Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Achas mesmo que é necessário? Eu não acho. Já fiz ainda há dias aí umas contas à merceiro (nem foi preciso mais) para ver que SÓ FAZ CRÉDITOS QUEM NÃO SABE FAZER CONTAS.
Então bota aí as contas.

Por acaso acho que a compra de casa com empréstimo bancário pode ser excelente negócio. Claro que depende do "jeito" que cada um tem para investir e rentabilizar.

Quem conseguir sacar meros 10% ano compensa largamente o 5 ou 6 % que tem de pagar ao banco e ainda tem o beneficio fiscal. Claro q há epocas onde não se consegue valorizar o € mais que o empréstimo mas o segredo áí é adaptarmo-nos aos ciclos.

De todo o modo o que me preocupa são as familias que recebem €1.000,00 ao mês e têm 2 filhos, casa para pagar, seja empréstimo ou renda, num quadro em que os bens de primeira necessidd aumentaram!

Acho mto bem as recentes medidas apresentadas pelo governo no sentido de diminuir o IMI. Não é tudo mas é um primeiro passo.

O teu raciocínio parece correcto num contexto de ausência de inflação (sem actualizações nas rendas, nem actualização do valor do imóvel ao fim dos 40 anos, e manutenção da taxa de juro inicial).
Agora imagina que o teu raciocínio está de facto correcto, e que pode ser generalizado para toda a gente: vale mais a pena arrendar do que comprar porque arrendando paga-se menos. O resultado disto seria que passava a haver muita gente disposta a ir viver para casa arrendada. Ora, para haver casas disponíveis para tanta gente, os empresários da área do arrendamento teriam que comprar casas. Como é lógico em qualquer investimento de grande monta, não havendo liquidez para pagar tudo a pronto, os empresários teriam que pedir emprestado ao banco. Mas, se os custos de pedir emprestado ao Banco são superiores aos proveitos de arrendar, por que razão haviam os empresários de investir neste negócio? Conclusão: Não havia casas para arrendar. Ora, como haveria muito mais gente a querer ir viver em casa arrendada do que gente a oferecer casas para arrendamento, o preço das rendas teria que subir até se chegar a um ponto de equilíbrio.
Isto tudo para dizer o seguinte: Deixando funcionar o mercado, em situação de equilíbrio, as soluções de comprar vs arrendar equivalem-se. Aos juros do Banco contrapõe-se a margem de lucro do senhorio.
Isto não invalida o teu raciocínio em particular. Mas não podes é generalizar. As contas que apresentas só dão aqueles resultados porque te debruças sobre um caso particular, onde à partida começas com um renda baixa.

Contudo, independentemente de tudo o que atrás foi escrito, concordo contigo na opinião de que arrendar é melhor que comprar. Contudo, as minhas razões são outras completamente diversas: a principal chama-se mobilidade. Um tipo quando compra casa fica automaticamente mais preso a um determinado perímetro em redor da casa, nomeadamente a nível de opções de emprego. Se, pelo contrário viver em casa arrendada tem menos desincentivos em optar pela mobilidade laboral. E a maioria das pessoas nem imagina os efeitos perniciosos que a falta de mobilidade tem infligido à economia do nosso país.

[/FONT][/FONT]

Concordo.
É verdade que com as leis do mercado a ser como disse o arrendamento sairia inflacionado, mas actualmente nesta realidade não faz sentido continuarem a fazer créditos como fazem.
O inverso se vai passar com o excesso de oferta de venda de casas, que quase de certeza vai acontecer.
Agora imagina que em 5 anos há uma desvalorização de 25% e que eu decido comprar uma casa a crédito. Num crédito a 40 anos enquanto uma pessoa que já a anda a pagar há 10, eu faço um crédito a pagar em 30 anos. Ou seja vou ter uma casa do mesmo valor a pagar em menos 10 anos. Pior é se desvaloriza mais 25% e a dizer o mesmo da minha situação...[:D]

Como disse faltam ali muitas variáveis...
Como já disse noutro tópico o valor que poupo se for investido pode cobrir a inflação.... então se for investido com rentabilidades altas...

Então bota aí as contas.

Por acaso acho que a compra de casa com empréstimo bancário pode ser excelente negócio. Claro que depende do "jeito" que cada um tem para investir e rentabilizar.

Quem conseguir sacar meros 10% ano compensa largamente o 5 ou 6 % que tem de pagar ao banco e ainda tem o beneficio fiscal. Claro q há epocas onde não se consegue valorizar o € mais que o empréstimo mas o segredo áí é adaptarmo-nos aos ciclos.

De todo o modo o que me preocupa são as familias que recebem €1.000,00 ao mês e têm 2 filhos, casa para pagar, seja empréstimo ou renda, num quadro em que os bens de primeira necessidd aumentaram!

Acho mto bem as recentes medidas apresentadas pelo governo no sentido de diminuir o IMI. Não é tudo mas é um primeiro passo.

Isso "não" é um crédito é um investimento... [;)]

Por acaso é apenas essa a situação em que compensa o crédito, penso eu:confused: . Se tiver dinheiro para pagar a pronto mas preferir o crédito, porque consegue rentabilidades superiores à taxa que paga de juros no crédito.

Quem ganha 1000€ paga 500€ de crédito mais as despesas do dia a dia nunca fica com nenhum para investir.
Quem paga renda e tem a margem de diferença em poupança, pode investir essa margem para cobrir o juro que paga.

Isso "não" é um crédito é um investimento... [;)]

Por acaso é apenas essa a situação em que compensa o crédito, penso eu:confused: . Se tiver dinheiro para pagar a pronto mas preferir o crédito, porque consegue rentabilidades superiores à taxa que paga de juros no crédito.

Quem ganha 1000€ paga 500€ de crédito mais as despesas do dia a dia nunca fica com nenhum para investir.
Quem paga renda e tem a margem de diferença em poupança, pode investir essa margem para cobrir o juro que paga.
Exactamente.

As contas q fiz reportam-se apenas ao caso de tendo €100k no banco optar entre ficar com a casa e sem liquidez ou ficar com casa e com liquidez.

Tb se pode colocar sem ser assim mas mais limitadamente.

Em relação ao comprar/arrendar, tb concordo q se deve pensar mto bem e então se não se tiver atingido estabilidade territorial nem pensar em comprar!

Exactamente.

As contas q fiz reportam-se apenas ao caso de tendo €100k no banco optar entre ficar com a casa e sem liquidez ou ficar com casa e com liquidez.

Tb se pode colocar sem ser assim mas mais limitadamente.

Em relação ao comprar/arrendar, tb concordo q se deve pensar mto bem e então se não se tiver atingido estabilidade territorial nem pensar em comprar!

Outra questão ainda relacionada com habitação.
Quando compram uma casa é logo a pensar para uma familia com 2 a 3 filhos ou mais. O numero mais alto do agregado familiar será atingido passados uns anos depois de fazerem o crédito. Então andam a pagar desde o inicio uma casa que é mais do que aquilo que necessitam no momento.

---------

Estas questões afastam-se um pouco do objectivo do tópico mas acabam por estar relacionadas. :rolleyes:

Espera-se é que, quem ainda não fez créditos a muito longo prazo ponderem bem.

Uma coisa é fazer-se um crédito quase porque é moda outra é fazer-se um crédito com conhecimento de tudo o que o envolve e confrontar com as alternativas.

Há talvez males que vêm por bem...

Uma das coisas que me confunde, é o tempo e o dinheiro gasto com o almoço. Em dia de trabalho, claro. [:cool:]

Há anos que tenho sempre o mesmo menú, que custa cerca de 3.5€.

Só a hora de trabalho a mais, vale uma pequena fortuna. [;)]

Há talvez males que vêm por bem...

Uma das coisas que me confunde, é o tempo e o dinheiro gasto com o almoço. Em dia de trabalho, claro. [:cool:]

Há anos que tenho sempre o mesmo menú, que custa cerca de 3.5€.

Só a hora de trabalho a mais, vale uma pequena fortuna. [;)]

Até comes mais barato que nos refeitórios da Administração Pública... Cuja refeição custa 3,70€

Explicação de George W Bush para a crise imobiliaria

Explicação de George W Bush para a crise imobiliaria

Wall Street got drunk

É esta a explicação dada pelo quase ex-presidente dos EUA.

É mais um dos seus momentos em que perde uma boa oportunidade para estar calado, mas o que distingue este dos muitos outros que já nos tem habituado, é que neste ele tem razão.

http://www.youtube.com/watch?v=z_FDRjluLJQ

Que efeitos está a ter a crise nas vossas vidas?

Que efeitos está a ter a crise nas vossas vidas?

Olá a todos.

O Objectivo é dizer como a crise afecta/afectou/vai afectar o vosso quotidiano.

Posso começar eu, estando eu a morar longe do trabalho (80 kms), vindo de carro todos os dias, onde mais me tem doido é nos preços dos combustiveis.

Tomei a decisão de vir morar para bem perto de Lisboa, já consegui um quarto no montijo por um preço bem agradavel.

Vou também passar a ir de transportes para o emprego.

Vai me permitir enormes poupanças, tão necessárias para atravessar esta época má, da economia mundial.

E vocês? Em que é que a crise mudou o vosso quotidiano?

A crise esta a levar a uma correcção orte nos meracdos, o que quer dizer que posso comprar acçoes a metade do preço , e se estatistica não me falhar depois da crise vira o touro e portanto a crise vai fazer-me ganhar uma pipa de massa, em ultima analise vou ficar rico graças acrise e a desgraça dos outros.

PS: este respotsa tem uma dose de arrogancia porque o off-topic ja perec o muro das lamentações, entre topicos da crise , e gajos maltratados pelas namoradas, devem se ja 50% do que aqui se fala

Sou poupado por natureza, por isso n alterei hábitos.

Tenho perdido poder de compra, claro. Estou a estudar maneira de dar a volta por cima. :)

A crise esta a levar a uma correcção orte nos meracdos, o que quer dizer que posso comprar acçoes a metade do preço , e se estatistica não me falhar depois da crise vira o touro e portanto a crise vai fazer-me ganhar uma pipa de massa, em ultima analise vou ficar rico graças acrise e a desgraça dos outros.

PS: este respotsa tem uma dose de arrogancia porque o off-topic ja perec o muro das lamentações, entre topicos da crise , e gajos maltratados pelas namoradas, devem se ja 50%

A ideia não é lamentarmo-nos [:D]

É dizer como fizemos para ultrapassar-mos as dificuldades, pode ser que ainda ajude alguem [;)]

Se é pra se lamentarem abram outro tópico [:blush:]

Voltar
Superior