Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Para os criticos que percebem mais de automóveis do que os jornalistas da especialidade...

DACIA DUSTER NA "VIDA ECONÓMICA" (eu chamo a isto racionalidade...não?)

Login (vejam só o intruso que aparece em 6º lugar...)

Ninguém disse que o Duster é o melhor carro do seu segmento porque não o é, aliás eu considero que é o mais fraco do seu segmento (SUV´s), agora que é a compra mais racional lá isso é...será mais racional dar mais 5k por um QQ, Sportage ou Yeti, sim 5k, porque quando se compara a versão topo do Duster há que comparar com a versão topo dos outros. Não se pode comparar a versão topo de um Duster com a versão base de outro SUV :)

Ou será mais racional de 30k por um Chevrolet Captiva, o 3008, ou ainda 40k por um XC70 da volvo ou x1/x3 da BMW??? isso é que é ser racional?? :)

Infelizmente o TUGA é sempre anti low cost em tudo, por termos esta mentalidade anti low cost é que estamos na crise financeira que estamos...Eu aposto que se este carro fosse vendido com o símbolo da BMW, Audi ou Mercedes, tivesse os plásticos mais fofinhos e fosse mais caro 10k era o melhor SUV do mundo e aí já ninguém se importava com as estrelinhas do NCAP :)

será mais racional dar mais 5k por um QQ, Sportage ou Yeti, sim 5k, porque quando se compara a versão topo do Duster há que comparar com a versão topo dos outros. Não se pode comparar a versão topo de um Duster com a versão base de outro SUV :)

Ou será mais racional de 30k por um Chevrolet Captiva, o 3008, ou ainda 40k por um XC70 da volvo ou x1/x3 da BMW??? isso é que é ser racional?? :)

Infelizmente o TUGA é sempre anti low cost em tudo, por termos esta mentalidade anti low cost é que estamos na crise financeira que estamos...Eu aposto que se este carro fosse vendido com o símbolo da BMW, Audi ou Mercedes, tivesse os plásticos mais fofinhos e fosse mais caro 10k era o melhor SUV do mundo e aí já ninguém se importava com as estrelinhas do NCAP :)

Incrível.. então se o Duster na versão "topo" NEM RÁDIO TEM, queres comparar o Duster de topo com os outros modelos de topo??

Se um QQ, Yeti, etc na versão mais "rasca" são bem melhor equipados do q um Duster na versão "topo", e se quando compras um carro estás a querer ser racional em termos de gastos, vais equacionar entre um Duster porcamente equipado (mesmo sendo a versão de topo) e um concorrente super equipado?!? [:D] Só falta pores mesmo o concorrente com os opcionais e somares tudo...

Em relação ao discurso do Audi e blá blá blá, é o mesmo de sempre: o status dos premium, o ódio ao low cost, quem compra Dacia é q é inteligente e poupado, etc. Sim, porque numa altura de crise, e tendo em conta q os clientes Dacia são "pobres" investir 22 000€ num carro novo lowcost abdicando da qualidade em prol do estilo é de uma racionalidade bestial...

Para os criticos que percebem mais de automóveis do que os jornalistas da especialidade...

Ninguém disse que o Duster é o melhor carro do seu segmento porque não o é, aliás eu considero que é o mais fraco do seu segmento (SUV´s), agora que é a compra mais racional lá isso é...será mais racional dar mais 5k por um QQ, Sportage ou Yeti, sim 5k, porque quando se compara a versão topo do Duster há que comparar com a versão topo dos outros. Não se pode comparar a versão topo de um Duster com a versão base de outro SUV :)

Para mim o captiva é a opção mais racional na compra de um suv. Não que seja uma espingarda doutro mundo, mas pode-se dizer que já é um carro. E um captiva não custa necessariamente 30mil€. E basta conduzir um e outro...

Por acaso até podes, se o equipamento do topo do duster for mais próximo (porque normalmente não são completamente iguais) do modelo base de outro modelo... Não é simplesmente porque o duster é a versão de topo que é comparável com outros de topo.

Ou não, não sabes. No meu caso as estrelas importam, e como tal carros que não sejam 5* nem sequer entram na lista de possibilidades de compra, independemente da marca ou do preço. Tudo depende da forma como cada consumidor, individualmente, valoriza os diversos atributos do mesmo produto. Para mim 3* é um péssimo resultado, mesmo que com o ESP possa ter 4*. Aliás, o facto da dacia não ter repetido o teste com o ESP demonstra a filosofia da marca. Para mim pouco me serve se um determinado modelo tem baixos custos de manutenção se eu estiver enfiado no hospital ou num caixão...

Last edited:
Incrível.. então se o Duster na versão "topo" NEM RÁDIO TEM, queres comparar o Duster de topo com os outros modelos de topo??
Nem é a minha guerra, que não vou comprar carro tão cedo...MAS quando comprei o ultimo fui visitar o Stand da Dacia e até fiquei bem impressionado.

Basicamente...o Duster de 20.000EUR (menos qq coisa) trazia radio (como opcional), AC manual, vidros e retrovisores electricos...e pouco mais...MAS pareceu-me até um carro interessante para 20.00EUR (sabendo que é um 90cv a diesel). Exteriormente é interessante...e na pratica...o radio ser "opcional" permite escolher um outro radio de marca "externa" melhorzito...

Sinceramente...comprei um carro bastante mais equipado e de melhor "qualidade"...MAS por vezes dou por mim a pensar se não teria feito melhor em comprar o Dacia (no meu caso a opção seria o LOGAN)...e ainda ter o dinheiro da diferença de preço. Ao contrario do Logan, o Duster é um carro esteticamente bem conseguido e divertido de conduzir...e não teria problemas em ter um...MAS claro que iria pesar pros e contras...MAS tenho a ideia de que é um EXCELENTE equilibrio qualidade/preço. Principalmente porque já vi que isso da qualidade de construção é mais uma questão de sorte do que de marca...há problemas e maus componentes EM TODAS.

O Tuga tem é que ser mais esperto que os tipos do marketing das marcas. Sejam elas baratas ou caras.

Last edited:

O TUGA, essa criatura que anda sempre atrás do desconto e promoção, e que até acaba por comprar coisas que não precisa, por apenas estarem com uma promoção bombástica.
Estamos na crise financeira que estamos não por ter mentalidade anti-low cost. O problema é mesmo esse. Temos mentalidade low-cost querendo ter o que os outros têm por muito menos dinheiro.

LCD tamanho XL com desconto de 30%? Bora lá...
Telemóvel com mais funções do que aquelas a que vou dar uso com 50€ de chamadas gratuitas? onde é que é mesmo a loja?
BMW, AUdis e Mercedes importados por tuta e meia, de origens dúbias e martelados? Fantástico
SUV novo com a pose de outros por menos 5000€? que negócio do camandro...

O problema nem está no aproveitar de certos descontos e promoções ou conseguir comprar mais barato, seja equivalente ou inferior. O problema está em convencer meio mundo que são escolhas racionais, quando mesmo com esses "descontos" ainda estão bem acima das possibilidades da generalidade do Tuga, dado os valores salariais médios que se praticam na tugalândia.

20 000€ por um Duster, e falando pessoalmente, coloca-o claramente na classe de sufoco financeiro. 20 000€ é muito dinheiro, e eu teria de me endividar por uns aninhos porreiros só para ter esse paradigma da racionalidade estacionado à porta da casa.
Esse é o problema da situação financeira que estamos. Querer ter tudo o que os outros têm, e enterrando-nos num buraco de dívidas de compras "racionais".

Posso vos dizer que eu não comprei um Duster porque está na moda ou por causa do estilo. Comprei o Duster porque tinha um budget de 20mil€ (que ultrapassei em mil e poucos €) para comprar um carro novo que me sirva nos próximos 20/25 anos, sim porque eu não sou daqueles que troca de carro de 5 em 5 anos!

Pergunto-vos novamente com um orçamento de 20mil (até 21 que foi quanto eu gastei) para gastar num carro NOVO a diesel espaçoso e familiar digam-me qual o carro que devia ter comprado?

Não considerem propostas de semi-novos, apenas carros NOVOS...fico a aguardar respostas

Posso vos dizer que eu não comprei um Duster porque está na moda ou por causa do estilo. Comprei o Duster porque tinha um budget de 20mil€ (que ultrapassei em mil e poucos €) para comprar um carro novo que me sirva nos próximos 20/25 anos, sim porque eu não sou daqueles que troca de carro de 5 em 5 anos!

Pergunto-vos novamente com um orçamento de 20mil (até 21 que foi quanto eu gastei) para gastar num carro NOVO a diesel espaçoso e familiar digam-me qual o carro que devia ter comprado?

Não considerem propostas de semi-novos, apenas carros NOVOS...fico a aguardar respostas

Já respondi atrás. Compactos como o Kia C'eed o Fiat Bravo, ou o Citroen C4 têm preços semelhantes, são espaçosos, modernos e seguros. Esses modelos começam genericamente nos 20-21 mil, mas tomemos em consideração mais 1000-1500 euros para um ou outro equipamento. E não me venhas dizer " ah e tal, tinha que ser 21 mil e nem mais um cêntimo" porque isso não é racionalidade, é burrice. Quem compra um carro para tantos anos , compensa muito dar mais 1000 euros por um produto que é francamente melhor.

Seria mais ou menos o mesmo que comprar uma casa mal construida e num sítio mau por 100 mil, sabendo que vou lá morar durante muito tempo e não comprar uma casa melhor e mais bem situada porque ela custa 110 mil.

Já respondi atrás. Compactos como o Kia C'eed o Fiat Bravo, ou o Citroen C4 têm preços semelhantes, são espaçosos, modernos e seguros. Esses modelos começam genericamente nos 20-21 mil, mas tomemos em consideração mais 1000-1500 euros para um ou outro equipamento. E não me venhas dizer " ah e tal, tinha que ser 21 mil e nem mais um cêntimo" porque isso não é racionalidade, é burrice. Quem compra um carro para tantos anos , compensa muito dar mais 1000 euros por um produto que é francamente melhor.

Seria mais ou menos o mesmo que comprar uma casa mal construida e num sítio mau por 100 mil, sabendo que vou lá morar durante muito tempo e não comprar uma casa melhor e mais bem situada porque ela custa 110 mil.

E agora vão responder:

Dêem-me SUV's. E não saíremos deste ciclo, de uma tentativa frustrada de fazer do Duster algo que não é. Não invalidando que seja bom produto para alguns, claro.

Eu já dei a minha opinião. Prefiro dar mais 2000/3000€ por algo mais seguro, completo e que desvalorizará menos.

isliar, já agora, mostra aí o teu Duster, se não te importares. [;)]

E agora vão responder:

Dêem-me SUV's. E não saíremos deste ciclo, de uma tentativa frustrada de fazer do Duster algo que não é. Não invalidando que seja bom produto para alguns, claro.

Eu já dei a minha opinião. Prefiro dar mais 2000/3000€ por algo mais seguro, completo e que desvalorizará menos.

"Pergunto-vos novamente com um orçamento de 20mil (até 21 que foi quanto eu gastei) para gastar num carro NOVO a diesel espaçoso e familiar"

Ele não falou em SUV's. Mas como agora não tem saída, vai falar.

25 anos? Devias ter comprado um toyota neste caso o auris, eventualmente um corolla verso.

Mas é uma asneira que já não vais a tempo de remediar.

O TUGA, essa criatura que anda sempre atrás do desconto e promoção, e que até acaba por comprar coisas que não precisa, por apenas estarem com uma promoção bombástica.

20 000€ por um Duster, e falando pessoalmente, coloca-o claramente na classe de sufoco financeiro. 20 000€ é muito dinheiro, e eu teria de me endividar por uns aninhos porreiros só para ter esse paradigma da racionalidade estacionado à porta da casa.
Esse é o problema da situação financeira que estamos. Querer ter tudo o que os outros têm, e enterrando-nos num buraco de dívidas de compras "racionais".

Neste post também já estás a generalizar como a malta pró-duster. E eu não concordo muito com a tua análise sobre os portugueses em geral. Eu realmente devo ter tido muita sorte com a minha educação e com as pessoas que me rodeiam, mas não é nada essa a ideia que tenho da sociedade, não me identifico nada com isso.

O duster é um carro fracote, que não vale o dinheiro sobretudo graças à carga fiscal que leva assim que passa a fronteira mas também não vamos assumir que por alguém adquirir um carro de 20mil € terá de se endividar...

Não se preocupem com o carro ser mal construído porque eu também não me preocupo :)

Comprem esses carros com os plásticos fofinhos e sensores bonitos que as marcas e os vendedores agradecem as margens de lucro. Eu cá me contento com uma lata velha, mal construída, insegura com o símbolo da DACIA à frente :)

O

Para o DIG: Quanto à foto do meu Duster não posso mandar agora, o carro está na oficina para mudar algumas peças que entretanto se desmontaram...

Primeiro que tudo, num país em que todos os carros novos têm preços absurdos, é um bocado complicado falar-se em racionalidade. Seja qual for o carro, nunca o negócio é bom.

De qualquer forma, para quem quer mesmo trocar de carro, seja qual for a razão, o Duster não pode ser considerado racional, apenas por ter uma das melhores relações preço/espaço.

O Duster nem pode ser comparado aos outros SUV, pois são campeonatos distintos. Pode, sim, ser comparado a um utilitário, cujo preço é idêntico. Face a estes, apenas oferece mais espaço e versatilidade. Perde em refinamento, suavidade, equipamento, qualidade, segurança, ergonomia, etc.

A seguir ao preço, a estética é o factor mais importante na compra de um automóvel. Por aqui, é fácil de perceber o sucesso do Duster - não é caro e tem um aspecto muito cool e ainda vai onde um utilitário não consegue.

O low-cost tem um efeito curioso e que não é exclusivo dos automóveis. Quem opta por esta via, tenta convencer-se que é mais esperto que os outros e faz um melhor negócio. Não conseguem entender que pagam menos.. porque têm menos.

Eu, por exemplo, não tenho nada contra a Dacia, mas sou incapaz de comprar um Duster, pois não estou disposto a abdicar de uma série de coisas que o Duster obriga. Basta lembrar que o meu Clio II tem equipamento que o Duster não pode ter, nem sequer como opcional. Refiro-me, concretamente, aos sensores de luz e chuva, ao ac auto e até aos faróis de xénon. Isto para não dizer que não tranca as portas em andamento ou ao facto de ter uma ergonomia muito inferior à do Clio.

Tu fizeste a tua escolha e, na tua forma de ver as coisas, fizeste uma boa escolha. Não tens que justificá-la perante os outros. Não podemos é justificar a nossa escolha irracional com a escolha irracional dos outros[:D]. Os carros são autênticos sorvedouros de dinheiro. Basicamente as escolhas resumem-se entre o irracional e algo um pouco menos irracional. E dado estarmos num fórum automóvel, onde as paixões andam em alta, justificar racionalmente uma compra não leva basicamente a lado nenhum.

O que continuou a criticar é a abordagem economicista da Renault para lançar uma série de modelos abaixo da média, com esses argumentos de meia tijela associados ao low-cost.
Ele foram pelo caminho do facilitismo, e isso a meu ver, é apenas o caminho da miserabilidade. Podiam ter sido mais inteligentes em vez de apenas usar a sua chico-espertice.

Eu, por exemplo, não necessito verdadeiramente de carro para o meu dia-a-dia, já que tenho a sorte de ter uma boa rede de transportes públicos onde moro, conseguindo-me deslocar com relativa facilidade.
Mas dado este bichinho dos automóveis, comprei um brinquedo rasteirinho, apesar de ter mais uma década em cima. Era o que conseguia atingir financeiramente e manter. No meio da irracionalidade, tentei ser o mais racional possivel para alimentar a criancinha que há em mim[:D]

Quanto ao teu dilema, deveria ser algo que te deverias ter perguntado na altura que compraste carro.
A questão é que as escolhas a este nivel de preço não parecem tão "fun" como um Duster. Apesar de, como carros, serem claramente superiores.

Usando a plataforma do qual o Duster (e o Logan e Sandero) deriva tens da Renault e Nissan dois MPV's, o Grand Modus e o Note, com o 1.5 dCI de 90cv, e sem ser necessário ir ao modelo base.
Tens outro MPV, o c3 Picasso, com look bem mais interessante equipado com o 1.6 HDI de 92cv.
O Toyota Verso-S, consegue também entrar nestes pârametros, e tendo em conta que queres um carro para 20 anos, apesar de achar que actualmente nenhum carro aguente-se tão bem à bronca como outros no passado, talvez o Toyota fosse um valor mais seguro.
O Hyundai ix20 e o Opel Meriva também cai nesses valores.

O Skoda Roomster deve ser o mais espaçoso do lote, mesmo comparando com o Duster. E apesar da versão pseudo-Suv "Scout" saltar umas centenas de euros dos 21 000, certamente deve dar para o desconto. 1.6 tdi de 90cv fica nestes valores.

E para engolir o orgulho, testando as nossas capacidades de não olhar para a "imagem" sai uma "bela" Fiat Dobló com 7 lugares com o 1.3 Mjet e 90cv.
Tendo em conta as dimensões e o espaço oferecido, deveria-se olhar mais para estas versões de passageiros destes veículos de trabalho como coisas polivalentes e de uso familiar.
Na família tenho uma Dobló da geração anterior a fazer o papel de familiar, também com 7 lugares, porque pelo preço, nada mais lhe tocava na disponibilidade de espaço. Qualidade de construção está ao nivel da generalidade do segmento B, e esta nova ainda está melhor. E no geral, vêm com bastante equipamento de origem.
Costumam durar, dado as suas origens como cavalo de trabalho, e são razoávelmente confortáveis e na disponibilidade de espaço, a este preço, não há nada que lhes toque.

E aproveitando algumas campanhas certamente consegue-se uns descontos valentes em alguns modelos de segmentos acima.
É claro que não temos SUV's ou pseudo-SUV's na lista.
Carros com propósito familiar não é sinónimo de carros em saltos altos.
Mas conseguir fugir do look aventureiro do Duster deve ser complicado

Last edited:
Felizmente para mim eu estou disposto a abdicar desses sensores e "extras" que tanto se tem falado...eu não preciso de faróis de xenon, nem preciso que um sensor me diga se está a chover ou luzes para me iluminar até eu chegar a casa...se eu precisasse desses extras instalava-os agora por meia dúzia de trocos :)

Pelos vistos há muita gente por esse mundo fora que se julga mais inteligente que os outros por adquirirem produtos low cost...

Este será o meu último post por estas bandas porque sinceramente não há critica construtiva mas sim destrutiva...

Convido todos os anti Dusters/low-cost a visitarem o fórum diário de bordo do Duster para animar aquilo porque está muito fraquinho...1 abraço para todos!

Neste post também já estás a generalizar como a malta pró-duster. E eu não concordo muito com a tua análise sobre os portugueses em geral. Eu realmente devo ter tido muita sorte com a minha educação e com as pessoas que me rodeiam, mas não é nada essa a ideia que tenho da sociedade, não me identifico nada com isso.

O duster é um carro fracote, que não vale o dinheiro sobretudo graças à carga fiscal que leva assim que passa a fronteira mas também não vamos assumir que por alguém adquirir um carro de 20mil € terá de se endividar...

Não digo que sejam todos, mas infelizmente já me cruzei com demasiados exemplos, alguns deles bastante próximos para perceber que grande parte das pessoas não sabem gerir porra nenhuma e facilmente caem num mundo de fantasia onde podem viver acima das suas possibilidades. E vjo-as tomar decisões tão idiotas, que às vezes apetece varrer tudo à porrada para ver se abrem os olhos de uma vez por todas.

Posso estar a cometer o erro da generalização. Eu também, pessoalmente, não me identifico com essa realidade. Mas eu sei fazer contas (gastar menos do que aquilo que se ganha) e vi de perto a realidade idiota dos que as não sabem fazer.
Mas os factos são inegáveis. Basta ver as notícias sobre o nosso país. Crédito mal parado atinge valores recorde. Pessoas com múltiplos empréstimos sem os conseguir pagar.
E se fosse só Portugal....

Isliar:

Agora começamos a entendermo-nos. Tu compraste o Duster porque gostas dele. Porque te sentes bem nele, porque emocionalmente preferes essa compra. Isso não tem nada de mal. Aliás as nossas compras são mais por fatores emocionais do que racionais. E quando assim é, para justificarmos as nossas condutas emocionais procuramos argumentos que as validem perante os outros. Chama-se a isso Dissonancia cognitiva e é um fenómeno que nos toca a todos.

Tu gostas do duster e por isso o compraste. Não é preciso justificar mais. Do mesmo modo que eu gosto da Nokia mesmo sabendo que há marcas tão boas ou melhores a preço mais baixo.

A Dacia não é low cost apenas porque a marca o diz. Quem acredita nisso comete um erro. A Dacia apesar de ser uns trocos mais barata nada tem de racional porque os concorrentes fazem melhores produtos a preços semelhantes.

Dito isto, eu acho que a marca tem trabalhado bem este posicionamento e também teve a sorte de ter "explodido" em 2008 quando a crise internacional bancária fez muita gente pensar em que o melhor era regressar ao básico.

O Logan vendeu muito na europa nos 2 primeiros anos mas agora rebentou, depois veio o Sandero que está a rebentar e presumo que daqui a 1/2 anos o Duster vá pelo menos caminho porque o mercado não é enganado por muito tempo. Quando os consumidores esquecerem a onda "vamos comprar básico porque há uma crise que ameaça tudo" voltarão normalmente à lógica anterior, de obter o produto mais completo e moderno pelo preço mais justo.

Entretanto man, o importante é seres feliz com o teu carro. Que é bem giro, diga-se de passagem.

Back