Como cortar a barba sem sofrimento

Repara na lista dos ingredientes, em que lugar é que aparece a glicerina (a quantidade vai diminuindo à medida que avançamos na lista de ingredientes, o primeiro ingrediente na lista é o que tem maior quantidade e o último é o que tem menos).

Se não notares diferença, não desanimes, porque foi exatamente o que me aconteceu. Só quando experimentei aquele do Mercadona (glicerina está em segundo lugar na lista dos ingredientes), é que realmente notei uma melhoria.

Edit. E que tal se está a portar a tua máquina? Já experimentas-te mais lâminas?

Pois... não reparei nisso e agora já não há listagem de ingredientes [:)]

Quanto às lâminas, tenho-me dado bem com as Wilkinson, a minha barba é macia, logo, não stresso muito com isso. Tenho estas, ainda tenho 9 lâminas da Bic, sinceramente, só preciso de lâminas daqui a uns meses. [:p]

Pois... não reparei nisso e agora já não há listagem de ingredientes [:)]

Quanto às lâminas, tenho-me dado bem com as Wilkinson, a minha barba é macia, logo, não stresso muito com isso. Tenho estas, ainda tenho 9 lâminas da Bic, sinceramente, só preciso de lâminas daqui a uns meses. [:p]
Pois... Também me aconteceu isso quando comprei o creme de barbear Palmolive Sensitive (2,00€+- numa loja Eu Poupo). Quando dei por ela, já não sabia da embalagem com a listagem dos ingredientes. [8b]

153136d1613396956-como-cortar-barba-sem-sofrimento-creme-palmolive-sensitive.jpg

Creme Palmolive Sensitive.jpg

Vocês não se acreditam, mas é mais fácil eu conseguir encontrar Palmolive Sensitive do que creme de barbear Lavanda (é um produto nacional [8b] ).

Este creme tem um cheiro pouco intenso (não o sei descrever) e oferece um bom deslize. o deslize é superior ao creme da Bonté. Um iniciante, consegue fazer espuma muito facilmente com este creme. É mesmo muito fácil conseguir uma espuma de qualidade e ela mantém-se durante bastante tempo (não seca facilmente). É cremosa e brilhante. Em termos de protecção, o creme da Bonté é superior ao Palmolive sensitive. Não é que seja mau, apenas o Bonté é superior nesse aspecto.

Entretanto recebi ontem à noite, de prenda do dia dos namorados, a King C Gillette.

153137d1613397375-como-cortar-barba-sem-sofrimento-box-safety-razor-king-c-gillette.jpg

Box safety razor King C Gillette.jpg

153138d1613397425-como-cortar-barba-sem-sofrimento-safety-razor-king-c-gillette.jpg

Safety razor King C Gillette.jpg

A minha mulher disse-me que agora é fácil dar-me prendas. Parece que nos próximos tempos, vou ter sempre prendas porreiras. [;)]

Já a experimentei.[;)] A máquina é pesada, mas ao contrário da Ming Shi 2000S que era muito pesada (vendi, porque não me habituei a ela) na cabeça, o peso desta é equilibrado. Tem um aspecto premium e é bem construída. Para os meus gostos, é bonita.

Experimentei-a com uma lâmina King C Gillette na 2ª utilização (barba e cabelo por isso foi a última vez) e posso dizer, que em termos de agressão, deve estar ela por ela com a Wilkinson baratinha (se calhar a Wilkinson é ligeiramente mais agressiva, mas mal se deve notar). Esta é uma máquina que perdoa bastante e é extremamente fácil de encontrar o ângulo certo. É excelente para quem quer começar com uma safety razor (até o cabo é longo). Não se aproxima da eficácia da slant plástica made in Germany, mas acho que também não era esse o objectivo da Gillette com esta máquina. Esta é mesmo uma máquina excelente para quem quer começar. Só lhe falta uma base (tenho que procurar pelo o Ali Express para ver se encontro alguma coisa).

Last edited:
Eu acho a combinação máquina mais a lâmina King C. Gillette muito suave. É a combinação ideal para iniciantes, quase à prova de erro.

Descobri este vídeo nacional de como fazer uma espuma:

O homem tem uma coleção de pinceis impressionante (a partir dos 5min12seg).[br:)]

Last edited:
Ontem visitei uma Beauty Store em busca do creme de barbear Lavanda, mas mais uma vez não o encontrei (é incrível como é tão difícil encontrar este creme nacional em lojas físicas, com jeitinho o PSoares deve conseguir encontrá-lo mais facilmente do que nós).

Saí de lá com um creme Proraso (não ia desperdiçar a viagem [:p]) branco (na loja tinha o branco, o vermelho e o azul) a 2,96€.[;)] Apanhei sem querer uma promoção (a promoção da Proraso está na pág. 10 no folheto deles).

Promo_Beauty_Janeiro_2021.indd (worldstores.pt)

153225d1614438027-como-cortar-barba-sem-sofrimento-box-cream-proraso-white.jpg

Box cream Proraso White.jpg

153226d1614438054-como-cortar-barba-sem-sofrimento-proraso-white.jpg

Proraso White.jpg

153227d1614438076-como-cortar-barba-sem-sofrimento-ingredients-cream-proraso-white.jpg

Ingredients cream Proraso White.jpg

153228d1614438094-como-cortar-barba-sem-sofrimento-cream-proraso-white.jpg

Cream Proraso White.jpg

Last edited:
Foi essa mesma que comprei !

E gostei. Estou a me aperfeiçoar nela.

Mashahiro que tal? Está a correr melhor? Já conseguiste algumas melhoras no processo?

Eu comprei esta semana um sabonete desses. 0,48€ no Continente. Entre hoje ou amanhã, já devo experimentar o pré-shave com ele.

Phillipric sempre chegaste a experimentar o sabonete de glicerina como pre shave? Notaste alguma diferença?

Last edited:
Mashahiro que tal? Está a correr melhor? Já conseguiste algumas melhoras no processo?

Phillipric sempre chegaste a experimentar o sabonete de glicerina como pre shave? Notaste alguma diferença?

Boas !

Bem, com a King Gillette está TOP !

Quase sem cortes nenhuns. E os poucos que tenho é na curva do queixo e no bigode. Coisas muitos pequenas. Da falta de técnica, com as curvas. As gilletes normais são fixes porque adaptam-se à cara. As Razor não.

Tirando isso, sai quase perfeito. Não quero outra coisa. (Experimentei uma Gillete normal...odiei! Nunca pensei que depois já a cara não se ia adaptar a mais nada. Após a Razor não quero mais nada)

Experimentei a Razor da Wilkinson com as lâminas da Razor...bem que diferença. É a pior coisa. Fiquei todo cortado, o peso e a pega da Razor não servem para mim. Até a cabeça onde encaixa a lâmina, pois assim piora o desfazer da bara.

wilkinson-sword-classic-aparelho-barbear-cabecas-de-substituicao-5-pcs___12.jpg

Não recomendo.

Até gosto da safety razor da Wilkinson, não sou é muito fã das lâminas Wilkinson, ainda assim na minha opinião são melhores que as bic
A razor da Wilkinson é mais agressiva que a King c Gillette daí os cortes
Mas ainda bem que te estás a adaptar com a King

Até gosto da safety razor da Wilkinson, não sou é muito fã das lâminas Wilkinson, ainda assim na minha opinião são melhores que as bic
A razor da Wilkinson é mais agressiva que a King c Gillette daí os cortes
Mas ainda bem que te estás a adaptar com a King

Quanto a mim a BIC tem um péssimo controlo de qualidade. Na mesma caixa já apanhei lâminas muito boas e outras péssimas. E também não gosto da máquina da Wilkinson.

A SR da Wilkinson não é agressiva antes pelo contrário é bastante suave, mas tem é um ângulo de corte diferente do normal (a King C gillette tem um ângulo considerado "mais normal") a Wilkinson devido á lâmina ficar mais direita (plana, sem uma curvatura tão acentuada dentro do cabeçal) fica com um ângulo diferente e devido a esse facto faz com que o ângulo considerado normal +-30º passe para um ângulo de entre os 35º/40º ( é considerado normal o ângulo de 30º até 45º mas existe diferença no barbear entre ambos ângulos e a maioria das marcas utiliza como padrão os 30º)
Resumindo os tão falados 30º considerados normais são na lâmina e diferentes SR podem ter ângulos diferentes e por isso para fazer os tais 30º na lâmina terá que ser feito na em algumas SR 40º, as SR Parker Butterfly por exemplo têm 40º e se for inferior a isso até parece que vem a arranhar a pele e arrancar os pelos pela face abaixo se for superior é tão confortável que não corta nada porque a lâmina nem toca na pele, ou seja com a SR parada na face nada melhor que encostar o cabeçal á face e ir baixando o cabo até que se note o ângulo desejado para que o barbear seja suave e confortável.
Isto por escrito parece complicado mas na prática é muito fácil de fazer e após alguma prática começa a ser feito instintivamente e sem darmos por isso [;)]

Umas imagens para tentar que seja mais fácil o que tentei dizer por escrito

How-To-Properly-Shave-With-A-Safety-Razor.png

search
search

Back