Cristiano Ronaldo

Se estas birrinhas até numa criança de 10 anos ficam mal, o que dizer de um homem feito a caminho dos 40...? Eh pá, poupem-me!! [8b] [:vm)]

CR: faz-te homem, meu! :sh)

Conforme escreveu o Dudek sobre o ronaldo (colegas no real madrid); "ele é egocêntrico, prefere que a equipa perca 1-0 do que ganhar 0-5 mas sem marcar nenhum golo."

Para o ronaldo não existe equipa, ele "É" a equipa. Por isso compreende-se o "filme" no princípio da época.
Ele "queria" ir á Champions League (mas tinha contracto assinado com o MU...), fez birra e tentou desmarcar-se.

È uma personalidade tramada, talvez o sucesso lhe tenha subido (mesmo) á cabeça.
Se assim for, vai ter uma fase final de carreira muito dolorosa. Faz lembrar as divas famosas do cinema/musica que tambem não "aceitam" a idade e fazem montes de plásticas.

Só venho dizer isto. Se fosse o bicho competitivo que dizem ele ser, não diminuia a Liga Europa. Até tentaria desfrutar da competição e aprender alguma coisa da experiência. Porque ganhar é sempre, independentemente das circunstâncias.

Se calhar alguns não vão entender o que vou dizer, mas o desencadeador da excelência do Ronaldo não foi nada menos que alguma insegurança. Não o sentido ético de ser o melhor contributo possível para a equipa ou a paixão pelo jogo, mas antes alguma insuficiência interior que o levou a sobrecompensar.

Tanto que ele numa entrevista há uns anos dizia que não se sentia jogador, só agora se estava a começar a sentir. E naquele momento já contava com uma carreira notável.

Last edited:
Calma [:cool:]

Só lhe faltam (se sequer os fizer) 3 jogos pelo Manchester Utd. até ao Mundial. O último jogo é a 13 de Novembro. Só faltam 3 semanas.

Aparecer aí o Mundial pelo meio vem mesmo a calhar. Porque senão ainda eram mais dois meses e meio disto, que não é bom para ninguém.

Certamente que já se arrependeu de não ter saído, mas também o mercado só fechou há um mês e meio. Portanto foi um mês e meio que correu mal e que deixa também comprometidas as próximas 3 semanas. Na prática, é isto. Dois meses deitados fora. Isto, claro, se no Mundial fizer alguma coisa, que pelo menos motivação para isso não lhe vai faltar. Será um grande teste.

Depois do Mundial só há uma semana de jogos até abrir o mercado. E desta vez é óbvio que se põe a andar seja para onde for. Mas com juízo desta vez, esperemos. A qualidade/dimensão do próximo clube vai depender muito daquilo que fizer no Mundial. Se correr bem, ainda pode despertar o interesse de algum clube do top20 da Europa. Se correr mal, vai para outro continente encher um pouco mais os bolsos.

-

Ah o nosso Cristiano Ronaldo. Faz-me lembrar aquelas tiradas de gajas em alguns filmes. "yeah he's a jerk, but he's my jerk" .

O Cristiano Ronaldo é o "nosso jerk". É egocêntrico? É caraças! Prefere que a equipa perca por 3-1 com um golo dele do que ganhe 5-0 sem um golo dele? Tenho a certeza que sim. Tem ciúmes a roçar a inveja de outros jogadores nomeadamente do Messi? É mais que evidente. Faz birras quando as coisas não correm como ele quer e é capaz de destruir um balneário? Há vários relatos nesse sentido.

Mas, enquanto português, eu passo por cima de tudo isso se olhar para a outra face da moeda: Cristiano Ronaldo é um dos 3 melhores jogadores de sempre. Um monstro competitivo que se alimenta de vitórias, garra, trabalho, e títulos. E ele deu aos seus clubes e à Seleção nacional muita glória. É um jogador incontornável no topo da história do futebol mundial e até ele nenhum Português tinha sequer chegado perto disso mesmo que nós achássemos que o Eusébio era muito considerado historicamente (não era).

Por isso, ainda que seja penoso e criticável vê-lo a gritar e espernear quando se apercebe que a idade já não lhe permite ser o melhor, a nossa obrigação (IMO) é não o massacrar ainda mais porque foi esse egoísmo e ambição que o levou aos hat tricks/bolas de ouro/títulos/recordes que nos deram tanta alegria e orgulho por ele ser um dos nossos e lutar taco a taco com o Messi durante 15 anos pela supremacia mundial.

Depois de quase 20 anos a gritar o nome dele e a usufruir por osmose do seu talento e vitórias acho que a Nação lhe deve esse último ato de contrição como perdoamos a um velhinho rabugento as suas pequenas asneiras.

E quando ele anunciar a sua retirada e olharmos para a sua carreira como um todo orgulhosos de tudo o que fez, seria também bom que fizéssemos as pazes com outro facto doloroso: O Ronaldo não é tão bom como o Messi. Esteve perto, mas contas todas feitas o Messi é o melhor de sempre. E isso é um mérito adicional para o Cristiano que sem o talento do argentino se elevou ao seu nível durante tantos anos.

Last edited:
O gajo agora chega ao mundial, faz um campeonato daqueles incríveis, marca carradas de golos e pronto, fica tudo bem.

Eu a mim não me espanta ele ter esta atitudes, já se sente há muitos anos que há ali um ego daqueles. Mas será bazar do campo assim tão importante?

Eu nem tinha visto o que se tinha passado, mas pelo "barulho" achei que ele tinha abandonado o campo, mas estava a jogar! :)

O Ronaldo tem um grande desafio pela frente: concluir a ultima fase da carreira de futebolista de forma exemplar !

Será que vai conseguir ?

para mim, está a começar muito mal !

(e tenho a certeza que vai dar asneira no mundial cá para os nossos lados....mas também não tenho fesada nenhuma).

Do ponto de vista puramente profissional , pode mt bem ser como o Schumacher, que depois prolonga a carreira mais tempo porque é mesmo a paixão dele, mesmo estando-se a lixar para o que os outros achem da performance mais reduzida.

O Ronaldo foi, provavelmente, o melhor jogador do mundo. Isso é inquestionável.

Só que infelizmente é a personificação do podes tirar o homem da barraca, mas não tiras a barraca do homem.
Olhem o Figo, por exemplo, não chega aos calcanhares, mas sempre teve uma gestão de carreira e de fim dela inteligentíssima.

Uma pessoa tem de ter consciência das suas limitações, e simplesmente não é fisicamente possível que um jogador tenha o mesmo rendimento aos 38 anos do que aos 28 ou menos. Aliás, ele sabe bem disso, nos últimos tempos tem perdido imensa massa muscular para poder continuar a ter o mínimo de agilidade.

Também não deixa de ser extraordinário o nível físico que mantém nesta idade, mas já não chega para a concorrência mais nova. O mundo animal é mesmo assim.

A gestão das atitudes dele tem sido desastrosa, até porque lesa uma imagem de marca que é muito mais valiosa do que ele ganha a jogar à bola. E o futuro dele vai-se ressentir disso.

Estava na altura de sair para as arábias ou coisa parecida, onde ia acabar de se encher de dinheiro e onde continuava a ser o maior.
Pode ter a melhor boa vontade do mundo, mas restam-lhe 3 ou 4 anos de carreira, e mesmo assim é completamente notável que um futebolista de alta competição chegue a esta idade ainda onde está.

O Ronaldo foi, provavelmente, o melhor jogador do mundo. Isso é inquestionável.

Só que infelizmente é a personificação do podes tirar o homem da barraca, mas não tiras a barraca do homem.
Olhem o Figo, por exemplo, não chega aos calcanhares, mas sempre teve uma gestão de carreira e de fim dela inteligentíssima.

Uma pessoa tem de ter consciência das suas limitações, e simplesmente não é fisicamente possível que um jogador tenha o mesmo rendimento aos 38 anos do que aos 28 ou menos. Aliás, ele sabe bem disso, nos últimos tempos tem perdido imensa massa muscular para poder continuar a ter o mínimo de agilidade.

Também não deixa de ser extraordinário o nível físico que mantém nesta idade, mas já não chega para a concorrência mais nova. O mundo animal é mesmo assim.

A gestão das atitudes dele tem sido desastrosa, até porque lesa uma imagem de marca que é muito mais valiosa do que ele ganha a jogar à bola. E o futuro dele vai-se ressentir disso.

Estava na altura de sair para as arábias ou coisa parecida, onde ia acabar de se encher de dinheiro e onde continuava a ser o maior.
Pode ter a melhor boa vontade do mundo, mas restam-lhe 3 ou 4 anos de carreira, e mesmo assim é completamente notável que um futebolista de alta competição chegue a esta idade ainda onde está.
Sim mas a nivel profissional os factos são factos, se é entendido que ele é o melhor do mundo, que seja, eu nem percebo nd disso.
Mas acho legitimo que ele queira continuar a competir mesmo que a perder qualidades inevitavelmente.

Agora, nisso eu acho que n faz sentido se alguem o critica.

Quanto ao resto das atitudes, epah, nao vou dizer mais nd, tu e o que o Lino pensam, coincide com a minha ideia tambem [:p]

Sim mas a nivel profissional os factos são factos, se é entendido que ele é o melhor do mundo, que seja, eu nem percebo nd disso.
Mas acho legitimo que ele queira continuar a competir mesmo que a perder qualidades inevitavelmente.

Agora, nisso eu acho que n faz sentido se alguem o critica.

Quanto ao resto das atitudes, epah, nao vou dizer mais nd, tu e o que o Lino pensam, coincide com a minha ideia tambem [:p]

Querer é uma coisa, poder é outra. Como já disse atrás.

Podia perfeitamente adoptar uma atitude mais discreta e colaborante. No entanto parece que a birra que fez no princípio da época (e que antes ainda tinha resultado em Turim) e depois ter dado conta que não tinha um único clube europeu disposto a contratá-lo, não foi suficiente para lhe abrir os olhos.

E isso, acima de tudo, prejudica-o a ele. É que da fama de prima-dona velha já ninguém o livra, quem é que está disposto na alta roda a contratá-lo para andar a aturar isto?

Já se tinha abordado este assunto no tópico na seleção nacional.

o Ronaldo foi o melhor do mundo, mas a idade já pesa, e infelizmente não está a se saber adaptar para uma postura mais de velha guarda e passar conhecimento aos colegas.

quer continuar a ser titular indiscutível, competir apenas em ligas de campeões e ser o jogador que vira os jogos. Mas esse comboio já passou.

o melhor que podia fazer ainda era tentar corrigir as asneiras que tem feito, e depois em Janeiro aproveitar para ir a custo zero para o SCP, e fazer a época la, como forma de agradecimento ao grupo e adeptos, e até para ajudar à marca Ronaldo a longo prazo.

arabias e chinas acho que não diz muito a Ronaldo, ele já tem muito dinheiro, não acho que seja algo que ele precise.

o mundial não estou muito optimista, ele já não aguenta jogo atrás de jogo em alta competição de 90 minutos, mas temo que não vai haver coragem de fazer uma boa gestão do Ronaldo e vai ser jogar jogar…e queimar.

mas o que o Ronaldo está a passar, é o que muitos de nós vão passar daqui a umas décadas quando quiserem pegar no carro e os filhos e netos não deixarem [:D]

o assassinato, da maioria, de carácter do melhor jogador português de sempre e um dos melhores do mundo, é notável e assustador.

sim, é criticável a birra do homem, mas é deplorável como o treinador tem gerido o dossier Ronaldo

Foi anjnho ele e o empresário em fazer contrato superior a um ano nesta altura. Aí perdeu o controle, com a idade que tem devia ter o controle de onde jogar cada ano, está em queda de qualidades, normal devido à idade e esse controle permitia-lhe gerir esta queda como quisesse. Apanhou um treinador que não vai na onda dele, tinha que cumprir mais 1 ano de contrato, está a correr muito mal !!

Mas alguém esperava, verdadeiramente, que Ronaldo fosse um Zlatan ou um Beckham no que toca à atitude?

o assassinato, da maioria, de carácter do melhor jogador português de sempre e um dos melhores do mundo, é notável e assustador.

sim, é criticável a birra do homem, mas é deplorável como o treinador tem gerido o dossier Ronaldo

se não tem capacidade para render, queres que faça o quê? como o Nandinho, e que o coloque a titular, os 90m?

Impressionante como na epoca passada o Ronaldo salva o United e este ano ele e o Casimiro nao tem qualidade para estarem em campo.
Este treinador tb tem umas ideias

Sabem que eu n percebo nd de futebol, mas tipo zerinho mesmo.
Mas por vezes é impossivel ficar 100,00% imune às noticias de futebol mesmo que seja durante alguns segundos.

E acontece que pa quem olha discreta e involuntariamente de fora como eu, sem clubites nem paixões, nota-se que isto dos treinadores bons e maus e jogadores bons e maus, também tem algo de política....

No fundo como em qq empresa. Hoje és bom, amanhã és perfeitamente inútil.....

o

Acho mais deploravel como o Ronaldo tem gerido o dossier Man United ao não se apresentar para pré epoca e depois querer ser o maior lá da aldeia... Treina com os Sub 21 como catraio que é.

Isto é valido para o Ronaldo ou qualquer outro futebolista profissional.

se não tem capacidade para render, queres que faça o quê? como o Nandinho, e que o coloque a titular, os 90m?

Não foi isso que eu escrevi.
Falo da crítica fácil e desmesurada por parte essencialmente da tugolândia

Back