Convivo com uma de cada.
A de correr é melhor para aceder à bagageira ou para pôr objectos mais altos que não cabem com a chapeleira "corrida". Tens acesso a "toda" a bagageira, mais facilmente. É mais prática, sem dúvida. Se precisares de entrar na bagageira (por exemplo, sentares-te para arrumar melhor um objecto), esta é melhor opção.
A rígida é pior para aceder à bagageira. Se quiseres ter um acesso a "toda" a bagageira ao nível de uma de correr tens mais trabalho para recolhê-la*, vais ter que "desconectar" da porta da bagageira e dobrá-la, este último passo é coisa que essa aí da
foto do Duster não permite. Ou seja, nesse caso da rígida não dobrável, temos que a retirar ou sujeitar ao pior acesso.
Se tiver que retirar por completo, a de recolher é mais pequena que que a rígida (mesmo a dobrável). Se tiveres num sítio onde tens que tirar a chapeleira e levá-la no carro, é mais fácil arrumar bem a de correr.
Assim de repente, aquilo em que a rígida se superioriza em relação à outra é mesmo o facto de ser possível pôr lá objectos em cima, sem ela "afundar". Põe-se lá um ou dois portáteis e mais um ou dois casacos. Com algum peso, a de correr já quer tocar no fundo da bagageira (passo o exagero), claro que isso não acontece, já que ela está presa, mantendo-se relativamente esticada, mas o esforço, se for demasiado, pode enfraquecê-la nalgum ponto, no limite, pode rasgar (já as vi rasgadas, não sei se por lhe porem peso em cima ou por outros factores, tais como exposição ao sol, etc).
A poder escolher, a de correr seria a minha eleita.
*isto não se aplica a um segmento B de 5 lugares, dos que tenho conhecimento, a bagageira é suficientemente curta para conseguir ter acesso a toda ela só com o levantamento da chapeleira que a porta da bagageira permite.