Relato aqui o meu caso... tinha empréstimo no BPI. Entretanto decidi mudar de casa e fiz simulações em vários bancos.
BPI (era cliente há uns anos e tinha lá o outro empréstimo) - spread 1,1%
BES e BCP (tinha acordo da empresa) - 0,6%
CGD - nem tentei... fui lá uma vez e não sendo cliente fiquei a odiar, imaginei que como cliente não ia ter paciência para eles!
Santander Totta - 0,5%
Optei pelo Santander, abri conta, pedi cartões, foi feita a avaliação da casa... e eis que começam os problemas... falta de transparência, enganos atrás de enganos, erros nos dados, spread de 0,5% que se calhar já não o era... conclusão... ponderei desistir do processo no Santander. Iria perder dinheiro mas ganhar alguma paz.
Tentei de novo, agora em bancos de menor dimensão, pelo menos a nível nacional).
Barclays - 0.45%
Montepio - 0.45% numa agência, 0.55% noutra
Comparei estes dois com o Santander ao nível de spread, TAEG, seguros, obrigatoriedade de subscrição de serviços, comissões, custos de processo, atendimento, transparência, etc etc...
O Montepio apenas perdeu nas comissões pagas pelos serviços feitos através do homebanking. Ganhou nos seguros, serviços a subscrever (quase nenhum!!), spread, transparência, simpatia, competência.
O Barclays teve pontuação muito alta no atendimento e no spread mas perdeu imenso nos valores (só nas comissões até à escritura o valor era superior ao montepio em cerca de 1200€, é quase uma comissão por cada papel que impresso ).
O Santander... ainda entrou na corrida mas já era um perdedor à partida!! O mau atendimento, o spread mais alto que as restantes (e mesmo assim só à custa da subscrição de diversos produtos), seguro mais alto que o Montepio, etc, ditaram que desistisse do processo que tinha a decorrer.
O escolhido acabou por ser o Montepio, mesmo com o Spread a ficar 0.05 pp acima da simulação, ou seja, pelos 0.5% (isto devido a uma avaliação que ficou um nadinha abaixo do previsto). No próximo ano tenta-se uma renegociação do spread e é possível que desça.