0bservador
Well-known member
Tem boa cabeça para isso [
]
No boxe, no rugby, no basket, no andebol, em todo o lado tens situações iguais ou piores que a do Zidane.Estes 2 ultimos posts mostra bem porque o futebol navega em tanta parvoíce....
" bem merecido "
agora já percebi ao que andam aqui, a relativzar ou aplaudir atitudes destas, fantástico.
Ironias, quando andei no boxe era um respeito mutuo brutal, seja a treinar fora do ringue seja para quem lá ia para dentro.
Chega-se ao futebol e há para todos os gostos, tá certo.
De referir que o zidane teve uma atitude que nem no MMA é autorizada, dar cabeçada.
No boxe, no rugby, no basket, no andebol, em todo o lado tens situações iguais ou piores que a do Zidane.
São pessoas que estão lá dentro do campo ou do ringue, há coisas que não controlas.
Em minha opinião não é isso que torna o desporto mais ou menos respeitável.
O futebol só tem é muita mais visibilidade e mais adeptos. Proporcionalmente provavelmente não tem mais problemas que os outros desportos.
Além de que por vezes a violência psicológica é bem pior que a física, seja no futebol seja na vida real.
Tá td mt certo mas referi que a agressão do zidane nem é tolerável sequer em MMA !!
E tanto a violência fisica como psicológica diria eu que são fortemente castigadas no futebol.
Pode-se achar mais grave ou menos grave, enfim, ok, agora aplaudir estas atitudes? damn.
No boxe, no rugby, no basket, no andebol, em todo o lado tens situações iguais ou piores que a do Zidane.
São pessoas que estão lá dentro do campo ou do ringue, há coisas que não controlas.
Em minha opinião não é isso que torna o desporto mais ou menos respeitável.
O futebol só tem é muita mais visibilidade e mais adeptos. Proporcionalmente provavelmente não tem mais problemas que os outros desportos.
Além de que por vezes a violência psicológica é bem pior que a física, seja no futebol seja na vida real.
É o que é... como dizia o rasec acima, há coisas bem piores no futebol como entradas violentas às pernas do adversário. O futebol também é feito disto, desde que a integridade física do adversário não seja posta em causa, siga para a frente.
Neste caso ficou também provado que o Materazzi chamou vários nomes à mãe do Zidane (ou algo do género) e atenuou a pena. Além de que foi a despedida de Zidane.
É curioso que ainda assim ninguém anda a lamentar essa expulsão e que Zidane caiu em desgraça e mais umas tretas.
Não faz sentido nenhum comparar o futebol com desportos onde os jogadores durante 3 dias quase nem sequer se veem em campo como no golf por exemplo ou em que não há qualquer disputa entre os concorrentes como na canoagem.Não, de todo.
Nunca vi pancadaria entre adeptos de golf, ou canoagem, muito raramente de ténis!
Há desportos mais civilizados. E tu dirá, mas se tivessem a dimensão do futebol tenderiam a criar-se esses problemas. Eu respondo, não me parece, basta ver um GP de formula 1 com mais adeptos que num estádio.
Não faz sentido nenhum comparar o futebol com desportos onde os jogadores durante 3 dias quase nem sequer se veem em campo como no golf por exemplo ou em que não há qualquer disputa entre os concorrentes como na canoagem.
E pior ainda comparar com o público do motogp. São comparações demagogicas.
O futebol é um desporto de contacto, de muito contacto mesmo. O jogo em si é violento? Nem nada lá perto em minha opinião.
Isto falando do jogo, obviamente, que era isso que se estava a discutir.
Se estivermos a falar de fora do campo de jogo ou da pista é óbvio que qualquer desporto seja ele qual for se tiver o nível do futebol vai ter problemas porque simplesmente o pessoal que hoje anda pelo futebol vai andar por esse desporto, isto havendo rivalidades.
è como dizer que vão 50mil ver coldplay ao estádio de coimbra e ninguém andou à porrada, Ou vão 80mil ao rock in rio ver bandas diferentes, com fans diferentes e ninguém anda à porrada.
Ah, e tal a malta do boxe ou do rugby não tem a mesma postura do futebol. Não discordo que o rugby tem na sua base algum elitismo, pelo menos em Portugal, a única diferença será por aí.
No futebol tal como em todos os desportos há de tudo. Mais ainda quando abarcas a totalidade da população e acima de tudo extratos sociais. Uma diferença bem grande para a grande maioria dos desportos.
Só aqui nas aldeias ao lado tem mais jogadores de futebol nas camadas jovens que o rugby se calhar em quase todo o país! Só para termo de comparação. Que me lembre nos últimos anos não ouvi falar de um único problema.
Portugal tem 200 mil jogadores federados. O rugby tem quantos 2 ou 3mil? No boxe tens 500?
Obviamente que se tiveres um problema no rugby será equivalente a ter 100 no futebol ou perto disso. e se tiveres 10 no rugby 1000 no futebol.
Estão a tentar comparar coisas que não têm qualquer base de comparação, é como comparar a estrada da beira com a beira da estrada.
Ao teu bom jeito, nem pensar aceitar uma coisa que eu tenha dito. Os exemplos são isso, exemplos.
A formula 1 ou Moto GP foi para perceberes que não é pelo número de pessoas a assistir... É possível ter milhares de pessoas a assistir um desperto sem que haja pancadaria.
Há desportos mais civilizados. O que quero dizer com isto, é a cultura que gira em torno de cada desporto que influencia os seus adeptos e no futebol, é histórico a cultura que foi sendo criada ao longo de décadas, por todos os intervenientes. Sempre houve um olhar para o lado pelas entidades responsáveis à violência no futebol, tanto que nos anos 90 viveu-se um período negro no desporto, com centenas e centenas de mortes. Hoje em dia tenta-se fazer um caminho diferente, na prevenção, mas não é fácil, é uma cultura enraizada. O que me leva ao último ponto, camadas jovens!! Nunca viste nada!! Eu tenho um dos miúdos no futebol, para mal dos meus pecados tenho de o levar aos treinos e jogos. Ainda não vi pancadaria, quase mas ainda não. Mas não há um único jogo que durante 1:30h não se insulte do pior que há o arbitro, que se ameace o arbitro, muitos jogos que se insultem os pais de ambas as equipas, é um fartote de linguagem da "boa", com os miúdos a ouvir! Isto são as bases dos problemas futuros.
Enquanto que, temos que reconhecer que a cultura noutros desportos é outra, e há desportos com o mesmo número de adeptos a assistir, mas como estão em Grupo e o Grupo tem regras diferentes do Grupo do futebol, comportam-se em conformidade.
Em 1º lugar ninguém estava aqui a falar dos adeptos do futebol, foste buscar o assunto nem sei bem porquê!! Estava-se a falar de expulsões no campo de jogo.
Em 2º lugar estás aí com tantas teorias que acabas com conclusões que estão longe de ser uma realidade. Queres melhor exemplo de ter milhares de pessoas a assistir a um desporto sem que haja pancadaria que o futebol? Só nos últimos 3 dias na europa tiveste mais de 700mil pessoas em estádios sem incidentes! E a cada fim de semana tens provavelmente só na europa dezenas de milhões de pessoas pelos estádios e não morre ninguém nem tão pouco há pancadaria.
Há desportos mais civilizados, claro que há e há menos civilizados também. O futebol é o maior desporto do mundo, que abarca mais classes sociais por exemplo e o que movimenta mais adeptos. Diria que o futebol sozinho movimenta mais adeptos que todos os outros desportos juntos.
Ver um jogo em Portugal não é o mesmo que ver em Espanha, ou na Argentina e muito menos que ver na Dinamarca ou nos EUA por exemplo.
Estás a extrapolar de Portugal para generalizações.
Se queres generalizar podes pegar no Basquete na Turquia ou Grécia por exemplo e dizer que os adeptos do basquete são violentos.
Obviamente o futebol tem o problema das claques, coisa que os outros desportos em geral pela sua dimensão não têm, não tem apenas a ver com cultura desportiva, tem a ver com dimensão e impacto na sociedade.
Se de um dia para o outro o futebol acabasse esse pessoal ia acabar noutro desporto qualquer e os problemas iam passar para esse desporto.
Por exemplo o futsal não havia problemas, ganhou dimensão passou a ter de quando em vez.
ou do Sá Pinto...
Pronto, já temos quorum dos 3 grandes! []
Não conheço mais nenhum desporto onde tenham morrido de uma só vez 125 pessoas como num jogo em 2022 na indonésia.
Cada desporto tem a sua cultura, e a do futebol tem uma componente violenta sempre latente. E também não conheço nenhum desporto onde existam tantas agressões dentro de campo, entre intervenientes ou contra os árbitros, só me ocorre o hockey no gelo.
As voltas que dão para desculpar uma atitude irrefletida que levou a um cartão vermelho e depois a atitude triste da "simulação" do "levas um soco" e os aplausos ao árbitro...
Bem expulso, nada a dizer. Cumpre o castigo e siga.
Como disse as excepções não fazem a regra. Provavelmente por ano no desporto automóvel em todo o mundo morre mais gente que no futebol... não dá é tanto show televisivo.
É como os acidentes de avião VS acidentes de carro. Todos os meses cai um avião em Portugal em acidentes de carro, no entanto ninguém se chateia muito, se morrerem 50 de avião, teremos um caos televisivo. Em Portugal quantas pessoas morreram em estádios nos últimos 30 anos?
Não conheces nenhum desporto com tantas agressões e acabaste logo a citar um...
No futebol 99% das agressões são coisas completamente banais, são na maioria condutas anti desportivas, muito mais que agressões, provavelmente vês tão ou mais violentas até no andebol.
ou do Sá Pinto...
Pronto, já temos quorum dos 3 grandes! []