Consideras-te purista?

Consideras-te purista?

• Total voters
    108
É verdade, não tenho rádio e as colunas vou tirá-las.
É peso escusado dado que não ouço rádio.
O peso para mim é muito importante, mas há algo de que não descuro: uma boa caixa de ferramentas na mala do carro.
Faz peso, mas se ficar no meio do caminho, não preciso de reboque.
Agora no verão podes tirar as escovas do limpa-vidros. Sempre ganhas umas gramas para a caixa de ferramentas e aumentas o prazer de condução.
Depois podes tirar as tampas das válvulas dos pneus. Dez gramas nas rodas (peso não suspenso) equivale a muitos mais dentro do carro.
Ainda podes tirar os bancos e cintos que não utilizas, sempre são menos uns quilos porreiros.

És purista ou não és ? [:D][;)]

Mas sou mais radical nalgumas coisas:
Não ao Diesel,
não ao turbo,
nada de electrónica de ajuda à condução,
NA, sim (+ compressor talvez),
ABS (na estrada)
e DA, no máximo!
Tudo o resto só serve para atrapalhar [8b]

porquê?

O turbo é algum tipo de tecnologia moderna?[:D]

Oh Mad, o numero de telefone da assistência em viagem é mais leve do que a caixa de ferramenta.

Não é vergonha nenhuma ligar ao reboque; tu pagas isso quando fazes o seguro.
Até podes deixar a roda suplente, macaco e chave de rodas em casa...pesam muito...[:D]

Presumo também que no depósito de água do esguicho limpa-vidros ponhas apenas 0,2 litros de cada vez.[:D]

Tens encostos de cabeça atrás? Quanto pesam?[:D]

Oh Mad, o numero de telefone da assistência em viagem é mais leve do que a caixa de ferramenta.

Até podes deixar a roda suplente, macaco e chave de rodas em casa...pesam muito...[:D]

Presumo também que no depósito de água do esguicho limpa-vidros ponhas apenas 0,2 litros de cada vez.[:D]

o carro mais leve que tenho em lx pesa 1400kg e tem 65 cv [:)]

acho que tenho mesmo que bater com um martelo a ver se caiem pelo menos 100kg de ferrugem

Agora no verão podes tirar as escovas do limpa-vidros. Sempre ganhas umas gramas para a caixa de ferramentas e aumentas o prazer de condução.
Depois podes tirar as tampas das válvulas dos pneus. Dez gramas nas rodas (peso não suspenso) equivale a muitos mais dentro do carro.
Ainda podes tirar os bancos e cintos que não utilizas, sempre são menos uns quilos porreiros.

És purista ou não és ? [:D][;)]

[:D][:D]
Isso são coisas necessárias, quanto mais não seja para efeitos de legalidade e inspecção!
E ja´tenho sorte nos cintos, dado que atrás não tem e não tem espelho retrovisor do lado direito (mas já era homologado assim).[;)]

Chamar o reboque não é vergonha, mas não deixa de ser chato ter que levar o carro para a oficina e ficar sem ele quando na rua o consigo arranjar.[:D]
Mas eu só ando com a caixa de ferramentas quando vou para longe!
Não tenho encostos de cabeça e água do esguicho não falta![:D]
Uma vez, à conta de não ter água, um dos motores do esguicho pifou.:sh)

porquê?

O turbo é algum tipo de tecnologia moderna?[:D]

Provávelmente, estás só a desconversar :confused:

Mas é bom não confundir "purista" com retrógado, antiquado ou com aversão a tudo o que é moderno ou tecnológico [:p]

Não gosto de motores turbo porque só atinge a sua prestação numa faixa muito limitada de regime e não o aguentam muito alto, durante muito tempo. E já guiei bi turos e tri turbos cheios de intercoolers, com electrónica apurada para se notar muito pouco, mas que avariam ainda mais...

Só gosto da resposta e do som de um bom NA e não quero turbos para nada [;)]

o carro mais leve que tenho em lx pesa 1400kg e tem 65 cv [:)]

acho que tenho mesmo que bater com um martelo a ver se caiem pelo menos 100kg de ferrugem

Ora, se ainda não tiver fugido nenhum cavalo (ou mais), tens uma relação peso potência de 21.53 Kg/cv.

O que é que estás à espera para ir para o autódromo no domingo ? [:D]

Ora, se ainda não tiver fugido nenhum cavalo (ou mais), tens uma relação peso potência de 21.53 Kg/cv.

O meu autodromo com o w115 é feito de passeios á beira mar, em que a recta da meta é feita de paragens em semaforos e as bancadas são gajas nos carros do lado [:D][:D][:D]

As specs dele são:

Aceleração:0-100 gajas que se pode contar em 28 segundos (medição efectuada do rossio á pç do comercio ás 14h

Travagem
: Consigo parar em 150 metros sem derramar uma imperial a abarrotar e com um cigarro na boca e a outra mão a coçar os tomates

A potência e o binário são os suficientes para subir a calçada de carriche carregado com 4 gajas no carro, a mala cheia de cerveja e ainda o depósito cheio a 60km/h em quarta sem grande embalagem.

Em termos de capacidades de mala:digamos que 4 grades e 2 barris estão ali como a água está para os peixes

a Iluminação é a suficiente para iluminar a put@ria do técnico a 200metros e conseguir distinguir uma gaja de um travesti a 50metros

quanto aos cavalos fugidos, é assim, eles não fugiram na acepção negativa do termo como se não gostassem de lá estar, eles gostavam, mas eu tinha ali tanto cavalo no estábulo que disse a alguns para irem pastar e voltarem quando estivessem fartos, é que eu só uso metade do plantel, e já fico com dois grupos para suplentes o que é mais que suficiente.

prefiro 30 bons cavalos do que 65 cavalos que comem muito e andam o mesmo.

Mas ps cavalos são livres de voltar quando quiserem, e se assim o bem entenderem que eu não guardo rancor.

Last edited:

Paulo, mas tenta chegar lá antes das 16h...[:p]

[:D]

Abraço!

O meu autodromo com o w115 é feito de passeios á beira mar, em que a recta da meta é feita de paragens em semaforos e as bancadas são gajas nos carros do lado [:D][:D][:D]

As specs dele são:

Aceleração:0-100 gajas que se pode contar em 28 segundos (medição efectuada do rossio á pç do comercio ás 14h

Travagem: Consigo parar em 150 metros sem derramar uma imperial a abarrotar e com um cigarro na boca e a outra mão a coçar os tomates

A potência e o binário são os suficientes para subir a calçada de carriche carregado com 4 gajas no carro, a mala cheia de cerveja e ainda o depósito cheio a 60km/h em quarta sem grande embalagem.

Em termos de capacidades de mala:digamos que 4 grades e 2 barris estão ali como a água está para os peixes

a Iluminação é a suficiente para iluminar a put@ria do técnico a 200metros e conseguir distinguir uma gaja de um travesti a 50metros

quanto aos cavalos fugidos, é assim, eles não fugiram na acepção negativa do termo como se não gostassem de lá estar, eles gostavam, mas eu tinha ali tanto cavalo no estábulo que disse a alguns para irem pastar e voltarem quando estivessem fartos, é que eu só uso metade do plantel, e já fico com dois grupos para suplentes o que é mais que suficiente.

prefiro 30 bons cavalos do que 65 cavalos que comem muito e andam o mesmo.

Mas ps cavalos são livres de voltar quando quiserem, e se assim o bem entenderem que eu não guardo rancor.

Genial ! [:D]

Esse carro tem um potencial interessante.

Se o restaurares como deve ser, és bem capaz de lhe multiplicar o valor umas quantas vezes [;)] .

Depois de arranjado ficas com um carro que pela idade já pode ser legítimamente chamado de clássico. apr:)

Purista sim... Desde que me conheço, aliás os carros que tenho e que fui eu a escolher reflectem isso. Apenas procurei o que queria, RWD e FWD, sem ajudas fora a direcção assistida e o servo-freio e NA de preferência.
Para o meu tipo de condução é o ideal, gosto de sentir a mecânica das coisas, a linearidade da resposta, que não seja um chip a decidir se aplica ou não mais força e equílirbio de travagem, aqui quem manda sou eu.

Quando calco o acelerador com força a mais as rodas patinam furiosamente, não há controlo de estabilidade nem de tracção, aqui tudo o que acontece é produto de azelhice ou inspiração e as recompensas são enormes, e as respostas são sorrisos e cumplicidade, o carro não reage de duas formas diferentes, a mecânica das coisas não o permite e se queimo uma travagem também se deve a um excesso de confiança.

Este purismo deve-se ao facto de os carros não terem o mesmo sabor dos carros dos 90's, está tudo muito filtrado e facilitado, antes o carro podía-nos matar e nós achávamos justo, tipo justiça poética, desrespeitei-te e tenho o meu castigo, mas hoje em dia não o carro tem de nos proteger, não há diálogo com o acelerador, travões e chassis, há um diálogo com uma série de sensores que vão julgar o que é melhor para mim, para mim não serve, tenho de dar hipótese de o carro me tentar matar, o gozo vem daqui, no limite saber o que é brincar no fio da navalha e não aceitar ordens de um computador...

Purista sim, porque me permite conduzir qualquer carro de hoje rápido, mas será que os "putos" de hoje conseguem conduzir rápido um "carro puro" de há 15/30 anos atrás!?

Não, não conseguem...

Dou-te o meu exemplo que depois de tão habituado ao meu ibiza tdi cheio de gadgets, a última vez que peuei no saxo da minha mãe, um 1.4 de 1998, sem gadgets de qualquer espécie, já não tinha o à vontade que tinha à uns aninhos atrás com ele...

Pessoalmente, prefiro um bruto a gasolina, sem abs, sem esp etc e tal, mas digo-te que também gosto bastante de espremer o meu tdi.

Acho que a questão do puristo, pode ser um bocado relativa, todos nós temos um determinado tipo de gostos, acho que o carro que nos conduz não nos define, porque nem todos podemos ter um gasolina desportivo nos dias que correm, se bem que eu adorava ter um, miata, clio sport mk1, mi16, sei lá...

Respondi que não sou um Purista. Mas respondi sem saber bem o que é um Purista. Se entender um Purista como uma pessoa que gosta de automoveis e aquilo que eles representam para a nossa sociedade. Sou!
Se entender que um Purista é aquele que para ele só os cavalos contam e mais as sensações da adrelanina. Não sou!
Se entender um Purista, como alguém que acha que um automovel é basicamente para nos transportar a nós e á nossa familia com a máxima segurança possivel. Sou!
Se ser Purista é renegar todo o desenvolvimento feito pela industria automovel, na segurança, no conforto, na economia de combustivel. Não sou!
Se ser Purista, é ser fiel a uma marca, para toda a vida. Não sou
Portanto e não sabendo muito bem o que é ser Purista, digo-o que não sou.
E vocês sabem o que é ser "Um Purista"?
Abraços

Há os que não podem Sr. Filipe![:D]
O RMP bate todos.[:D]

Se tivesse que fazer uma lista de puristas colocaria sem dúvidas nenhumas (excluindo-me):

RPM
Nitro
Filipe Dias
Eheh, olha que não, apesar de gostar de carros "terra-a-terra", no dia-a-dia já não consigo prescindir do ar condicionado e da direccção assistida, principalmente agora que ando a fazer muitos quilómetros, neste calor abrasador. [;)] Até no meu antigo E30 tinha AC! [:D] E o RPM também anda com AC, mas depois compensa com técnicas hardcore de redução de peso, eheh.

Mas, apesar disso, considero-me mais purista que muita gente, no sentido em que gosto de receber feedback do carro, algo que outras pessoas prescindem prontamente.

Não obstante acho que, por exemplo, o PauloFVF é dos tipos mais puristas que por aqui anda. Basta ver pelo W115. [:cool:] Eu não sei se era capaz de trocar o meu xunáite por um W115. [:D]

Back