Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
etanol!? ca em portugal so se conhece combustiveis pseudo aditivados ao preço de quando o petroleo estava ao dobro do preço que esta agora, enfim...

Que se engane quem pensa que comprando um carro de gama superior nao tem ruidos parasitas, traseira escurecida pelo escape, jantes da marca com alteracoes esteticas no centro ao fim de tres anos e (admirem-se!!) consumos de oleo do motor altissimos. Falo especificamente da mercedes e do classe C, que oficialmente a mercedes aceita um consumo de 0,8 l de oleo por cada mil quilómetros. Vi o documento oficial, ridiculo. Mercedes, previlegio!? publicidade...:sh)

Este carro, o poeirento lol, pode ter menor controlo de qualidade é certo, é mais provavel ter azar, mas isso reflete-se no preço! nao estamos a pagar 60 mil por um carro que nem a mercedes nem a Daimler depois prestam contas pelos defeitos! dai, como se tem falado e bem, parece haver uma optima relaçao preço qualidade!

Em relação ao oleo, estou a contar que ele não gaste um pingo! Tenho um clio dci com 65cv e 180000km e não gasta um pingo de oleo, está sempre no maximo!

Em relação ao oleo, estou a contar que ele não gaste um pingo! Tenho um clio dci com 65cv e 180000km e não gasta um pingo de oleo, está sempre no maximo!

Claro que este "máximo" é dentro do intervalo adequado... Basicamente o que quero dizer é que este motor não queima oleo...

não acho um roubo, acho é que pouco a pouco alguns donos vão percebendo porque pagaram pouco pelo carro.

Concordo, se tivermos em conta os preços finais exigidos pelos outros produtos no segmento quer nas versões 4x2 e 4x4, um título espanhol da especialidade fez um artigo em que este analisava precisamente o factor qualidade do Duster em comparação directa com outro pequeno crossover, plásticos, resguardos interiores, um exercicio de puzzle, não li a conclusão final, [:D]

este forum anda muito fraquinho...

Esta semana andei a conduzir normalmente, sem preocupacoes nos consumos, ate a puxar mudancas por diversas vezes e fazendo 140/160 em AE, poucos km e certo. Acabei a semana com o consumo de 6.3... Nao esta nada mau! ate porque puxei bem por ele...

Quanto ao ESP, funciona bastante bem... em curvas em que ele vai a comecar a fugir ajuda bastante, especialmente a chuva.
A seco, ao entrar com alguma velocidade excessiva em curva foge um bocado, mas assim que se larga o acelarador e notorio logo a perca de velocidade e recuperasse facilmente a trajetoria... Mas convem nao abusar muito, ate porque nao considero que os pneus agarrem tao bem como dizem, antes pelo contrario..[s)]

relativamente aos arranques a patinar... nao gostei muito ate pk primeiro que a luz do ESP/ASR fique ligada (primeiro pisca, cada vez com mais intensidade) e ele deixe de patinar ainda vai um bom bocado... Acho que devia de deixar logo de patinar assim que se arranquava e nao esperar tanto tempo

De resto nada a apontar... funciona tudo a 100% e ainda nao vestigios de barulhos a bordo...[;)]

P.S.- Notem que esta semana foi de testes... O meu andamento nao e assim no dia a dia!

Mas sempre há Dusters com pneus Michelin de série?

O meu vem com Continental...

Vamos tentar descobrir se esta mudança está relacionada com o ruído?

Quando for ao carro vejo a referência dos Continental e se alguém tiver os Michelin que post aqui sff!

Mas sempre há Dusters com pneus Michelin de série?

O meu vem com Continental...

Vamos tentar descobrir se esta mudança está relacionada com o ruído?

Quando for ao carro vejo a referência dos Continental e se alguém tiver os Michelin que post aqui sff!

O meu veio com os Michelin Latitude (confort cuir 110cv 4x2)... E nao noto que o ruido de rolamento seja mt elevado, mas pareceu-me que os continental sao melhores que os michelin em termos de "se agarrarem a estrada", ja rolei com os 2 (os continental no testdrive) e da-me essa sensacao.

Conforme prometido deixo aqui umas fotos com o engate de reboque desmontavel da marca Lafuente, montado na Visual 4x4 em Palmela (Homepage | Visual4x4), a ficha ficou escondida por de trás do para choques quando for necessário é só puxar para baixo, o sistema de engate funciona sem necessidade de chaves é só enfiar o dito na ranhura depois com um perno que tem um sistema tipo roquete é só apertar e já está.
Hoje fez passei os 1500 kms, noto o Duster mais solto e continuo bastante satisfeito.
Andei à procura de umas palas para as rodas, porque quando chove mesmo que pouco fica muito sujo de lado, na marca ainda não existe, temos de esperar pois ainda existem poucos acessórios para o Duster.
(1ª vez que insiro fotos)
Imagem0235.jpg

Imagem0236.jpg

Imagem0237.jpg

Imagem0238.jpg

Função de trancamento de portas automático:

Pessoal, tal como todos, já estive com o dedo no botão bastante tempo e nada de Beep... Aquilo não activa nem por nada!

Alguém que o tenha conseguido, ou que tenha visto como o fizeram para que o resto do Dusterianos possam aparecer na Renault, em peso e explicar aos técnicos como se faz! [:D]

É preciso ligar à máquina?

Se puderem dizer onde o fizeram melhor... A esses já não seria necessário ensinar [:D]

Obg

Os tipos sugerem mesmo não usar a 1ª, excepto ao arrancar em subida ou com o carro pesado... Ao princípio também me custou a habituar.
Então é essa a razao para o meu Duster estar a fazer 6.5 de média aos 100. É que eu arranco sempre em primeira e com o automático ligado. Já me disseram que assim, o animal arranca ás 4 rodas, será verdade???

Petrus:

Percebi bem o teu francês? [:D]
(Li num forum)

Confirmas que os pára-choques do Duster já vêm "marcados" e "preparados" para receberem os sensores de estacionamento, isto é, não é necessário estar a fazer medições?

obg

Então é essa a razao para o meu Duster estar a fazer 6.5 de média aos 100. É que eu arranco sempre em primeira e com o automático ligado. Já me disseram que assim, o animal arranca ás 4 rodas, será verdade???

E achas muito? Quanto esperavas fazer neste carro?

Petrus:

Percebi bem o teu francês? [:D]
(Li num forum)

Confirmas que os pára-choques do Duster já vêm "marcados" e "preparados" para receberem os sensores de estacionamento, isto é, não é necessário estar a fazer medições?

obg

O teu Francês está correcto! Já existe uma pré-marcação, o que dá imenso jeito!

Reafirmo o que disse: activar o trancamento das portas tem que se ligar o carro ao pc e não é fácil (eu não vi o procedimento). Pelo menos em Abrantes (Mercar) já o sabem fazer!!!

A carripana continua a portar-se bem, já ultrapassou a marca dos 6.000 km e continua tudo ok.

Pela positiva destaco a resposta do motor e pela negativa a cobertura do chapeleira.

Portem-se!

...
relativamente aos arranques a patinar... nao gostei muito ate pk primeiro que a luz do ESP/ASR fique ligada (primeiro pisca, cada vez com mais intensidade) e ele deixe de patinar ainda vai um bom bocado... Acho que devia de deixar logo de patinar assim que se arranquava e nao esperar tanto tempo...

Não sabendo eu como foi concebido o ASR para o Duster, e comparando a actuação descrita com o que se pasas no meu carro (C4), deixo aqui a minha teoria:

1) tratando-se de um SUV, é natural que tenha pretensões de andar em TT. Ora, nestas circunstâncias, para sair de algum "buraco" ou situação mais trialeira, é necessário haver aderência e força para as rodas puxarem o carro.
2) O que o ASR faz é limitar o binário, cortando o débito de combustível, logo, assim lá se vai a "força" e por conseguinte já não conseguimos fazer arranques a patinar...ou sair do "buraco".
3) ora se um SUV deve ter capacidades TT, ainda que ligeiras, sou levado a pensar que o seu ASR deve estar programado para permitir que as rodas patinem mais do que o normal, para irem "procurando" até encontrarem aderência que possibilite puxar o carro para ultrapassar o "obstáculo", logo, o modo de actuação do ASR do Duster estimo ser diferente dos demais automóveis.

E pronto, esta é a minha teoria, não sei se o que disse sobre a actuação do ASR do Duster é 100% verdade, mas é a forma normal de trabalhar...

O meu anda sempre em modo 2WD, só o coloco no auto vou para a terra batida ou em situações de chuva. Se queres optimizar o consumo é andar em 2WD e arrancar em 2ª (obviamente com as devidas excepções...)

Sobre os consumos do DCi 110cv 4x4:

Pendant ce temps, la consommation ne s’enflamme pas. Elle est même anormalement basse pour un 4x4, jugez vous-même : 5.5 L/100 sur route, 6.8 L sur autoroute, 7.0 L en ville et 8.0 L en tout-terrain, soit une moyenne pour tout notre essai de 6.5 L/100. Sachant que nous n’avons pas touché au mode 2wd, et que nous avons roulé vite en permanence. Etonnant, non ?

Dacia Duster dCi 110 4x4 - Les essais - 4rouesmotrices.com

dacia_duster_dci110-2.jpg

dacia_duster_dci110-3.jpg

dacia_duster_dci110-4.jpg

dacia_duster_dci110-5.jpg

dacia_duster_dci110-1.jpg

dacia_duster_dci110-6.jpg

dacia_duster_dci110-7.jpg

dacia_duster_dci110-8.jpg

O meu anda sempre em modo 2WD, só o coloco no auto vou para a terra batida ou em situações de chuva. Se queres optimizar o consumo é andar em 2WD e arrancar em 2ª (obviamente com as devidas excepções...)

Vou passar a usar o 2WD para pisos secos e começar a comparar consumos relativamente ao que faço hoje (sempre automático. Quanto a arrancar, realmente eles recomendam com o carro leve e em pisos planos. Já agora, alguem me pode dizer se falta alguma peça de plastico junto ao fixador do cinto de segurança do pendura. É que o meu duster não tem essa peça. Alguem pode postar sobre este assunto???

Back