Julgo que a ideia não era esta...era incentivar quem tinha uma LATA a trocar de carro...e melhorar a segurança na estrada...Latas a serem vendidas a €1000 e €1500 à pala do abate, quando nem €500 valem.
E quem se lixa são os pobres que precisam de um carro e não podem comprar um novo.
Isto de o Estado andar a gastar dinheiro de todos para beneficiar quem não precisa aumentando ainda pelo meio o défice comercial do país, tem que acabar.
Eu sempre assumi que os carros do abate já não tinham valor comercial...um carro por 500EUR é uma má compra, sejam pobres ou não...geralmente vai dar mais custos em garagem...
Julgo que este incentivo nunca lixou ninguem...quem queria um carro usado barato minimamamente utilizavel sempre teve de investir mais que 1000EUR...
AGORA...se a ideia funcionou ou não é outra conversa, eu pessoalmente acho que sim, pois desapareceram muitos chaços velhos cá na zona...e friso a palavra CHAÇO...
MAS como todos os incentivos do estado...alguns dos beneficiarios precisavam...outros não...
Em termos de defice comercial...é uma questão de fazer contas...MAS eu conheço muito Portugues que ficou à rasca com a crise do sector automovel (Engenheiros, Operarios e Administrativos)...não exportamos muitos carros, mas exportamos (ou exportavamos) MUITOS serviços e componentes para a industira automovel...
EDIT:
E de volta ao topico...eu acho que o Duster não é bem um concorrente dos outros SUVs...quem quer mesmo um (e pode pagar), vai preferir uma coisa mais bem acabada e equipada...
MAS...quem vai trocar o utilitario/citadino, vai pensar duas vezes...pelo mesmo preço abdica de algum equipamento e ganha robustez (aparente) e espaço. E aqueles menos abonados mas que sempre quiseram um SUV vão ter a tarefa simplificada...(mas estes serão poucos).
Última edição: