Como é que é uma viagem de avião transatlântica?

Então achas que uma actividade tão complexa e evoluida como a aeronáutica onde diáriamente milhões de pessoas são transportadas em milhares de vôos está somente dependente dos pilotos conseguirem "acertar com a pista"?[:D]

Tudo bem que não tens obrigação de seres um entendido na matéria, mas fazer juizo de valor acerca do trabalho dos pilotos sem se saber do que se está a falar não será o mais correcto.

Eu não estava nesse vôo logo não te posso explicar o que aconteceu, mas garanto-te a 110 % que não foi o piloto que "não conseguiu acertar com a pista".

Há muitas condicionantes que podem causar que uma aterragem não possa ser feita logo á primeira, desde uma entrada em espera em altitude para ordenamento do tráfego em que se anda lá em cima a fazer círculos (quem voa regularmente para Heathrow sabe do que falo), desde procedimentos de chegada complicados que na maior parte das vezes não são "straight to the point" mas requerem manobras complicadas mesmo em baixa altitude, desde "borregos" (aterragens abortadas) devido a imposição da torre porque algum avião em terra demorou mais tempo a vazar a pista ou então causados pelo mau tempo, ventos laterais, fraca visibilidade (que já sei não foi o caso).

As acelerações e desacelerações que referes são tão naturais como as que fazes no teu carro quando conduzes na cidade, não te esqueças que lá em cima não estás sozinho, muito menos na Portela, um aeroporto que como se sabe começa a ficar esgotado.

Repara que na aviação tudo é feito e calculado ao pormenor, um piloto que não conseguisse acertar com a pista perdia a licenca em menos de um fósforo.

Eu já dei 2 voltas à portela, só aterrando à 3ª por causa dos ventos cruzados (tão famosos e comuns na portela por estar num planalto). Aliás é muito comum verem-se aproximações e aterragens abortadas, quando andava na faculdade no campo grande vi várias. Algumas notavam-se que eram por indicação da torre, mas algumas via-se bem que vinha bem desalinhado com a pista. O ILS não resolve tudo, e a portela não é uma pista tão inocente como muita gente tenta pintar.

e esta não sabia!

19/11/1977: Funchal, Madeira. Boeing 727 despenha-se na aterragem com 164 pessoas a bordo, 131 das quais morreram

Quando fui à madeira, estive numa loja fotográfica em Sta Cruz e eles tinham lá umas fotos de um avião despenhado. Pelo que vi, pareceu-me ser anterior a 77 mas é provável que tenha sido desse acidente.

Fui em 1997 ou 1998. Fiz escala de uma hora em Bruxelas e depois foi sempre a andar até Macau. E na altura podia-se fumar nos aviões. Imaginem o ambiente daquilo, ao fim de 17h30 de pessoal a queimar cigarros lá dentro. [:vm)]

Eu fui em 1997 e também me lembro de alguns colegas meus irem para a parte traseira do avião que era onde se podia fumar. Eu antes de chegar a Banguecoque já me estava quase a passar, já estava farto de estar fechado.

Já cruzei 6 vezes o atlântico e apanhei sempre uns poços de ar a meio da viagem, mas isso para mim é bom! Ao fim de 4 horas e normalmente quando estou quase a adormecer o pessoal começa todo a levantar-se e a andar de um lado para o outro e a falar com a prima e com o tio e quando dás conta é um banzé dentro do avião que não se pode.

Da última vez estava tão farto que estava a desejar por uma turbulênciazinha só para acalmar os ânimos, passados 5 minutos alguém me fez a vontade, apanhámos uns poços de ar, o pessoal sentou-se e calou-se todo e finalmente consegui descansar! [:)]

Tavamos a falar de sustos... e de facto apanhei um susto, seja por culpa do piloto, das condiçoes climatericas, seja do que for... Estavamo-nos a aproximar da pista e o aviao começou a andar de um lado para outro, oscilando como que se tivesse pouco equilibrio e a acelerar e desacelerar... Mas a aterragem foi pacifica e houve as palmas irritantes do costume!

Só não percebo o porquê de pegares com o que disse... Não acusei o piloto de nada, simplesmente constatei um facto!

Não se trata de pegar contigo, estamos num fórum de discussão e tudo o que escrevemos é passível de ser discutido por outros desde que fundamentado. E foi o que fiz. Eu também não percebo muito de carros, pelo menos comparado com pessoal que posta aqui e com o qual tenho aprendido muito só a ler o que escrevem, e se postar qualquer coisa que esteja incorrecta até agradeço que me corrijam, é assim que aprendo e evoluo. Não tens que levar a mal o meu post.

Dizes que não acusaste o piloto de nada. Ok, relê p.f. o teu post inicial:

"
O outro foi na Portela ao fim da tarde num dia de sol, depois de muitas horas de voo, o piloto não estava a acertar com a pista e andamos de um lado para outro, até o piloto se enquadrar com a pista... "

Não vejo no teu post referência a qualquer factor externo, nem sequer uma interrogação do que se teria passado, apenas falas do piloto que não acertava com a pista, o que fiz questão de explicar que isso nunca seria o caso, vê bem que já há muitos anos todos os aviões da TAP e as pistas 3 e 21 da Portela estão equipados com ILS (Instrument Landing System), que em condições metereológicas normais em que os ventos cruzados não excedam determinados valores, tudo o que ospilotos têm que fazer é introduzir as frequências nos rádios e carregar num botão (APP) e o avião enquadra-se e desce sózinho até á pista.

Eu sou um apaixonado pela aviação e como qualquer pessoa que goste e estude um tema, sinto-me na obrigação de corrigir aquilo que vejo de errado ou desmistificar certos temas que compreensivelmente muita gente não tem noção ou que apenas ouviu dizer. Tu certamente fazes o mesmo nos assuntos em que te sentes conhecedor e bem informado.[;)]

Lisboa - New York num A320? Tens a certeza? É que a autonomia máxima desse avião é inferior 6000 kms! Um A320 chega lá seco, isto é, se chegar. :eek:

Provavelmente seria um A319 (é fácil de se confundirem) que devido ao menor peso tem uma autonomia superior a 7000 kms. Não que eu tenha conhecimento de 319s a fazer vôos transatlânticos, pelo menos regularmente, mas aí está uma explicação.

Essa cena de não desligar os telemóveis, para mim é gozar com as pessoas! Desde as que projectaram o avião até aos restantes passageiros!

Não admira que ocorram acidentes, não respeitam as regras de segurança!

Parabéns!apr:)

Espero que nunca nos cruzemos no mesmo vôo, um passageiro que não respeita as regras de segurança de um vôo é um potencial perigo para todos os que viajam com ele.[8b]

Calma raistaparta[:D]

Eu como tu, também sou um apaixonado dos aviões, a industria aeronáutica, e de tudo o que os rodeia..
mas temos que relativizar as situações...[;)]

É "normal" existir sempre em todos os voos, um ou outro telemóvel deixado ligado por esquecimento...( é indesculpável eu sei, ainda por cima com tantos avisos)
De qualquer maneira, e como bem sabes, todos os aviões durante o processo de certificação, passam por uma batelada de testes, incluindo o da saturação de descargas electromagnéticas e estáticas...suficientemente poderosas para acender um prédio, e não se passa nada com o avião...apr:)
nunca houve nenhum registo de acidente ou incidente relacionado com o uso de telemóveis, para alem de uma ou outra interferência em aviões mais antigos...

Como sabes, recentemente existiram testes reais, para certificar e garantir o uso de telemóveis a bordo, testes esses que comprovaram a segurança da utilização dos mesmos...

para mim é muito mais perigoso ( apesar do perigo ser relativo), o passageiro que fuma dissimuladamente na casa de banho de um avião, do que o passageiro que se esquece de um telemóvel ou outro dispositivo qualquer ligado.

De qualquer maneira, todo o cuidado é pouco, e globalmente, quantos menos comportamentos de risco forem executados durante um voo, melhor a segurança global do voo.[;)]

foliv, isso contraria um bocado as recentes noticias que a Ryanair ia permitir telemóveis a bordo porque foram feitas modificações nos aviões (ou nas estaçoes base, já não sei bem:sh) ) que iriam permitir a utilização de telemóveis a bordo.

Penso que apesar de não estar comprovado que a utilização de telemóveis prejudicam a instrumentação dos aviões, ainda ninguém comprovou também o contrário (e p.f. corrige-me se estiver enganado, já há muito tempo que não passo a vista em fórums de avação[;)] ), o que leva as companhias aéreas a jogar pelo seguro. Os laptops por ex são permitidos desde que não se utilize as drives de cd/dvd, neste caso há uma certeza que os laptops são seguros enquanto que os telemóveis ainda vão levantando dúvidas.

No entanto, a questão essencial prende-se com a falta de civismo de respeitar uma regra numas situação em que 200 pessoas estão confinadas a um espaço tão pequeno, é apenas uma regra entre outras mas quem não respeita uma tão simples respeitará as outras, algumas bem sérias em caso de emergência?:confused:

foliv, isso contraria um bocado as recentes noticias que a Ryanair ia permitir telemóveis a bordo porque foram feitas modificações nos aviões (ou nas estaçoes base, já não sei bem:sh) ) que iriam permitir a utilização de telemóveis a bordo.

Penso que apesar de não estar comprovado que a utilização de telemóveis prejudicam a instrumentação dos aviões, ainda ninguém comprovou também o contrário (e p.f. corrige-me se estiver enganado, já há muito tempo que não passo a vista em fórums de avação[;)] ), o que leva as companhias aéreas a jogar pelo seguro. Os laptops por ex são permitidos desde que não se utilize as drives de cd/dvd, neste caso há uma certeza que os laptops são seguros enquanto que os telemóveis ainda vão levantando dúvidas.

No entanto, a questão essencial prende-se com a falta de civismo de respeitar uma regra numas situação em que 200 pessoas estão confinadas a um espaço tão pequeno, é apenas uma regra entre outras mas quem não respeita uma tão simples respeitará as outras, algumas bem sérias em caso de emergência?:confused:

As alterações que seriam/vão ser feitas nos aviões em relação aos telemóveis, é uma questão de amplificação de sinal, sincronização com as estações terrestres, e não menos importante um mecanismo que permite á companhia aéria COBRAR pela possibilidade de utilização a bordo, dos telemóveis, por parte dos passageiros.

Quanto ás drives de CD/DVD já não há essa restrição durante o voo!

Mantém-se a proibição de utilização de qualquer dispositivo ou objecto durante a aterragem e descolagem por questões de segurança, isto é:

-para não existirem objectos que possam ser projectados em caso de acidente...
-para permitir uma evacuação mais rápida e sem obstáculos em caso de emergência
-para ouvirem as instruções de segurança por parte da tripulação.

Mas de facto, enquanto não estiver tudo preto no branco, devidamente regulamentado, regra é regra, e é para cumprir, por respeito a toda a gente envolvida na viagem...

Quando comecei a ler este tópico lembrei-me logo do B.A. do A Team. [:D] Tinha que ir sempre "anestesiado".

Não vês os desastres aéreos no National Geographic, pois não?

Numa das últimas vezes que andei de avião, numa viagem Nova York - Amesterdão, as 8 horas de viagem passaram a correr. E isto porque cada lugar tinha a sua televisão própria, onde dava para escolher entre uma lista interminável de filmes (muitos dos quais ainda nem sequer tinham estreado em Portugal!), ver séries, programas de televisão (até um episódio do Top Gear vi), etc.

Confesso que nas muitas viagens de avião que já fiz, nunca tinha visto tal coisa.

Mas a maioria das viagens de longa distância é uma seca brutal. Odeio andar de avião.

Quando comecei a ler este tópico lembrei-me logo do B.A. do A Team. [:D] Tinha que ir sempre "anestesiado".

Não vês os desastres aéreos no National Geographic, pois não?

[:)] [:)] [:)]
por acaso, esse só voava a dormir.

não, nunca vi esses documentários. e nem quero ver. :sh)

o pensamento que tenho de um avião é que aquilo são 4 camiões cisternas de combustivel com asas e onde vão umas pessoas sentadas em cima.

e estou sempre a pensar que aqueles motores explodem de tanta potência que têm e tanta força fazerem.

o meu telemóvel tem um modo para vôo, onde são desligadas todas as comunicações rádio. quando ia para londres liguei o telefone para ver as horas. o hospedeiro andava a fazer a vigia e começou a olhar desconfiado, até que lhe expliquei a situação.

o meu telemóvel tem um modo para vôo, onde são desligadas todas as comunicações rádio. quando ia para londres liguei o telefone para ver as horas. o hospedeiro andava a fazer a vigia e começou a olhar desconfiado, até que lhe expliquei a situação.

Isso é bom, desliga só a antena e ficas com a agenda, jogos, etc não é?

Já cruzei 6 vezes o atlântico e apanhei sempre uns poços de ar a meio da viagem, mas isso para mim é bom! Ao fim de 4 horas e normalmente quando estou quase a adormecer o pessoal começa todo a levantar-se e a andar de um lado para o outro e a falar com a prima e com o tio e quando dás conta é um banzé dentro do avião que não se pode.

Da última vez estava tão farto que estava a desejar por uma turbulênciazinha só para acalmar os ânimos, passados 5 minutos alguém me fez a vontade, apanhámos uns poços de ar, o pessoal sentou-se e calou-se todo e finalmente consegui descansar! [:)]

sempre poços de ar? fonix!!!!!
eu na esperança que isso só acontecesse às vezes.

o avião cai descontrolado, tipo de esguelha e com o nariz para baixo ou para cima? ou cai na horizontal?

10 segundos a cair? ouvem-se os ferros do avião a ranger?

é que há vinda de Londres para cá na subida começou-se a ouvir uns ferros a ranger e começaram todas as pessoas a olhar umas para as outras.

tenho que ver se travo conhecimento com um piloto.
anúncio no correio da manhã: "procura-se piloto para partilha de experiências".

Voltar
Superior