comprar no olx!!!

H uns anos vendi um iphone 5 por la, o comprador so me pediu o nib e disse que ficava com o telemovel, mesmo dia 600 paus na conta, enviei o telemovel mas deixei uma mensagem com o telemovel a dizer que era para ele ter cuidado ao fazer negocios assim, no futuro podia ter dissabores.

Eu não fazia um negócio assim à confiança.

Já comprei e vendi uma serie de coisas por lá. Regra geral comprei em mãos, mas enviei muita coisa para varias zonas do país.

Há dias dei comigo a pensar em coisas do género! Como / que sites havia antigamente antes do OLX onde a malta comprava processadores, memórias, etc. para fazer os upgrades aos PC's?

Já não me lembro... mas fiz, pelo menos, 2 upgrades de processador por aí. E ainda podia subir um passo mais, mas seria menos fiável/estável...

Que porr@ de sites eram esses? Já nem sei como os pagava, penso que era pré-pagamento por cartão de crédito..., mas sempre os recebia e um dia não gostei de uma memória e mandei-a para trás e veio outra. Era tudo malta particular, malta das engenhocas informáticas...

Seria malta diferente?

Há dias dei comigo a pensar em coisas do género! Como / que sites havia antigamente antes do OLX onde a malta comprava processadores, memórias, etc. para fazer os upgrades aos PC's?

Já não me lembro... mas fiz, pelo menos, 2 upgrades de processador por aí. E ainda podia subir um passo mais, mas seria menos fiável/estável...

Que porr@ de sites eram esses? Já nem sei como os pagava, penso que era pré-pagamento por cartão de crédito..., mas sempre os recebia e um dia não gostei de uma memória e mandei-a para trás e veio outra. Era tudo malta particular, malta das engenhocas informáticas...

Seria malta diferente?

Só me lembro do miau.pt e do ebay...

Só me lembro do miau.pt e do ebay...

E antes disso (na década de 90) eram os newsgroups. Ainda cheguei a comprar e a vender umas coisas por lá.

Que me lembre, do pior que já cá apareceu em Portugal, foram os negócios do telemoveis.com ou telemoveis.pt ou algo assim do género. Um colega meu frequentava muito esse site e pelo que me contou, foi enganado pelo menos duas vezes. Uma delas recebeu uma laranja ou que foi já em estado de decomposição [:D], outra recebeu um telemóvel que não tinha nada a ver (marca e modelo totalmente diferentes, bloqueado, em mau estado, etc).

Pessoalmente usei bastante o Miau.pt e cheguei a fazer negócios bem porreiros por lá, tanto a comprar como a vender. Na altura faziam-se negócios mesmo muito bons. Depois para o fim já nem por isso.

No Olx já comprei meia dúzia de coisas e vendi uma ou duas e felizmente tive sorte. Pessoalmente só envio após pagamento por transferência bancária (e depois do dinheiro estar mesmo na conta) e quando compro também faço o mesmo. Ainda esta semana propus ao vendedor efectuar pagamento dessa forma (inicialmente ele tinha falado em envio à cobrança). Acaba por ser melhor, pois poupam-se nos portes (à cobrança é sempre qualquer coisa a mais), fica-se com o Nib do malandro (e uma "prova" de transacção) se houver alguma coisa e o facto de vir à cobrança não invalida que possamos ser enganados à mesma.. Recebe-se algo mas só depois de pagar é que se pode abrir a caixa, pelo que é uma falsa sensação de segurança.

Não significa nada, mas normalmente quando quero comprar algo no Olx e recebo resposta do vendedor, vou pesquisar o mail do mesmo. Facebook, google, etc. A compra mais cara que fiz lá foram quase 300€ e confesso que algo a medo. Era uma máquina fotográfica. Mas pelo e-mail consegui chegar ao perfil do Facebook e a uns blogs ou fóruns (já não me recordo bem) de fotografia, pelo que tudo parecia ser coerente.

Última edição:
Observação extra: um familiar levou uma banhada dessas que vocês descrevem. Foi comprado um objecto de arte-sacra, pagamento por transferência, e o objecto nunca veio. Contactos para o comprador, deixa de atender, o costume. O meu familiar não esteve com meias medidas: queixa directa na PJ. Deixa andar. Passados meses (5 ou 6, não sei), o vendedor liga-lhe, já meio desesperado, a pedir para retirar a queixa, porque tinha tido uma notificação de comparência na PJ e andava a ser investigado, teve que ir lá responder por burla. Burla é crime...

Ainda por cima como o objecto era de arte-sacra os investigadores quiseram mesmo ir mais além, saber a proveniência do objecto, que fim tinha sido dado, etc. Claro que para o homem se ver livre da queixa, devolveu tudo.

Resumindo: quem for burlado, que é esse o termo, faça queixa. Esse tipo de banhadas não pode ser encarado de ânimo leve e se calhar por isso é que há tanta gente a fazê-lo.

Observação extra: um familiar levou uma banhada dessas que vocês descrevem. Foi comprado um objecto de arte-sacra, pagamento por transferência, e o objecto nunca veio. Contactos para o comprador, deixa de atender, o costume. O meu familiar não esteve com meias medidas: queixa directa na PJ. Deixa andar. Passados meses (5 ou 6, não sei), o vendedor liga-lhe, já meio desesperado, a pedir para retirar a queixa, porque tinha tido uma notificação de comparência na PJ e andava a ser investigado, teve que ir lá responder por burla. Burla é crime...

Ainda por cima como o objecto era de arte-sacra os investigadores quiseram mesmo ir mais além, saber a proveniência do objecto, que fim tinha sido dado, etc. Claro que para o homem se ver livre da queixa, devolveu tudo.

Resumindo: quem for burlado, que é esse o termo, faça queixa. Esse tipo de banhadas não pode ser encarado de ânimo leve e se calhar por isso é que há tanta gente a fazê-lo.

E faz queixa contra quem? Os burlões não se registam no OLX com a identidade verdadeira.

Eu dou a cara. A mim aconteceu-me uma destas.

Paguei por transferencia, a coisa nunca chegou. Envio mail pro gajo e ele diz que ja deveria ter chegado. Peço-lhe o comprovativo de envio CTT ou transportadora. Ele envia-me um ficheiro corrompido. Digo-lhe que não conseguia ver a imagem e ele diz que enviou tudo bem e que eu estava a ser parvo. Pronto aí soube logo que eu ja tinha ido.

Demorou eternidades a responder aos mail

Mais um mail a dizer pra me devolver o guito ou ia apresentar queixa. Não respondeu.
Outro mail a dar-lhe um prazo. Vem-me com uma historia mirabolante que tem a vida uma desgraça que o pai isto, a mulher aquilo, que não tinha saldo no tlm...
Outro mail a dizer que já tinha apresentado queixa e aí respondeu em menos de 3 tempos a dizer pra retirar e coiso. La lhe disse pra me devolver o guito. O FDP devolveu-me metade ([8b]), como já não estava pra me chatear mais, e de facto o valor da coisa não justificava a minha ida a apresentar queixa deixei-me estar

Mas juro que fiquei danado. Aldabrao com todas as letras. Fiquei mais chateado com o facto de ser levado e de existirem pessoas assim, do que com o valor da coisa.

Nunca vendi nada no OLX, mas já comprei um piano vertical através do mesmo.

Combinei com o anunciante uma hora e local (que eu até desconhecia pois ficava a uns 40 KM's de minha casa), ao inicio tinha receio.
Depois de me ter perdido à procura do local de encontro, vieram ter comigo e com o meu pai.
Fomos ver o dito instrumento, mostramos interesse, e no dia seguinte lá fomos com uma carrinha de carga buscar o dito cujo.

Impecável, mas também sei que nem todas as histórias devem ser assim felizes lol, principalmente as que envolvem transferências bancárias e envios de produtos através de transportadoras

Última edição:
E faz queixa contra quem? Os burlões não se registam no OLX com a identidade verdadeira.

Na PJ disseram que basta haver trocas de e-mails.

Mas como além disso houve telefonemas e transferência bancária, logo existe um titular duma conta bancária e um titular dum número de telemóvel.

Ja comprei e vendi muita coisa atraves do OLX.
Desde cenas de informática (fonte de alimentação), telefones que estavam na gaveta (foram quase dados diga-se), máquinas fotográficas (avariada, e esta até foi há 1 semana em mãos num café), uma EGR usada de um 1.3mjet 199a2000, e ultimamente livros.
Sempre por TB primeiro, ou em mão com eur Vivo..

Também já vendi uma máquina fotográfica avariada. Deixaram as pilhas de origem na máquina e deu cabo do circuito integrado... Deram-ma e ainda fiz uma nota com ela, comprou-ma um tipo que tinha uma igual mas com a carcaça toda maltratada.

Pessoal, andam a usar o olx? E a conseguir comunicar com os vendedores/compradores?

Tenho questionado vários vendedores através do envio de mensagem no site, recebo a notificação no mail mas não tenho recebido resposta dos vendedores, isto já para mais de duas semanas em que questionei mais de dez vendedores... Nenhum me respondeu nem a dizer que já não tem o artigo, que não vende por aquele valor, nada.

Será que já estou "marcado" no olx!? [:D]

Estou a achar isto estranho porque nunca me tinha acontecido, mais hora menos hora, mais dia menos dia, acabava sempre por receber uma resposta sobre o negócio (já começo a pensar se o sistema deles está a funcionar bem, se conseguem enviar a mensagem à outra pessoa ou se o meu mail não chega correctamente ao vendedor e que não me consegue responder....).

Pessoal, andam a usar o olx? E a conseguir comunicar com os vendedores/compradores?

Tenho questionado vários vendedores através do envio de mensagem no site, recebo a notificação no mail mas não tenho recebido resposta dos vendedores, isto já para mais de duas semanas em que questionei mais de dez vendedores... Nenhum me respondeu nem a dizer que já não tem o artigo, que não vende por aquele valor, nada.

Será que já estou "marcado" no olx!? [:D]

Estou a achar isto estranho porque nunca me tinha acontecido, mais hora menos hora, mais dia menos dia, acabava sempre por receber uma resposta sobre o negócio (já começo a pensar se o sistema deles está a funcionar bem, se conseguem enviar a mensagem à outra pessoa ou se o meu mail não chega correctamente ao vendedor e que não me consegue responder....).

Sim, está tudo normal aqui para os meus lados. Contudo já me aconteceu o mesmo há uns tempos atrás, durante umas semanas não tive contactos nenhuns pelos meus artigos (normalmente tenho contactos quase diários) e nunca recebia resposta aos contactos que fazia, mas honestamente não sei o porque de isto acontecer...

Ja me aconteceu.

Depois fui contactado pelo OLX a propor pagar para ter os meus anuncios mais acima e com visibilidade.

Hoje em dia vendo mais em grupos de fbook que no olx.

Este mes de março ja fiz uns 50 negocios pelo fbook e olx zero

boa noite !! ví uma coisa que me interessa no olx, por meio de uma ligação telefonica entrei em contacto com o vendedor, ele diz que lhe deposite 50% no banco, e no momento da entrega ( são 200 kms de distancia) cancelo outros 50%, tudo bem, o meu receio é que me garante a mim que no momento em que eu deposite ele envia o material? o é mais provável que no momento em que lhe deposite a primeira parte ou seja 50 % nunca mais vou saber dele? será seguro?
obrg.

Diz para enviar à cobrança.
Só compramos coisas no OLX assim.

E Olha que até já um carro veio à cobrança (um 405 Mi16). compramos o serviço de reboque e lá veio o carro em cima, adiantamos o dinheiro À empresa do reboque e só depois de carregado o carro é que foi pago...

Peças de carros então vem tudo pelo correio à cobrança.

Tb já vendi um carro, e esse foi pago em dinheiro vivo e a transação feita num local com CCTV.

Assim de cabeça... já compramos 7 carros no OLX, e vendemos um.

Só és enganado se te deixares enganar.... claro que não há sempre nem nuncas

Ainda hoje um utilizador depositou na minha conta pra la de 300€ e ainda não viu nada, so fotos. Faz de mim um mau vendedor? Claro que não, pois irei ao encontro do mesmo.

Voltar
Superior