Dakar 2019

Hummm o Live timming nem sempre funciona bem.

Mas o Walkner ainda não passou no WP1... :confused:

EDIT: Já foi actualizado. Passou a perder quase 4m para o Meo que vai na frente.
Vai a controlar.

Última edição:
Agora que findou a competição pode-se concluir que ao fim de tantas voltas e reviravoltas, lá ganharam quase os mesmos de sempre:

KTM, mais uma vez invencível, mas desta vez por infortúnio dos pilotos da concorrência, pese embora no final ter 4 motas da marca nas 5 primeiras posições ser uma presença esmagadora.
E de repente, desde o adeus do Coma e do Despres nas motas, a KTM já tem 3 novos pilotos vencedores da competição, ficando a faltar apenas o Meo do quarteto laranja.
O Barreda, sendo o mais experiente este ano desiludiu-me um pouco. Benevides estragou tudo em casa e o van Beveren foi infeliz. Por mais que façam, a verdade é que Honda e Yamaha têm de arriscar muito mais que a malta da KTM, e mesmo assim...

Os quads não sigo muito, e este ano não houve muita história, com um domínio de fio a pavio. So uma nota para o 2º classificado der uma 450cc no meio das 700cc.

Nos carros, este ano a Peugeot teve problemas que não teve nas 2 edições anteriores, e ganhou o piloto que os teve em menos quantidade. Prémio merecido neste final de carreira do projecto, pois o Sainz foi peça basilar do sucesso na competição.
Peterhansel a mostrar que está para as curvas e o porquê de ser o melhor que lá anda. Teve azares que lhe custaram a prova.
o Nasser sempre muito rápido e igual a si próprio, grande piloto. Seria porreiro se comprasse o projecto dos Peugeot e montasse uma equipa própria, vamos ver o que vai suceder.
O De Villiers mais do mesmo, sempre a terminar, no pódio ou perto dele, mas é sempre "comido" por alguém.
Os Minis este ano foram uma desilusão. esperava-se mais de uma equipa que ataca a competição com 2 carros tão diferentes. Os 4x4 já estão ultrapassados, e os 4x2 nem sequer mostraram grandes problemas (como os Peugeot no primeiro ano), simplesmente porque os pilotos andaram aos papéis.
O enguiço da Toyota nas competições automóveis dá para rir ou chorar? por mais anos que lá andem não passam disto...

Nos camiões lá voltou a normalidade dos Kamaz, que ainda foram ameaçados quase no final.

Foi uma prova péssima para os portugueses, ou porque tiveram problemas antes, ou porque abandonaram, e sem os tugas por lá a prova não gera a mesma expectativa. Por outro lado, permite ver a competição com outros olhos, com referências, mas sem "clubite".
Estes dias dei por mim a pensar quão mal está a fazer o Dakar na América do Sul aos portugueses...nos carros já só lá temos o (velho) Sousa e 2 ou 3 navegadores, nas motas já só temos 2 ou 3 pilotos também, e já na casa dos 30 e tais/40 anos.
As boas performances do Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Rúben Faria nos últimos anos andaram a camuflar os pilotos portugueses, mas o que é certo é que estes ainda começaram no Dakar em África, e agora não se vislumbra sangue novo a entrar na competição.

Basta também olhar para a geral para perceber que os melhores pilotos da actualidade já surgiram nos últimos 3, 4 ou 5 anos!

bruno, subscrevo tudo o que escreveste! Até a parte de não ligar nada aos quads!

Uma piada de caserna: o Barreda só ganha no ano em que mudar para a KTM! Dizem as más línguas que já esteve mais longe!

PS: a Honda tem sido quem mais investe na prova em duas rodas, mas falta-lhe uma estrelinha! A Toyota não sei o que investe, mas também a estrelinha não quer nada com eles! Os orientais ainda ficam de olhos (mais) em bico! [:p]

Agradeço os resumos aqui do pessoal. Pois a falta de resumos em condições na Eurosport e a falta de tugas na prova até tiram a vontade(pouca) de ver alguma coisa do Dakar.

O bruno faz um bom resumo.

Apenas destaco algumas situações.

- Nas motos, a KTM aposta forte, a presença da equipa é grande, a moto é espectacular e os pilotos são de topo. E queira-se ou não, têm tido a estrela da sorte do lado deles. A vitoria caiu no colo do Walkner quando os 3 pilotos que estavam à frente dele se enganam todos no mesmo local.
O Barreda também teve um azar grande de navegação logo no começo e que o obrigou a apertar ainda mais.
O Van Beveren teve azar... a 3km da meta, num leite seco , uma queda "parva". [s)]

Nos carros, honestamente n gosto do Sainz nem do Peter, não os acho humildes. E parece-me que se puderes andar fora das regras andam. A história do acidente com o Quad é estranha com o Sainz a admitir que quase que bateu, mas não bateu... :sh)
O nasser teve azar... 10 furos....

A KTM tem muita experiência, está no ADN, e já são muitos anos a ganhar desde as brutais lc8, as lc4 e agoras as 450. As máquinas dos outros (Honda e Yamaha, Husqvarna não conta para o Totobola) não estavam ao mesmo nível, mas este ano era possível para ambas. O problema foi os erros dos pilotos.
Por outro lado a KTM tem tido alguma sorte (no Dakar é preciso!). Tirando o Pryce, não acho nenhum dos outros pilotos fora de série, ou pelo menos melhor que alguns da concorrência, mas vivemos uma época de muito equilíbrio, o que é bom!
Acredito que é uma questão de tempo até o van Beveren e o Benevides ganharem. O Barreda os anos passam e o enguiço não quebra, e já são muitos anos a andar bem para depois estragar tudo.

Quanto à malta dos carros, também não gosto muito do Sainz, e tem erros de principiante como os abandonos dos últimos anos. Mas foi sem dúvida peça fundamental no desenvolvimento dos Peugeot, pois era ele que tinha a experiência dos buggys.
Sou admirador do Peterhansel pela sua consistência enquanto piloto. Foi top a andar de mota e agora é top a andar de carro. Sabe melhor que ninguém quando tem de atacar, e ainda podia ter mais um campeonato na conta, não fossem as ordens de equipa no ano que ganhou o (fraco) do Roma.
Gosto imenso do Nasser, é grande piloto e aparenta ser um tipo porreiro e com espírito Dakar. Pena que tenha sempre muitos furos e às vezes alguns excessos de velocidade ou falhas de waypoints que o penalizam, mas faz parte da identidade.
Nunca gostei muito do Despres, mas acho que tem sido uma agradável surpresa desde que passou para os carros.

Um maluco que faz lá falta é o Robby Gordon [:cool:]

Agora
O enguiço da Toyota nas competições automóveis dá para rir ou chorar? por mais anos que lá andem não passam disto...

N!

Isso não é bem assim, e o problema desta prova é isso mesmo, só dão protagonismo aos primeiros e pouco mais.
Se não vejamos o que a Toyota fez:

- O Land Cruiser Toyota Auto Body voltou a sair vitorioso pelo quinto ano consecutivo na categoria de Produção T2 - jipes mais parecidos aos que podemos comprar num stand.
- O camião Hino Team Sugawara chegou ao primeiro lugar, pelo nono ano consecutivo, com o Hino Ranger na categoria de Camiões (motor de 10 litros ou menor).
- Por último e o mais mediático TOYOTA GAZOO Racing South Africa que terminou o rali com a nova Hilux no segundo e terceiro lugar na classificação geral.

Falta efetivamente a vitória à geral que será a cereja no topo do bolo, mas não se pode retirar o mérito desta marca no Dakar.
Tenho pena que a Mitsubishi e Nissan não coloquem carros na categoria T2, ia concerteza ter outra cobertura.

Isso não é bem assim, e o problema desta prova é isso mesmo, só dão protagonismo aos primeiros e pouco mais.
Se não vejamos o que a Toyota fez:

- O Land Cruiser Toyota Auto Body voltou a sair vitorioso pelo quinto ano consecutivo na categoria de Produção T2 - jipes mais parecidos aos que podemos comprar num stand.
- O camião Hino Team Sugawara chegou ao primeiro lugar, pelo nono ano consecutivo, com o Hino Ranger na categoria de Camiões (motor de 10 litros ou menor).
- Por último e o mais mediático TOYOTA GAZOO Racing South Africa que terminou o rali com a nova Hilux no segundo e terceiro lugar na classificação geral.

Falta efetivamente a vitória à geral que será a cereja no topo do bolo, mas não se pode retirar o mérito desta marca no Dakar.
Tenho pena que a Mitsubishi e Nissan não coloquem carros na categoria T2, ia concerteza ter outra cobertura.

No último parágrafo Acabaste por referir o porquê de ganhar nos T2, vá uma das razões [;)]

Por um lado concordo com o que dizes, mas por outro não, porque é quase como preparar uma equipa para ganhar a liga dos campeões ou a liga europa e intercontinental.

O Loeb pensava que vinha aqui armado em Ronaldo CR7 e continua a não atinar com a coisa

Ainda ganhou algumas etapas típicas de rally, mas chegou às dunas e a coisa azedou. Talvez se tivesse um navegador mais dotado para este tipo de provas a coisa fosse melhor um pouco.
Neste caso o Hirvonen tem-se dado melhor, ou mesmo o Prokop.

Foi um grande Dakar, e o brunomeleiro já resumiu e muito bem.

A organização acho que escolheu muito bem. O Coma mudou tudo e meteu dureza nos primeiros dias logo a abrir. Os pilotos até ficaram malucos e a navegação foi mesmo um desafio como deve ser uma prova destas.

Depois a passagem dos calores para dois dias de chuva e frio a 4000m de altitude, para depois voltar aos 40 graus... Brutal. Mais uma palavra para o arranque na praia, tem de ser todos os anos assim, imagens espectaculares.

Sobre os vencedores, o Dakar é mesmo assim. É uma prova muito dificl de vencer e acho que se nos carros já se sabia que ia ser dificílimo não ganhar um Peugeot, nas motas acho que a KTM volta a ganhar, mas teve alguma sorte. Aquela queda do Beveren foi lamentável.
O Walkner não se perdeu, navega muito bem, é muito consistente, talvez por ter tido um mentor dos melhores, e claro que é o que sequer para ganhar.

Nos camiões, que enorme azar para o Vilagra, e mais uma vez la ganha o fucking Kamaz. Para terem um ideia do efeito Kamaz, vejam este video.

Última edição:
Ainda ganhou algumas etapas típicas de rally, mas chegou às dunas e a coisa azedou. Talvez se tivesse um navegador mais dotado para este tipo de provas a coisa fosse melhor um pouco.
Neste caso o Hirvonen tem-se dado melhor, ou mesmo o Prokop.

O Loeb para o ano já não vai olhar para o lado. Foi por estar a olhar para o lado que se enfiou naquele buraco. O Elena, tem de perdes uns 40 kgs se quer ser co piloto como deve ser no Dakar. Ele pode ser muito bom a ler notas, mas aquela barriga, jesus!

O Loeb para o ano já não vai olhar para o lado. Foi por estar a olhar para o lado que se enfiou naquele buraco. O Elena, tem de perdes uns 40 kgs se quer ser co piloto como deve ser no Dakar. Ele pode ser muito bom a ler notas, mas aquela barriga, jesus!

Para o ano não há Peugeot oficial, pelo que não sei onde se vai encaixar o Loeb e os outros 2 ou 3 da equipa, que em rigor têm mais experiência nestas andanças.

Estou curioso para saber se vai sair da zona de conforto e assumir um projecto de maior risco, ou se vai desistir de provar que também é bom neste tipo de provas.
Fora os navegadores, não nos podemos esquecer também que o Peterhansel e o Despres têm experiência de navegação em motas.

Voltar
Superior