Custo de vida em Lisboa?

O custo de vida em Lisboa é simplesmente ridiculo. O custo de vida em Lisboa é comparável ao custo de vida em Estocolmo ou Berlim com a diferença que o salário é menos de metade.

É isso tudo. Mais coisa menos coisa.

Lisboa só é viável em termos de qualidade de vida para quem casa paga ( ou sem custos de habitação). Isso falando em bom português.
Ou então com vencimento muito acima da média, coisa cada vez mais rara.

Então fica em Coimbra que estás lá bem [:D]

Este momento actual que vivemos é o pior de sempre para assinar contratos de trabalho. Não percebo o espanto...
Em qualquer área.
Pois.. por vezes é necessário mudar de "ares"... :) Sempre pensei que a are de IT estivesse melhor em Lisboa...

Esse site é interessante mas a informação nem sempre é a mais correcta, há que ter isso em conta (como é habitual nos sites que vivem de informação submetida pelos utilizadores). Comparei duas cidades portuguesas próximas e numa o carro do comparativo (Golf) chamou-me a atenção, custa 16.000,00 euros e 22.500,00 euros noutra. [:D] Vi também outros valores que oferecem algumas duvidas, ainda que menores, pois são valores mais baixos e variam mais entre estabelecimentos.

Como já disseram, depende muito da tua experiência, da dimensão dos negócios que irás gerir e principalmente da tua capacidade negocial.
Conheço casos em que no mesmo cargo e na mesma empresa com pouca diferença no tempo de experiência, um recebe ~20k/ano e outro ~70k/ano.

Se és tu a candidatar-te (e não a seres "caçado"), diria pra tentares apontares para os 30~35k/ano, a ver se consegues 25k. E tens de te vender muito bem.

E alguem tem noção de quanto ganha um administrador de sistemas ou um gestor de projectos IT em lisboa?

Leste isso?:

Não são todos que ganha 2500€ limpos em Lx.
You would need around 34,456.59kr (4,036.77€) in Stockholm to maintain
the same standard of life that you can have with 2,500.00€ in Lisbon

nao percebo onde queres chegar. o argumento era que o custo de vida em lisboa = custo de vida em estocolmo e pelo link percebe-se bem q nao. mesmo que os valores não sejam exactos são claramente superiores mesmo com margens de erro.

Consumer Prices in Stockholm are 62.13% higher than in Lisbon
Consumer Prices Including Rent in Stockholm are 61.47% higher than in Lisbon
Rent Prices in Stockholm are 59.69% higher than in Lisbon
Restaurant Prices in Stockholm are 84.28% higher than in Lisbon
Groceries Prices in Stockholm are 77.48% higher than in Lisbon
Local Purchasing Power in Stockholm is 61.23% higher than in Lisbon

Ser caçado é sempre outra conversa completamente diferente.

25000K ( 1700€ brutos) nem me parece exagerado mas atualmente não sei se será assim tão simples conseguir lá chegar...

Há que ver que em Lx existe: o IST, FCTUNL, ISCTE, FCUL, ISEL etc etc a debitarem malta nessas área há já alguns anos a esta parte.

Portanto as pessoas com residência em LX têm uma certa vantagem e geram mais concorrência podendo aceitar vencimentos menores ( ou porque já têm cá a vida/casa orientada ou simplemente porque têm melhor network local).

Para além disso, a malta têm de se convencer duma coisa: o vencimento de contratação é apenas uma base de partida e cabe ao trabalhador desenvolver trabalho para aumentar esse valor.

E não o contrário, receber logo muito e o empregador constatar que está a pagar demais...

Um passo de cada vez.

nao percebo onde queres chegar. o argumento era que o custo de vida em lisboa = custo de vida em estocolmo e pelo link percebe-se bem q nao. mesmo que os valores não sejam exactos são claramente superiores mesmo com margens de erro.

Consumer Prices in Stockholm are 62.13% higher than in Lisbon
Consumer Prices Including Rent in Stockholm are 61.47% higher than in Lisbon
Rent Prices in Stockholm are 59.69% higher than in Lisbon
Restaurant Prices in Stockholm are 84.28% higher than in Lisbon
Groceries Prices in Stockholm are 77.48% higher than in Lisbon
Local Purchasing Power in Stockholm is 61.23% higher than in Lisbon

Onde quero chegar é que para ganhares 2500€ limpos em Lx tens de ser um quadro superior já director de alguma coisa ou já muitos anos de experiência e mesmo assim...
Não é para toda a gente. Já os 4000€ na Suécia serão mais corriqueiros.

Concordo contigo em quase tudo, menos com o que está a bold... Já me iludi mais com isso.
O exemplo que dei acima é exctamente sobre um caso destes, o primeiro começou na área ténica e pelo grande destaque e desempenho que teve, subiu de cargo. O segundo entrou directamente para o cargo já com uma boa negociação. Mesmo sendo o primeiro mais produtivo e com melhor desempenho, continua a receber uma fracção do outro que justifica perfeitamente o ordenado que tem.

Eu sou há 2 anos avaliado no top 5% da empresa a nivel mundial, bastante reconhecido pelo meu trabalho e no entanto vejo juniores a entrarem com vencimento superior ao meu, por mais que eu me esperneie.

Ser caçado é sempre outra conversa completamente diferente.

25000K ( 1700€ brutos) nem me parece exagerado mas atualmente não sei se será assim tão simples conseguir lá chegar...

Há que ver que em Lx existe: o IST, FCTUNL, ISCTE, FCUL, ISEL etc etc a debitarem malta nessas área há já alguns anos a esta parte.

Portanto as pessoas com residência em LX têm uma certa vantagem e geram mais concorrência podendo aceitar vencimentos menores ( ou porque já têm cá a vida/casa orientada ou simplemente porque têm melhor network local).

Para além disso, a malta têm de se convencer duma coisa: o vencimento de contratação é apenas uma base de partida e cabe ao trabalhador desenvolver trabalho para aumentar esse valor.

E não o contrário, receber logo muito e o empregador constatar que está a pagar demais...

Um passo de cada vez.

as minhas contas mensais :P vivo e trabalho em lisboa

T2 ameixoeira- 600€
luz- 40€
agua- 20€
gas- 20€
internet- 35€
tvcabo- 25€
telefone- 25€
telemoveis(2)- +-50€
prestaçao carro- 130€
combustivel- 60€
passe- 30€
supermercado- 150€

depois tenho anualmente, seguro do carro +-350€...seguro de vida(2) +-350€...seguro de casa +-150€

isto sao despesas para 2 pessoas...chega facilmente aos 1200€ mensais, nao estou a incluir outras despesas q tenho...
eu as vezes pergunto, como é q uma familia, com pouco mais de 1 ordenado minimo sustenta 2 adultos + 2 crianças

viver em lisboa é um luxo ou masoquismo

Gastas bastante em:
agua- 20€
internet- 35€
tvcabo- 25€
telefone- 25€
telemoveis(2)- +-50€

De resto, normal! Respondendo ao tópico, com apartamento alugado(T0/T1) qualquer coisa entre 900 e 1000€ mês. Com quarto alugado é tirar uns 200€ à coisa

(...)o vencimento de contratação é apenas uma base de partida e cabe ao trabalhador desenvolver trabalho para aumentar esse valor.

E não o contrário, (...)

Actualmente e com elevada probabilidade de se manter a prazo, nenhuma PME irá desenvolver tal operação, é o oposto.

A nível de dimensão de volume de negócio superior, vulgo multinacional a nível interno, é a estagnação salarial (noutro ponto é óbvio o conforto dado em relação a muitas áreas ao colaborador), a saída profissional já é há muito conhecida para este tipo de questão.

Actualmente e com elevada probabilidade de se manter a prazo, nenhuma PME irá desenvolver tal operação, é o oposto.

A nível de dimensão de volume de negócio superior, vulgo multinacional a nível interno, é a estagnação salarial (noutro ponto é óbvio o conforto dado em relação a muitas áreas ao colaborador), a saída profissional já é há muito conhecida para este tipo de questão.

easyjet

Voltar
Superior