Como cortar a barba sem sofrimento

Eu uso a gilette fusion, faço geralmente depois do banho e pronto.

Cortes sao raros, faço com a espuma da gilette a mais barata que nao me lembro do nome... 2 passagens para ficar lisinho, agua para tirar o restos de espuma e esta feito, nao meto aftershaves nem balsams nem nada que fico com alegria. O dia seguinte fico com a pele um bocado seca, mas é melhor isso que ficar com borbulhas e com a cara a arder.

Ha bastante malta a referir o ardor na cara. Nunca tive esse problema, nem mesmo quando me cortava.
Nao me ardia.:sh)

Barba a sério é feita com uma destas

Clive%27s%20Bowie3lge.jpg

Até hoje sempre usei espuma da Gillette. Recentemente comprei da Nivea e achei muito melhor (e ainda por cima mais barata!).

De resto, sempre que preciso de fazer a barba é no banho. A água quente e os vapores facilitam o barbear.

eu não tenho problema com o creme a aplicar, mas sim com a pele e com a forma de passar a lâmina. agora tem dado um anúncio de uma marca e ele faz a barba a descer pela cara, mas num sentido meio diagonal/horizontal. começa nas suíças e vai deslizando por ali fora. em baixo faço de baixo para cima.

tem resultado, isto aliado a desfazê-la no chuveiro e depois é só ir ao espelho dar uns retoques. cremes depois da barba? vou variando, mas uso sempre sem álcool. muito bons para a minha pele. [:p]

eu faço assim:

lavo a cara com aqua quente (não excessivamente) e mantenho-a molhada durante 2 minutos... aproveito para lavar os dentes nesse intervalo. depois então aplico espuma de barbear (ando a usar espuma da Gillette), espalho bem e aguardo mais um minuto. para cortar uso Gillette Fusion manual
gillette_fusion_manualcrvd.jpg

sigo o exemplo do carlosmrs, fazendo movimentos lentos e com fazendo pouca força ao deslizar. na parte do queixo e zona do bigode costumo cortar em sentido contrario ao crescimento dos pelos.

no fim, lavo abundamentemente com água bem fria para acalmar a pele.

Eu uso:

Espuma de barbear L'Oreal Men Expert
Laminas Gillete Fusion
Balsamo L'Oreal Hidratante 24H ou o Gucci by Gucci pour Homme [br:)]

E fica-se pronto prá loucura do dia-a-dia [;)]

- Lavar o rosto com água MUITO QUENTE 3-4 minutos antes
- Gel de barbear Nivea Gel Refrescante (embalagem azul)
- Lâmina Bic Comfort 3
- Água MUITO FRIA no fim
- After Shave Nivea Balsam Sensitiv

Esta combinação tem resultado bastante bem, no entanto agradeço se alguém colocar aqui outro tipo de combinação que resulta, uma vez que cortar a barba é das PIORES coisas que pode existir :)

Pelo menos para mim

Aqui vai a minha actual opinião que é tb muito pessoal...

Nunca de se deve lavar e enxaguar com temperaturas de água diferentes. Essa é a principal causa de encravamento. Deve deixar-se tempo à pele para se adaptar ao pelo cortado.

Ponto 1

Quando molhamos com água quente, toda a pele dilata. e o próprio pelo sai mais para fora. Se depois de cortarmos, molharmos com água fria é a morte do guerreiro. Porque a pele irá contrair bruscamente e engolir alguns pelos que vão encravar... .[;)]

Ponto 2

Quantas mais lâminas se usam, melhor fica o barbeamento e mais encravam os pelos. Pela mesma lógica qt mais fundo é o corte, mais facilmente ele é engolido pela pele. Usar lâminas de 2 lâminas é melhor para a pele mas o resultado estético é pior: faz a tua escolha.

Ponto 3

Aftershave é "anti-natura". Isto é, depois de fazer a barba a pele fica desprotegida. A pior coisa que se pode fazer é espetar-lhe em cima com uma mistura de compostos químicos artificias derivados do crude de petróleo. Tentem ler o rótulo de um aftershave que está lá explicada a michordia de porcarias que aquilo tem.

Sugestão: experimenta durante 1 semana: lavar e enxaguar com água morna, usar gilette 2, e não colocar aftershave no fim.

Barba a sério é feita com uma destas

Clive%27s%20Bowie3lge.jpg

Desde que tenhas algo com que fazer espuma (qualquer sabão dá), água e a faca esteja bem afiada, dá quase na perfeição. Não era a primeira vez que eu fazia. [;)] (só não consigo fazer o bigode, mas vá, se estás no extremo de ter que usar uma faca de mato para fazer a barba de certo que não estás a preparar-te para o jantar de gala...)

Para mim o melhor truque em termos de facilidade e rapidez de cortar a barba, bem como minimizar ou mesmo tornar inexistente qualquer efeito colateral, é usar uma máquina daquelas tipo de cortar o cabelo. Atenção, não é das de barbear que têm cabeça oscilante ou rotativa.

Fica-se com uma barba de um dia mas é de uma simplicidade incrível. E não é preciso espuma ou after-cheiro [:p]

Claro que para quem tem necessidade (profissional ou outra) de ter a cara em pele, isto não serve.

experimentei ontem a gillette fusion (5 laminas) e continuo a preferir a minha wilkinsword de apenas 3

a combinaçao é:
-agua quente (dica daqui do forum)
-espuma da nivea (nem sei qual é)
-wilkinsword xtreme 3
-balsamo da nivea (mais uma vez nao sei qual é)

ah, e nao consigo fazer a barba depois do banho pois chafurdo-me todo de espuma e teria que tomar outro banho para retirar os excessos [:)]
portanto, tem que ser antes. e os cortes sao em rarissimas ocasioes

eu faço assim:

lavo a cara com aqua quente (não excessivamente) e mantenho-a molhada durante 2 minutos... aproveito para lavar os dentes nesse intervalo. depois então aplico espuma de barbear (ando a usar espuma da Gillette), espalho bem e aguardo mais um minuto. para cortar uso Gillette Fusion manual
gillette_fusion_manualcrvd.jpg

sigo o exemplo do carlosmrs, fazendo movimentos lentos e com fazendo pouca força ao deslizar. na parte do queixo e zona do bigode costumo cortar em sentido contrario ao crescimento dos pelos.

no fim, lavo abundamentemente com água bem fria para acalmar a pele.

Curiosamente comprei a Fusion manual ontem e em comparação com a Mach3 turbo que tinha antes é muito mais macia e eficaz. Gostei!

Para mim o melhor truque em termos de facilidade e rapidez de cortar a barba, bem como minimizar ou mesmo tornar inexistente qualquer efeito colateral, é usar uma máquina daquelas tipo de cortar o cabelo. Atenção, não é das de barbear que têm cabeça oscilante ou rotativa.

Fica-se com uma barba de um dia mas é de uma simplicidade incrível. E não é preciso espuma ou after-cheiro [:p]

Claro que para quem tem necessidade (profissional ou outra) de ter a cara em pele, isto não serve.

É também o que faço, e como a minha barba é loira passa como se a tivesse cortada [:cool:] (também é por isso que só a aparo umas 4 vezes por mês, sendo a barba loira não dá muito "estrilho")

experimentei ontem a gillette fusion (5 laminas) e continuo a preferir a minha wilkinsword de apenas 3

a combinaçao é:
-agua quente (dica daqui do forum)
-espuma da nivea (nem sei qual é)
-wilkinsword xtreme 3
-balsamo da nivea (mais uma vez nao sei qual é)

ah, e nao consigo fazer a barba depois do banho pois chafurdo-me todo de espuma e teria que tomar outro banho para retirar os excessos [:)]
portanto, tem que ser antes. e os cortes sao em rarissimas ocasioes

Exactamente!!

Tenho 2 máquinas (uma de 50 aerios e outra bem boa até) arrumadas porque volto sempre à conclusão de que com gillete mach 3 é que é!!!

Carinha de bebé todos os dias e com agua quente não custa mesmo nada...

Produtos só da nivea! Muito Bons e baratos!

Produtos só da nivea! Muito Bons e baratos!

Este é o melhor conselho que pode ser dado!

No final, em vez de aplicarem after-shave's ou produtos idênticos, coloquem uma loção/creme hidratante (novamente da Nivea e de uso específico na cara). É muito melhor! Eu uso este:
13331_1169c739c5eeaab3f31f2bf499ac5019.jpg

Este é o melhor conselho que pode ser dado!

No final, em vez de aplicarem after-shave's ou produtos idênticos, coloquem uma loção/creme hidratante (novamente da Nivea e de uso específico na cara). É muito melhor! Eu uso este:

subscrevo apr:)

com uso diário, passado um tempo, a pele fica sedosa...

a *PREPARAÇAO* para um barbeado sem irritação

a *PREPARAÇAO* para um barbeado sem irritação

Tudo isto faz parte do conhecimento milenar que já existia antes de haver latas de espuma pressurizada. Uma coisa nova, não é necessáriamente melhor :p
Para mais informação pesquisem sobre "barbear classico".

Passo dar mais algumas informações........

Para que se possa fazer um barbeado confortável, é requisito mínimo ter a pele devidamente preparada para isso.

Se tens uma pele oleosa, suponho que terás tendência a ignorar este ponto ou considerá-lo "acessório".
Em todo o caso, não substimes esta parte do barbear...

Pelo menos 50% do barbear, consiste na preparação da cara.
Quer isto dizer que, se não tiveres a cara bem preparada, vais ter no mínimo um barbear desconfortável. :o

Se, por outro lado tiveres o cuidado de teres a preparação certa (pincel, espuma, técnica), quase que podes "brincar" com a navalha/lãmina na cara.

A preparação

ou como preparar a cara para a espuma.

O porquê: uma pele hidratada tem muito mais elasticidade. E uma boa elasticidade na pele é um boa protecção quando se vai fazer a barba. Também providencia a abertura dos poros, que facilita a limpeza de pele, o que também previne infecções cutâneas,

Para isso:
Pode-se também usar um sabão de esfoliação ou um creme de limpeza na cara de quando a quando;
Dar preferência a fazer a barba após o banho;
Há quem coloque uma toalha quente na cara para o mesmo propósito. (nunca desbundei essa cena)
Aquando o passar a espuma, é conveniente ter a pele molhada e um pouco massajada.

Preparação da espuma
Aqui as coisas diferem muito, e cada um faz à sua maneira.
Pode-se preparar a espuma na tijela, ou directamente na cara.
Utilizando água quente em todo o processo mantém os poros abertos, o que torna a espuma mais eficaz

O processo é invariavelmente o mesmo e consiste num pouco de creme/sabão, um pincel molhado (preferecialmente água quente).
O pincel irá misturar o sabão/creme com água e ar, que lhe vai dando a consistênca desejada, até que se vai formando a espuma pretendida

É necessário acompanhar a evolução da coisa: tanto não interessa uma espuma muito líquida (pobre), como muito espessa (seca - não hidrata, não lubrifica).

A aplicação deve ser feita com o pincel de forma a massajar toda a zona.
Dá particular atenção às zonas que consideras mais "dificeis".

Isto providenciará uma limpeza da pele e permite uma melhor absorção da espuma, o que proporciona uma lubrificação que permite um deslizar melhor da lâmina.

Abraço
Nuno Leitao

Ando mesmo à procura de uma máquina apenas para aparar, para ficar com barba de um dia. Aconselhas alguma? Tenho uma barba assim um pouco para o forte, mas nada de exagerado.

Cumps

Back