Conversa da treta

Situação parva, e muito provavelmente muito mal ponderada.
Especialmente nas condições adversas e alertas existentes. Não o deveriam ter feito e julgo que aprenderam.

Não vão pagar nada do que dizem, não existe multa/coima de 10mil euros para estas situações.
Foi negligente? Sim foi, mas nunca ninguém pagou os meios de socorro quando é negligente ao provocar um acidente automóvel por não parar num stop ou ir em excesso de velocidade.
Irão no entanto pagar as coimas previstas por circulação em zona proibida.

Quem disse isso dos 10mil euros foi o autarca, e como muitos gerem as autarquias, pouco devem saber de custos de operação de socorro.
PS: este não foi o autarca que levou uma lambada de um popular nos incendios de verão? [:D]

Uma brincadeira como tantas outras que infelizmente correu mal.

Não acho bem é o valor da multa que querem aplicar.

Há muitas situações de crime público, como por exemplo os incendiários, que não têm um décimo desta penalização.

Eu acho muitíssimo bem. Em pleno alerta vermelho, fazer esta brincadeira de tentar atravessar um curso de água é brincar não só com as próprias vidas, mas também com as vidas dos socorristas, numa coisa totalmente desnecessário.
Qual seria a tua opinião num cenário em que um dos bombeiros cai ao rio e morre afogado a tentar resgatar pessoas que lá foram ter por falta de senso comum?
Ou enquanto os meios estavam naquele resgate acontece outra tragédia qualquer em que as pessoas não têm culpa nenhuma e o socorro demora mais a chegar porque era uma ideia gira atravessar um curso de água, mais uma vez, em alerta vermelho de chuva e vento?

Mais, isto não é tudo multa. É pura e simplesmente o valor do custo do resgate. Se as pessoas não estivessem a incorrer numa atividade ilegal (tal como andar fora de estrada em alerta vermelho de calor, aplicam-se as mesmas regras), o responsável por esse pagamento seria o seguro de responsabilidade civil que todos nós temos nos nossos veículos, e é por isso que ele é obrigatório. Sempre que há resgate e mobilização de meios há custos envolvidos, tanto num caso mais drástico, como numa simples avaria em que vem um reboque privado. Não vemos o dinheiro a sair, mas há um custo que é pago pela nossa seguradora.

Eu também estava a pensar ir fazer um passeio e não fui porque usei desse mesmo senso comum.
O grupo do atasquei e agora nas últimas 48/72h encheu-se de artistas que acharam por bem ir atolar os carros quase porque sim. Desculpem lá qualquer coisa, mas eu não tenho pena nenhuma, e acho muitíssimo bem.

E comparar a beira da estrada com a estrada da beira também nada ajuda. Um incendiário é alguém que está a ser investigado por suspeitas de atear fogos, e que caso seja condenado será preso (se a pena é pesada o suficiente...é um belo tema para conversa).
Neste caso meramente são 4 pessoas que pela sua vida e pela sua viatura, por sua única responsabilidade e imprudência têm de pagar 10000€ de custos de resgate. É tal e qual como o pessoal que fica revoltado no Gerês porque quer mergulhar nas cascatas onde diz proibido mergulhar, cai e parte-se todo nas pedras e depois não quer pagar o helicóptero que tem de os ir buscar. Há acidentes, e há imprudências (neste caso, ilegais). O senso comum existe para ser muito bem aplicado, para não nos metermos em caldeiradas.

... às vezes é preferivel ficar em casa de chinelo no pé do que ir sujar as rodas do jipe [:D]
... principalemnte em dias de tempestade [8b][8b][8b]

Situação parva, e muito provavelmente muito mal ponderada.
Especialmente nas condições adversas e alertas existentes. Não o deveriam ter feito e julgo que aprenderam.

Não vão pagar nada do que dizem, não existe multa/coima de 10mil euros para estas situações.
Foi negligente? Sim foi, mas nunca ninguém pagou os meios de socorro quando é negligente ao provocar um acidente automóvel por não parar num stop ou ir em excesso de velocidade.
Irão no entanto pagar as coimas previstas por circulação em zona proibida.

Quem disse isso dos 10mil euros foi o autarca, e como muitos gerem as autarquias, pouco devem saber de custos de operação de socorro.
PS: este não foi o autarca que levou uma lambada de um popular nos incendios de verão? [:D]

Quanto ao número 2, estás enganado... Já lá vão uns bons anos que um amigo teve de pagar 900€ de conta do hospital público. Provocou um acidente de viação, sem carta, em que ficou ferido.

A conta do hospital percebo porque não é enquadrável.
E pagou o accionamento do INEM e PSP/GNR? É que julgo que isso não está previsto em lei, e terá que estar para o cobrar.

Tens o exemplo dos custos de resgate causados por neglicencia no PNPG, que tiveram que ser debatidos, votados, e publicados para que tenham validade.
Teria que existir um regime semelhante na autarquia em questão.

(não estou a dizer que os tipos não mereçam, apenas que estas coisas têm que ter um enquadramento legal)

Já agora, viram que foram utilizadas viaturas TT pessoais no resgate?

Last edited:
A conta do hospital percebo porque não é enquadrável.
E pagou o accionamento do INEM e PSP/GNR? É que julgo que isso não está previsto em lei, e terá que estar para o cobrar.

Tens o exemplo dos custos de resgate causados por neglicencia no PNPG, que tiveram que ser debatidos, votados, e publicados para que tenham validade.
Teria que existir um regime semelhante na autarquia em questão.

(não estou a dizer que os tipos não mereçam, apenas que estas coisas têm que ter um enquadramento legal)

Não sei se teve de pagar essas.

A partir do momento em que existem alertas, é no mínimo estúpido fazerem-se a estes caminhos. Era óptimo que fossem obrigados a pagar, assim Sérvia de exemplos para futuros aventureiros.

Aceito o V/ ponto de vista, mas não gosto de ser muito radical nestes julgamentos.
Não apoio o que fizeram, de forma alguma. Aliás acho que colo disse acima foi uma brincadeiras de amigos mal calculada.
Para mim fazia muito mais sentido nestes casos, penalizar com trabalho comunitário, trabalhando lado a lado com aqueles que os foram resgatar para o pessoal ficar com a percepção do que implica uma operação destas.
Falando da operação em si e não sabendo ao certo os meios que foram utilizados posso dizer que muito muito dificilmente os custos chegariam perto do valor anunciado.

Certo!
Os alertas existem por alguma razão!

Pior mesmo, é se o jipe for um LR e estiver a derramar oleo no rio. [:)]
Passamos a uma questão ambiental grave.

Falando da operação em si e não sabendo ao certo os meios que foram utilizados posso dizer que muito muito dificilmente os custos chegariam perto do valor anunciado.
A operação acabou perto da hora de refeição, e foram todos comer lagosta. [;)]

Aceito o V/ ponto de vista, mas não gosto de ser muito radical nestes julgamentos.
Não apoio o que fizeram, de forma alguma. Aliás acho que colo disse acima foi uma brincadeiras de amigos mal calculada.
Para mim fazia muito mais sentido nestes casos, penalizar com trabalho comunitário, trabalhando lado a lado com aqueles que os foram resgatar para o pessoal ficar com a percepção do que implica uma operação destas.

No meu caso, com estive 8 anos do outro lado, fartei-me de mentecaptos destes. E acredita que estou longe de ser um menino de coro.

Faz-me confusão este "nacional porreirismo".

No meu caso, com estive 8 anos do outro lado, fartei-me de mentecaptos destes. E acredita que estou longe de ser um menino de coro.

Faz-me confusão este "nacional porreirismo".
Eu não estivesse desse lado, mas o meu pai sempre esteve ligado aos BV cá da terra, tendo sido comandante da corporação durante mais de 10 anos.
Mas sempre o ouvi dizer que as "multas" e repreensões não tinham resultado.
O trabalho comunitário que cá em Portugal não é muito valorizado poderia ser muito mais eficaz na consciencialização dos infractores.

Com isto volto a referir que acho que foi uma aventura irresponsável da parte dos artistas.

Eu não estivesse desse lado, mas o meu pai sempre esteve ligado aos BV cá da terra, tendo sido comandante da corporação durante mais de 10 anos.
Mas sempre o ouvi dizer que as "multas" e repreensões não tinham resultado.
O trabalho comunitário que cá em Portugal não é muito valorizado poderia ser muito mais eficaz na consciencialização dos infractores.

Com isto volto a referir que acho que foi uma aventura irresponsável da parte dos artistas.
O trabalho comunitário implica processo legal. Aqui falamos apenas de uma conta por pagar.

O trabalho comunitário implica processo legal. Aqui falamos apenas de uma conta por pagar.

Correto, mas essa conta não é uma conta. É uma conta/multa/alguém que vai meter algum ao bolso com esta brincadeira.

Como te disse, não sei quais os meios envolvidos, mas para a conta apresentada só se lá tivesse ido o helicóptero.

Ainda dentro deste assunto vou gostar de ler para comparar as várias opiniões existentes sobre o caso.

IMG-20191223-234709.png

Para mim, continuo a dizer, que só estão a fazer isto porque o resgate se tornou mediático

Ainda dentro deste assunto vou gostar de ler para comparar as várias opiniões existentes sobre o caso.

IMG-20191223-234709.png

Para mim, continuo a dizer, que só estão a fazer isto porque o resgate se tornou mediático
Do que concluo daí é que ainda nem há conta? Esse autarca claramente está a gostar dos 5min de fama.
Concordo que os 10000€ é um exagero, mas também acho que deviam pagar o custo efetivo.

Do que concluo daí é que ainda nem há conta? Esse autarca claramente está a gostar dos 5min de fama.
Concordo que os 10000€ é um exagero, mas também acho que deviam pagar o custo efetivo.
Eu se fosse um deles é por mais que a minha atitude tivesse sido muito irracional e me quisessem cobrar o salvamento exigia a fatura discriminada.

Ainda sem informação exata dos meios usados para o salvamento, arrisco-me a dizer que pouco ou nenhum material descartável foi usado no resgate.
Pelo que sei nenhum deles esteve em risco de afogamento ou de saúde.

O que mais dúvidas me levanta e que poderá aí sim ter um custo maior é como retiraram o jipe da água.
Alugaram os serviços de um carro grua?
Se sim, aí a fatura pode ser mais puxada, mas diria que nunca mais que 2500€ por um dia de aluguer ao qual se tem que adicionar a mão de obra.
Se não, e se foi retirado por arrasto de cintas através de um trator então a conta é que deve ficar mesmo longe dos 10000€...

Vou usar este exemplo, aqueles tipos que saltam da ponte D. Luís no Porto em troca de uns trocos dos turistas também são irresponsáveis.
Se um deles se aleijar ou estiver em risco de afogamento, também o vão tentar salvar. Alguém lhe vai apresentar a conta a seguir? Não me parece.

De salvamentos a actos irrefletidos e irresponsáveis estão os socorristas cheios, mas é o dia a dia deles e acreditem que uma grande parte das ocorrências vem desses actos irresponsáveis.

Como disse anteriormente sou adepto do "castigo", mas do castigo útil à sociedade.

Mas é apenas uma opinião e aceito a de quem acha que eles devam pagar o "serviço".

Só não concordo (até prova em contrário) que este "salvamento" tenha tido uma custo de 10000€

Quanto aos tipos que andam por aí a atascar na lama, é pá até eu estou ansioso que o Pai Natal passe rápido que é para ir sujar a "biatura". (mas com juízo)

Back