[Mercado] Compra de usado reprogramado!?

Compra de usado reprogramado!?

• Sim

Votes: 54 74.0%
  • Não

Votes: 15 20.5%
  • Indiferente

Votes: 4 5.5%

• Total voters
    73
Fui agora ler tudo o que escrevi, e só um ponto da situação: imaginem que vão em 6a a 150km/h a umas 3500rpm. Ao fazer uma reprogramação, ele vai em 6a a 150km/h a por exemplo 3100rpm, pois vai mexer no binário... Ou não?

Claro que não. Podes é, nesses 150km/h, encarar uma subida com uma inclinação acentuada mais "à vontade" porque de resto, só muda o tempo que demoras a atingir essa velocidade, que em teoria, diminuirá.

Como já disseram, e bem, uma repro não altera as relações de caixa.

Porque não?

Ninguém faz ideia de quantos carros por aí há reprogramados e não é "ligando à máquina" que se fica a saber na maior parte dos casos podendo apenas pedir para se instalar o ficheiro original, o que pode ou não ter custos!

Se de aspeto geral estiver bom, os principais orgãos mecanicos parecerem ok (incluindo a embraiagem que sofre imenso com as repro selvagens), o preço ajustado e corresponder ao que procuro... compraria sem problemas!

muitas centralinas gravam o numero de alterações feitas pelo que dá para saber por ai, outras não gravam.

Dizer que as reprogramações baixam os consumos (reais e não de CB) acho que é um mito urbano.

No meu 607 tirar o FAP e repro fez baixar dos 7.6 pos 6.5 [;)]

A verdade é que a maior parte dos carros reprogramados são vendidos sem se referir isso, ou são vendidos já com a electrónica original.

O mais importante é que tenham sido bem tratados e não sujeitos a esforços desmesurados e isso nunca se vai saber realmente.

muitas centralinas gravam o numero de alterações feitas pelo que dá para saber por ai, outras não gravam.

Dizer que as reprogramações baixam os consumos (reais e não de CB) acho que é um mito urbano.

mas tu consegues como comprador ver isso? é que assim de repente posso ter andado com uma repro um bocado agressiva sempre no prego durante uns milhares de kilómetros, trocar os pneus e meter o carro à venda e só alguns possíveis compradores vão notar algo estranho, ou estou errado?

mas tu consegues como comprador ver isso? é que assim de repente posso ter andado com uma repro um bocado agressiva sempre no prego durante uns milhares de kilómetros, trocar os pneus e meter o carro à venda e só alguns possíveis compradores vão notar algo estranho, ou estou errado?

não só ligando o carro á maquina....

Fui induzido em erro pelo título do tópico e votei não na pergunta. O que eu queria votar mesmo era sim. [8b]

Não compraria um usado reprogramado.

idem aspas! Não compraria um carro comrepro, mas respondi "não".

Por mais que as defendam e nao sendo eu engenheiro não consigo conceber que um motor que passou uma porrada de meses ou anos a ser desenvolvido por engenheiros e que foi fabricado com determinados materiais seja igualmente fiável e eficiente quando de origem ou quando reprogramado, sem que tenha havido qualquer outra alteração quer no motor quer nos "perifericos".

A minha teoria quanto a repros é... "faz-te homem e compra a motorização acima".

O que não falta no mercado sao V6 e L6 a diesel, potentes e económicos com mais de 200cv... e quem não tem €... não tem vicios!

Um fenómeno engraçado também é esse, o da reprogramação feita pela marca...
Mas quando se pedem provas do mesmo... Só no caso de um Avensis é que havia fatura do mesmo procedimento.

Mas a questao do uso vais ter sempre, tenha ele repro ou nao [;)] Mas é certo que ao levar uma repro as probablidades daquele motor estar todo escafiado aumentam bastante [:p]
p.s. espero nao estar a dizer nenhuma barbaridade mas os motores dos tdi's do açu com 110/115/130 sao iguais... logo levam repro de "orige"

Barbaridade mesmo!

Embora o meu carro esteja reprogramado (por uma empresa credível) dificilmente compraria um carro reprogramado a menos que fosse numa empresa de confiança e com provas dadas.

Barbaridade mesmo!

Embora o meu carro esteja reprogramado (por uma empresa credível) dificilmente compraria um carro reprogramado a menos que fosse numa empresa de confiança e com provas dadas.

E um dia quando venderes o teu como vais fazer? Imagina que todos pensam como tu, tens que mandar o carro para abate.

Fui agora ler tudo o que escrevi, e só um ponto da situação: imaginem que vão em 6a a 150km/h a umas 3500rpm. Ao fazer uma reprogramação, ele vai em 6a a 150km/h a por exemplo 3100rpm, pois vai mexer no binário... Ou não?

Vê lá se a reprogramção não é ao velocímetro... Pensas que vais a 150 e vais aí a uns 120... [:D]

E um dia quando venderes o teu como vais fazer? Imagina que todos pensam como tu, tens que mandar o carro para abate.

O meu carro neste momento tem uma reprogramação com aumento de 20cv e 50Nm de binário. Foi feito na empresa mais conceituada em Portugal.
Tenho a factura do que fiz no carro.
Se vender o carro informo as alterações que tem como é óbvio. Para mim a reprogramação que fiz só valoriza o carro. Tenho consumos mais baixos em 0,5l e com um andamento mais homogéneo em todas as situações.
Claramente não leste bem o que eu escrevi. Só compraria um carro reprogramado se tivesse sido feito numa empresa conceituada. Se foi o próprio ou o zé da esquina a fazer é óbvio que não compro.

Dependendo do caso até podia comprar.
Óbvio que se me aparecesse um zé do boné a vender o seu carro não o comprava. Reprogramado ou não.

Vou no 2º carro reprogramado e nunca tive nenhum problema, mas admito que teria reticências a comprar um..

Quando fiz a repro no meu, fui a uma casa conceituada (PKE) e antes fui a uma casa especializada em turbos para me aconselharem sobre o estado do mesmo.
Foi feito um diagnóstico em que se verificou todo o historial de avarias que o carro teve ao longo da sua vida.
Podia ter sido apagado, mas não foi. Estava lá tudo desde os 1ºs kms, pelo que se verificou que os kms eram reais e, disseram eles, nunca tinha sido reprogramado.

Depois de andar no meu carro, o meu pai que tem um igual quis logo fazer o mesmo ao dele.
O homem tem mais de 60 anos.. está reformado e só usa a potência extra uma ou duas vezes por ano quando se lembra disso.

Há casos e casos... tanto o meu como o do meu pai são bem tratados e não hesitaria a comprá-los.
Como estes há muitos outros, mas acreditar nos donos é que pode ser difícil.

Na compra de qq carro usado daria sempre mais importância à maneira como foi usado e cuidado do que ao facto de ter ou não uma repro.

O meu carro neste momento tem uma reprogramação com aumento de 20cv e 50Nm de binário. Foi feito na empresa mais conceituada em Portugal.
Tenho a factura do que fiz no carro.
Se vender o carro informo as alterações que tem como é óbvio. Para mim a reprogramação que fiz só valoriza o carro. Tenho consumos mais baixos em 0,5l e com um andamento mais homogéneo em todas as situações.
Claramente não leste bem o que eu escrevi. Só compraria um carro reprogramado se tivesse sido feito numa empresa conceituada. Se foi o próprio ou o zé da esquina a fazer é óbvio que não compro.

Empresa mais conceituada de Portugal?

Isso é tão discutível. Uns dizem MB Power, outros PKE, outros VC, outros Turbotec, depende muito mesmo. Qual a melhor? Não sei, para mim nenhuma. Copiar mapas para a centralina é fácil, mexer no hardware e adequar o software não é para todos.

Depois dizeres que a reprogramação valorizou o carro é mentira. Digas o que disseres esse carro vai valer menos no mercado de usados, pois foi alterado e isso ainda é visto com preconceito.

Independentemente de a repro ter sido feita por uma pessoa/firma conceituada entendo que, a percentagem dos não crentes/preconceituosos (das repros dos outros) é muito maior que a dos não e, nesses termos, o melhor é colocar o carro "stock" e deixar ao critério do próximo dono fazer o que bem entender.

Aliás, estou convicto que, bastantes pessoas que compram um carro (alegadamente) stock vão, passado pouco tempo, fazer uma repro mas, se vissem que o carro já tinha uma, já não o compravam (o gajo era um maluco, um acelera, escafiava o carro todo...). Sendo eles a mandar fazer, já podem dar o seu toque pessoal e escolher a maternidade/assistir à nascença do bébe.

E assim andamos todo neste ciclo vicioso e os reprogramadores, agradecem!

Back