Conduzir sem carta

belo país este... onde quem defende a normalidade, o cumprimento das regras, é considerado "santinho", para não dizer coisas piores.
é como gozarem com quem não se bebe alcool ou não fuma. "eia olha o copinho de leite"

belo país este, onde vale mais a opinião de um criminoso do que a de alguém que defende a lei que existe para nos proteger.

Não sei qual é a diferença entre conduzir sem carta ou conduzir com carta que só se conseguiu com o famoso envelope por baixo da mesa... e há mta mta gente que pagou...pelo menos que eu conheça...

Não sei qual é a diferença entre conduzir sem carta ou conduzir com carta que só se conseguiu com o famoso envelope por baixo da mesa... e há mta mta gente que pagou...pelo menos que eu conheça...

e já os denunciaste? não, pois não? desculpar um crime com outro crime não é grande argumento.

a diferença é ter o pedaço de cartão[;)]

Muita gente passa com o envelope e muita gente tem carta sem colocar os pés numa escola de condução, é uma questão de conhecimentos ou de números!

mas tendo o cartãozinho estás dentro da lei,não tendo...

O que vou dizer não deve servir de pretexto para o fazer mas a verdade, é que, todos sem excepção, erramos muitas vezes. A diferença entre erros, está principalmente nos danos que podemos causar, alguns erros não têm grandes consequências ao invés de outros.
O que se exige a um ser humano é que reflicta e corrija as suas acções, afinal somos seres racionais, o que não transparece muitas vezes.
Vou aproveitar para colocar uma questão às pessoas que não hesitam em "atirar a 1ª pedra".
Aqueles que são encartados e que tanto criticam as acções dos outros, cumprem na íntegra o código da estrada? São realmente um exemplo na estrada para muitos outros condutores?

Olá,
eu tenho 18 anos, e fui apanhado a conduzir sem carta, alguém sabe o que me espera em julgamento? :/
gostava de saber se alguém sabe o que me pode acontecer, ou se ja aconteceu a alguém.
estou a tirar a carta, e o exame de condução é 3 dias depois do julgamento.

Obrigado,
Zundapp

Devias ter continuado a pilotar a tua

famel_zundapp_2.jpg

e neste momento já não teria de te preocupar com:

- No caso do condutor não ter carta de condução o veículo é apreendido.

- O crime de condução sem carta é punível com pena de prisão até dois anos.

- Coima de 120€ a 600€ ( sem certezas )

a diferença é ter o pedaço de cartão[;)]
Muita gente passa com o envelope e muita gente tem carta sem colocar os pés numa escola de condução, é uma questão de conhecimentos ou de números!
mas tendo o cartãozinho estás dentro da lei,não tendo...
novamente, uma carta atribuida de forma fraudulenta também é um crime, isso é desculpa para quê?

Aqueles que são encartados e que tanto criticam as acções dos outros, cumprem na íntegra o código da estrada? São realmente um exemplo na estrada para muitos outros condutores?

tu não tens de cumprir para criticar. se fores apanhado arcas com as consequências e pronto. mas sabes que o que estás a fazer é ERRADO.
não é vir armar-se em santinho e coitadinho...

novamente, uma carta atribuida de forma fraudulenta também é um crime, isso é desculpa para quê?

mas qual desculpa?

Um agente manda-te parar: - tens a carta e segues viagem ( a não ser que tenhas outra irregularidade grave qualquer)
- não tens a carta, sais do veículo e vais para a esquadra.

Não interessa nesse momento se compras-te a carta com envelopes por baixo da mesa ou se nem puseste um pé dentro de uma escola de condução ou de um centro de exames.

Isto a propósito de um user comparar um condutor sem carta a um que tem a carta com envelopes por baixo da mesa..

Comparação por comparação, compara também os números de sinistralidade em 1991 com os que tens agora.

Achas bem nem uma multa ter pago? Que raio de lei era essa? Para isso nem nunca "valia a pena" tirar a carta.

Fala-se mal de tanta coisa no país mas parece que há cidadãos que estão convencidos que isto é tipo Marrocos.

Não sou defensor de se andar a conduzir sem carta, principalmente pela questão da responsabilização e questões com companhias de seguro.

Objectivamente, posso dizer-te que acho 100 vezes pior o pessoal com carta que agarra no carro depois de ter bebido uns bons canecos (e disso não falta em portugal).
Por outro lado, ainda tens as pessoas que tiraram a carta porque o instrutor estava farto e bem-disposto naquele dia. Lembras-te daquele programa que dava na sic "o pior condutor do mundo ?". Conheço pessoas que ainda têm dúvidas ao fazer marcha-atrás para que lado é que as rodas viram... ...e têm carta !
Garanto-te que com 18 e sem carta não tinha dúvidas dessas.

Objectivamente, a diferença de experiência entre o dia que me entregaram a carta e o dia que fui apanhado não era nenhuma.

Eu fiquei com pena suspensa, se repetisse a graça ia ser a doer. O que é que queres mais ?

Mesmo em termos de responsabilização, vou-te dar um exemplo:
Há uns anos, a minha irmã (com carta) não viu uma mota e meteu-se na frente dela. O carro foi para a sucata e o condutor da mota foi para o hospital.

Posso dizer-te que o condutor da mota (com os seus 40 anos) não tinha carta e andava assim há anos.
Lógicamente a culpada legal do acidente (mesmo entre companhias) foi a minha irmã. O facto de ele não ter carta não alterou em nada a responsabilização.

Para cúmulo, as licenças para se conduzirem motas até 49cc eram atribuídas pela câmara municipal (não sei se ainda é) mediante uma volta de 50 metros (o avaliador ficava em pé parado a ver o aluno a subir e descer uma rua) e umas perguntas orais a que ninguém chumbava mesmo que não soubesse, mesmo nas situações mais caricatas.

Uma 49cc já dava 100 km/h...

Se é reprovável que se conduza sem carta ?
Sem dúvida !

e isso torna em quê menos condenável andar sem carta?

"oh coitadinho, vamos deixa-lo andar sem carta porque há muita gente que obtém a carta através de subornos" - fantástico, nem se resolve um problema nem outro, deixa-se andar na bandalheira.

belo país, este.

tu não tens de cumprir para criticar. se fores apanhado arcas com as consequências e pronto. mas sabes que o que estás a fazer é ERRADO.
não é vir armar-se em santinho e coitadinho...

Essa meu caro é a lógica mais absurda que já ouvi, mas infelizmente é a lógica de muita gente.
Este forista foi apanhado sem carta, e vai pagar pelos seus erros, talvez devesse passar uns dias na prisão realmente, mas com isso eu até concordaria se todas as pessoas encartadas que já "mataram" ou que praticam condução extremamente perigosa também por lá passassem.

Essa meu caro é a lógica mais absurda que já ouvi, mas infelizmente é a lógica de muita gente.
Este forista foi apanhado sem carta, e vai pagar pelos seus erros, talvez devesse passar uns dias na prisão realmente, mas com isso eu até concordaria se todas as pessoas encartadas que já "mataram" ou que praticam condução extremamente perigosa também por lá passassem.

as cadeias que temos nem para os criminosos reincidentes chegam, quanto mais para estas situações... é por isso que muita coisa passa sem penalizações.

Quando digo que dirijo sem carta é que não tenho habilitação ainda.

Alguém quer ligar para a Interpol e me denunciar?

Não culpo nem desculpo ninguém (é preciso dizer isto porque senão deitam-nos o fogo [;)] ).

Acho que já foi tudo dito. Numa situação normal ficas 2 anos sem poder tirar a carta, penso eu. Julgo que podes "negociar" com a escola de condução, a ver se não tens que voltar a pagar a carta daqui a 2 anos.
Todos sabemos que até para os criminosos que matam há "atenuantes" que em tribunal contam muito. Tens 18 anos, se tiveres atenuantes julgo que em tribunal poderás ser "compensado".

Pelo que percebi acho que não provocaste nenhum acidente. As consequências devem depender muito da forma como foste apanhado, acho eu.

O melhor mesmo é pedires ajuda a um advogado, pois estás num lindo sarilho.

Atende ao que pretendes e nunca digas desta água não beberei

e isso torna em quê menos condenável andar sem carta?

"oh coitadinho, vamos deixa-lo andar sem carta porque há muita gente que obtém a carta através de subornos" - fantástico, nem se resolve um problema nem outro, deixa-se andar na bandalheira.

belo país, este.

Ninguém está a dizer para deixar andar sem carta !

Quem é apanhado a conduzir sem carta sofre as consequências, da mesma maneira que quem tem carta as sofre se sair do código da estrada !

A questão é, se fores multado por excesso de velocidade, já tem justificação ?

Atende ao que pretendes e nunca digas desta água não beberei

Se ler com atenção as minhas intervenções, até ao momento, verá que não é essa a minha linha de pensamento.
Não estou livre de nada, tudo pode acontecer e se tiver que ser responsabilizado e tiver que pagar por isso assim seja, por mais que me custe.
Claro, que enquanto for uma pessoa minimamente consciente, evitarei passar por isso, mas, já poderia ter tido problemas bem graves, pois já adormeci ao volante. Felizmente para mim e para os outros condutores, foi apenas um susto e alguma, pouca, chapa amolgada. É o que dá tentarmos vencer o cansaço.

Back