Cor dos Automoveis

Há dias fiz a viagem na A1 Coimbra-Feira e a minha mulher conseguiu contabilizar 3 carros vermelhos; todos os restantes ou eram cinzentos, ou pretos ou brancos.

No meu caso ando há 30 anos a comprar carros pretos. Na altura de encomendar, penso um pouco e para variar "pode ser preto". Depois para disfarçar lá vou tendo uns prata. O Boxter era prata... O W221 era prata... O Clio prata... Mas o resto é tudo preto. É que nem perco tempo a escolher a cor! [:D]

Ah! Lembro-me agora que tive um Uno branco e outro vermelho... Um Renault 5 azul... Mas realmente tem sido quase tudo preto.

A cor do nosso parque automóvel é muito pouco variada (e contra mim falo que o meu é cinzento, porém não por escolha minha), a isso se deve o portuguesismo típico de não querer dar nas vistas, mas também o facto de não destoar para os amigos do alheio. Pelo menos é a única razão que me ocorre ao configurar um carro com uma cor mais viva e distinta "este laranja fica mesmo bem, mas o carro fica mais destacado para o larápio fazer estragos"

A cor do nosso parque automóvel é muito pouco variada (e contra mim falo que o meu é cinzento, porém não por escolha minha), a isso se deve o portuguesismo típico de não querer dar nas vistas, mas também o facto de não destoar para os amigos do alheio. Pelo menos é a única razão que me ocorre ao configurar um carro com uma cor mais viva e distinta "este laranja fica mesmo bem, mas o carro fica mais destacado para o larápio fazer estragos"
E tem outras chatices... Ja eu quando tinha o meu branco antes de ser moda, toda a gente me via...
As vezes até me viam e não era eu... era um carro igual.
Na altura da moda dos carros cor de azeitona (Tipo amarelo) que era muito visto nos Puntos e nos Clios, também conheço uma pessoa que quase teve problemas familiares por dizerem que esteve num local em que efetivamente não esteve.

Frotas de leasing, renting e os stands só apostam em cores de venda garantida. Quando aparece uma cor invulgar em stock de stand habitualmente é um carro empurrado pelo importador.

Exacto. Na minha empresa só podemos escolher carros pretos, brancos, ou cinza metalizado. Mais nada.

Eu prefiro carros escuros mas tenho que admitir que um carro claro é muito mais visível e portanto há uma segurança acrescida em carros de cor clara.

Eu prefiro carros escuros mas tenho que admitir que um carro claro é muito mais visível e portanto há uma segurança acrescida em carros de cor clara.
Yup, mas ha mesmo estudos sobre isso.
Eu como ja sofri na pele...E ainda ouvi, não o vi!!!! de onde vinha?

Tens um catalogo de 10 cores e dizem-te... Se forem estas 3 o prazo é de 1 semana a 1 mês, qualquer uma das outras é 6 meses.

A questão em relação às cores (e tempo de espera) tem muito a haver com a presa do futuro dono ter o carro novo.

Para o carro ser entregue em uma semana, um mês é porque está em stock (importador ou stand etc). Se o pedido tiver dar entrada fábrica não demora mais a chegar por ser vermelho ou cinza prata. Tudo se resume à presa do comprador e lá vem mais um cinza prata.

OT: todos nós sabemos que "não devemos" comprar os carros / modelos logo saem (por causa implementação processo de montagem etc) mas mal sai o modelo X vou logo comprar para ser dos primeiros a andar na estrada!

Ha carros que até ficam bem em cores pouco comuns ...depois o problema é vender ninguem o quer.

A questão em relação às cores (e tempo de espera) tem muito a haver com a presa do futuro dono ter o carro novo.

Para o carro ser entregue em uma semana, um mês é porque está em stock (importador ou stand etc). Se o pedido tiver dar entrada fábrica não demora mais a chegar por ser vermelho ou cinza prata. Tudo se resume à presa do comprador e lá vem mais um cinza prata.

OT: todos nós sabemos que "não devemos" comprar os carros / modelos logo saem (por causa implementação processo de montagem etc) mas mal sai o modelo X vou logo comprar para ser dos primeiros a andar na estrada!
Não é bem assim.. Chama-se a isso planeamento de produção.
Achas que eles vão parar uma linha para pintar um carro de cor de rosa?
Ainda assim a forma como te referes "pressa" do dono.. É assim.. se a diferença for de 4 meses entre uma cor e outra e tiveres que alugar um carro para esses 4 meses (Apanhando por exemplo a época alta) faz moça.
Sobre o teu off-topic, depende..

O nosso parque automóvel em variedade de cores é uma tristeza... Basta passar a fronteira para notarmos mais alegria por aqueles lados. Como já aqui disseram, é um ciclo vicioso: as pessoas preferem essas cores, logo os importadores encomendam mais nessas cores. Quando alguém quer algo que fuja às 3 da praxe, tem de esperar um pouco mais (mas não exagerem, não é 6 meses [;)]).

Não é bem assim.. Chama-se a isso planeamento de produção.
Achas que eles vão parar uma linha para pintar um carro de cor de rosa?
Ainda assim a forma como te referes "pressa" do dono.. É assim.. se a diferença for de 4 meses entre uma cor e outra e tiveres que alugar um carro para esses 4 meses (Apanhando por exemplo a época alta) faz moça.
Sobre o teu off-topic, depende..

Não, não é bem isso. E estás a dar um exemplo que não existe, o rosa lol. Em stock no entreposto cá em Portugal, tens preto, cinza ou branco. Queres vermelho, esperas que ele venha. A maioria das pessoas, prefere não esperar.

O nosso parque automóvel em variedade de cores é uma tristeza... Basta passar a fronteira para notarmos mais alegria por aqueles lados. Como já aqui disseram, é um ciclo vicioso: as pessoas preferem essas cores, logo os importadores encomendam mais nessas cores. Quando alguém quer algo que fuja às 3 da praxe, tem de esperar um pouco mais (mas não exagerem, não é 6 meses [;)]).
A culpa é dos importadores. Ja deram aqui o exemplo..
Olha a Renault? Se eles se limitassem a por o vermelho como cor de catalogo... Ninguém o pedia
Assim é, tem aqui este vermelho fabuloso (E é) para entrega, quer levar? e siga...
Por exemplo a Toyota com o Auris até lançou umas cores engraçadas, 2 tons de azul que na minha opinião são boas escolhas, mas so se lembraram agora.

A culpa é dos importadores. Ja deram aqui o exemplo..
Olha a Renault? Se eles se limitassem a por o vermelho como cor de catalogo... Ninguém o pedia
Assim é, tem aqui este vermelho fabuloso (E é) para entrega, quer levar? e siga...
Por exemplo a Toyota com o Auris até lançou umas cores engraçadas, 2 tons de azul que na minha opinião são boas escolhas, mas so se lembraram agora.

A culpa não é só dos importadores, as pessoas genericamente preferem os carros nessas cores, é factual.

Não, não é bem isso. E estás a dar um exemplo que não existe, o rosa lol. Em stock no entreposto cá em Portugal, tens preto, cinza ou branco. Queres vermelho, esperas que ele venha. A maioria das pessoas, prefere não esperar.
Apenas levei ao extremo, mas olha que à 8 anos um simples branco ou vermelho era assim, as marcas generalistas produzem para stock, não propriamente para encomenda, por essa razão é que para pedires qualquer coisa de fabrica diferente dos packs pré definidos, é um grande filme. Coisas simples, como jantes de uma versão em outra versão.
Numa premium (Nao sei como está agora) mas tu escolhias tantos detalhes que aquela configuração muitas vezes era quase única, logo era um carro feito para ti. Ai é quase indiferente ser preto verde ou azul.
Ao terem as linhas de produção a cuspirem carros pretos vermelhos e cinzas, diminui-se também custos de produção.
O branco é a prova de que as pessoas tipicamente compram o que o importador quiser vender, não me venham ca com tretas

Eu tenho um carro cinza prata, aka cor de panela. Mas foi um carro de serviço, porque se fosse novo, não teria sido esta de certeza. Não gosto mesmo nada da cor. :(

Apenas levei ao extremo, mas olha que à 8 anos um simples branco ou vermelho era assim, as marcas generalistas produzem para stock, não propriamente para encomenda, por essa razão é que para pedires qualquer coisa de fabrica diferente dos packs pré definidos, é um grande filme. Coisas simples, como jantes de uma versão em outra versão.
Numa premium (Nao sei como está agora) mas tu escolhias tantos detalhes que aquela configuração muitas vezes era quase única, logo era um carro feito para ti. Ai é quase indiferente ser preto verde ou azul.
Ao terem as linhas de produção a cuspirem carros pretos vermelhos e cinzas, diminui-se também custos de produção.
O branco é a prova de que as pessoas tipicamente compram o que o importador quiser vender, não me venham ca com tretas

Uma coisa que é muito evidente, é que os modelos estão "calibrados" para vender uma ou duas versões e três ou quatro cores, se tanto. Se sairmos daqueles pares versões/cores que eles têm para lá estacionadas ao pontapé, levamos logo com um "Ah e tal, esse só entregamos dentro de três a quatro meses", ou então fazem preços que te empurram de volta para o que eles querem vender.

A culpa não é só dos importadores, as pessoas genericamente preferem os carros nessas cores, é factual.
Não é so, claro que não, mas é a maior responsável.
Ao meu carro branco chamavam frigorifico, chamavam o que calhava, não era moda.
Quem fez com que isso fosse moda? Foram as pessoas a começar a comprar? Naaa...
Corria o ano de 2006 quando me vieram dizer, o teu carro vai ficar na moda, o branco vai passar a ser a cor da moda nos carros (Vinha numa revista de tendências de moda).
E eu disse, tangas, pode la ser... Nunca na vida conseguem tornar moda tão rapidamente, isso depende das pessoas...
Foi o que se viu....
A partir do momento que começas a ter essas cores efetivamente no stand em exposição, passam a ser mais escolhidas.
Se tu chegas a um stand, tens exposto cinzento e branco, as outras cores so consegues ver em catalogo e ainda te dão prazos de espera maiores, vais escolher sem ver?
Agora tenho visto essa tendência a mudar. Desde que começas a ver carros de serviço de cores diferentes, é meio caminho andado.

Back