Compensa trocar??

Se tens o 2.0 Hdi com repro, ainda vais notar mais a diferença de andamento para com o 1.6 do A3.
O A3 "só" é mais bonito e tem uma muito melhor qualidade de construção ( quase incomparável ).
Para isso mais valia o 1.8T de 150 cvs.[;)]
Na troca de um carro a gasóleo por um a gasolina o pior mesmo é quando se vai à bomba.

Com esse é que estava mesmo lixado com os consumos [:p]

Conduçao agradavel depende do que preferes. Um A3 é mais refinado e melhor construido, consegue ter mais equipamento, vendo deste prisma, sim consegue ser mais agradavel.

Contudo, é menos confortavel e dinamicamente pior. Dinamicamente pior tambem depende do que se procura, o A3 é um carro mais previsivel, tem menos feeling nos comandos apesar de serem pesados, é um carro que te da uma sensaçao de maior segurança em curva, mas nao te da prazer de conduçao. Ja o Xsara nao, é um carro com mais feedback nos comandos (apesar de as caixas PSA nao serem a melhor coisa do mundo a nivel de precisao mas ate dao para abusar visto que nao se importam muito com directas), tens um chassi mais recompensador quando explorado para alem de um eixo traseiro vivo (o que sabendo lidar com ele, consegue dar-te uns sorriso valentes, ou sustos [:D]).

A trocar das 2 uma:

- Procurava um Xsara VTS da primeira serie como o teu, duvido que arranjes um 2.0 167cv, mas um 1.8 110cv nao é dificil, e vendo o peso do carro e dinamica, fica com um bicho bastante engraçado.
- Procurava um A3 1.8T, motor que da para trabalhar muito bem sem ires à falencia, metendo na casa das 2 centenas de cv sem dramas.

Trocar um Xsara 2.0 HDI, ainda mais comprado relativamente à pouco tempo pelo que me lembro, para um A3 1.6... nao fazia [;)]

Sim,exatamente,foi mesmo ha pouco tempo. Eu sinceramente optei por diesel pela questao dos 50km por dia e realmente estou espantado com os bons consumos que o carro faz...porem...nao me sinto feliz ao volante em pequenos pormenores,concerteza entendes o que eu quero dizer...maldito preço da gasolina,fosse mais baixo e eu nem pensava duas vezes...
Agora claro se eu soubesse que o audi 1.6 nao me excedia os 7l andando nas calmas quase sempre em 5a a 100-110km/h... agora o 1.8T deve gastar beeem mais que isso

Pela racionalidade do custo diário, eu não trocava de carro, ainda para mais estás a trocar o certo pelo incerto. Em nacionais, é relativamente fácil fazer 7 L com o 1.6 do A3, mas também é verdade que consegues fazer 5 no 2.0 hdi...

Sim,exatamente,foi mesmo ha pouco tempo. Eu sinceramente optei por diesel pela questao dos 50km por dia e realmente estou espantado com os bons consumos que o carro faz...porem...nao me sinto feliz ao volante em pequenos pormenores,concerteza entendes o que eu quero dizer...maldito preço da gasolina,fosse mais baixo e eu nem pensava duas vezes...
Agora claro se eu soubesse que o audi 1.6 nao me excedia os 7l andando nas calmas quase sempre em 5a a 100-110km/h... agora o 1.8T deve gastar beeem mais que isso

O 1.8T gasta em media mais 2L que o 1.6. Mas ha sempre o GPL.

Pela racionalidade do custo diário, eu não trocava de carro, ainda para mais estás a trocar o certo pelo incerto. Em nacionais, é relativamente fácil fazer 7 L com o 1.6 do A3, mas também é verdade que consegues fazer 5 no 2.0 hdi...

Pois isso é verdade...se eu nao fizesse tanto km a decisao seria mais facil...

Eu entendo prefeitamente, já tive um golf IV 1.6 a gasolina com jante 17, e ainda hoje tenho saudades do carro, tive foi azar de apanhar oléo na estrada e fui direitinho contra a uma parede em pedra[8b]
Em estrdas nacionais acompanha o tdi de 110cv ( porque tem mais rotação) e AE quando dava por mim já ia á 170 Km/H sem dar por isso ...
Eu entendo, porque num carro a gasolina e uma senção unica de puxar as velocidades ate ao vermelho, enquanto no carro a gasoleo a rotação é curta e se andamos muito tempo a fazer isso lá vai o motor para o tecto [:D]
O motor é selecioso mas quando é puxava por ele, apartir das 3 mil rotações fazia um barulho espectaculo (ganha vida), mas reamente consumia um bocadito. mas é outra adrenalina lol

Confirmo!

Eu tenho esse motor no Octavia (1U) e é bem resistente!
O meu já conta com 287xxxkm. [:cool:]

Mas agora abrandou o ritmo de km's feitos!
A 307 1.6 HDi, é que faz isso agora!

Se me perguntarem, Octavia 1.6 ou 307 1.6HDi... Octavia!

Agora o assunto em questão!

Opinião pessoal! Deixava estar.
Sabes o estado que o teu carro está, e não sabes o estado que o outro carros está, os problemas que pode ser, e se levou muita esfrega.

O 1.6 do A3 é meio amorfo , procurava um civic 1.6 vti que dá melhor prazer e ainda consegue beber menos

E onde ha vti em bom estado?nao é facil...e por acaso sempre pensei que os vti nao descessem dos 7litros...mas poderei estar enganado

Confirmo!

Eu tenho esse motor no Octavia (1U) e é bem resistente!
O meu já conta com 287xxxkm. [:cool:]

Mas agora abrandou o ritmo de km's feitos!
A 307 1.6 HDi, é que faz isso agora!

Se me perguntarem, Octavia 1.6 ou 307 1.6HDi... Octavia!

Agora o assunto em questão!

Opinião pessoal! Deixava estar.
Sabes o estado que o teu carro está, e não sabes o estado que o outro carros está, os problemas que pode ser, e se levou muita esfrega.

Sim,certo mas isso deixaria a cargo de quem me vendeu o xsara que é uma pessoa de confiança...mas nao sei,isto para ja é mais um pensar alto..

O 1.6 do A3 é meio amorfo , procurava um civic 1.6 vti que dá melhor prazer e ainda consegue beber menos

Um vti abaixo das 5700 é praticamente a mesma coisa que o 1.6 do alemão. Daí para cima não há comparação!

Eu também acho que ficava quieto. Embora compreenda o que pretendes, daqui a uns meses quando passar o factor novidade vais dar por ti a pensar que fizes-te uma má escolha...

Cump.

Um vti abaixo das 5700 é praticamente a mesma coisa que o 1.6 do alemão. Daí para cima não há comparação!

Eu também acho que ficava quieto. Embora compreenda o que pretendes, daqui a uns meses quando passar o factor novidade vais dar por ti a pensar que fizes-te uma má escolha...

Cump.

Fator novidade como assim? Neste caso ate se trata do fator saudade [:p] uma vez que ja tive um otto durante 2 anos e conduzo varios carros com alguma frequencia e na minha modesta opiniao tenho uma preferencia clara por carros a gasolina. Mas atençao,eu nao tou descontente com o xsara,porta-se muito bem e é economico e eu comprei-o por pensar nos 50km que faço por dia,porem...o prazer de conduçao desilude um pouco,embora em AE em 5a é so pisar e desenvolve sempre seja a descer,a subir,a direito...tem força,binario,economia,bom de saude,mas nao tem o lado desportivo que faz sorrir ao volante...

Ja agora,pelo que tenho visto,esses a3 1.6 andam nos 3/4000...é justo partindo do principio que seja em bom estado?

Ja agora,pelo que tenho visto,esses a3 1.6 andam nos 3/4000...é justo partindo do principio que seja em bom estado?

Por esse quase que da para comprar um 1.8T e mete-lo a GPL.

3-4000€ acho exagerado.

Last edited:
O Xsara é de que ano? É que no fim, vais estar a trocar algo com ( 14/15/16 ) anos por algo com 14 anos já.

Apesar de melhor, o A3 não deixa de ser antigo. E com essa motorização é tão entusiasmante como corridas de caracóis!

O Xsara é de que ano? É que no fim, vais estar a trocar algo com ( 14/15/16 ) anos por algo com 14 anos já.

Apesar de melhor, o A3 não deixa de ser antigo. E com essa motorização é tão entusiasmante como corridas de caracóis!

O xsara é de 2000,tem 14 anos... Eu vou por uma logica que é,a questao do entusiasmo é relativa,depende do que se e quer e da maneira como se gosta de conduzir. E isto que eu vou dizer pode parecer estranho mas é a verdade,eu conduzi durante algum tempo um honda civic 1.4 i-dsi 83cv e apesar de eu notar que o xsara anda de longe muito mais que o honda eu adorava aquele carro e achava-o mexido e noto que o xsara anda bem mais,mas a rotaçao,a simplicidade e fiabilidade de um otto sao coisas que aprecio,juntando ao prazer de conduçao e pequenos detalhes com nao ter turbo,nao ter bombas injetoras,menos cautelas em frio (mas nao nenhumas) e etc etc...agora eu penso que se gostava daquele honda q era um 1.4 com 83cv tenho quase a certeza q com um a3 1.6 de 102 cv irei desfrutar mais q com o honda porque o audi é mais rapido,tem mais motor,mais potencia,em curva sera equivalente,em consumos gastara mais ou ate nao...estou a seguir bem a logica?

A troca que pretendes não tem lógica.

Eu comprei há pouco um 1.6 a gasolina, precisamente por preferir este combustível ao diesel. Mas tenho lá em casa outro carro, a diesel, onde me posso salvaguardar um pouco[;)]

Vais à bomba e metes 20€ de gasolina dá 13 litros. Se andares com cuidado (longe de ter gozo na subida de rotações, no a3 fazes 6/7 litros), o que dá cerca de 200 kms

O mesmo exercicio com o teu diesel, bem, já sabes que colocas cerca de 15 litros e fazes nas mesmas condições cerca de 350 kms, quase o dobro[;)]

Se fosses comprar carro agora era uma coisa, já tendo, e partindo do principio que ainda vais perder dinheiro com a troca, vale mais estar quieto.

Cump.

O xsara é de 2000,tem 14 anos... Eu vou por uma logica que é,a questao do entusiasmo é relativa,depende do que se e quer e da maneira como se gosta de conduzir. E isto que eu vou dizer pode parecer estranho mas é a verdade,eu conduzi durante algum tempo um honda civic 1.4 i-dsi 83cv e apesar de eu notar que o xsara anda de longe muito mais que o honda eu adorava aquele carro e achava-o mexido e noto que o xsara anda bem mais,mas a rotaçao,a simplicidade e fiabilidade de um otto sao coisas que aprecio,juntando ao prazer de conduçao e pequenos detalhes com nao ter turbo,nao ter bombas injetoras,menos cautelas em frio (mas nao nenhumas) e etc etc...agora eu penso que se gostava daquele honda q era um 1.4 com 83cv tenho quase a certeza q com um a3 1.6 de 102 cv irei desfrutar mais q com o honda porque o audi é mais rapido,tem mais motor,mais potencia,em curva sera equivalente,em consumos gastara mais ou ate nao...estou a seguir bem a logica?

computer-says-no.jpg

Queres trocar um carro de 14 anos por um de 14 anos.
Queres trocar um carro que tem 90/110cv por outro de 102 (mesma cavalagem na prática).
Queres trocar um carro que nunca te deu chatices e sabes o historial por um desconhecido com a premissa que por ser gasolina e atmosférico não poderá padecer de problemas.
Um A3.. haverá maior cliché? Se ainda disesses que querias um estradista, papa-km segmento E da altura..

Não, não tem lógica.
Por curiosidade já andaste nalgum A3 1.6 de 2000?

Back