Como cortar a barba sem sofrimento

Tenho andado aqui a pensar...

E usar a R41 para a 1º passagem WTG e a R89 para uma passagem ATG ou XTG?

Se calhar conseguia um BBS sem irritações.

O que acham da ideia?

Vou tentar e depois digo algo.

Tenho andado aqui a pensar...

E usar a R41 para a 1º passagem WTG e a R89 para uma passagem ATG ou XTG?

Se calhar conseguia um BBS sem irritações.

O que acham da ideia?

Vou tentar e depois digo algo.

A melhor resposta para isso é: E porque não tentares comprar uma ajustável? A Progress é uma excelente máquina...É um clássico com mais de 40 anos de existência, e mesmo assim continua no topo das preferências de muitos entusiastas do BC.

A melhor resposta para isso é: E porque não tentares comprar uma ajustável? A Progress é uma excelente máquina...É um clássico com mais de 40 anos de existência, e mesmo assim continua no topo das preferências de muitos entusiastas do BC.

Até já pensei nisso!

Em mês e meio já comprei duas máquinas, dois pinceis, mais uma série de sabões e afins... por ora vou manter o que tenho senão isto é uma espiral de custos.

Hoje experimentei uma lâmina Bic (platinum de cor laranja) na R41.

Adorei a primeira passagem, e depois na 2ª quando chego à zona do pescoço e do queixo, a fazer algo entre ATG e XTG, fiquei cheio de cortes no pescoço. E cheio de irritação.

Na R41 não a uso nunca mais. Hei-de experimentar na R89 para ver a diferença.

Até já pensei nisso!

Em mês e meio já comprei duas máquinas, dois pinceis, mais uma série de sabões e afins... por ora vou manter o que tenho senão isto é uma espiral de custos.

Ui, nem quero entrar nas questão das compras... O mês passado foi um completo descalabro! Ainda hoje recebi um novo pincel de Cerdas juntamente com um creme. Não há carteira que aguente 😂

Mas se gostas de BC, aviso-te já que a Progress é quase uma máquina obrigatória! Tanto te dá o mais delicado dos barbeados, como manda abaixo dias e dias de crescimento. É um todo-o-terreno!

Para já, sem muitas mais experiências, continuo com o meu kit de máquina Wilkinson, pente e creme da mesma marca, com lâminas Astra Premium. Dão-me bem para 4 ou 5 utilizações sem grandes problemas. Também só faço aparar as linhas da barba.
Mas desde que mudei para o barbear clássico que não penso noutra possibilidade.

De facto somos todos diferentes nisto do barbear tradicional.

Tenho andado com alguma irritação (razor burn) decorrente do barbear,pois desde que comecei o barbear tradicional passei a fazê-lo todos os dias ao invés de dia sim dia não como fazia até então, e desde que comecei a utilizar a R41 a minha pele ressentiu-se bastante, pese embora os barbeares espectaculares.

Tal como escrevi algures aí por cima, para mitigar a irritação, pensei em utilizar a R41 para uma primeira passagem e a R89 para as seguintes, tentando assim conciliar um bom barbear com uma diminução da irritação.

E de facto tentei uma só passagem com a R41 e as restantes com a R89 e apesar de os resultados terem melhorado, passei a fazer uma 1ª passagem com a R41 N-S em todo o rosto e uma 2ª meia diagonal de N para Se também com a R41 nas bochecas e pescoço, mas não no bigode.
O resto do barbear era com a R89 para os ajustes no bigode, queixo e no pescoço. Também para fazer contra o pêlo em toda a cara.

Os resultados são óptimos e o ardor desapareceu.

Também tenho de referir que apurei a técnica. Cortes mais curtos. Pressão inexistente. Passagens para desbastar e não para eliminar o pêlo.

Entretanto chegaram-me as GSB e umas Astra SP, mas ainda não usei nenhuma delas. Ando a utilizar umas gillette platinum óptimas.

Comecei também a melhorar a espuma usando sabão proraso e complementando com creme (proraso ou palmolive) cujos resultados na espuma foram assinaláveis.

Agora sim, parece que estou a conseguir compreender o crescimento do pêlo, a forma de o cortar e a técnica a utilizar com a lâmina na cara.

Os resultados são entusiasmantes.

Last edited:
Tenta encontrar um creme com lanolina, vais ver que melhora muito
Lavanda da Ach Brito ou o TS por exemplo

Também já li sobre eles. Nos fóruns estrangeiros comentam sempre a característica de os cremes portugueses bons terem lanonina.

Hei-de comprar e experimentar.

Entretanto comprei o creme vermelho da proraso pois será mais amigo do rosto (e talvez compre o verde para peles sensíveis com aveia) e também um creme da TOBS para pele sensível. Este último foi muito caro, mas pode ser que me ajude.

Também já li sobre eles. Nos fóruns estrangeiros comentam sempre a característica de os cremes portugueses bons terem lanonina.

Hei-de comprar e experimentar.

Entretanto comprei o creme vermelho da proraso pois será mais amigo do rosto (e talvez compre o verde para peles sensíveis com aveia) e também um creme da TOBS para pele sensível. Este último foi muito caro, mas pode ser que me ajude.

Penso que o verde seja o normal, o vermelho (sandalwood) seja para barbas fortes e o branco seja para peles sensiveis.

Last edited:
Entrem no grupo do facebook do BC,

ainda tenho a R41 p/ estrear, não sou exemplo p/ ninguém pois faço a barba semana a semana, mas desde que estou no BC não tenciono tão cedo voltar a como fazia antes

PS, queremos sempre comprar maquinas, pinceis e sabões/after shaves novos c/ outros aromas isto é a desgraça de uma pessoa

Penso que o verde seja o normal, o vermelho (sandalwood) seja para barbas fortes e o branco seja para peles sensiveis.

Existem dois "verdes", o que tenho de eucalipto e mento e outro que era o que me referia de aveia e maçã (acho que é isto) que favorece peles mais sensíveis.

O vermelho (sandalwood tal como disseste) é para barba forte (que eu tenho) e pelo que li pela excelente protecção que fornece à pele.

E depois de facto o branco de peles sensíveis (que eu sem querer parecia querer dizer que era o verde de maçã e aveia) que também penso irei experimentar.

Isto não é ser fan boy, mas de facto, pelo que leio a proraso dentro do preço e em alguns produtos é um óptimo preço/qualidade.

Se não fossem tão caros, comprava tudo da TOBS.

Existem dois "verdes", o que tenho de eucalipto e mento e outro que era o que me referia de aveia e maçã (acho que é isto) que favorece peles mais sensíveis.

O vermelho (sandalwood tal como disseste) é para barba forte (que eu tenho) e pelo que li pela excelente protecção que fornece à pele.

E depois de facto o branco de peles sensíveis (que eu sem querer parecia querer dizer que era o verde de maçã e aveia) que também penso irei experimentar.

Isto não é ser fan boy, mas de facto, pelo que leio a proraso dentro do preço e em alguns produtos é um óptimo preço/qualidade.

Se não fossem tão caros, comprava tudo da TOBS.

os prorasos ao pé de um WestMan Shaving, ou de um The Goodfellas Smile, ou um PAA, ou mesmo um razorock não tem nada a ver, comparem o Proraso c/ o Cella Milano, porque há saboes/after shaves muito melhores, claro que é tudo uma questão de €, há que ver a relação qualidade/preço, e neste momento acho os WestMan Shaving os melhores neste aspecto, assim como acho os pinceis da Semogue e os Alexander Simpson Trafalgar os melhores, atenção falam ainda melhor dos Yaqi mas isso s´nos ally express ou na net, os novos omega também, e eu so compro em lojas portuguesas mesmo que seja onlice, não mando vir do estrangeiro

isso material de boa qualidade e com boa qualidade relação qualidade/preço neste mundo é o que não falta,

os prorasos ao pé de um WestMan Shaving, ou de um The Goodfellas Smile, ou um PAA, ou mesmo um razorock não tem nada a ver, comparem o Proraso c/ o Cella Milano, porque há saboes/after shaves muito melhores, claro que é tudo uma questão de €, há que ver a relação qualidade/preço, e neste momento acho os WestMan Shaving os melhores neste aspecto, assim como acho os pinceis da Semogue e os Alexander Simpson Trafalgar os melhores, atenção falam ainda melhor dos Yaqi mas isso s´nos ally express ou na net, os novos omega também, e eu so compro em lojas portuguesas mesmo que seja onlice, não mando vir do estrangeiro

isso material de boa qualidade e com boa qualidade relação qualidade/preço neste mundo é o que não falta,
Para mim, os Proraso estão literalmente na faixa dos TGS ou mesmo dos Razorock.
Acima disso (uns bons patamares) estão efetivamente os Westman, PAA, A&E, DG, etc.
Aliás, temos mesmo muita sorte em ter um artesão como o Tiago da WestMan em Portugal, que para além de oferecer um produto de uma qualidade excepcional, também ele é um entusiasta e uma pessoa 5*.

Os meus preferidos, são os B&M... Os sabões são simplesmente soberbos em todos os aspectos. O único ponto que alguns consideram menos positivo (embora eu não partilhe nada dessa opinião), é que são sabões mesmo muito sedentos, ou seja, precisam de muita água... Como disse, isto para mim até é um ponto a favor, pois permite trabalhar ainda mais o pêlo facial, o que vai resultar num melhor escanhoado!

Creio que o mercado do BC nunca teve tanta oferta com tem agora, mesmo considerando a variedade de preços.

Uma dica que vos dou, é que tentem controlar os impulsos, e vão criando wishlists com o que gostariam de comprar, e depois aproveitar campanhas que vários sites vão fazendo durante o ano!

Boas pessoal,

Comprei um sabão da TFS fiz uma boa compra?
Comprei lâminas da Gillette Silver Blue Old Production e da Feather para experimentar. :confused:

Hoje fiz um BBS perfeito.

Um pré-shave em gel da TOBS e o respectivo creme de barbear para peles sensíveis.

Estreei duas lâminas GSB na R41 e na R89.

Passagem N/S com a R41 na parte de cima da cara (tudo excepto pescoço) e passagem diagonal.

Duas passagens contra o pêlo com a R89 e retoques vários, sobretudo no queixo e nariz.

Alúmen (quase não reagiu) e terminei com bálsamo de aveia da proraso.

Adorei as lâminas GSB!

Back