Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Porque é que o tuga não pode fazer isto? Caem-lhe os parentes?
Desculpe eu meter. Não é que não possam é a condição de trabalho desses empregos em muitos países que são péssimas. Se as pessoas não estão querendo alguma coisa tem. Ainda existe em alguns países a cultura que alguns subempregos as pessoas devem ser tratadas como animais. Será que as construções tratam os pedreiros portugueses adequadamente? Com uma água, um local para ir ao banheiro. Tem país que trata pedreiro e operário igual bicho. Uma imundície. Será que as empresas estão dando segurança? Quantos casos de acidentes temos aí. E muitos desses empregos são vistos como última opção. E de fato são. Ninguém gosta de enterrar defunto e lavar privada dos outros. Vai dizer que todo mundo sonha com isso? O fato é são trabalhos horríveis mas alguém tem que fazer. Mas você precisa ter um incentivo se não você não pega e nem dura.
Os funcionários ficam em pé o dia inteiro igual cavalo em supermercado no carro de açougue e balconista de frios l. Em alguns cargos não tem uma insalubridade, um plano de saúde, uma cesta básica. O cargo já é uma m. muitas empresas de vários países querem dar um salário mínimo sequinho.

Não sei, diz-me tu...
É esse o futuro que queres para os teus filhos, ou netos? (se tu não quiseres porque hão-de querer os outros?)
São praticamente todos eles trabalhos indiferenciados, com pouca ou nenhuma especialização e que vão ser mal pagos, aqui, na China ou nos EUA.
...

Os vossos queridos partidos de esquerda enxotaram e afastaram as multinacionais de cá, por isso não sobra muito por onde trabalhar para ganhar o pão.

Mas já agora, dentro daquelas áreas indicadas também há posições especializadas e que podem ser bem pagas.

O tuga contribuinte já sabe que em dias de festa nunca pode contar com os FP dos transportes públicos!

Lisboa praticamente sem transportes públicos em véspera de Santo António. Há greve na Carris, Metro fecha às 20h00

O tuga contribuinte já sabe que em dias de festa nunca pode contar com os FP dos transportes públicos!

Lisboa praticamente sem transportes públicos em véspera de Santo António. Há greve na Carris, Metro fecha às 20h00

Verdade seja dita, para aturar (ainda mais) trampa mais vale (mesmo) ficar em casa..

É uma oportunidade de oiro para os muitos imigrantes das plataformas Uber, Bolt e afins facturarem à grande e levar mais um poucochinho do que habitualmente ganham.

[:p]

Claro que é a realidade, depois os tugas emigram para sitios onde pagam melhor, seja um pedreiro, enfermeiro ou medico.

E como resolvemos o problema? melhor economia para melhores salários, nao, abrir porta à descarada sem grande critério, só porque aceitam ganhar pouco e ser explorados.

Eternamente pobres de dinheiro e nação pobre de espírito.

E eu nem tenho nada contra imigração regulada seja de 1 monhé de 3ª classe seja de um doutorado qualquer, desde que venham por bem.

Eu simpatizo com a tu apersona, só por isso.

Toda o teu post dava uma dissertação de final de licenciatura!

"Claro que é a realidade, depois os tugas emigram para sitios onde pagam melhor, seja um pedreiro, enfermeiro ou medico."
Toda a tua linha de raciocínio baseia-se numa ideia de que os imigrantes baixam os salários dos nativos, mas de alguma forma olhas para os Portugueses que fazem o mesmo, emigram com um selo de aprovação, para receberem melhor.
Pois claro que emigram, porque Portugal é um país onde se recebe pouco, até um médico, e é assim há 900 anos, não é de agora(imigrantes)

E como resolvemos o problema? melhor economia para melhores salários, nao, abrir porta à descarada sem grande critério, só porque aceitam ganhar pouco e ser explorados.
E volta a narrativa do chega ao de cima! Eu ainda tenho fé que consigas!
os Portugueses recebem pouco há 900 anos, não é porque há imigrantes, é porque o país não tem indústria, não tem serviços, não tem R&D, não tem tecnologia, não tem nada que gere valor acrescentado, é uma economia assente em negócios de baixo valor, assente num modelo social de redistribuição desde há 50 anos.
Sem os imigrantes actuais, estaríamos muito pior, todos os negócios de baixo valor que falo acima, que são os que bem ou mal, geram valor para a economia estavam falidos, seja na agricultura, no turismo, na indústria, no comércio, no 3º sector, seja onde for, estaríamos pior, com uma economia mais débil, com um PIB muito inferior e a perder competitividade nas áreas onde o país se move e concorre.
Como se resolve o problema, era outra dissertação, mas de doutoramento. O modelo social e económico do país tem de ser mudado de cima a baixo, parecido a um qualquer país de sucesso - modelo liberal. Mas depois, betemos de frente noutro problema mais difícil de resolver, a tacanhez do Português que só se resolve com a educação, mas essa leva décadas a reformular.

Eternamente pobres de dinheiro e nação pobre de espírito.
E eu nem tenho nada contra imigração regulada seja de 1 monhé de 3ª classe seja de um doutorado qualquer, desde que venham por bem​

Ninguém diria que não tens nada contra a imigração!
Mas se é verdade que não tens nada contra a imigração, todo este show que tens vindo a dar é baseado em quê, desinformação? Desconhecimento? Tens de fazer uma reflexão sobre essa posição contra a imigração tão vincada, apontando-lhe problemas que não lhe pertencem, bem pelo contrário, quando de forma consciente dizes que não tens nada contra! Essa posição antagônica de valores e emoções tem uma razão de ser!

E isso traduz-se em quê? Há 20 anos o tuga fazia um trabalho indiferenciado e tinha uma casa, o tuga hoje vive num quarto alugado ou não sai da casa dos pais..

Os imigrantes não são filhos e netos de alguem? Queres importar uma classe para fazer trabalhos mal pagos e viver amontoada?

São filhos e netos de alguém no Bangladesh.
Tal como os emigrantes tugas na Suíça, também são filhos de um qualquer tuga em Portugal.
Há 20 anos o tuga tinha casa porque as havia construídas, hoje é mais difícil ter casa porque não as há e já não as havia muito antes da imigração.

Os vossos queridos partidos de esquerda enxotaram e afastaram as multinacionais de cá, por isso não sobra muito por onde trabalhar para ganhar o pão.

Mas já agora, dentro daquelas áreas indicadas também há posições especializadas e que podem ser bem pagas.

É verdade, o meu partido é mesmo de esquerda! Sou quase um radical... curiosamente aqui neste forum não deve haver ninguém que mais tenha criticado os partidos de esquerda e a sua governação nos últimos 10 anos.

As multinacionais não falta para onde ir, até o Trump se queixa da falta delas!
Dentro das áreas faladas também há posições de topo, onde obviamente estão tugas na maioria dos casos.

No resto acabaste por não responder ao essencial, quem quer fazer aqueles trabalhos? E se é isso que tu queres para o futuro dos teus filhos e netos (ou familiares, o que for).
è apenas isto que está em causa, dentro do estilo de vida dos dias de hoje quem tem interesse em fazer trabalhos indiferenciados ou até mesmo diferenciados mas duros.

Os imigrantes aos dias de hoje acabam por ser fundamentais para a economia tuga. Trazem problemas? Sim com certeza. Mas também têm sido solução de muitos dos problemas. O crescimento da economia é apenas o melhor exemplo disso.
A radicalização que se vive aos dias de hoje é vergonhosa, não vai resolver o problema, bem pelo contrário como se vai vendo dia a dia, mas se é esse o rumo que muitos querem (embora acho que é apenas uma minoria muito ruidosa), é andar depois logo se vê.

São filhos e netos de alguém no Bangladesh.
Tal como os emigrantes tugas na Suíça, também são filhos de um qualquer tuga em Portugal.
Há 20 anos o tuga tinha casa porque as havia construídas, hoje é mais difícil ter casa porque não as há e já não as havia muito antes da imigração.

Há 20 anos atrás, haviam mais pobres e mais pobreza em Portugal. É um facto documentado.

Mas para batermos Portugal de há 20 anos, sermos ainda mais pobres que nessa época, não é preciso muito. É só seguir as ideias aqui dos cheganos. (ou dos comunistas que é basicamente a mesma coisa).

É verdade, o meu partido é mesmo de esquerda! Sou quase um radical... curiosamente aqui neste forum não deve haver ninguém que mais tenha criticado os partidos de esquerda e a sua governação nos últimos 10 anos.

As multinacionais não falta para onde ir, até o Trump se queixa da falta delas!
Dentro das áreas faladas também há posições de topo, onde obviamente estão tugas na maioria dos casos.

No resto acabaste por não responder ao essencial, quem quer fazer aqueles trabalhos? E se é isso que tu queres para o futuro dos teus filhos e netos (ou familiares, o que for).
è apenas isto que está em causa, dentro do estilo de vida dos dias de hoje quem tem interesse em fazer trabalhos indiferenciados ou até mesmo diferenciados mas duros.

Os imigrantes aos dias de hoje acabam por ser fundamentais para a economia tuga. Trazem problemas? Sim com certeza. Mas também têm sido solução de muitos dos problemas. O crescimento da economia é apenas o melhor exemplo disso.
A radicalização que se vive aos dias de hoje é vergonhosa, não vai resolver o problema, bem pelo contrário como se vai vendo dia a dia, mas se é esse o rumo que muitos querem (embora acho que é apenas uma minoria muito ruidosa), é andar depois logo se vê.

Nós apenas vamos como de costume com 50 anos de atraso dos países mais desenvolvidos. Todos os nossos antepassados foram nas décadas de 60/70 desempenhar os trabalhos indiferenciados que os nativos de França, Alemanha, suíça, etc etc etc etc já não faziam nessa época, porque já não se enquadravam no estadio de evolução humana e social onde essas pessoas se encontravam.
É óbvio que ninguém sonha ter um filho a apanhar morangos no campo!

Agora, caro paulofer, a radicalização que se vive hoje, que não é exclusiva de Portugal, é um fenômeno que se repetem em loop na história da humanidade. Este especifico da extrema direita, do nacionalismo, do moralismo, é a 2ª vez. Como o ser humano não aprende com a história, eu diria que a não "é apenas uma minoria muito ruidosa", aliás, eu tenho uma forte crença que nos próximos 20 anos vamos ver repetir-se a história, o inimigo comum escolhido é diferente, as consequências/ações "espero" não serão tão horrendas, mas o modus operandi é o mesmo e a clivagem que fará na sociedade será semelhante.

Traduzindo para Portugal, certamente que já concordas, é uma questão de tempo até o chega ser eleito, e partidos tipo o ergue-te ganharem espaço. Episódios tipo o de socar um ator porque a amiga tinha uma camisola com uma estrela vermelha e trocaram uns "piropos", ou uns miúdos de primária juntarem-se a bater num colega de etnia cigana, são apenas uma premunição para o que de pior virá.

Mas há em Portugal muitos negócios destes? Ou seja que dão muitos lucros.
Há em Portugal muitos negócios destes onde trabalham os imigrantes? Esses que descobriram agora que são o problema do país não pagar melhores salários...

Deduzo que o futuro da trupe que anda por aqui diariamente a meter lixo tem como sonho meter os seus filhos a trabalhar em hoteis 24horas, em restaurantes e cafés, a fazer a limpeza de ruas e consertar buracos na calçada, construir casas, sendo ajudantes de pedreiros, trabalhar em shoppings aos domingos feriados e afins, e melhor ainda apanhar morangos em odemira!!

No caso referia-me mais ao tipico choradinho algarvio de turismo cheio de gente e lucros e a chorar que ng "quer " trabalhar, hoteis de renome etc.

Porque tb se reparares referi que ha um mundo de diferença entre os diversos tipos de empresas, muitas sao relativamente pequenas e sem grande margem para conseguir pagar o suposto ( dentro do rendimento que o funcionário fornece à empresa , obvio ) ou sequer ter umas instalaçoes decentes.

Não sei, diz-me tu...
É esse o futuro que queres para os teus filhos, ou netos? (se tu não quiseres porque hão-de querer os outros?)
São praticamente todos eles trabalhos indiferenciados, com pouca ou nenhuma especialização e que vão ser mal pagos, aqui, na China ou nos EUA.

Obviamente em tempos de crise o pessoal no desespero agarra-se ao que aparece, felizmente aos dias de hoje vai havendo emprego e o tuga ainda se vai dando ao luxo de poder escolher emprego que lhe agrada mais, que não são os citados.

Ah, outra coisa, há que ver que dentro dos " indiferenciados " isto fica relativo, um empregado de mesa digno desse nome ainda demora algum tempo a formar e num restaurante que tal, vai subindo tanto salario como experiencia e responsabilidade.

Mas nao sei porque mas associa-se " sempre " os restaurantes e cafés ao tipo que faz biscates no verao....sao profissoes que podem ser especializadas, desde logo em linguas, o mesmo acontece com recepcionista de hotel e outros que tais.

Boa, nao tinha visto este post, antes de colocar o meu ultimo, mas é referente a isto mesmo, e de referir que nao é qualquer um que consegue subir na hierarquia de um bom restaurante, e sao esses que temos que ter como exemplos e nao a tasca da esquina sem multibanco com 2 ou 3 miudos sem formaçao.

E até temos boas escolas de hotelaria.

Boa, nao tinha visto este post, antes de colocar o meu ultimo, mas é referente a isto mesmo, e de referir que nao é qualquer um que consegue subir na hierarquia de um bom restaurante, e sao esses que temos que ter como exemplos e nao a tasca da esquina sem multibanco com 2 ou 3 miudos sem formaçao.

Ó escapelivre, por amor da santa, de que te adianta ter só restaurantes estrela michelin, onde de facto para o valor cobrado o serviço prestado tem de estar conforme (ou fecha), e está conforme nesses restaurantes porque obriga a uma politica de recursos humanos diferente, se depois não tens país para manter restaurantes michelin em todo o lado. Isto é uma orgânica/dinâmica do pais, se houver procura por restaurantes caros eles abrem e contratam empregados de mesa a pagar o que tu achas justo. Mas o país é pobre e a procura é por restaurantes que oferecem um preço mais baixo que os típicos michelin, o que obriga a uma politica de recursos humanos diferente para que tu possas pagar 20€ por uma refeição, caso contrário pagarias 100€ por uma refeição num restaurante tasca por um bitoque.
O país não muda por decreto, nem muito menos vão aumentar o salário aos trabalhadores se houver menos imigrantes, pelo contrário, o restaurante onde comes por 20€ se não tiver lá imigrantes a receber o SMN não consegue contratar e fecha, porque tu não vais poder pagar 100€ pela refeição.

Exemplos bons tens em todo o lado, e com certeza dezenas de milhares de imigrantes irão vencer na vida, não tenho dúvidas nenhumas. A maioria tal como o tuga que emigrou vai fazer passados 20 anos o mesmo que fazia no 1º dia que chegou e isto não tem nada de mal.

Exemplos bons tens em todo o lado, e com certeza dezenas de milhares de imigrantes irão vencer na vida, não tenho dúvidas nenhumas. A maioria tal como o tuga que emigrou vai fazer passados 20 anos o mesmo que fazia no 1º dia que chegou e isto não tem nada de mal.

Exacto, mas respondendo tambem ao Jfangio, sim tem de haver mercado para todos os clientes, só que, se isso implicar termos muita gente que nem uma camarata consegue pagar, ent\ao estamos mal, mt mal.
Porque sem duvida que ha muitos negocios que nunca conseguirao pagar mais ou pouco mais que o SMN, mas desde que isso nao implique viver na pobreza já seria bom.

Agora há uma grande diferença entre empresas que o podem fazer ( dentro de, como referi, do valor que o funcionario rende para a mesma ) e as que mesmo podendo, nao querem.

Como o topolino referiu " por opçao ".

Isto está bonito na Comunicação Social.

"7 portugueses seguiam no avião"..... "mas atenção, eram portugueses de dupla nacionalidade"

WTF???
O que isso quer significar? Se é Português é Português e ponto final! Ou agora vamos analisar se um Português é melhor que outro pelo local de nascença? Pelo o quanto ele sofre pela Seleção?? Pelo número de vezes que já veio a Portugal sem ser em Agosto?

:sh):sh):sh)

Voltar
Superior