Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Motores disponíveis:
1.5 dCi de 90cv
1.5 dCi de 110cv
1.6 de 105cv
1.2 TCe de 125cv (NOVO)

dacia-10.jpg
dacia-11.jpg
dacia-12.jpg
dacia-13.jpg
dacia-15.jpg
dacia-14.jpg

Gostei das mudanças, penso que foram todas para melhor. O interior continua a não ser a coisa mais agradável do mundo, ainda assim, conseguiu melhorar a nível visual em comparação ao que existia até agora.

Parece que ganhou indicador da temperatura exterior (suponho eu que aquele 20º C se refira a isso) que me recordo de ler que não tinha, penso:
dacia-12.jpg

O quadrante (aqu está o anterior) já não é praticamente igual ao do Clio II. Não me agrada o facto de terem posto a "moldura" redonda para porem um visor pequeno para lá no meio. Ok, é suposto ser um carro barato, mas penso que a solução para integrar o visor no Mégane é melhor. Devem ter aproveitado a moldura do Mégane GT/GT-line para aqui, por isso espero que hajam para ali mais umas luzinhas naquele espaço todo que resta. [:D]

Estou a gostar. Se à 2 anos fosse assim se calhar tinha comprado 1.
Não vou descurar um test drive a esta máquina quando sair o restyling.
Onde se liga o Ac ? essa versão não deve ter, pois deverá ser um botão igual ao do desembaciamento do óculo traseiro.

Gostei da evolução da dianteira e a confirmar-se o 1.2T, ui ui. Desconfio é que essas imagens do interior são de um Logan/Sandero. Vou esperar por imagens oficiais, mas vai de certeza ser melhor que o actual.

A chapeleira é um nojo ... nada pratica num carro desses.
Se levantar com a porta do porta-bagagens, menos mal. Aliás, parece ter ali umas peças que poderão ser para isso.

Uma que recolhesse era muito melhor, mas, se bem me recordo, a chapeleira do Duster pré-facelift é dessas e o material pareceu-me um bocado reles. Posso estar enganado e se calhar até é duradoura, mas não me pareceu grande espingarda das vezes que acedi ao porta-bagagens de um Duster.

A mim nao me parece que a chapaleira suba com a porta da mala ... Mas tambem nunca tive contacto com o Duster , alias tecnicamente nem parece que seja possivel vista a forma como a mala abre.

Bom mas o carro parece muito melhor excepto essa falha ... realmente daria muito mais jeito uma chapeleira de correr.

A mim nao me parece que a chapaleira suba com a porta da mala ... Mas tambem nunca tive contacto com o Duster , alias tecnicamente nem parece que seja possivel vista a forma como a mala abre.

Bom mas o carro parece muito melhor excepto essa falha ... realmente daria muito mais jeito uma chapeleira de correr.

efectivamente a chapeleira de correr seria melhor mas talvez mais cara, sendo um carro low cost....de qualquer das formas, a parte posterior da chapeleira parece ter uns encaixes para subir junto com a tampa da bagageira.

Agora fui pesquisar e isto é o que temos na Europa:
duster-boot.jpg

dacia_duster_boot_0.jpg

Por outro lado, noutros mercados em que o carro recebe o símbolo da Renault (pelo menos, onde estava esta primeira foto abaixo, havia fotos de frente e era esse o logo), parece que a chapeleira é como a da foto e sobe:
952773d1341676773t-renault-duster-official-launch-report-duster-4.jpg

Dacia-Duster-Boot.jpg

Last edited:
Mas nesta foto

gfgf.PNG

Nao consigo perceber é como a chapeleira sobe pois nao se consegue identificar a quebra para permitir que parte dela suba ,

A menos que suba toda inteira, parece -me que pode ser isso.

Mas nesta foto

gfgf.PNG

Nao consigo perceber é como a chapeleira sobe pois nao se consegue identificar a quebra para permitir que parte dela suba ,

A menos que suba toda inteira, parece -me que pode ser isso.
Realmente, aquelas parecem dobrar e essa não parece ter quebra nenhuma para isso acontecer, bem visto. [;)]

Realmente, aquelas parecem dobrar e essa não parece ter quebra nenhuma para isso acontecer, bem visto. [;)]

Exacto , parece-me que tem de haver ali uma quebra transversal que permita a chapeleira subir e outra parte ficar lá encaixada. Só mesmo quando chegar é que se vai ver , de qualquer forma , a de correr é sempre mais pratica para quem quiser levar objectos de grande volume.

Exacto , parece-me que tem de haver ali uma quebra transversal que permita a chapeleira subir e outra parte ficar lá encaixada. Só mesmo quando chegar é que se vai ver , de qualquer forma , a de correr é sempre mais pratica para quem quiser levar objectos de grande volume.
Chapeleira de correr é bem mais prática, de facto. Valia mais terem pegado na de correr e fazerem num material melhor. Mas em vez disso foram pegar naquilo que, apesar de me parecer material menos reles, é menos prático.

Aliás, referi que aquela chapeleira é decente por parecer ter melhor material e, vai na volta, é ranhosa, embora possa não o parecer por estar numa foto do género promocional.

Quem sabe, o objectivo seja uniformizar a mesma chapeleira para todos os mercados. Valia mais terem adoptado a de correr para todos os mercados, de preferência, com melhor material.

A chapeleira de correr é melhor, pois podes precisar de carga até ao cimo e basta recolher a chapeleira. Se for do tipo que levanta, como colocas tralha até cima!??!

A chapeleira de correr é melhor, pois podes precisar de carga até ao cimo e basta recolher a chapeleira. Se for do tipo que levanta, como colocas tralha até cima!??!

Tens que a retirar, obviamente! A única vantagem da chapeleira que levanta é poder colocar sobre ela objetos volumosos, mas leves como um casaco que não se amarrota...

Convivo com uma de cada.

A de correr é melhor para aceder à bagageira ou para pôr objectos mais altos que não cabem com a chapeleira "corrida". Tens acesso a "toda" a bagageira, mais facilmente. É mais prática, sem dúvida. Se precisares de entrar na bagageira (por exemplo, sentares-te para arrumar melhor um objecto), esta é melhor opção.

A rígida é pior para aceder à bagageira. Se quiseres ter um acesso a "toda" a bagageira ao nível de uma de correr tens mais trabalho para recolhê-la*, vais ter que "desconectar" da porta da bagageira e dobrá-la, este último passo é coisa que essa aí da foto do Duster não permite. Ou seja, nesse caso da rígida não dobrável, temos que a retirar ou sujeitar ao pior acesso.

Se tiver que retirar por completo, a de recolher é mais pequena que que a rígida (mesmo a dobrável). Se tiveres num sítio onde tens que tirar a chapeleira e levá-la no carro, é mais fácil arrumar bem a de correr.

Assim de repente, aquilo em que a rígida se superioriza em relação à outra é mesmo o facto de ser possível pôr lá objectos em cima, sem ela "afundar". Põe-se lá um ou dois portáteis e mais um ou dois casacos. Com algum peso, a de correr já quer tocar no fundo da bagageira (passo o exagero), claro que isso não acontece, já que ela está presa, mantendo-se relativamente esticada, mas o esforço, se for demasiado, pode enfraquecê-la nalgum ponto, no limite, pode rasgar (já as vi rasgadas, não sei se por lhe porem peso em cima ou por outros factores, tais como exposição ao sol, etc).

A poder escolher, a de correr seria a minha eleita.

*isto não se aplica a um segmento B de 5 lugares, dos que tenho conhecimento, a bagageira é suficientemente curta para conseguir ter acesso a toda ela só com o levantamento da chapeleira que a porta da bagageira permite.

Back