Dacia Duster

Bem, a minha opinião vale o que vale (nem há 4 dias tenho Duster), mas realmente é beeeeem estranho (não tem lógica nenhuma) um vendedor falar mal de um modelo que vende...

Para mim ou queria vender um outro modelo, ou ía de férias e não queria que o negócio o prendesse e obrigasse a ter trabalho, ou então... rescindiram-lhe o contrato e está a tentar por tudo minar as coisas antes de sair.

Uma coisa é dar opinião e ser sincero com o cliente, outra é falar mesmo só mal de forma barata: concebo um vendedor dizer "esta melancia ainda não está perfeita mas até é boa, mas aquela ali já está melhor" agora o dizer "a minha melancia é uma porcaria, é que não vale mesmo a pena, eu só estou aqui nem sei porquê...", isso não faz sentido.

Parabéns pela aquisição, descomplexada.

Agora, quando dizes isto:
Boas!
...
Mas passando à ação, o motor rola aina melhor que a minha anterior carrinha com o 1.6hdi 110,
....

Tens noção do que tinhas dito anteriormente?
Boas
...
Das relações que estava a fazer (a carrinha pesava 1570, o Duster pesará 1190),

...

É que parecendo que não, quase 400kg de diferença num motor destes, fazem um parecer um foguete (ainda por cima, com relações de caixa mais curta), e outro um caracol [;)]

A utilização não será para TT, maioritariamente será de estrada mas aos fins de semana tenho uma quinta onde dará jeito passar nos areais e picadas mais agressivas para um carro mais baixo, e nas idas à praia também dará jeito, mas fora de estrada a utilização não será nada de especial.

Boas, amigo cuidado que o Dacia 4x2 é um carro normal, normalíssimo apenas com um pouco de altura ao chão. Isto pode ser fatal porque nos sentimos altos mas... ele não tem comportamento de off-road e antes de se colocar em areais cuidado porque ficar lá vai ser demasiado fácil.

Acho que deveria ter comprado o Duster 4x4 mas ainda assim, gosto do Duster e parabéns pela compra.

Gosto do estilo do Duster, já conduzi um dos novos de 110 cv. A única coisa que realmente o carro tem a apontar é a qualidade dos acabamentos: tinha uns 7 mil km e já fazia barulho por todos os lados. De resto impecável: Bom conforto e posição de condução, consumos moderados espaçoso e bonito. Boa sorte com o carro e sê feliz com ele. É tudo o que interessa.

Boas!

E é mesmo isso que se passa gemini, antes de comprar vi as relações, peso, potência e em teoria teria tudo para que o motor rolasse melhor comparativamente com a carrinha, mas tinha e tenho plena noção de que a carrinha não era um caracol e que o tipo de condução/utilização que eu fazia era bem diferente da que queria agora fazer com o Duster. :)

Antes na carrinha era mais na linha de "corridas" e portava-se à altura, mas com o peso/motor deste (e como quero rolar de outra forma) sinto que é mais solto e com melhor resposta, mas não se compara a entrar em curvas bem a abrir ou na resposta dinâmica estilo circuito. Mas lá está, já não era isso que eu procurava, guardo muitas e boas recordações da blue machine mas era altura de abraçar algo mais abrangente.

Em relação às prestações fora de estrada Road66 não tenho aquela filosofia de quem muitas vezes compra carros altos/SUVs, e acha que agora pode entrar nos trilhos todos e areias soltas sem problema eheh, há veículos próprios para isso. No meio de todos os SUVs e na versão 4x2 até que o Duster é o melhor quando salta pra fora do asfalto e surpreendeu muita gente, mas a minha ideia não é meter-me em verdeiros fora-de-estrada, é só mesmo não ter de andar com cuidado com jantes de baixo perfil, partes de baixo a bater, ou poder pôr as rodas na areia porque a virar esquerda/direita ele não vai enterrar por ter a altura que noutros carros assentava no chão. ;)

Grande parte dos acessos anteriormente eu fazia na mesma com a carrinha mas ou não dava mesmo para passar sem bater, ou noutros passava e ía tudo com aquela cara de "até está a doer"...além isso as nossas estradas parecem mini-trails de buracos e agora minimizou-se muito o stress de toda a gente a bordo mandar os "aiii olha ali um buracooo!!!"

Abraços

Pois acredito perfeitamente que o Dacia 4x2 sirva perfeitamente para uns trilhos de pinhal mas cuidado com a areia porque é traiçoeira. Basta uma roda começar a patinar com areia mais solta e fica logo lá... volta e meia em praias que vou tenho de andar a tirar malta da areia... alguns com carros normais e outros com SUV's 4x2...

Pois acredito perfeitamente que o Dacia 4x2 sirva perfeitamente para uns trilhos de pinhal mas cuidado com a areia porque é traiçoeira. Basta uma roda começar a patinar com areia mais solta e fica logo lá... volta e meia em praias que vou tenho de andar a tirar malta da areia... alguns com carros normais e outros com SUV's 4x2...

;)

Obrigado pela dica, é mesmo algo que não penso fazer porque se não é desenhado para aquilo... para quê arriscar não é?

Abraços

Acerca dos vendedores... entrei duas vezes em dois concessionários da Renault para ver carros Dacia... fui sempre olhado de lado pelos vendedores.

Um perguntou-me directamente se tinha a certeza se queria um Dácia. No outro fizeram-me um sorriso irónico e condescendente dizendo: "sim até são interessantes".

No primeiro caso, já foi há alguns anos e o vendedor que até era meu conhecido confidenciou-me que não existia (naquela altura atenção) qualquer politica de vendas ou de objectivos. Os carros e catálogos estavam lá e se vendessem vendiam. Era na fase do "a ver se pega". Já os Renaults tinham metas de venda...

Não sei se continua assim porque entretanto a marca foi conquistando mercado, visibilidade e foi alargando a gama.

Assim até que faria sentido no comportamento do vendedor, mesmo não sendo correto, mas imaginando que a marca-mãe decide comercializar outra marca e diz aos vendedores "passam a ter de vender esta marca também, mas o vosso ganho nela é mínimo"...

Aí perceberia que se tratava mais de um problema de gestão e não tanto de venda, o vendedor optar por gastar tempo onde ganharia menos seria sempre difícil... só que como ele é a "cara" no processo leva ele com o denegrir a imagem da marca, só que com isso acaba por arrastar a imagem da marca-mãe atrás...

Isso dos vendedores tem muito que se diga...tenho um colega de trabalho que faz uns 3 anos foi ver uma Duster e na Renault disseram-lhe que "não era um bom carro"....enfim...

Entretanto tenho um amigo que vai levantar hoje uma Duster Dci 110 4X2 Prestige...cinzento cometa.

Também já tive possibilidade de falar com uma vendedora da Renault e eu na altura perguntei, apenas por "curiosidade", por um Dacia Sandero Stepway. Vai na volta e queriam antes impingir-me um Clio ou um Captur... Isto porque perguntei se os Dacias também tinham desconto de funcionários (porque o meu irmão trabalha na Renault).

;)

Lá está, quanto a mim isso confirmaria que não era implicância do vendedor ou problema de qualidade da marca, é sobretudo uma questão de gestão global (quanto a mim má, pela razões que apontei) da marca-mãe...

Ter 10 processos para tratar que geram mais "ordenado" e por decisão hierárquica ter de levar com mais 5 com lucro reduzido que tiram tempo à concretização de eventuais mais 5 com lucro... já se está a ver não é? :P

Atualmente não deve existir assim tanto trabalho nos stands que justifique esse tipo de abordagem despesista em relação à marca DACIA no seio do Grupo Renault. vendas são vendas ponto. Algo que compreendo pelos funcionários da Renault até certa medida foi a de a marca trazer uma marca chamada low-cost para dentro do mesmo espaço de uma generalista com grandes pergaminhos na Europa e que se encontra entre as melhores de alguns segmentos.
Exagerando é como vender tremoços na loja da Nespresso [:D]

J

O exagero pode eventualmente não o ser, e será talvez uma alusão até com engraçada coincidência temporal.

Bem, eu desconheço os critérios e objetivos/prémios em vigor nas vendas por marca atualmente que os vendedores eventualmente terão, e até compreendo o “desconforto” que se possa sentir, mas isso talvez seja normal porque toda a mudança tende a não ser propriamente fácil mesmo quando não é má. Mas eu não dependo de vendas, nem de estar aliado a esta marca-mãe, já um vendedor representante deveria refletir melhor.

No meu caso adquiri um veículo que gosto e que vai ao encontro das minhas necessidades atuais, e que por acaso é de uma determinada marca, não dependendo eu dela. Mas se a minha perspetiva/posição fosse outra e essa marca entrasse na minha esfera de negócio, por exemplo se eu fosse vendedor dependente/remunerado pela marca principal e visse chegar uma suposta marca “low-cost”, custar-me-ia provavelmente a assimilar caso os critérios para venda fossem diferentes, mas neste caso mantinha-se ser um problema de gestão de topo.

Mas se os critérios fossem iguais, sem diferenças e na perspetiva “vendas são vendas”, então pensaria de outra forma, mesmo por uma questão de continuidade empresarial e de garantia de emprego. Se eu soubesse que essa marca recente tinha em tempos servido para garantir objetivos de vendas da minha marca principal, e que era responsável por alargar e muito o mercado da marca principal, então optaria por evitar que os clientes ficassem com má impressão de tudo o que estivesse ligado à minha empresa e a pudesse prejudicar.

Da mesma forma como a Nestlé nos anos 70 fez ponte com a criação da Nespresso, que hoje em dia sustenta grande parte do seu sucesso, é uma coincidência que a Renault se tenha por volta dos mesmos anos 70 aliado em cooperação com a Dacia. Considero pessoalmente fenomenal a visão da Nestlé na altura, se no caso da Renault o foi ou não ainda não estará provavelmente totalmente consolidado nos dias de hoje. Mas gosto de pensar que tal como p.e. a VW apadrinhou a Skoda e a Seat, este seja só mais um processo, e que um dia tenhamos marcas mais fortes fruto de parcerias.

Tenho mesmo esperança nisso, senão temo que um dia estarei a beber um café Nespresso a ver passar carros das únicas 2 marcas que sobreviveram às vendas no mercado. ;)

Abraços

Na altura o problema era só um: As vendas de Renaults tinham metas.... e um cliente que quer um carro é uma potencial venda dentro dessas metas.

E há quem chegue a perder concessões por não cumprir metas.

Os Dacia não tinham...

dacia-duster-2-door-puck-up-prototype-spied-in-romania-85109_1-750x499.jpg

dacia-duster-2-door-puck-up-prototype-spied-in-romania_2-750x500.jpg

duster_pick_up_98713100.jpg

Se a versão "Pick-up" aparecesse por cá dava jeito para outro membro da família, servia o mesmo propósito do Duster nos acessos à quinta, dava para meter as cargas na zona da bagageira e mantinha uns lugares extra.

Logo veremos se aparecerá ou não, se viesse honesto e adequado como o Duster seria em cheio. ;)

Última edição:
Voltar
Superior