Curriculum Vitae - como fazer um ?

Sempre usei o modelo do europass. Cada vez que quero adicionar algo, faço upload do ficheiro xml e altero. Depois gravo em Word e mudo uns detalhes de que não gosto muito. Tenho um doc de word com certificados digitalizados, que junto ao resto do CV e ponho tudo em PDF.

Para enviar por e-mail, aconselho-te vivamente a gravar em pdf.

Faz o modelo Europeu. O curriculum, ao contrário do que muitos possam pensar, deve ser o mais curto e directo possível, porque se forem muito maçudos correm o risco de quem os receber nem os chegar a ler!

Coloquem lá tudo mas não enviem os certificados, isso poderão enviar depois se vos for pedido![;)]

Muito Bom!apr:)

Esse modelo europeu nunca tinha lido...mas é isso que se pretende, os dados pessoas e o que já fez a nivel profissional dentro da area.[;)]

Mas nesse exemplo acho que não tem interesse nenhum um CV de um pasteleiro dizer que toca clarinete nos bombeiros e faz canoagem...é escusado dizer isto[;)]

O resto está bom.

Para a malta recem licenciada ou que acabe um curso médio, convem o CV ser mais curto e não o encher de delirios só para encher.
Util é ao acabarem um curso fazerem um estagio para adquirir (mesmo a ganhar pouco)experiencia e rodagem e aí frizar o que fizeram no estágio para mostrarem aquilo que já fizeram ou sabem fazer.

E sendo assim nem vale apena por notas de curso e uma serie de coisas que dão um ar mais académico e menos profissional.

O importante é dizer que curso tem e o que já fizeram dentro da area que querem trabalhar...o resto é conversa da treta e escusada[;)]

Última edição:
Ajuda, curriculum vitae e carta de apresentação

Ajuda, curriculum vitae e carta de apresentação

Boas pessoal.

Então é o seguinte, estou para concorrer para um departamento na empresa onde actualmente trabalho, hoje fui aos recursos humanos, perguntei se ainda havia vagas e a moça pediu o meu curriculum e uma carta de apresentação em que como quero concorrer para a tal área.

Agora é o pior, não tenho um dos requisitos, mas vou tentar a minha sorte.

O que eu preciso é de saber agora como elaborar correctamente um curriculum vitae e a respectiva carta de apresentação para que consiga entrar para o tal departamento. Ok isto já sou eu a sonhar alto de mais.

Isso é sempre muito complicado explicar num post. Há muita informação na net sobre isso, mesmo muita!!!!

Eu peguei no modelo europeu, preenchi e fui melhorando. Um curriculum demora muitos dias a concluir!

CURRICULUM VITAE - Exemplo 1

CURRICULUM VITAE - Exemplo 2

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Como estruturar
A carta de apresentação deverá ser breve e simples. Por norma deve ser escrita à mão, mas hoje em dia já se utiliza o computador.
Esta carta deve, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.
Dirija-se à pessoa certa
Comece por dirigir a carta à pessoa certa. Isto é prova de ter o cuidado de mandar a carta a uma determinada pessoa. Não se esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.
Escreva uma boa frase de abertura
A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas. Isto não se consegue com frases usadas como: "Na sequência do seu anúncio ...." ou "Por este via venho candidatar-me ...." Evite linguagem estandardizada ou expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada, original e cheia de entusiasmo.
Não use palavras demasiado modestas
"Talvez", "eventualmente" e "acho" são expressões a evitar.
Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade, não só mostra um entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.
Explique porque se candidata
Explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.
Não se prolongue
A sua carta pode ter uma página no máximo.
Convém transmitir a mensagem em frases curtas e dinâmicas com muitos verbos activos.
Não mencione a sua inexperiência
Se não tiver a experiência ou a formação exigida, não o mencione. Escreva antes sobre a sua capacidade de aprender depressa.
Seja sempre positivo sobre si mesmo.
Não fale em ordenado
Não fale de dinheiro na carta. Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder, senão acredite que vai criar uma impressão negativa.
Evite terminar com banalidades
Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira.
Não escreva frases feitas mas, por exemplo, "Se achar que temos algo a oferecer um ao outro, estarei sempre disponível para conversarmos numa entrevista".

Exemplo de Carta de Apresentação:

Isabel Cristina Matos
Av. 5 de Outubro, nº XX
1050 Lisboa
Telefone: 21 XXX XX XX

Exmoº Senhor
Director dos Recursos Humanos
da Sociedade de Informática de Portugal
Rua das Avenidas, nº XX, 1200 Lisboa.

Acabo de receber o meu diploma de Informática, na Universidade Lusófona. Tenho conhecimento de que a vossa empresa lidera o mercado neste ramo de actividade, o que me dá garantias de ser o melhor local para poder desenvolver as competências que adquiri na minha formação.
Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem de mútuo interesse.
Subscrevo-me, com a mais elevada consideração.
Isabel Cristina Matos
Anexo: Currículo
Boa Sorte![;)]

Última edição:
O curriculo... tenta ver na net o modelo europeu! Depois tem atenção a outras "picuinhices" que contam muito, por exemplo a apresentação do curriculo e a ortografia.

mas como ate la tem o sitio para tal ate fica bem uma vez k a apresentacao conta cada vez mais seja para que cargo for [;)]

como ja aqui foi dito Modelo Europeu de CV rula! [;)]

por acaso o modelo europeu nem rula assim tanto... tem informação a mais e se ficar tal como está é mais um, não sobressai de nenhuma forma.

já fiz recrutamento e o meu conselho é pegar nele como base e alterar/remover o que achamos relevante...

tem muitas coisas a simplificar, e o que interessa tal como nossas áreas de especialidade devem estar visíveis e a sobressair logo na primeira página, que é para quem der uma vista de olhos rápida pelo cv ficar logo com uma impressão a nosso respeito e não ter de andar às aranhas à procura de informação relevante.

É por isto que adoro o fórum, basta procurar um pouco que encontramos sempre o que se procura (ou quase sempre).

Deixa-me cá ver como fazer o "curriculum" [;)]

Ainda a semana passada o Departamento de RH recebeu um CV com....

21 páginas!

Tinha capa, indice, fotos desde a primária e de todos os locais que descrevia... tinha 16 fotos sem sentido nenhum! Até o nome da namorada colocou! Só faltou a foto da namorada em corpo inteiro! [:)] [:)] [:)]

Escusado será dizer que foi um dia inteiro às gargalhadas...

Como é que é possível...?

Bora lá desenterrar um tópico!!!... [:D]

Boas,

Hoje vi um anúncio q diz:
Resposta com Curriculum Vitae detalhado com referência à FUNÇÃO a que se candidata...

Uma pergunta: Num CV "europeu" onde é q se coloca essa referência? :confused:
Em rodapé ou cabeçalho? Algures lá p/ o meio?
Nunca tinha apanhado este tipo de pedido. :sh)

Cumps,
Edd :)

Voltar
Superior