Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
dacia_12.jpg

Já agora, aqui fica a imagem do interior do facelift (que partilha com o clone da Renault)
sand_810.jpg

Vêem se alguns. Tivesse um interior mais cuidado à semelhança da versão do Brasil e Rússia, e maior leque na versão a gasolina, bem como gasolina 4x 4, haveria bem mais

Vêem se alguns. Tivesse um interior mais cuidado à semelhança da versão do Brasil e Rússia, e maior leque na versão a gasolina, bem como gasolina 4x 4, haveria bem mais

E se houvesse com 300 cvs, haveria bem mais também.

Boas!

Provavelmente não vendem versão diesel, tal como outras marcas, porque o diesel aqui em Angola é de má qualidade e provoca muitos problemas nos carros. Com tempo vais ouvir muitas historias do diesel por cá!

Em relação ao preço, se fizeres o cambio para euros, acho q esta muito bom em relação à Europa. Equipara-se penso eu.

Boas

Ja tive varios carros a diesel de diferentes marcas aqui em Angola,o gasoleo é igual para todos, a Renault(TDA) nao confia no 1.5 dci?
Quanto ao DUster 6500km..nada de especial a assinalar,o 1.6i é fraquinho :-(,mesmo sendo 2wd safa se bem aqui nas picadas :-) e é confortavel.

Cumps

E se houvesse igualzinho mas com outros símbolos, upa, upa. [:D]

Sim, porque la para a Argentina ou outros lados , o Duster é Nissan na Rússia e Brasil é Renault. Mas isso da marca é irrelevante, o carro é muito feio a nivel de habitáculo, e isso é unânime. Agora exteriormente há quem goste e quem não goste nada.

Sim, porque la para a Argentina ou outros lados , o Duster é Nissan na Rússia e Brasil é Renault. Mas isso da marca é irrelevante, o carro é muito feio a nivel de habitáculo, e isso é unânime. Agora exteriormente há quem goste e quem não goste nada.

Não, não é! Praticamente nada no mercado automóvel é unânime!
Tenho um casal amigo que tem um encomendado (testar o meu ajudou à decisão) e um dos motivos da escolha foi ter um interior simples, com poucos botões e "mariquices (expressão do homem). Diz ele que o faz lembrar os carros de há uns anos atrás e tem saudades!

Por mero acaso, sei que tem capacidade financeira para subir 1 ou mesmo 2 segmentos, mas quer aquele carro

Grande espanto meu, este carro parece ser um sucesso. Veêm-se imensos.

Pessoalmente não acho que seja espanto. Junta-se uma boa estética, um estilo TT, motor com consumos muito bons e grande preço, e aí está uma receita de sucesso. Sempre o disse, desde o dia que o vi, fiquei convencido que iria ser um sucesso.

O Duster tem tudo um sucesso estrondoso não só na Europa, como também e muito importante nos mercados emergentes. Numa altura em que a Europa está em crise o Duster é um autêntico balão de oxigénio.

Por exemplo na Índia onde a Renault não tinha qualquer tradição, o Duster já entrou no top 20 e a Renault não consegue produzir Duster suficientes para a procura elevada que este modelo está a ter.

Na Rússia e Brasil a mesma coisa, Duster nos tops de vendas destes mercados que são enormes e estão em crescimento continuo.

Como já tinha dito há uns bons tempos numa altura em que o Duster recebia tantas criticas por aqui, a receita de sucesso é a seguinte:

O Renault/Nissan/Dacia Duster é provavelmente o modelo mais polivalente do Mundo. É um modelo que pode ser vendido tanto num mercado rico como o Alemão ou Francês como num mercado da América Latina, e consegue simultaneamente ter bons preços em ambos nunca desiludindo em nenhum aspecto. É polivalente a nível comercial, a nível conceptual, a nível técnico. Os engenheiros que o projectaram utilizaram a seguinte premissa:

Vamos criar um produto, que consigar ser competitivo nos 4 cantos do Mundo, que não seja demasiadamente fraco para ter sucesso na Alemanha, como demasiado caro para ser um sucesso na Ásia/América Latina, sempre com um nível de fiabilidade e polivalência que consiga oferecer o que de melhor um TT, um SUV, ou uma SW conseguem oferecer com o preço mais baixo possível.

E conseguiram [:cool:]

Não, não é! Praticamente nada no mercado automóvel é unânime!
Tenho um casal amigo que tem um encomendado (testar o meu ajudou à decisão) e um dos motivos da escolha foi ter um interior simples, com poucos botões e "mariquices (expressão do homem). Diz ele que o faz lembrar os carros de há uns anos atrás e tem saudades!

Por mero acaso, sei que tem capacidade financeira para subir 1 ou mesmo 2 segmentos, mas quer aquele carro

O interior do Dacia na Rússia e Brasil, continua a ser simples e 10x mais bonito e apelativo.
E sabes que mais, não comprei um Dacia por ter de levar com interior feio se comprasse a gasolina, e um menos feio a diesel, e se vivesse no Brasil ou Rússia já tinha um interior normal. Porque de resto até acho o carro bonito.

Este DCross está fantástico. O Duster é, neste momento, o cavalo de batalha da Renault por esse Mundo fora.

Acho que se o duster fosse renault em PT era um sucesso extremo de vendas. Segundo se diz, o duster não é renault no mercado europeu para não entrar em concorrencia com o SUV da renault que ninguém conhece.

Também considero que se a versão a gasolina pudesse ser tão bem equipada como a diesel, se houvesse em PT o Duster a gasolina 4x4 e lançassem a versão a GPL tal como anunciaram, ui, ui, ui.. em Espanha o Duster existe a gasolina o 4x4, e a versão a gasolina pode ser bem mais equipada.

Last edited:
"Em Portugal só não existem 4x4 a gasolina porque os consumidores não querem!"

A fonte, que não vou mencionar, é fidedigna e bem colocada e fez a afirmação à minha frente.

Há pouco mais de uma semana, na XI Desafio & Magusto Autohoje TT, tive a oportunidade de andar muito tempo em TT com o Duster 4x2, sendo que o Autohoje ainda levou um 4x4, ambos na versão Desley. Podem ver as fotos aqui: XI Desafio & Magusto AutohojeTT 2012 - O Rescaldo ... - Fórum Autohoje TT

Conheço bem o carro, mas, por acaso, nunca tinha andado tanto em TT. Para o preço que custa, o carro é, de facto, impressionante neste aspeto. Foram, talvez, uns 200 km pelo meio do mato, sempre com muita lama, pedra, areia, ramos, etc. A versão 4x2 tem óbvias limitações na progressão em certos terrenos, mas a verdade é que nunca se queixou dos buracos, saltos, passagens a vau, entre outras coisas. Não tivemos cuidados especiais e, ainda assim, a suspensão filtrou sempre tudo com uma facilidade surpreendente e uma solidez inesperada. Fiquei sempre com a sensação que o carro aguentaria toda e qualquer "porrada".

O 4x4 é que já conseguiu os feitos notáveis, quando comparado com os outros jipes que lá andavam. Aliás, podem comprovar isso no link que deixei acima. Não há nenhum carro deste nível de preço que faça o que o Duster faz.

Além deste passeio, convivi vários dias com o Duster 4x2, onde fiz uns 1000 km. Deu para confirmar que o baixo preço também tem coisas más, que são principalmente notórias em autoestrada. Acima dos 120 km/h, o habitáculo é invadido pelos ruídos aerodinâmicos e pelo ruído do motor, acompanhados por um consumo elevado de gasóleo. A estas velocidades, as médias andam pelos 8l/100 km. A posição de condução é manhosa, o que acaba por cansar o condutor ao fim de algumas centenas de km.

Tendo eu um Clio II, posso ainda fazer umas comparações, já que ambos usam a mesma base. Naquelas questões de pormenor, o Clio é um automóvel nitidamente superior.
O Clio tranca as portas automaticamente, em andamento, coisa que o Duster não faz;
se tivermos as escovas ligadas, quando paramos, o Clio reduz a velocidade das mesmas, coisa que o Duster não faz;
os botões dos vidros do Clio estão colocados nas portas e têm a função auto, sendo que os do Duster estão numa posição péssima e não são automáticos;
O Duster não tem indicador da temperatura exterior, coisa que o Clio tem há muito tempo; o Clio pode ter ac auto, coisa inexistente no Duster;
O Clio pode ter cruise-control, mas o Duster não;

Felizmente, estes Duster atuais já têm USB e Bluetooth, que são coisas que já melhoram a utilização do dia-a-dia.

Claro que isto são pormenores, mas fazem a diferença no dia-a-dia.

Há pouco mais de uma semana, na XI Desafio & Magusto Autohoje TT, tive a oportunidade de andar muito tempo em TT com o Duster 4x2, sendo que o Autohoje ainda levou um 4x4, ambos na versão Desley. Podem ver as fotos aqui: XI Desafio & Magusto AutohojeTT 2012 - O Rescaldo ... - Fórum Autohoje TT

Conheço bem o carro, mas, por acaso, nunca tinha andado tanto em TT. Para o preço que custa, o carro é, de facto, impressionante neste aspeto. Foram, talvez, uns 200 km pelo meio do mato, sempre com muita lama, pedra, areia, ramos, etc. A versão 4x2 tem óbvias limitações na progressão em certos terrenos, mas a verdade é que nunca se queixou dos buracos, saltos, passagens a vau, entre outras coisas. Não tivemos cuidados especiais e, ainda assim, a suspensão filtrou sempre tudo com uma facilidade surpreendente e uma solidez inesperada. Fiquei sempre com a sensação que o carro aguentaria toda e qualquer "porrada".

O 4x4 é que já conseguiu os feitos notáveis, quando comparado com os outros jipes que lá andavam. Aliás, podem comprovar isso no link que deixei acima. Não há nenhum carro deste nível de preço que faça o que o Duster faz.

Além deste passeio, convivi vários dias com o Duster 4x2, onde fiz uns 1000 km. Deu para confirmar que o baixo preço também tem coisas más, que são principalmente notórias em autoestrada. Acima dos 120 km/h, o habitáculo é invadido pelos ruídos aerodinâmicos e pelo ruído do motor, acompanhados por um consumo elevado de gasóleo. A estas velocidades, as médias andam pelos 8l/100 km. A posição de condução é manhosa, o que acaba por cansar o condutor ao fim de algumas centenas de km.

Tendo eu um Clio II, posso ainda fazer umas comparações, já que ambos usam a mesma base. Naquelas questões de pormenor, o Clio é um automóvel nitidamente superior.
O Clio tranca as portas automaticamente, em andamento, coisa que o Duster não faz;
se tivermos as escovas ligadas, quando paramos, o Clio reduz a velocidade das mesmas, coisa que o Duster não faz;
os botões dos vidros do Clio estão colocados nas portas e têm a função auto, sendo que os do Duster estão numa posição péssima e não são automáticos;
O Duster não tem indicador da temperatura exterior, coisa que o Clio tem há muito tempo; o Clio pode ter ac auto, coisa inexistente no Duster;
O Clio pode ter cruise-control, mas o Duster não;

Felizmente, estes Duster atuais já têm USB e Bluetooth, que são coisas que já melhoram a utilização do dia-a-dia.

Claro que isto são pormenores, mas fazem a diferença no dia-a-dia.

Se o motor era o 1.5dci é perfeitamente normal, tive um clio e um megane e sofriam ambos do mesmo mal, claro que sem chegar aos 8l/100, mas também são mais aerodinámicos!

Se o motor era o 1.5dci é perfeitamente normal, tive um clio e um megane e sofriam ambos do mesmo mal, claro que sem chegar aos 8l/100, mas também são mais aerodinámicos!

Sim, era o 1.5 dci. Conheço o motor de inúmeros carro e em nenhum gasta tanto como no Duster. Entre os 150 e os 160 os consumos já rondam os dez litros.

Back