Como cortar a barba sem sofrimento

Quem é que aqui ainda consegue fazer a barba com lâmina de baixo para cima?

Eu, aos 38, ainda consigo. Apesar de ficar com algumas pintas de sangue no pós.

Perfeitamente, se for com as Feather então, parece a cara de um miúdo de 6 anos.

Com a shavette já tenho que ter cuidado com as lâminas, mas também vai, não pode é ser a abrir como com safety razor.

Quem é que aqui ainda consegue fazer a barba com lâmina de baixo para cima?

Eu, aos 38, ainda consigo. Apesar de ficar com algumas pintas de sangue no pós.

Eu só faço no pescoço com gilette.
E faço sempre depois do banho, primeiro de cima para baixo, e depois de baixo para cima. Fica impecavel e 0 sangue.

Depois de ter escrito o post estava precisamente a ver o Keepa para ver a flutuação de preço. [:D]
Já esteve a 49.99€ na Amazon.es. Mas é estranho porque me diz que agora está a 54.90€ e na realidade está a 59.90€

Mas os 45.17€ na amazon.de é óptimo preço.

Será que nos prime days irá estar melhor? (eu sei que é futurologia, mas parti a minha bola de cristal...)

E ficou mesmo a 44.99€ no prime day! [:)]

Eu só faço no pescoço com gilette.
E faço sempre depois do banho, primeiro de cima para baixo, e depois de baixo para cima. Fica impecavel e 0 sangue.
Pra mim qualquer uma das meia dúzia de descartáveis que tenho há anos serve. De X em X tempo afio-as e esterilizo-as e ficam como novas:
1) aquecer aquilo 1 ou 2 minutos encostando um secador de cabelo pra amolecer as lâminas;
2) esfregar umas 50 ou 100X num tecido áspero, por exemplo, avesso das calças de ganga, pra afiar bem;
3) deitar umas gotinhas de vinagre, depois uns pozinhos de bicarbonato de sódio, e novamente vinagre;
4) deixar uns 15 ou 30 minutos em efervescência e depois, tapando a torneira com polegar, limpar com jacto de água;
5) deixar secar e sacudir bem, e depois deitar uma gotinha de álcool etílico.
Back in business e a cortar na perfeição. O truque é, em vez de cima pra baixo ou de baixo pra cima, do meio da cara pra a periferia. E no pescoço idem - do meio pra os lados. De baixo pra cima, só no fim pra caprichar o acabamento.

Sei que não é bem o tema do tópico, mas como é para a cara de homem, cá vai... alguém recomenda um creme para a cara de qualidade?
São 37 anos e parece me a melhor altura para começar a usar algo do género. Já noto em volta dos olhos aquelas pequenas rugas. Sei que não há milagres mas podia usar alguma coisa para atenuar.

Alguém sabe se o bálsamo da skimo que se vende no Pingo Doce foi descontinuado?
Já fui a dois e tem uma plaquinha a dizer produto indisponível e nada de o achar à venda.

Iniciei-me nestas lides do wetshaving com double hedge razor.

Anteriormente era gel e gilette mach proglide 5 (acho que é este o nome).

Já fiz duas vezes com uma muhler r89 que comprei (por supostamente ser beginner friendly) mas a barba ficou muito mal escanhoada.

Preparei a cara com água tépida e gel pré-barbear proraso.

Fiz boas espumas tanto com creme palmolive lavanda como com creme da proraso (gostei mais do palmolive, a espuma é mais fácil de montar).

Fiz múltiplas passagens, a favor, contra e paralelamente ao pêlo, mas o resultado final é muito insatisfatório.

Que estarei a fazer mal? O ângulo parece-me certo. Estou a fazer pouca força, mas mesmo quando a aumento não parece fazer diferença.

Usei sempre lâmina nova.

Alguém pode dar uma dicazinha?

Fazer múltiplas passagens a favor/contra com angulo correto de corte e o final é insatisfatório ? A única explicação que consigo encontrar é na qualidade da lamina. Tem de ser mesmo muito má.

Fazer múltiplas passagens a favor/contra com angulo correto de corte e o final é insatisfatório ? A única explicação que consigo encontrar é na qualidade da lamina. Tem de ser mesmo muito má.

Bom, eu penso estar a fazer o ângulo correcto... tento colocar a lâmina nos 30% e também tento perceber pelo som, quando ouço a cortar é porque está onde deve estar (acho eu).

Comprei umas voskhod revestidas a titânio, porque tinham boas críticas e eram baratas. Mas também e sobretudo porque as que estavam na equação eram umas feather, mas tive receio que fossem agressivas de mais para um novato destas andanças.

Será possível as lâminas serem assim tão más? Conheces as lâminas? Já alguém aí para trás falou delas e penso que positivamente. Ou será que os russo me aldrabaram?

Ainda assim, a máquina trazia uma lâmina da muhler, talvez a experimente amanhã para ver se melhora.

Hoje encontrei num daqueles minimercados de bairro umas bic, mas como já li malta a criticar as bic não as comprei.

Eu penso muito se será falta de pressão, mas supostamente não é para se fazer o oposto de pressionar bastante a pele?

Outra hipótese será a de eu não estar a "esticar" suficientemente a pele?

Última edição:
Olha que as Feather para quem não está bem habituado podem ser um bocado indelicadas... .

Experimenta Gillette Silver Blue,tem um excelente corte,são suaves e permissivas e uma boa duração de vida.

Mas gostos são gostos.

Olha que as Feather para quem não está bem habituado podem ser um bocado indelicadas... .

Experimenta Gillette Silver Blue,tem um excelente corte,são suaves e permissivas e uma boa duração de vida.

Mas gostos são gostos.

Obrigado pelo aviso.

Eu percebo que são as mais agressivas, mas talvez por isso façam um bom combo com a minha muhler r89 que é uma máquina branda.

Vou procurar essas Silver Blue. Também já li bem sobre as Astra.

Se calhar até não era mal pensado comprar daqueles packs que trazem múltiplas marcas para ver o que melhor se adapta à minha barba/máquina.

Hoje vou experimentar a lâmina da muhler. Depois logo escrevo como correu.

Bom, usei a lâmina da muhler e a coisa melhorou.

Mas não sei bem se da lãmina se pelo cuidado que tive em garantir o ângulo e sobretudo em sentir o "agarrar" da lâmina ao corte.N

No entanto, e mesmo após várias passagens em todos os sentidos, a barba ficou mal desfeita. Se zero fosse o pêlo desaparecer completamente e 5 fosse uma barba de dois dias, diria que após me barbear fico com o pêlo ao nível 1.

A minha pele não sofre muito de vermelhidões nem desassossego depois de fazer a barba, mas o certo é que tenho um pêlo tipo lixa. Grande e muito forte.

Será do tipo de pêlo que tenho?

Ou isto não passa tudo de nabice de iniciante?

Voltar
Superior