Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Já agora como?

quote=um.dois;2368655]Já que se fala aqui do enterranço nos créditos habitação...

Uma coisa feita à pressa sem considerar muitas variáveis tenho o seguinte...

Ver anexo 36294

Ou seja um apartamento de 65 000€ com prestação mensal de 373,21€ fica com o preço final de 179 140,80€ -------- fantástico

Por um apartamento do mesmo valor pago de renda 200€ (nunca foi actualizada em 6 anos) ao fim de 40 anos pago 96 000€ e poupo na mensalidade 173,21€ o que dá ao fim de 40 anos uma poupança de 83 140,80€.

Ou seja poupei o suficiente para comprar o "mesmo" apartamento e ainda sobram uns trocos.

E se a crise me bater à porta ainda me posso escapar a alugar um quartito que fica por metade do preço... quem comprou a casa (ficou agarrado) vende a casa e fica só com o quarto.

Agora quero ver a baterem estas contas à merceeiro.
[/QUOTE]

in
http://forum.autohoje.com/showthread.php?p=2368655#post2368655

Uma das formas em que mais poupo, é na comida. Não deixo de comer, simplesmente recorro muito mais às marcas brancas! As coisas geralmente são de qualidade, e quando não, a do supermercado ao lado provavelmente é.

E um dia tive que levar os meus pais às compras, e ia pondo no carrinho deles produtos destes, no lugar dos de marca que eles compravam (tinham sempre desconfiança com marcas brancas). Hoje em dia estão também rendidos.

E certas coisas também se podem evitar. Por exemplo num dia em que recebi os amigos para um joguinho de cartas, em vez de gastar mais de 5€ em amendoins, castanhas de caju, etc, gastei pouco mais de 1€ em....pipocas 8) Todos gostaram, diziam que já não comiam pipocas sem ser no cinema há imenso tempo!

Última edição:
Ponho as maquinas de lavar a funcionar a noite porque a tarifa é mais barata.
Reduzi a velocidade com que ando no carro
Compro produtos das marcas "brancas" tipo pingo doce e jumbo, e mais importante passei a deixar de comprar aquelas comidas pre congeladas , assim como sumos , bolos e afins.
Deixei de beber cafés, e passei a comer em casa quando posso , ou a levar comida já que tenho um microondas no trabalho.

Ao fim do mês nota-se bastante

Ontem vi na capa do Correio da Manha que o consumo do pão baixou 20%

indicadores destes é que me deixam preocupado, não são as dividas dos que estão endividados até à quinta casa...

-Troquei de carro, este gasta menos 2l por cada 100km, e foi quase ela por ela. Continuando a fazer uma conduçao economica.
-Evito comer fora.
-Evito coisas supérfluas, revistas, jornais, cafés.
-Deixei de comprar tantas vezes bolachas e bolos.
-Deixei de comprar tantas vezes roupa.
-Quando vou as compras, compro apenas o essencial.
-Lâmpadas economizadoras.
-Desligo sempre os aparelhos quando nao os estou a utilizar.

isto não dá para poupar por aí além... Mas é o que se consegue. [:D]

-Troquei de carro, este gasta menos 2l por cada 100km, e foi quase ela por ela. Continuando a fazer uma conduçao economica.
-Evito comer fora.
-Evito coisas supérfluas, revistas, jornais, cafés.
-Deixei de comprar tantas vezes bolachas e bolos.
-Deixei de comprar tantas vezes roupa.
-Quando vou as compras, compro apenas o essencial.
-Lâmpadas economizadoras.
-Desligo sempre os aparelhos quando nao os estou a utilizar.

isto não dá para poupar por aí além... Mas é o que se consegue. [:D]
isso ja da uma poupança razoavel... qual o carro que tens agr? trocaste o civic?

isso ja da uma poupança razoavel... qual o carro que tens agr? trocaste o civic?

Troquei...Estava a ficar insustentável :( Em nacional la fazia na casa dos 5(a pastar)... Mas já estava sem paciencia. E em cidade ou voltinhas mesmo a pastar gastava muito.

Acho que tem o Corsa B (1.5D) em tempos andei num e aquilo não bebe quase nada, pelo menos ao que estou habituado...

Falhaste por pouco [:D][:p]

É um saxo 1.5D comercial. Anda nos 4,5l/100km. [;)]

Mais algumas medidas:

Colocar economizadores de água nas torneiras e duche em casa
Comprar as marcas brancas nos supermercados (algumas são melhores do que os originais)
Conduzir com o pé leve (pode-se poupar imenso com um estilo de condução moderado)
Usar lampadas economizadoras
Comprar roupa apenas em saldos
beber maioritariamente água
Fazer desporto ao ar livre
Não deixar qualquer electrodoméstico em stand-by
Fazer viagens em lowcost ou com o carro cheio e dividir despesas
Usar as pousadas da juventude ou campismo

Apartamentos com arrendamentos de 200 euros? Onde? :confused:

Só se vê de 300 euros para cima e quando calha 200 euros, é um cubículo numa "ilha" qualquer...

E a papinha feita também não?? É pá.. o governo não é a nossa santa mãezinha.. O Estado interfere em demasia nas nossas vidas..

Eu falei no estado porque devia de dar o exemplo ainda esta semana soubemos pelas noticias que a empresa "Àguas de POrtugal" estatal, pois claro, está completamente de rastos uma auditoria ás contas mostrou gastaram milhões em carros para administrativos e milhões para combustiveis para os mesmos, além disso ainda pagaram prémios extraordinários aos excelentes funcionários (mamões) que lá têm porque eles "merecem".
Enfim um exemplo de como se gasta o nosso dinheirito que andamos pra aqui a tentar poupar, por isso a culpa tambem é do governo.
Assim sendo, volto a dizer o estado tem de dar o exemplo.

Só não percebo, se uma empresa está de rastos, porque gastar muito dinheiro em carros e prémios? :confused: Será para mamarem antes da empresa dar o estouro? :confused:

Numa situação eminente, terá que se cortar nas despesas, visto que o dinheiro não entra e o que fazem? Dão prémios :confused: e carros :confused: , cheira-me a esturro...

Tenho alguns hábitos que me permitem poupar, ou pelo menos poupar em determinadas coisas.

Um dos hábitos que tenho enraizado é, por exemplo, o facto de 90% das vezes levar comida de casa para comer ao almoço. Nisso poupo pelo menos 5€ por dia e escuso de comer sempre coisas que fazem mal, pois nos restaurantes por 5€ é dificil comer bem.

Tento não gastar dinheiro em coisas absolutamente banais, mas sinceramente com aquilo que se ganha (e nem sequer considerando que ganho mal, pois até ganho um pouco acima da média e tenho carro da empresa, gasoleo pago, etc) é dificil neste momento poupar alguma coisa que seja acima de 150/200€ mensais e mesmo assim é raro o mês que sobra tanto. Pois felizmente se quiser jantar fora com a namorada ou ir ao cinema ou jogar futebol com amigos, não me privo disso, bem como da gasolina que meto no carro, etc.

Se tiver mesmo que poupar um dia destes poderei poupar bem mais!![;)]

MAs como já foi dito, poupar é em tempo de vacas gordas, pois neste momento poucos se poderão dar ao lucho de sobrar mais que 50€ de ordenado no final do mÊs!! Infelizmente!!:sh)

Mais algumas medidas:

Colocar economizadores de água nas torneiras e duche em casa
Comprar as marcas brancas nos supermercados (algumas são melhores do que os originais)
Conduzir com o pé leve (pode-se poupar imenso com um estilo de condução moderado)
Usar lampadas economizadoras
Comprar roupa apenas em saldos
beber maioritariamente água
Fazer desporto ao ar livre
Não deixar qualquer electrodoméstico em stand-by
Fazer viagens em lowcost ou com o carro cheio e dividir despesas
Usar as pousadas da juventude ou campismo

Boas ideias...

Eu por acaso esquecime de referir que também compro 60/70% da roupa em saldos![;)]

Só não percebo, se uma empresa está de rastos, porque gastar muito dinheiro em carros e prémios? :confused: Será para mamarem antes da empresa dar o estouro? :confused:

Numa situação eminente, terá que se cortar nas despesas, visto que o dinheiro não entra e o que fazem? Dão prémios :confused: e carros :confused: , cheira-me a esturro...

Devia ser assim, mas como não lhes doi o dinheiro não é deles, então deixa rolar.
O povinho paga tudo.

Apartamentos com arrendamentos de 200 euros? Onde? :confused:

Só se vê de 300 euros para cima e quando calha 200 euros, é um cubículo numa "ilha" qualquer...

Conheces Braga?
Pois bem, um apartamento com cerca de 12 anos, área de 50mt², por trás do centro comercial braga-parque, é uma zona bem movimentada... e tenho lugar de garagem e varanda.
Por esse preço quiseres um apartamento com mais um quarto podes sempre abdicar do lugar de garagem...

Agora se quiseres um com aquecimento central garagem privativa e já agora condominio fechado mais mordomo e empregada doméstica.... também o podes arranjar por uns miseros 750 - 1000 €, afinal o que é isso!?

Há coisas fantásticas não há!!! [:D]

Edit: os apartamentos de 300€ já são de valor de venda para cima de 75 000€, onde estou é dos de 65 000€

Significa que não sabem o que é poupar. Poupar é quando se tem, não é quando não se tem.

Com a crise para poupar não faço nada. Sou poupado em qualquer altura.

Não. O facto das taxas de poupança aumentarem em tempo de crise não tem nada a ver com o saber ou não saber poupar, mas sim com a gestão das expectativas.

Antes de mais, um conceito: poupar é adiar consumo presente, na expectativa de consumir no futuro; endividamento é antecipar poupanças futuras, usando-as para consumo presente.

Em tempo de crescimento económico existe maior confiança no presente e no futuro e portanto é legítimo que as pessoas se sintam seguras em antecipar consumos futuros. Pelo contrário, em tempo de crise há muita incerteza quanto ao futuro e portanto as pessoas retraem-se no consumo, precavendo-se.

Do ponto de vista económico, nem uma nem outra soluções, quando levadas ao extremo, são eficientes. São evidentes para todos os perigos da inexistência de poupança. Mas também é perigoso e ineficiente a retracção exagerada ao consumo. Por outras palavras, se todos fôssemos pessoas espartanas, a viver com o mínimo indispensável e a acumular riqueza parada no Banco, seríamos todos uma sociedade menos desenvolvida. Isto porque é o consumo e a apetência pelo consumo que alimentam as sociedades modernas. Pode dizer-se: bom, mas eu poupava e em vez de gastar, investia num negócio. Pois é, mas se não houvesse apetência pelo consumo, ninguém estaria interessado em comprar os produtos ou serviços do tal negócio!
O nível óptimo económico requer sempre algum endividamento, alguma poupança, alguma inflação, algum desemprego, tudo com moderação. Em tempo de crise assiste-se a ajustamentos naturais nestas variáveis.

Já que se fala aqui do enterranço nos créditos habitação...
Uma coisa feita à pressa sem considerar muitas variáveis tenho o seguinte...

Anexo 36294

Ou seja um apartamento de 65 000€ com prestação mensal de 373,21€ fica com o preço final de 179 140,80€ -------- fantástico

Por um apartamento do mesmo valor pago de renda 200€ (nunca foi actualizada em 6 anos) ao fim de 40 anos pago 96 000€ e poupo na mensalidade 173,21€ o que dá ao fim de 40 anos uma poupança de 83 140,80€.

Ou seja poupei o suficiente para comprar o "mesmo" apartamento e ainda sobram uns trocos.

E se a crise me bater à porta ainda me posso escapar a alugar um quartito que fica por metade do preço... quem comprou a casa (ficou agarrado) vende a casa e fica só com o quarto.

Agora quero ver a baterem estas contas à merceeiro.

O teu raciocínio parece correcto num contexto de ausência de inflação (sem actualizações nas rendas, nem actualização do valor do imóvel ao fim dos 40 anos, e manutenção da taxa de juro inicial).
Agora imagina que o teu raciocínio está de facto correcto, e que pode ser generalizado para toda a gente: vale mais a pena arrendar do que comprar porque arrendando paga-se menos. O resultado disto seria que passava a haver muita gente disposta a ir viver para casa arrendada. Ora, para haver casas disponíveis para tanta gente, os empresários da área do arrendamento teriam que comprar casas. Como é lógico em qualquer investimento de grande monta, não havendo liquidez para pagar tudo a pronto, os empresários teriam que pedir emprestado ao banco. Mas, se os custos de pedir emprestado ao Banco são superiores aos proveitos de arrendar, por que razão haviam os empresários de investir neste negócio? Conclusão: Não havia casas para arrendar. Ora, como haveria muito mais gente a querer ir viver em casa arrendada do que gente a oferecer casas para arrendamento, o preço das rendas teria que subir até se chegar a um ponto de equilíbrio.
Isto tudo para dizer o seguinte: Deixando funcionar o mercado, em situação de equilíbrio, as soluções de comprar vs arrendar equivalem-se. Aos juros do Banco contrapõe-se a margem de lucro do senhorio.
Isto não invalida o teu raciocínio em particular. Mas não podes é generalizar. As contas que apresentas só dão aqueles resultados porque te debruças sobre um caso particular, onde à partida começas com um renda baixa.

Contudo, independentemente de tudo o que atrás foi escrito, concordo contigo na opinião de que arrendar é melhor que comprar. Contudo, as minhas razões são outras completamente diversas: a principal chama-se mobilidade. Um tipo quando compra casa fica automaticamente mais preso a um determinado perímetro em redor da casa, nomeadamente a nível de opções de emprego. Se, pelo contrário viver em casa arrendada tem menos desincentivos em optar pela mobilidade laboral. E a maioria das pessoas nem imagina os efeitos perniciosos que a falta de mobilidade tem infligido à economia do nosso país.

Voltar
Superior