Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Já agora, que carro é que tens ?

Nem que eu andasse num mini de 1960, isso teria alguma coisa a ver com o facto de os Dacias serem carros pouco seguros.
Por acaso costumo andar em carros de 4 e 5 estrelas,mas, repito, isso nada tem a ver com o assunto em discussão.

Se eu bater com um carro a partir dos 120 poucos 5 esrelas devem ficar em bom estado, mas como eu não penso em andar a bater com o carro,como até nunca tive acidentes, se tiver apenas 4 estrelas não ficarei preocupado.

one-million-dusters-produced-by-dacia-and-the-renault-group-79873-7.jpg

Este "novo" Duster com o novo interior e o 1.2 Tce está a um preço bastante bom.
Se amanhã fosse comprar um carro novo, sem dúvida que este estaria na lista.. e bem lá no topo! [;)]

Ainda existem as jantes de liga leve do primeiro modelo ? Confesso que as atuais não conferem grande visual ao carro, assim como a grelha. Preferia o original. De restos os interiores melhoraram bastante.

4 estrelas devem ver os ocupantes em caso de azar.[:D]

O anterior modelo teve 3 estrelas mas foi porque a versão base não trazia ESP de série. A nível de protecção dos ocupantes teve 74% e crianças 78%. São valores perfeitamente aceitáveis, por exemplo o anterior Honda Civic teve 78%, o Jeep Compass teve 61%, o Volkswagen T5 que chega a custar mais de 40.000€ em algumas versões, tem 79%.

Agora o Duster já traz o ESP de série por isso o Duster actual tem 4 estrelas.

Estes são os equipamentos de segurança activa e passiva do Duster de série em todas as versões:

• Pré-tensores dianteiros
  • Airbag condutor
  • Airbag passageiro
  • ABS com repartidor electrónico de travagem EBV
  • Airbags laterais dianteiros
  • Assistência à travagem de urgência
  • Cinto de segurança central traseiro com 3 pontos de fixação
  • Trancamento automático das portas em movimento
  • Alerta sonoro de esquecimento de colocação dos cintos de segurança dianteiros
  • Controlo electrónico de estabilidade (ESP + ASR)
  • Sistema ISOFIX
  • 3 apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura

Um carro com 4 estrelas é um carro seguro, pode não ser totalmente seguro como são os de 5, mas o Duster é seguro.

Last edited:
O anterior modelo teve 3 estrelas mas foi porque a versão base não trazia ESP de série. Agora já traz por isso o Duster actual tem 4 estrelas.

Estes são os equipamentos de segurança activa e passiva do Duster de série em todas as versões:

• Pré-tensores dianteiros
  • Airbag condutor
  • Airbag passageiro
  • ABS com repartidor electrónico de travagem EBV
  • Airbags laterais dianteiros
  • Assistência à travagem de urgência
  • Cinto de segurança central traseiro com 3 pontos de fixação
  • Trancamento automático das portas em movimento
  • Alerta sonoro de esquecimento de colocação dos cintos de segurança dianteiros
  • Controlo electrónico de estabilidade (ESP + ASR)
  • Sistema ISOFIX
  • 3 apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura

Um carro com 4 estrelas é um carro seguro, pode não ser totalmente seguro como são os de 5, mas o Duster é seguro.

Posso estar enganado, mas não estou a ver como o ESP de série vai corrigir isto:
attachment.php

Attachments

• dacia.jpg
    dacia.jpg
    42.1 KB · Views: 0
Não vejo aí nenhum fraco ou mau, o cor de laranja significa que é suficiente. O anterior Honda Civic teve 5 estrelas e tem 79% de protecção dos ocupantes. Tem o mesmo resultado no embate traseiro, e o boneco do condutor é amarelo na cabeça, peito e pernas, ou seja, é inferior ao Duster na protecção da cabeça e abaixo dos joelhos.

Por isso não é necessário ter todos os valores verdes para ser considerado um carro com segurança 5 estrelas. Eu num embate preferia conduzir um carro com uma boa protecção da cabeça, como o Duster tem, do que das pernas, porque a cabeça é o órgão mais vital do corpo humano.

Last edited:
Não vejo aí nenhum fraco ou mau, o cor de laranja significa que é suficiente. O anterior Honda Civic teve 5 estrelas e tem 79% de protecção dos ocupantes. Tem o mesmo resultado no embate traseiro, e o boneco do condutor é amarelo na cabeça, peito e pernas, ou seja, é inferior ao Duster na protecção da cabeça e abaixo dos joelhos.

Por isso não é necessário ter todos os valores verdes para ser considerado um carro com segurança 5 estrelas. Eu num embate preferia conduzir um carro com uma boa protecção da cabeça, como o Duster tem, do que das pernas, porque a cabeça é o órgão mais vital do corpo humano.

Podes ter razão, mas... aqueles castanhos deixam-me apreensivo.

Não é castanho, é cor-de-laranja, o que é bastante diferente porque cor-de-laranja significa que o resultado é suficiente enquanto que se fosse castanho seria fraco.

Last edited:
Não é castanho, é cor-de-laranja, o que é bastante diferente porque cor-de-laranja significa que o resultado é suficiente enquanto que se fosse castanho seria fraco.
Tens razão, foi engano da minha parte com as cores. Mas laranja significa uma proteção marginal, o que considero preocupante.

Bom dia,

alguém por aqui que já tenha adquirido ou experimentado o novo Dacia Duster?

Brevemente irei comprar um carro e esta possibilidade agrada-me bastante... Que acham dos motores (prestações, resposta, economia...)?

Obrigado desde já.

Sinceramente não vejo onde está a notícia.
Só quem nunca andou em TT é que pode afirmar que desta água não beberei.
E eu a pensar que era só cá que existiam jornaleiros. [:D]

Só não percebo é o porquê de hoje em dia meterem "carros de saltos altos" (SUV's) na terra..
Este Porsche Macan deve ser tão bom em todo o terreno como uma GSX! [:D]
Já o Duster.. com 4x4 e uns pneus decentes já pode proporcionar algumas aventuras, mas nada como um verdadeiro "jipe" é ou não é TerranoII? [;)]

Só não percebo é o porquê de hoje em dia meterem "carros de saltos altos" (SUV's) na terra..
Este Porsche Macan deve ser tão bom em todo o terreno como uma GSX! [:D]
Já o Duster.. com 4x4 e uns pneus decentes já pode proporcionar algumas aventuras, mas nada como um verdadeiro "jipe" é ou não é TerranoII? [;)]

Existem muitas utilizações para um SUV 4x4, mas este Macan tem outros objetivos que andar de rodas no ar contudo, permite algumas brincadeiras fora de estrada; quem se aventura para lá do asfalto deve ser conhecedor das capacidades do veículo e das suas também pois a coisa pode descambar em menos de nada. Ser retirado por este ou aquele é indiferente, interessa é continuar o caminho. A meu ver nem o Macan precisa desta publicidade negativa nem se quer o Duster de pub positiva para se afirmarem como excelentes veículos e produtos naquilo a que cada uma das marcas colocou como objetivo para os seus modelos. Na minha "garagem" ficavam lá bem os 2.

Back