Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Boas a todos

Estou em vias de me tornar proprietário de um Duster da versão anterior, ou eventualmente da versão nova mediante o que me proponham na retoma do meu carro.

A transição dá-se após longos e bons kms numa carrinha PUG 308 SW, mas deixei de ter necessidade de uma carrinha e então…o que pensei foi mudar-me para o Duster. Já há alguns anos desde que apareceu que o venho acompanhando, lendo, pesquisando, mas só agora me “caiu” esta questão da troca, e como tal quem melhor que os proprietários destas máquinas maravilha para tentar obter ajuda?

A utilização não será para TT, maioritariamente será de estrada mas aos fins de semana tenho uma quinta onde dará jeito passar nos areais e picadas mais agressivas para um carro mais baixo, e nas idas à praia também dará jeito, mas fora de estrada a utilização não será nada de especial.

Acima de tudo com alguns tweaks gosto das linhas honestas do Duster, e do aspeto mais bruto dele, sei das limitações da primeira versão mas não é nada que me baralhe muito. Falta-me saber os outros pontos nos quais tenho dúvida, daí agradecer desde já quem me possa ajudar a juntar-me ao vosso clube sabendo o que vou encontrar/contar e o que devo procurar de problemas quando for às compras e o testar.

Em relação a “situações” (há em todas as marcas, quem não assume é porque quer passar a impressão que a “sua” marca é perfeita, e nada é perfeito e eu já passei por várias marcas/modelos/segmentos), mesmo havendo uns que teriam sido ultrapassados (ou não), do que pesquisei haveriam alguns pontos a verificar:

Borracha no para-brisas;
Folga na direção;
Estalidos na direção quando totalmente virada;
Barulho do depósito de combustível;
Insonorização na cabine do som do motor;
Falta do automatismo água/limpa vidros;
Falta do trancamento das portas em andamento;
Problema da sofagem a mandar só ar quente
Barulho da caixa de velocidades a engrenar mudanças;
Facilidade na quebra de apoio do para-choques traseiro;
Suposta má colocação dos botões dos elevadores vidros;
Problema de compatibilidade de instalação de autorádio particular;
Problemas nos acabamentos (algum em especial?);
Outros barulhos parasitas.

Do que vi de consumos tanto se fala de 6 como de 8/9, deduzo que no trajeto Vasco da Gama em média de 110km/h fique pelo valor mais baixo ou ainda desce mais?

Quais os Pneumáticos homologados nos modelos 4x2? Há só um tipo ou vários?

FAP – A versão que compre já terá à partida FAP, o sistema da Renault será o único que em vez de Eolys usará um 5º injetor que “trata” do assunto…alguém já teve problemas de FAp e sabe da eventual altur de manutenção e custos?

Distribuição – Sabem a altura da manutenção da correia/corrente de distribuição da máquina, e custos associados?

Obrigado desde já a todos

Boas a todos

Estou em vias de me tornar proprietário de um Duster da versão anterior, ou eventualmente da versão nova mediante o que me proponham na retoma do meu carro.

A transição dá-se após longos e bons kms numa carrinha PUG 308 SW, mas deixei de ter necessidade de uma carrinha e então…o que pensei foi mudar-me para o Duster. Já há alguns anos desde que apareceu que o venho acompanhando, lendo, pesquisando, mas só agora me “caiu” esta questão da troca, e como tal quem melhor que os proprietários destas máquinas maravilha para tentar obter ajuda?

A utilização não será para TT, maioritariamente será de estrada mas aos fins de semana tenho uma quinta onde dará jeito passar nos areais e picadas mais agressivas para um carro mais baixo, e nas idas à praia também dará jeito, mas fora de estrada a utilização não será nada de especial.

Acima de tudo com alguns tweaks gosto das linhas honestas do Duster, e do aspeto mais bruto dele, sei das limitações da primeira versão mas não é nada que me baralhe muito. Falta-me saber os outros pontos nos quais tenho dúvida, daí agradecer desde já quem me possa ajudar a juntar-me ao vosso clube sabendo o que vou encontrar/contar e o que devo procurar de problemas quando for às compras e o testar.

Em relação a “situações” (há em todas as marcas, quem não assume é porque quer passar a impressão que a “sua” marca é perfeita, e nada é perfeito e eu já passei por várias marcas/modelos/segmentos), mesmo havendo uns que teriam sido ultrapassados (ou não), do que pesquisei haveriam alguns pontos a verificar:

Borracha no para-brisas;
Folga na direção;
Estalidos na direção quando totalmente virada;
Barulho do depósito de combustível;
Insonorização na cabine do som do motor;
Falta do automatismo água/limpa vidros;
Falta do trancamento das portas em andamento;
Problema da sofagem a mandar só ar quente
Barulho da caixa de velocidades a engrenar mudanças;
Facilidade na quebra de apoio do para-choques traseiro;
Suposta má colocação dos botões dos elevadores vidros;
Problema de compatibilidade de instalação de autorádio particular;
Problemas nos acabamentos (algum em especial?);
Outros barulhos parasitas.

Do que vi de consumos tanto se fala de 6 como de 8/9, deduzo que no trajeto Vasco da Gama em média de 110km/h fique pelo valor mais baixo ou ainda desce mais?

Quais os Pneumáticos homologados nos modelos 4x2? Há só um tipo ou vários?

FAP – A versão que compre já terá à partida FAP, o sistema da Renault será o único que em vez de Eolys usará um 5º injetor que “trata” do assunto…alguém já teve problemas de FAp e sabe da eventual altur de manutenção e custos?

Distribuição – Sabem a altura da manutenção da correia/corrente de distribuição da máquina, e custos associados?

Obrigado desde já a todos

Tl;dr

-----------------

Bolas, pá! Tanta pergunta! Uma resposta cabal merece prémio!!!

E eu que adoro respostas telegráficas, mas cá vai:
A borracha/esponja no para-brisas é crónico. A minha foi trocada e está igual: a descolar-se;
Folga na direção não sinto, embora seja um pouco vaga;
Os estalidos são um facto, mas em nada comprometem o resto;
O barulho do combustível é vulgar, mas não incomoda (a mim);
A insonorização é realmente fraca, abres as portas ou o compartimento motor e percebes porquê;
O automatismo dos mija realmente não tem;
Trancamento de portas o meu tem e funciona perfeitamente, mas parece que não abre automaticamente em caso de acidente;
No sistema de chauffage nunca tive qualquer problema, nem no ac;
O ruido a engrenar mudanças é o normal, sendo até bastante suave, desde que não metidas à bruta que a caixa é lenta;
Quebra do apoio do para-choques não faço ideia;
Não é má colocação. É redução de custos. Na versão atual foi corrigido;
É possível instalares o teu auto-rádio sem problema;
A nível de acabamentos destaco a pintura que podia ser melhor e os materiais todos duros (melhorou no atual, parece);
Consumos a velocidades legais são bons (eu faço abaixo dos 6 na boa em misto com um depósito, mas não passo dos 120). O atual melhorou um pouco;
Qualquer um pneu que respeite as medidas (215/65/16) está ok. Eu gosto de MS porque saio do alcatrão de vez em quando, mesmo com mau tempo, mas um puro pneu estradista pode ser uma boa alternativa sendo menos ruidoso e travando melhor, calculo eu;
No FAP dos primeiros é assim. Parece que no atual é diferente, mas não sei detalhes. Nunca me deu chatices até à data;
Acho que 150.000 (ou 160.000) ou 5 anos, o que ocorrer primeiro. Os custos na marca devem ser elevados (imagino lá para os 600). Cá fora talvez a metade. Trocar também a bomba de água.

Boas,

o meu é um Dacia 110cv dos primeiros.
Não ando muito com o carro, só de vez enquando, mas aqui vai:
A borracha/esponja tirei e não faz grande falta, a não ser que coloques lá alguma coisa eque caia lá para dentro.
Não tenho folga na direcção.
Estalidos na direcção não sinto.
O barulho do combustivel é normal, deve ter a haver com a insonorização.
A insonorização é fraca.
Não percebi essa do automatismo dos mija, mas as escovas funcionam e o mija tb funciona normal.
O trancamento das portas em andamento não funciona no meu, mas como nunca tive não me faz falta, só um aparte, quanto mais mariquices o carro tiver mais problemas no futuro vai dar.
A chauffage e o AC funcionam bem, nunca tive problemas.
As mudanças é normal.
Não tive problemas com o apoio do para-choques.
A abertura dos vidros, como já foi dito é para redução de custos de cablagem mas uma pessoa habitua-se, não estamos sempre a mecher nos botões.
Sobre o rádio não sei, mas acho que dá para instalar qualquer um, porque o que vem é um rádio normal.
O consumo nunca fiz menos de 6,5 mesmo a andar devagar (é o de 110cv), acho que o de 90cv consome menos(o meu computador de bordo marca mal o consumo), normalmente faço como se costumava fazer, encher até á boca e na próxima encher outra vez e fazer a média, não é fácil encher o depósito até á boca.
Em relação á correia, acho que deve ser o normal de um renault, 120.000 ou 6 anos como o preço ( o meu ainda só tem 25.000 e 2 anos e meio)
Costuma ter um barulho da bomba, mas no meu caso é só de vez enquando.
Já se sabe que pouparam em alguns promenores, mas o carro é muito confortavel, para o peso e altura consome dentro do esperado, para aquilo que pretendo, estrada, fora de estrada é o suficiente e estou muito satisfeito.
Se precisares mais de algum esclarecimento, apita

Abraço

Boas,

o meu é um Dacia 110cv dos primeiros.
Não ando muito com o carro, só de vez enquando, mas aqui vai:
A borracha/esponja tirei e não faz grande falta, a não ser que coloques lá alguma coisa eque caia lá para dentro.
Não tenho folga na direcção.
Estalidos na direcção não sinto.
O barulho do combustivel é normal, deve ter a haver com a insonorização.
A insonorização é fraca.
Não percebi essa do automatismo dos mija, mas as escovas funcionam e o mija tb funciona normal.
O trancamento das portas em andamento não funciona no meu, mas como nunca tive não me faz falta, só um aparte, quanto mais mariquices o carro tiver mais problemas no futuro vai dar.
A chauffage e o AC funcionam bem, nunca tive problemas.
As mudanças é normal.
Não tive problemas com o apoio do para-choques.
A abertura dos vidros, como já foi dito é para redução de custos de cablagem mas uma pessoa habitua-se, não estamos sempre a mecher nos botões.
Sobre o rádio não sei, mas acho que dá para instalar qualquer um, porque o que vem é um rádio normal.
O consumo nunca fiz menos de 6,5 mesmo a andar devagar (é o de 110cv), acho que o de 90cv consome menos(o meu computador de bordo marca mal o consumo), normalmente faço como se costumava fazer, encher até á boca e na próxima encher outra vez e fazer a média, não é fácil encher o depósito até á boca.
Em relação á correia, acho que deve ser o normal de um renault, 120.000 ou 6 anos como o preço ( o meu ainda só tem 25.000 e 2 anos e meio)
Costuma ter um barulho da bomba, mas no meu caso é só de vez enquando.
Já se sabe que pouparam em alguns promenores, mas o carro é muito confortavel, para o peso e altura consome dentro do esperado, para aquilo que pretendo, estrada, fora de estrada é o suficiente e estou muito satisfeito.
Se precisares mais de algum esclarecimento, apita

Abraço

Confirmo o que está assinalado a negrito. Consigo colocar mais uns 15 litros após o primeiro disparo da pistola! Leva é pelo menos 5 minutos!

Acho os teus consumos algo altos em comparação com o meu (mesmo motor) em que um depósito me faz quase sempre mais 1100 km's até à luz da reserva (desde que cheio até à boca). Duas sugestões para melhorar consumos:
Habitua-te a passar caixa logo por volta das 2.000 rpm;
Aumenta um pouco a pressão dos pneus (costumo usar 2.7 bar medidos a quente que equivalem a 2,4 bar reais sendo que a marca indica 2.2).

PS - também consigo fazer consumos obscenos! Falta por exemplo reiniciar os contadores e fazer 100 km de AE a 140 e os valores do consumo até assustam, tipo 8 ou 9 litros! Na prática raramente ando a essa velocidade e consumos são contabilizados com depósitos completos.

Boas

Com o nível de qualidade das respostas/ajuda que me estão a dar acreditem que facilita em muito a minha decisão, os pontos em que tinha dúvida ficaram clean clean clean!

Um dos pontos principais era o do consumo, e pelo que vejo nas versões diesel é mesmo dentro daquilo que procurava, rolando calmo é possível tê-lo a não beber muito, mas se precisar de potência ele tem suficiente mesmo consumindo como já era esperado.

Neste momento a indecisão está entre o de 110cv e o de 90cv (caixa de 6 vs caixa de 5, acho que não é por aí), venho de 110 cv numa carrinha em que a ideia era levar mais carga mesmo nas férias e andar mais solta (teve uns pózinhos), agora que temos outro veículo para essas viagens maiores de férias, o que interessa é que o Duster consuma qb quando quero durante a semana de trabalho e nas eventuais viagens com 4/5 pessoas e com pouca bagagem aguente pelo menos os 120-130km/h de autoestrada.

Das relações que estava a fazer (a carrinha pesava 1570, o Duster pesará 1190), com a carrinha cada CV “carregava” aproximadamente 14 kg, com o Duster 110 carrega aproximadamente 11 e com o 90 carrega perto dos 13kg. Eu sei que as disponibilidade e relações de caixa serão diferentes, mas no limite se fosse necessário acho que se aguentava dentro do que eu estava habituado. Se com pozinhos subir aos 100cv não força demasiado, e nas situações limite faria a diferença de passar a carregar 12...

Só para ter uma ideia, o Duster aí de casa tem quantos kms neste momento petrus?

Abraços

Confirmo o que está assinalado a negrito. Consigo colocar mais uns 15 litros após o primeiro disparo da pistola! Leva é pelo menos 5 minutos!

Acho os teus consumos algo altos em comparação com o meu (mesmo motor) em que um depósito me faz quase sempre mais 1100 km's até à luz da reserva (desde que cheio até à boca). Duas sugestões para melhorar consumos:
Habitua-te a passar caixa logo por volta das 2.000 rpm;
Aumenta um pouco a pressão dos pneus (costumo usar 2.7 bar medidos a quente que equivalem a 2,4 bar reais sendo que a marca indica 2.2).

PS - também consigo fazer consumos obscenos! Falta por exemplo reiniciar os contadores e fazer 100 km de AE a 140 e os valores do consumo até assustam, tipo 8 ou 9 litros! Na prática raramente ando a essa velocidade e consumos são contabilizados com depósitos completos.

Obrigado pelas dicas.
Em relação às mdanças sempre fiz isso nos meus carros e sim nota-se no consumo, em relação aos pneus já os enchi a 2.2 mas acho que ficam muito duros, mas acho que o consumo deve-se a eu andar muito pouco com o carro e quando ando é em autoestrada a 140 e o computador de bordo marca sempre 8 a 9 litros.

;)

8-9 com andamentos mais puxados, ou especificamente 140's com valores desses que referem andar pelos 8-9 neste SUV parece-me honesto para a aerodinamica que ele tem, para mim que nesta fase seria raro andar a abrir semanalmente assentava também em valores aceitáveis...

Obrigado uma vez mais aos dois, e essa dica da pressão dos pneus tinha lido antes mas já não me lembrava, tudo o que faça diferença vai ser posto em utilização.

Agora é torcer pela decisão favorável dos pontos de negociação entre a versão 90cv e 110 cv (e se têm ESP ou não), e em breve passo a fazer parte deste vosso grupo sem poeira

Abraços

Boas!

Agora sim, já está na garagem e é oficial a transição para o Duster e para a simplicidade de condução... deixei de me preocupar a saber se há buracos no caminho, se a estrada está em mau estado, pequenas coisas que às vezes me "chateavam".

Não procurava um todo terreno, procurava um veículo que não fugisse muito ao espaço disponível da anterior carrinha para os eventuais momentos de viagem (para as viagens maiores com estadia temos outro tipo de veículo), que se fosse necessário fizesse consumos aceitáveis nas voltinhas de cidade e nas idas para o trabalho sem acelerar muito, e que se fosse necessário acelerar mais tivesse motor para isso e que não se afogasse se fosse necessário ultrapassar com a família a bordo… posso dizer que a aposta foi em c-h-e-i-o.

SUV da moda não era também algo que quisesse, porque mesmo não tendo nada contra fico sempre com ideia de terem demasiados detalhes para uma utilização para a qual não têm vocação, e como noutros tempos quando era necessário a minha linha era de Willys/Defender mais simples e práticos… nessa linha preferia o Duster que ainda por cima serviu de base para o novo Nissan Terrano.

Mas passando à ação, o motor rola aina melhor que a minha anterior carrinha com o 1.6hdi 110, curvas e o suposto adornar não tenho queixas, o barulho do vento no tejadilho se é aquilo que mal ouço então é uma falsa questão, vidros elétricos no centro já todos nos habituámos e passou pouquíssimo tempo, posição de condução e passageiros gosto (gostamos) bastante, e na maioria dos momentos estamos sempre a descobrir detalhes que no gozo dizemos "ah e tal então era low-cost e vem equipado com isto?".

Os consumos andando dentro das rotações e pressões pneus que indicaram (e cumprindo os limites de velocidade) consegui fazer na linha dos 5L/100 (não estava a acreditar), passando a velocidades estáveis de autoestrada (110, algo que já fazia na anterior viatura) sobe para os 5,6/5,8, andando a acelerar à vontade nas voltinhas (porque dá vontade, belo motor) ando nos 6,6/6,7 e acima disso em autoestrada 120/130 ando à volta dos 7. Era mesmo o que esperava, só pensava que não era possível conseguir consumos tão baixos a conduzir híper calmamente.
J

Em relação a equipamento e acabamentos e tal e tal, aquelas coisas de que sempre ouvi falar, sei que cada um tem a sua ideia mas no meu caso quer a qualidade dos materiais (emborrachados, detalhes do tecido, botões e controlos) quer mesmo as funções/sistemas disponíveis (luzes por todo o lado, mais sensores instalados para várias coisas)… confesso que para mim só senti falta do cruise control e do apoio de braço (vou tentar mandar vir um apoio de braço e montá-lo), só mesmo isso. E como na outra viatura até por vezes haviam problemas com funcionamento de alguns sistemas (que nem usava), assim teoricamente não tenho de ir à oficina arranjar algo que não usava mas que às vezes avariava.

O meu Duster é a versão 4x2 110dci Prestige, era de serviço com poucos quilómetros e vinha quase todo equipado com detalhes extra que pensava que não tinha (exceção do tal apoio de braço) e como foi comprado na casa-mãe Renault a garantia original deu um outro descanso. Além disso estava num estado imaculado, foi o mesmo que comprá-lo novo porque não havia uma coisinha apontar nem um detalhe fora do sitio. Ainda vi e ensaiei a versão 2014, muito bem conseguida interiormente e que imagino será uma dor de cabeça para a concorrência, mas a diferença de valor entre um carro em estado novo do modelo X, ou a versão renovada desse modelo (que neste caso não tem tantas diferenças)…não tive dúvidas porque o primeiro cumpria com o que eu procurava.

Ou seja, venha asfalto, venha terra batida, venham buracos, venha o que vier desde que seja sempre de sorriso e simplicidade de mãos dadas.

Obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos, assim em menos de uma semana ficou o negócio feito e tudo resolvido ;)

Abre lá um DB com a máquina.
O facto de servir de base ao Novo Terrano (só na índia, na Europa o Pathfinder veio para ficar )é relativo pois de Terrano não tem nem nunca terá nada. [:D] é apenas a utilização de um nome comercial com algum peso.

:)

Eu referia a mais-valia mesmo na linha da tradição dos Terrano e não o contrário, ou seja a Nissan ir basear-se no Duster pra desenhar e lançar o seu novo modelo (independentemente do mercado) para mim marcou pontos, tal como a Mercedes ter-se apoiado neste motor para equipar alguns modelos.

Além da questão do mercado de peças e longevidade das linhas "brutas", vejo-o como uma plataforma fiável e adequada ao que preciso, para além de o poder pôr ao meu gosto com recurso a soluções já testadas e/ou testada noutros modelos/marcas.;)

Compare Nissan Terrano Vs Renault Duster | Compare Cars at OnCars.in

Achei este comparativo engraçado, mas acima de tudo em resumo o que para mim sobressai é que o Duster não tenta imitar ninguém, somente é o Duster, fiel a ele próprio. E foi em grande parte isso que me levou a gostar dele.

Abraços

Parabéns pela nova aquisição Lealbino, foi uma boa escolha, como disse estou muito satisfeito com o meu e para aquilo que pretendo é o suficiente.

boas curvas e muito asfalto

Boas pessoal

Ontem estava ao final de tarde num bar perto da praia quando vejo um grande amigo meu e começa-mos a conversar, tal foi o espanto que ele que sempre teve carros de 3 portas a gasolina desportivos a falar de SUV e mais espantado fiquei quando ele começou a falar do Duster, ele esta interessado no carro e dirigiu-se ao stand para saber de valores e possivelmente fechar negocio mas ele contou-me que o vendendor disse que o duster era um carro low-cost e a qualidade de construção nao prestava que lhe ia fazer bastante barulhos parasitas e que alguns plasticos ao longo do tempo lhe iam rachar e partir.

A minha duvida é a seguinte, a qualidade de construção é assim tao ruin? dizem tao bem desses carros pq o vendendor diz o contrario?

Muito Obrigado

CUmps
Luis

Boas pessoal

Ontem estava ao final de tarde num bar perto da praia quando vejo um grande amigo meu e começa-mos a conversar, tal foi o espanto que ele que sempre teve carros de 3 portas a gasolina desportivos a falar de SUV e mais espantado fiquei quando ele começou a falar do Duster, ele esta interessado no carro e dirigiu-se ao stand para saber de valores e possivelmente fechar negocio mas ele contou-me que o vendendor disse que o duster era um carro low-cost e a qualidade de construção nao prestava que lhe ia fazer bastante barulhos parasitas e que alguns plasticos ao longo do tempo lhe iam rachar e partir.

A minha duvida é a seguinte, a qualidade de construção é assim tao ruin? dizem tao bem desses carros pq o vendendor diz o contrario?

Muito Obrigado

CUmps
Luis

Vendedores que falam mal do produto que vendem ? O mundo está perdido [:D]
O Duster é bem porreiro para o preço que pedem por ele.

Back