Dacia Duster

pjneves, obrigado! Para já estou a gostar, a nível de condução é muito porreiro. Ainda não estou é bem habituado ao porte do bicho...

DanielDacia, estás cheio de sorte. Os clientes têm que ser bem tratados.

Ainda não estou é bem habituado ao porte do bicho...

Eu também ainda não me habituei e por isso passei na Norauto:
-Sensores só com BIP, sem Display, 30 euros
-Instalação 79 euros
-109 euros no total não está mal...
Há alguém que já tenha perguntado à Renault/Dacia como é com a garantia se instalarmos isto fora? É ridiculo se por acaso afectar a garantia pois os sensores são alimentados pela luz de marchá-atrás... apenas!

Quanto ao aumento para Janeiro, o vendedor sempre me garantiu o valor da "reserva", só não me garantiu o valor relativo aos impostos...

Em Janeiro aumenta o IVA, o ISV e o imposto por ser veiculo a gasóleo de 250€ para 500€ penso eu "de que..."

Simulem:

Simulador que calcula as diferenças do ISV+IVA entre 2010 e 2011 para carros novos - Simulador online ISV/IUC novos - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

Se o site estiver correcto, "poupei" 1078 euros por 20 dias...

Última edição:
Realmente já nao se pode ter um pópó novo.
Nem sabia que a antena era de rosca!!!

ao colocares a nova, cola-a com cola tudo[;)]

Atenção aconcelho-te a nao colares a antena, nao sei se lavas o carro nas maquinas pois caso o venhas a lavar umas das coisas que te pedem é para tirar a antena para esta nao partir, se a colares nunca mais a tiras.

Pretendo/ia levar o Duster a passear a Espanha...

Sei que a carta verde do seguro é obrigatória e já a tenho.
Mas sabem se o Documento Único Automóvel também o é?
É que este ainda vai demorar.....

Obg

Acidente ! !

Acidente ! !

Malta por muita pena minha, a pouco tempo recebi uma informação de que um Duster teve um grave acidente na auto-estrada do norte, o carro nao sobreviveu por muita pena minha :( ,

Desde ja fica aqui um aviso, Tenham cuidado na estrada

DACIA-RENAULT+DUSTER+FACE-LIFT.jpg

Malta por muita pena minha, a pouco tempo recebi uma informação de que um Duster teve um grave acidente na auto-estrada do norte, o carro nao sobreviveu por muita pena minha :( ,

Desde ja fica aqui um aviso, Tenham cuidado na estrada

E que importa que a porcaria de um carro tenha ou não sobrevivido ?

De onde ele veio, vêm mais...

Importa sim saber se quem lá ia dentro ficou bem tratado...

Encomendei o meu Duster em Agosto na Caetano Retail de Matosinhos e recebi-o na primeira semana de Dezembro, dentro do prazo que me tinham indicado, neste momento já conta com quase 500Km. É um 4x2 Confort 1.5 dCi de 90cv, preto.
O que me atraiu para este modelo foi a estética muito bem conseguida, o preço, a fiabilidade reconhecida do motor DCI, a garantia Renault e o historial de custos míninos de manutenção associados aos Dacia.
Antes de descrever as minhas primeiras impressões convém referir quais são as minhas referências: a mais importante é o Land Rover Freelander 2.0 Di que me acompanhou nos últimos 6 anos, outra é o Peugeot 207 Active 1.4 de 75cv que é da minha querida esposa e que conduzo frequentemente.

Aspectos positivos:

Suspensão – É a suspensão mais soft que experimentei, o Free parecia um tanque, o 207 dá a sensação que sofre danos irreparáveis em cada buraco.

Mala gigantesca – sem rebater os bancos leva carrinho de bebé, cama de viagem, mala das fraldas e compras para um mês. O Free parecia grande mas só levava 2/3 do que este leva, ou menos. No compartimento do 207 não cabe sequer o carrinho.

Auto-rádio LG com USB, leitor CD/MP3, Bluetooth e micro para telemóvel - o Free ainda era do tempo da cassete e o display integrado no tablier avariava-se constantemente, o auto-rádio de série do 207 é claramente inferior (sem USB, sem Bluetooth e sem leitor MP3).

Barras no tejadilho – essencial para quem pretende fazer btt todos os fins de semana em 2011 (era bom era).

Consumo – depois de 6 anos de Land Rover a sensação é um misto de leveza e alívio. Quanto ao 207, é 1.4 e é a gasolina, está portanto tudo dito.

4 Vidros eléctricos – com possibilidade de bloquear os de trás e tudo.

Ar condicionado super-potente – agora que é Inverno desembacia os vidros em segundos, nunca usei a ventoinha acima do 2, ainda não notei nenhuma redução de potência do motor. O Free abrandava nitidamente quando se ligava o A/C em auto-estrada, no 207 nota-se quebra de potência.

Potência – estes 90 cv parecem o dobro dos 96 que o Free declarava, aquela tracção às 4 permanente com acoplamento viscoso fazia com que o carrôço se arrastasse.

Aspectos não tão positivos:

Usabilidade de certos comandos: a posição da buzina é incompreensível, é igual ao Volvo que os meus pais tiveram há 30 anos. Mexer na altura dos faróis em andamento é suicídio. As escovas não se ligam automaticamente quando se esguicha água, o que é um bocado chato.

Visibilidade traseira – parece-me má, pelo menos ainda não me consegui habituar, penso seriamente em instalar sensores de estacionamento.

Chapeleira da mala – não creio que daqui a um ano ainda exista, aquilo parece feito de papel higiénico.

Protecção da mala - O rebordo da entrada não tem nenhum revestimento e ao fim de menos um mês a tinta já está riscada, faço ideia daqui a um ano.

Para já é o que me ocorre, estou bastante satisfeito com o carro, os aspectos negativos que referi não chegam para me desapontar. Se quiserem saber mais algum detalhe, terei muito gosto em responder.

Última edição:
Cavalos

Cavalos

Encomendei o meu Duster em Agosto na Caetano Retail de Matosinhos e recebi-o na primeira semana de Dezembro, dentro do prazo que me tinham indicado, neste momento já conta com quase 500Km. É um 4x2 Confort 1.5 dCi de 90cv, preto.
O que me atraiu para este modelo foi a estética muito bem conseguida, o preço, a fiabilidade reconhecida do motor DCI, a garantia Renault e o historial de custos míninos de manutenção associados aos Dacia.
Antes de descrever as minhas primeiras impressões convém referir quais são as minhas referências: a mais importante é o Land Rover Freelander 2.0 Di que me acompanhou nos últimos 6 anos, outra é o Peugeot 207 Active 1.4 de 75cv que é da minha querida esposa e que conduzo frequentemente.

Aspectos positivos:

Suspensão – É a suspensão mais soft que experimentei, o Free parecia um tanque, o 207 dá a sensação que sofre danos irreparáveis em cada buraco.

Mala gigantesca – sem rebater os bancos leva carrinho de bebé, cama de viagem, mala das fraldas e compras para um mês. O Free parecia grande mas só levava 2/3 do que este leva, ou menos. No compartimento do 207 não cabe sequer o carrinho.

Auto-rádio LG com USB, leitor CD/MP3, Bluetooth e micro para telemóvel - o Free ainda era do tempo da cassete e o display integrado no tablier avariava-se constantemente, o auto-rádio de série do 207 é claramente inferior (sem USB, sem Bluetooth e sem leitor MP3).

Barras no tejadilho – essencial para quem pretende fazer btt todos os fins de semana em 2011 (era bom era).

Consumo – depois de 6 anos de Land Rover a sensação é um misto de leveza e alívio. Quanto ao 207, é 1.4 e é a gasolina, está portanto tudo dito.

4 Vidros eléctricos – com possibilidade de bloquear os de trás e tudo.

Ar condicionado super-potente – agora que é Inverno desembacia os vidros em segundos, nunca usei a ventoinha acima do 2, ainda não notei nenhuma redução de potência do motor. O Free abrandava nitidamente quando se ligava o A/C em auto-estrada, no 207 nota-se quebra de potência.

Potência – estes 90 cv parecem o dobro dos 96 que o Free declarava, aquela tracção às 4 permanente com acoplamento viscoso fazia com que o carrôço se arrastasse.

Aspectos não tão positivos:

Usabilidade de certos comandos: a posição da buzina é incompreensível, é igual ao Volvo que os meus pais tiveram há 30 anos. Mexer na altura dos faróis em andamento é suicídio. As escovas não se ligam automaticamente quando se esguicha água, o que é um bocado chato.

Visibilidade traseira – parece-me má, pelo menos ainda não me consegui habituar, penso seriamente em instalar sensores de estacionamento.

Chapeleira da mala – não creio que daqui a um ano ainda exista, aquilo parece feito de papel higiénico.

Protecção da mala - O rebordo da entrada não tem nenhum revestimento e ao fim de menos um mês a tinta já está riscada, faço ideia daqui a um ano.

Para já é o que me ocorre, estou bastante satisfeito com o carro, os aspectos negativos que referi não chegam para me desapontar. Se quiserem saber mais algum detalhe, terei muito gosto em responder.

Boas, ghozt

a tua máquina é 90 cv ou 85 cv?:confused:

Abraço.

Alô Dusterianos!

Esqueci-me de vos contar isto:

Quando fui à Renault ainda perguntei mais 2 coisas:

1- Como é com a garantia instalando os sensores de estacionamento fora da Renault, perco-a?
Resposta: "Não, claro que não, mas se o produto instalado ou a instalação forem responsáveis, por exemplo, por danificar a centralina, obviamente a garantia não cobrirá essa avaria. Neste caso será o instalador que tera de se responsabilizar por estes danos."

2- Como é com a garantia e as revisões fora da marca? sou obrigado a fazê-las na Renault para não a perder?
Resposta: "Não e há muito que é assim com a Renault, para "garantir" a garantia, a revisão fora terá de cumprir as verificaçõe e ou substituições previstas pela Renault"
E como é que garanto isso?
"Por exemplo pela factura dessa manutenção... Recomendamos no entanto que estas sejam feitas pela Renault, além das vantagens de conhecermos o carro, a diferença de preço e o risco que poderá correr em fazê-las fora, talvez não compense..."

3- Esqueci-me foi de perguntar que Duster vinham equipados com filtro do habitaculo... Alguém que coloque esta questão! sff

2- Como é com a garantia e as revisões fora da marca? sou obrigado a fazê-las na Renault para não a perder?
Resposta: "Não e há muito que é assim com a Renault, para "garantir" a garantia, a revisão fora terá de cumprir as verificaçõe e ou substituições previstas pela Renault"
"Por exemplo pela factura dessa manutenção... Recomendamos no entanto que estas sejam feitas pela Renault, além das vantagens de conhecermos o carro, a diferença de preço e o risco que poderá correr em fazê-las fora, talvez não compense..."

[:D]

A legislação é clara e refere que não é obrigatório fazer manutenção na marca, tem é do utilizador respeitar os intervalos/materiais/etc, logo não é politica renault nenhuma.

[:D]
A legislação é clara e refere que não é obrigatório fazer manutenção na marca, tem é do utilizador respeitar os intervalos/materiais/etc, logo não é politica renault nenhuma.
Pois...mas as marcas em geral dizem algures na documentação dos carros (a Renault não deve ser diferente) que as manutenções têm de ser em locais autorizados. Os stands Bosch Car Service por exemplo fazem grande propaganda de que se pode fazer lá as revisões oficiais da marca sem perder a garantia...mas duvido que a revisão no mecanico da esquina tambem sirva.

E faz algum sentido...gosto do serviço do meu mecânico "de esquina", mas tenho a noção de que as revisões que faço lá não são a mesma coisa...vê tudo o que é comum a todos os carros (componentes, niveis, desgastes)...mas não há verificações ou actualizações de software, nem correcção de defeitos conhecidos da marca...

Alô Dusterianos!

Esqueci-me de vos contar isto:

Quando fui à Renault ainda perguntei mais 2 coisas:

1- Como é com a garantia instalando os sensores de estacionamento fora da Renault, perco-a?
Resposta: "Não, claro que não, mas se o produto instalado ou a instalação forem responsáveis, por exemplo, por danificar a centralina, obviamente a garantia não cobrirá essa avaria. Neste caso será o instalador que tera de se responsabilizar por estes danos."

3- Esqueci-me foi de perguntar que Duster vinham equipados com filtro do habitaculo... Alguém que coloque esta questão! sff

Boas Jaycy, apos alguma pesquisa encontrei isto na net http://es.youtube.com/watch?v=wGFaOvtWZG0&feature=related
fui confirmar ao meu Duster e la estava ele o filtro de particulas, nao tens de fazer nada do eles mostram,porque no Duster ele ja vem colocado,mostro-te este video para que saibas onde esta localisado o filtro,ou seja por de tras da consola central,no lado do "pendura"

cumps:

Última edição:
Dusterianos que percebem um pouco de francês:

Leiam isto:
Dacia Duster - Le Forum Dacia Duster 4x4 :: Voir le sujet - [Rappel] Danger fermeture automatique

e ficam a saber porque é que o Duster não vem equipado com o trancamento automático de série.

Pelo que percebo, não é um problema de versões ou paises, em França também não o têm (estão todos danados) e segundo este forum e o que percebi, trata-se de uma questão de segurança, mas leiam e depois discutimos isto...

Voltar
Superior