Compra um novo que já podes escolher a cor que mais te agrada.
E tem outras chatices... Ja eu quando tinha o meu branco antes de ser moda, toda a gente me via...A cor do nosso parque automóvel é muito pouco variada (e contra mim falo que o meu é cinzento, porém não por escolha minha), a isso se deve o portuguesismo típico de não querer dar nas vistas, mas também o facto de não destoar para os amigos do alheio. Pelo menos é a única razão que me ocorre ao configurar um carro com uma cor mais viva e distinta "este laranja fica mesmo bem, mas o carro fica mais destacado para o larápio fazer estragos"
Frotas de leasing, renting e os stands só apostam em cores de venda garantida. Quando aparece uma cor invulgar em stock de stand habitualmente é um carro empurrado pelo importador.
Yup, mas ha mesmo estudos sobre isso.Eu prefiro carros escuros mas tenho que admitir que um carro claro é muito mais visível e portanto há uma segurança acrescida em carros de cor clara.
Tens um catalogo de 10 cores e dizem-te... Se forem estas 3 o prazo é de 1 semana a 1 mês, qualquer uma das outras é 6 meses.
Não é bem assim.. Chama-se a isso planeamento de produção.A questão em relação às cores (e tempo de espera) tem muito a haver com a presa do futuro dono ter o carro novo.
Para o carro ser entregue em uma semana, um mês é porque está em stock (importador ou stand etc). Se o pedido tiver dar entrada fábrica não demora mais a chegar por ser vermelho ou cinza prata. Tudo se resume à presa do comprador e lá vem mais um cinza prata.
OT: todos nós sabemos que "não devemos" comprar os carros / modelos logo saem (por causa implementação processo de montagem etc) mas mal sai o modelo X vou logo comprar para ser dos primeiros a andar na estrada!
Não é bem assim.. Chama-se a isso planeamento de produção.
Achas que eles vão parar uma linha para pintar um carro de cor de rosa?
Ainda assim a forma como te referes "pressa" do dono.. É assim.. se a diferença for de 4 meses entre uma cor e outra e tiveres que alugar um carro para esses 4 meses (Apanhando por exemplo a época alta) faz moça.
Sobre o teu off-topic, depende..
A culpa é dos importadores. Ja deram aqui o exemplo..O nosso parque automóvel em variedade de cores é uma tristeza... Basta passar a fronteira para notarmos mais alegria por aqueles lados. Como já aqui disseram, é um ciclo vicioso: as pessoas preferem essas cores, logo os importadores encomendam mais nessas cores. Quando alguém quer algo que fuja às 3 da praxe, tem de esperar um pouco mais (mas não exagerem, não é 6 meses []).
A culpa é dos importadores. Ja deram aqui o exemplo..
Olha a Renault? Se eles se limitassem a por o vermelho como cor de catalogo... Ninguém o pedia
Assim é, tem aqui este vermelho fabuloso (E é) para entrega, quer levar? e siga...
Por exemplo a Toyota com o Auris até lançou umas cores engraçadas, 2 tons de azul que na minha opinião são boas escolhas, mas so se lembraram agora.
Apenas levei ao extremo, mas olha que à 8 anos um simples branco ou vermelho era assim, as marcas generalistas produzem para stock, não propriamente para encomenda, por essa razão é que para pedires qualquer coisa de fabrica diferente dos packs pré definidos, é um grande filme. Coisas simples, como jantes de uma versão em outra versão.Não, não é bem isso. E estás a dar um exemplo que não existe, o rosa lol. Em stock no entreposto cá em Portugal, tens preto, cinza ou branco. Queres vermelho, esperas que ele venha. A maioria das pessoas, prefere não esperar.
Apenas levei ao extremo, mas olha que à 8 anos um simples branco ou vermelho era assim, as marcas generalistas produzem para stock, não propriamente para encomenda, por essa razão é que para pedires qualquer coisa de fabrica diferente dos packs pré definidos, é um grande filme. Coisas simples, como jantes de uma versão em outra versão.
Numa premium (Nao sei como está agora) mas tu escolhias tantos detalhes que aquela configuração muitas vezes era quase única, logo era um carro feito para ti. Ai é quase indiferente ser preto verde ou azul.
Ao terem as linhas de produção a cuspirem carros pretos vermelhos e cinzas, diminui-se também custos de produção.
O branco é a prova de que as pessoas tipicamente compram o que o importador quiser vender, não me venham ca com tretas
Não é so, claro que não, mas é a maior responsável.A culpa não é só dos importadores, as pessoas genericamente preferem os carros nessas cores, é factual.