Cruise control

Li numa revista auto o seguinte; o fabricante de camiões Scania desenvolveu um sistema de CC com antecipação ativa, que utiliza o GPS para lêr a posição do carro e prever a topografia da estrada a ser percorrida até 3klm adiante, poupando até 3% de combustível...a velocidade de cruzeiro é ajustada antes de o veiculo entrar numa subida ou numa descida ajudando assim o condutor a poupar combustível.

Ora bem, o que vem dar razão à máxima que o CC (sem ser este novo sistema) acaba por gastar mais combustivel.

Não é isso que lá está escrito...

O que está escrito é que a antecipação permite poupar combustível e não que o uso do CC o aumenta.

Pois não é isso dessa forma, mas é o que o condutor faz (acelerar nas descidas em antecipação a uma subida), para poupar combustivel, quando o CC vai desactivado.

Não é isso que lá está escrito...

O que está escrito é que a antecipação permite poupar combustível e não que o uso do CC o aumenta.

Amigo DeCeli eu raramente usei o CC neste meu carro atual não tenho CC mas já tive carros com CC e quando ligava o CC era por desporto.... sem ironia ....quando quero viajar a uma velocidade de cruzeiro faço uma viagem no rio Douro portanto para mim o CC é mais um componente para complicar é só lêr alguns textos aqui escritos........abraço

Amigo DeCeli eu raramente usei o CC neste meu carro atual não tenho CC mas já tive carros com CC e quando ligava o CC era por desporto.... sem ironia ....quando quero viajar a uma velocidade de cruzeiro faço uma viagem no rio Douro portanto para mim o CC é mais um componente para complicar é só lêr alguns textos aqui escritos........abraço

O CC existe para complicar ? Bem... Por esta é que eu não esperava.

Credo ... [:D]

Adorei esta parte[;)]

algo não está bem ou mal afinado.

a rotação do motor baixa/aumenta ? como fica ?

Eu só testei em passagem de caixa e também estranhei, como estás a fazer. Vinha com o CC a 70 no túnel da Cril em 5ª e no sentido Algés, À saida tens uma subida, e eu gosto de acelerar e colocar-me na esquerda para não apanhar os carros que vêm da 2ª circular, coloquei a 4ª acelerei e qual não é o meu espanto quando me apercebo que o CC continua activo. Claro que me deixou acelerar, também assim seria se ainda estivesse em 5ª e acelerasse. Tive que desligar na manete.

Por acaso não conheço mais ninguém com um A4, mas ainda vou tentar saber se é assim em todos.

Faz um favor aqui á Malta.

Repete isso e verifica se o carro volta a manter a velocidade.

Pode ser que a luz no painel fique acesa, mas não ativo.

Eu no land cruiser desligo o sistema ( cancel ) a luz mantém-se acesa mas o sistema fica alerta para acionar a memória se necessário.

Aguardo pelo teste final [kiss]

Acho que foi o TommyPT aqui do fórum que tem um A1 que diz o mesmo, com cc activado faz troca das mudanças e a rotação do motor mantêm-se, acho que o cc só se desliga se o pedal da embraiagem ficar pressionado por alguns segundos.

Faz um favor aqui á Malta.

Repete isso e verifica se o carro volta a manter a velocidade.

Pode ser que a luz no painel fique acesa, mas não ativo.

Eu no land cruiser desligo o sistema ( cancel ) a luz mantém-se acesa mas o sistema fica alerta para acionar a memória se necessário.

Aguardo pelo teste final [kiss]

Deves ser bruxo[:D]

Hoje de manhã testei tudo (ou quase). De facto mantém a luz no quadrante e a memória de velocidade. Assim que troco de caixa (seja para cima ou para baixo), o carro perde alguma velocidade e logo que engreno a nova mudança, o CC acelera o carro até à velocidade programada.

Também voltei a testar o travão do CC. Existe e sente-se bem, como já tinha dito. Para quem conhece, foi na descida da Crel (muito acentuada), a chegar a Alverca. Ele deixa passar uns Kms/h a mais e depois trava para uns Kms/h a menos que a velocidade programada.

Disse que testei quase tudo, porque não testei ficar alguns segundos com o pé na embraiagem, para ver se o CC desactiva. Presumo que sim. Logo a ver se não me esqueço de fazer isso e depois logo digo como correu.

Ninguém comentou desde hoje de manhã[:D], adiante. Fiz o derradeiro teste, e ao fim de alguns segundos com o pé na embraiagem, o CC desactiva. Também tentei activá-lo com o carro em ponto morto (eu sei que é parvo, mas já que estava nos testes...) e nada, aqui não há dúvida.

Portanto, numa passagem normal de caixa (diria até relaxada), o CC continua activo, neste A4 B8. É o 1º carro que conduzo com um sistema deste tipo.

Ninguém comentou desde hoje de manhã[:D], adiante. Fiz o derradeiro teste, e ao fim de alguns segundos com o pé na embraiagem, o CC desactiva. Também tentei activá-lo com o carro em ponto morto (eu sei que é parvo, mas já que estava nos testes...) e nada, aqui não há dúvida.

Portanto, numa passagem normal de caixa (diria até relaxada), o CC continua activo, neste A4 B8. É o 1º carro que conduzo com um sistema deste tipo.

Tens o chamado cruize control adaptativo não é? No meu A6 basta tocar no travão ou embraiagem para desactivar o CC. Por outro lado parece-me que em descidas o CC activa o travão para não deixar o carro embalar devido ao peso (não estou bem seguro mas é o que me parece).

Tens o chamado cruize control adaptativo não é? No meu A6 basta tocar no travão ou embraiagem para desactivar o CC. Por outro lado parece-me que em descidas o CC activa o travão para não deixar o carro embalar devido ao peso (não estou bem seguro mas é o que me parece).

Bom, antes de qualquer outra coisa, a embraiagem só desactiva o CC se estiver pressionada mais de 5 segundos. Numa passagem de caixa, o CC continua activo. Só desactiva no travão ou na respectiva manete.

Depois, trava, não deixa embalar, e até os stops acendem.

Por fim, o A4 que conduzi a semana passada não é meu, é da minha Mãe, mas é a versão base de 08/2008, por isso acho que não tem o CC adaptativo...

A ultima viagem que fiz com a C5, reparei no travar, e realmente noto um abrandamento suave, ate porque aquelas descidas ali para os lados de Tomar na A1, se nao travasse, tinha chegado ao fim bem acima dos 130km/h que ia no CC. Mas os stops nao acendem.

Voltar
Superior