Comparação por comparação, compara também os números de sinistralidade em 1991 com os que tens agora.
Achas bem nem uma multa ter pago? Que raio de lei era essa? Para isso nem nunca "valia a pena" tirar a carta.
Fala-se mal de tanta coisa no país mas parece que há cidadãos que estão convencidos que isto é tipo Marrocos.
Não sou defensor de se andar a conduzir sem carta, principalmente pela questão da responsabilização e questões com companhias de seguro.
Objectivamente, posso dizer-te que acho 100 vezes pior o pessoal com carta que agarra no carro depois de ter bebido uns bons canecos (e disso não falta em portugal).
Por outro lado, ainda tens as pessoas que tiraram a carta porque o instrutor estava farto e bem-disposto naquele dia. Lembras-te daquele programa que dava na sic "o pior condutor do mundo ?". Conheço pessoas que ainda têm dúvidas ao fazer marcha-atrás para que lado é que as rodas viram... ...e têm carta !
Garanto-te que com 18 e sem carta não tinha dúvidas dessas.
Objectivamente, a diferença de experiência entre o dia que me entregaram a carta e o dia que fui apanhado não era nenhuma.
Eu fiquei com pena suspensa, se repetisse a graça ia ser a doer. O que é que queres mais ?
Mesmo em termos de responsabilização, vou-te dar um exemplo:
Há uns anos, a minha irmã (com carta) não viu uma mota e meteu-se na frente dela. O carro foi para a sucata e o condutor da mota foi para o hospital.
Posso dizer-te que o condutor da mota (com os seus 40 anos) não tinha carta e andava assim há anos.
Lógicamente a culpada legal do acidente (mesmo entre companhias) foi a minha irmã. O facto de ele não ter carta não alterou em nada a responsabilização.
Para cúmulo, as licenças para se conduzirem motas até 49cc eram atribuídas pela câmara municipal (não sei se ainda é) mediante uma volta de 50 metros (o avaliador ficava em pé parado a ver o aluno a subir e descer uma rua) e umas perguntas orais a que ninguém chumbava mesmo que não soubesse, mesmo nas situações mais caricatas.
Uma 49cc já dava 100 km/h...
Se é reprovável que se conduza sem carta ?
Sem dúvida !