/escrever nos fóruns YMMV "your mileage may vary".

Boas,tenho seguido este tópico mas nunca me manifestei,tudo o que escrevo aqui são sugestões,os meus gostos pessoais e não quero impor marcas a ninguém,e então a nivel de lâminas será mesmo um campo pessoal e este campo é o mais importante.

Desde os meus 16/17 anos que a minha maneira de barbear é o tradicional,herdei este lado do meu falecido pai,e aprendi a me barbear à maneira militar,o meu pai era militar... .

As primeiras vezes que me fiz a barba foi com as famosas Bic Comfort,o meu velho disse-me que era para aprender a me cortar,deu-me uma tanguinha velha e apresentou-me a navalha e um safety razor,aprendi a barbear com os dois.

O meu primeiro razor perdeu-se,e acabei por comprar outro exatamente igual da Feather mas um modelo de tipo borboleta,que me custou 39 francos suiços.

Este último durou-me 15 anos até o meu rapaz de 9 anos se andar a treinar,o deixar cair e lhe passar um pé por cima.

Tinha também uma tigelinha de sabão que me tinha sido oferecido pelo meu pai do Dr.Pereira,uma maravilha,quando acabou fiquei só com como eu lhe chamo a tigela.

O razor estragou-se há um mês,e entretanto andei a barbear-me com um Mach3 Turbo da Gillette...enfim é vergonhoso de o admitir.

Decidi redimir-me e aproveitei uma promoção da Wilkinson.

Safety razor de borboleta,linas Wilkinson Sword e pincel da Wilkinson...FALSA boa ideia,o razor é bom para iniciantes,mas falta-lhe muito para chegar a um Feather.

As lâminas da Wilkinson um verdadeiro horror,viajei no tempo 18/19 anos.

O pincel....serve para o gasto,mas nada de especial e larga muito pêlo.

No início da semana decidi comprar algo de qualidade e que já há algum tempo (anos) me enchiam os olhos.

Comprei o Mühler R 106,é excelente,confortável,preciso.

Precisei de algo mais "agressivo" e adquiri o R89 da Mühler.

Fiz uma encomenda que costumo fazer a cada ano,é raro encomendar duas vezes.

Lâminas Feather e uma embalagem da Personna para experimentar.

O dono da loja acabou por me mandar mais uma embalagem da Personna e duas da Derby para experimentar,junto com amostras de lingetes de colónia.

Créme de barbear ProRaso metol e eucalipto,sempre foi e sempre será.

Uma tigela a sabão da Mühle em aço para substituir a que partiu do Dr.Pereira.

Um "mealheiro" de lâminas como lhe chamo para as lâminas usadas.

Uma proteção de cabeça para razors da Mühler

Uma pedra de Alum.

O bálsamo que uso neste momento foi um que compro de "urgência" da Nívea,servem bem para o desenrasque.
6f566f893baf53d6bd6bc779f7fc2255.jpg
32b35f346f184a3a91b25e4ae5a09dcb.jpg
12d1c56f202f1ee74e0f06d614c84cfc.jpg
fd18330dac998bb2e2b12e85d6fad485.jpg
0d637e244dabd1f71adab46fe51ba86f.jpg
cccad9a442a6fcd9657e83109e65fed7.jpg
d57b8220745eb74626f07b59fad1da78.jpg
63a5483c33d859f7f46709db0b881f2f.jpg
8d7c47c6245a6baff673e95323e0d7f6.jpg
6c175c31eab69c18e3951a07753c28db.jpg

O procedimento é simples e o segredo é não ter pressa nenhuma sobretudo quem deseja se barbear à navalha.

Recomendo que o barbear seja feito depois de um duche.

Primeiro preparem a espuma de barbear,que seja densa,ontuosa,mas não com um aspeto duro e espessa,se é que me faço entender....convém que ela trabalhe,que tenha bolhas de ar incorporadas pequenas como uma simples emulssão.

Molhem a cara com água morna,apliquem a espuma,trabalhem a espuma no rosto durante um bom bocado sobretudo na primeira aplicação.

Molhem o razor em água morna para não sentirem o frio do metal na cara,mas NUNCA água quente para não danificar o "fio" da lâmina,pois do repente fazem tudo direito e no final,acabam com uns golpesitos...pode acontecer devido a este pequeno pormenor.

Barbear em 3 vezes,para baixo,lateral e de baixo para cima e sempre no sentido de crescimento do pêlo,se for necessário "estudem" o sentido de crescimento do pêlo.

De início se sofrerem irritação façam só 2 passes,os tradicionais,o lateral podem saltar.

No final passar a cara por água fria para fechar os poros,e peles sensiveis,pessoalmente naqueles dias de verão que começamos a suar mal se sai do banho....acrescento cubos de gelo à água para que ela fique bem gelada,acalma bastante o ardor.

Depois disto secar a cara,humedecer a pedra de alum e esfregar a mesma na cara durante 30 segundos,não muito mais tempo,pois dará uma sensação de que a pele está a encolher.

Não sequem a cara,apliquem direto o vosso bálsamo,after-shave,colónia,creme,etc.

Um razor,o mais chato será de se habituar a conduzir o mesmo pela cara,há uma diferença entre o tradicional e o que se compra descartável,falando de gillettes,bic's,etc.

Back