Como é que é uma viagem de avião transatlântica?

Não há nada como andar de avião.
Ainda agora estou em Madrid, e foram 50 minutinhos.
Houve um ligeiro precalço no voo, com as hospedeiras com cara preocupada e a dizer que havia um problema, mas afinal era apenas um telemóvel que ia ligado.
Ainda hoje vi que morrem cerca de 5000 pessoas por dia na estrada! Cai para aí um avião por ano, onde morrem 200-300 pessoas. 200-300 pessoas num ano contra 5000 pessoas por dia, no mundo inteiro! Axo que os números falam por si. É mais perigosa a viagem de carro de casa até ao Aeroporto do que o voo propriamente dito.
Agora, claro que é chato se formos no avião que cai anualmente. Mas a probabilidade é muito reduzida..

Já agora, LowCost sucks.

Já que falaste em Madrid, Iberia Sucks 10 vezes mais que as low cost... nunca voei em coisa tão mazinha na minha vida !

Eu quando fiz Lisboa - Macau foi o meu baptismo de voo, airbus A340 da Tap durante 16h até já me estava a passar porque não consegui dormir e como tenho 1,95m as cadeiras eram muito desconfortáveis. A minha sorte foi que as hospedeiras era simpáticas e a meio da viagem deixaram-me ir para as cadeiras delas onde pude estar um pouco sentado com as pernas estendidas. Na volta tentei o truque de fazer directa para dormir durante o voo mas mesmo assim foi muito complicado conseguir dormir alguma coisa. A aterragem em Macau foi engraçada porque como a pista do aeroporto é uma ilha só se vê agua, mete respeito a quem não está habituado.
Depois desta viagem já fui a Bruxelas e Amesterdão e correu sempre tudo bem.
Para mim a parte favorita são as descolagens, aquela sensação de colar ao banco....

Eu adoro andar de avião, por isso........
Mas as viagens de longa duração tem mesmo o problema da seca q s apanha.........e então s acontecer o q s passou comigo na ultima viagem q fiz, pior ainda.
Desde a saida d lisboa até aterrar nos eua, uma velha ao meu lado q me contou a vidinha toda dela e da familia toda........mesmo quando eu tentava desligar do q ela tava a dizer, pegava num livro ou nos auriculares, ela não s calava. Chegava mesmo a tocar-me no braço e perguntar s eu tava a ouvir o q ela tava a dizer......essa parte foi mesmo seca.
Mas de resto, andar de avião, pra mim é mto bom......

Tinha medo de andar.

Em Fevereiro fui ao Luxemburgo. Correu tudo bem e não é tão mau como pensava.

Perdi o medo, mas prefiro andar com os pés bem assentes na Terra :)

tiveram conhecimento desta noticia!

21/2/2006: Aeroporto de Guarulhos, São Paulo. Um A340 da TAP aterrou num taxiway, convencido de que era uma das pistas de serviço, sem que os passageiros tivessem notado qualquer anomalia.

e esta não sabia!

19/11/1977: Funchal, Madeira. Boeing 727 despenha-se na aterragem com 164 pessoas a bordo, 131 das quais morreram

o avião partiu-se......

conheço 2 pessoas que sobreviveram...............já são velhotes

Já que falaste em Madrid, Iberia Sucks 10 vezes mais que as low cost... nunca voei em coisa tão mazinha na minha vida !
Ao menos os aviões da Ibéria param nos terminais novos de Barajas. O da RyanAir pára a quase 1 km da entrada para o metro. Pára no terminal velho.
Também já fui na Ibéria para Roma (Porto-Madrid-Roma) e não achei má, tirando o avião MD dos anos 70 que me trouxe de Madrid ao Porto, e que veio com 2 horas de atraso. Mas nem à chegada nem à partida tive que apanhar chuva na pista. A minha experiência foi até agora na Lufthansa. Aviões novos, catering, tudo a horas.

Última edição:
Já fiz viagens curtas (Europa) e longas (México e Rep. Dominicana). Não tenho medo nenhum de andar de avião. Nas viagens longas o problema é a seca (e os espanhóis, que suplício). É importante haver movimento para evitar a Síndrome da Classe Turística. Ir à casa-de-banho, manter-se de pé na conversa, etc., ajuda bastante.
De resto já tive umas peripécias, mas nada de muito perigoso. Uma vez fiz Porto-Paris-Londres-Porto. Porto-Paris, sem problema. Paris-Londres, muito mau tempo, os relâmpagos a passarem ao lado da fuselagem e os trovões a sentirem-se lá dentro. Ao aterrar em Heathrow, o avião ia mesmo de lado e a oscilar por causa do vento forte, mas aterrou sem problemas. No dia anterior ao regresso (seria no Sábado) vejo a notícia de que há greve dos pilotos da TAP. Estragou-me a noite. O meu voo era às 13h mas fui logo de manhãzinha para Heathrow para prevenir. Antes de sair do Hotel liguei para a linha de apoio e disseram-me que não havia notícias do cancelamento do meu voo.
Já no aeroporto, o tempo foi passando e eu com a esperança de que o voo não fosse cancelado..., até que foi mesmo. Meteram-me num voo da Iberia para Madrid cerca das 18h com ligação para o Porto pela Portugália, mas não sem antes, e depois de mais atrasos, na sala de embarque, ver uma azáfama de bombeiros de volta de um avião da Lufthansa e da... Iberia. Mas não se passou nada.
Chegado a Barajas, já com bastante atraso, a minha mala não aparecia. Quando estava mesmo para reclamar, lá apareceu ela, do nada. Estava em cima da hora para a ligação ao Porto e o terminal era outro. Os balcões estavam todos fechados (Sábado) e eu a correr como um tolo com a mala na mão. Felizmente o voo da Portugália também estava um pouco atrasado.
Na chegada ao Porto, estava muito nevoeiro e, após várias tentativas, o piloto rumou a Lisboa. Resultado: Autocarro para o Norte. Cheguei a casa quase às 6h da manhã.
Acho que foi a pior viagem que já fiz.
Depois disso, também sofri quando fui à Dinamarca, mas fica para outro post.

Então, em Abril de 2001 fui à Dinamarca, mas não a Copenhaga (só lá fiz escala). A cidade onde ia fica na Mainland.
O percurso era Porto-Lisboa-Copenhaga-Karup.
Para lá sem problemas, à excepção da seca das escalas.
Na volta, chegado ao aeroporto de Karup, notícia de avaria no sistema de controlo de tráfego aéreo em Copenhaga. Todos os voos atrasados. Não se sabia quando chegaria o avião que nos levaria para Copenhaga. Foi uma ansiedade terrível porque tinha ligação para Lisboa.
Felizmente, as autoridades de Karup deram prioridade a estrangeiros com voos de ligação e lá se conseguiu no limite ir para Copenhaga. Já lá cheguei depois da hora marcada de saída para Lisboa (19h) e só pensava que ia lá ficar. É que ainda tinha de ir do terminal de voos domésticos para outro terminal que ficava bastante longe. A sorte foi que o voo da TAP também estava atrasado e lá relaxei um pouco. A viagem para Lisboa foi agradável até porque, nesse percurso, vinha em executiva. Chegado a Lisboa, atraso no voo para o Porto. Estava toda a gente a stressar porque o Sá Carneiro "fechava" à meia-noite. Aparentemente havia uma avaria. Vei depois a saber-se que era um pneu furado e não havia substituto. Resultado: Autocarro para o Porto. Cheguei a casa às 6h da manhã.

Um B747 só para atravessar o Atlântico? Dúvido que isso ainda se faça, a não ser que tenham mesmo muiiitoooos passageiros para levar. Eu já fui a NY de A320 e ao Brasil de A310. O meu record, em duração de viagem, são as 17h30 de vôo para Macau. [8b] É o desespero!!! [8b] [8b] [8b] Andar de avião é secaaaaaaannnnteeeeeeeeeeee.... Especialmente inter continentais. :sh)

Então achas que uma actividade tão complexa e evoluida como a aeronáutica onde diáriamente milhões de pessoas são transportadas em milhares de vôos está somente dependente dos pilotos conseguirem "acertar com a pista"?[:D]

Tudo bem que não tens obrigação de seres um entendido na matéria, mas fazer juizo de valor acerca do trabalho dos pilotos sem se saber do que se está a falar não será o mais correcto.

Eu não estava nesse vôo logo não te posso explicar o que aconteceu, mas garanto-te a 110 % que não foi o piloto que "não conseguiu acertar com a pista".

Há muitas condicionantes que podem causar que uma aterragem não possa ser feita logo á primeira, desde uma entrada em espera em altitude para ordenamento do tráfego em que se anda lá em cima a fazer círculos (quem voa regularmente para Heathrow sabe do que falo), desde procedimentos de chegada complicados que na maior parte das vezes não são "straight to the point" mas requerem manobras complicadas mesmo em baixa altitude, desde "borregos" (aterragens abortadas) devido a imposição da torre porque algum avião em terra demorou mais tempo a vazar a pista ou então causados pelo mau tempo, ventos laterais, fraca visibilidade (que já sei não foi o caso).

As acelerações e desacelerações que referes são tão naturais como as que fazes no teu carro quando conduzes na cidade, não te esqueças que lá em cima não estás sozinho, muito menos na Portela, um aeroporto que como se sabe começa a ficar esgotado.

Repara que na aviação tudo é feito e calculado ao pormenor, um piloto que não conseguisse acertar com a pista perdia a licenca em menos de um fósforo.

Tavamos a falar de sustos... e de facto apanhei um susto, seja por culpa do piloto, das condiçoes climatericas, seja do que for... Estavamo-nos a aproximar da pista e o aviao começou a andar de um lado para outro, oscilando como que se tivesse pouco equilibrio e a acelerar e desacelerar... Mas a aterragem foi pacifica e houve as palmas irritantes do costume!

Só não percebo o porquê de pegares com o que disse... Não acusei o piloto de nada, simplesmente constatei um facto!

Um B747 só para atravessar o Atlântico? Dúvido que isso ainda se faça, a não ser que tenham mesmo muiiitoooos passageiros para levar. Eu já fui a NY de A320 e ao Brasil de A310. O meu record, em duração de viagem, são as 17h30 de vôo para Macau. [8b] É o desespero!!! [8b] [8b] [8b] Andar de avião é secaaaaaaannnnteeeeeeeeeeee.... Especialmente inter continentais. :sh)

Quando foste a Macau? Fizeste escala em Banguecoque?

Ao menos os aviões da Ibéria param nos terminais novos de Barajas. O da RyanAir pára a quase 1 km da entrada para o metro. Pára no terminal velho.
Também já fui na Ibéria para Roma (Porto-Madrid-Roma) e não achei má, tirando o avião MD dos anos 70 que me trouxe de Madrid ao Porto, e que veio com 2 horas de atraso. Mas nem à chegada nem à partida tive que apanhar chuva na pista. A minha experiência foi até agora na Lufthansa. Aviões novos, catering, tudo a horas.

Nem me lembres do MD-88 em que fiz Madrid Lisboa !! Bera, bera !:sh)

Acho que já relatei aqui num post qualquer as minhas peripécias de avião. Não são muitas, mas... já dá para qualquer coisita.

Uma vez a aterrar na Portela, já com a ponte Vasco da Gama ao lado e com muito mau tempo por duas vezes o piloto abortou a aterragem, já quase em cima da pista acelarou a fundo para levantar outra vez. Só à terceira tentativa é que conseguiu, no final era um telemóvel ligado e o piloto automático baralhava-se. No fim o piloto deu um piçad@ e com razão.

Outra, a fazer uma ligação Terceira - S. Miguel numa chafarica jugo que de 32 lugares e com uma cortina à Indiana Jones a separar a cabine do cokpit, depois de o piloto ter colocado o avião na pista e começou a manobra para levantar voo, travou de repente e veio cá atrás pedir a metade dos passageiros, eramos uns 16, para passar para a parte de trás do avião para o poder equilibrar e só assim é que conseguia levantar voo.

Lisboa - New York num A320? Tens a certeza? É que a autonomia máxima desse avião é inferior 6000 kms! Um A320 chega lá seco, isto é, se chegar. :eek:

Já fiz duas... brasil e cuba.

Para mim é mais seguro ir num avião maior que num pequeno. Tudo é mais confortavel. E não se sente tanta trepidação.

Quanto a medo... bem, eu não gosto de andar de avião. Acho que há coisas mais interessantes para fazer naquelas horas! Então numa viagem acima de 3h para mim é a verdadeira seca! Eu não consigo dormir num avião, logo é a verdadeira seca! Aconselho a levares algo para te distraires enquanto nao se liga a TV e os filmes...

Voltar
Superior