Uma brincadeira como tantas outras que infelizmente correu mal.
Não acho bem é o valor da multa que querem aplicar.
Há muitas situações de crime público, como por exemplo os incendiários, que não têm um décimo desta penalização.
Eu acho muitíssimo bem. Em pleno alerta vermelho, fazer esta brincadeira de tentar atravessar um curso de água é brincar não só com as próprias vidas, mas também com as vidas dos socorristas, numa coisa totalmente desnecessário.
Qual seria a tua opinião num cenário em que um dos bombeiros cai ao rio e morre afogado a tentar resgatar pessoas que lá foram ter por falta de senso comum?
Ou enquanto os meios estavam naquele resgate acontece outra tragédia qualquer em que as pessoas não têm culpa nenhuma e o socorro demora mais a chegar porque era uma ideia gira atravessar um curso de água, mais uma vez, em alerta vermelho de chuva e vento?
Mais, isto não é tudo multa. É pura e simplesmente o valor do custo do resgate. Se as pessoas não estivessem a incorrer numa atividade ilegal (tal como andar fora de estrada em alerta vermelho de calor, aplicam-se as mesmas regras), o responsável por esse pagamento seria o seguro de responsabilidade civil que todos nós temos nos nossos veículos, e é por isso que ele é obrigatório. Sempre que há resgate e mobilização de meios há custos envolvidos, tanto num caso mais drástico, como numa simples avaria em que vem um reboque privado. Não vemos o dinheiro a sair, mas há um custo que é pago pela nossa seguradora.
Eu também estava a pensar ir fazer um passeio e não fui porque usei desse mesmo senso comum.
O grupo do atasquei e agora nas últimas 48/72h encheu-se de artistas que acharam por bem ir atolar os carros quase porque sim. Desculpem lá qualquer coisa, mas eu não tenho pena nenhuma, e acho muitíssimo bem.
E comparar a beira da estrada com a estrada da beira também nada ajuda. Um incendiário é alguém que está a ser investigado por suspeitas de atear fogos, e que caso seja condenado será preso (se a pena é pesada o suficiente...é um belo tema para conversa).
Neste caso meramente são 4 pessoas que pela sua vida e pela sua viatura, por sua única responsabilidade e imprudência têm de pagar 10000€ de custos de resgate. É tal e qual como o pessoal que fica revoltado no Gerês porque quer mergulhar nas cascatas onde diz proibido mergulhar, cai e parte-se todo nas pedras e depois não quer pagar o helicóptero que tem de os ir buscar. Há acidentes, e há imprudências (neste caso, ilegais). O senso comum existe para ser muito bem aplicado, para não nos metermos em caldeiradas.