Desabafo

Nunca fui de lágrima fácil mas ao ler o teu post e ao "sentir" o que as tuas palavras emanavam, acabei por não conter a emoção e a lágrima. Foi o post que mais que me tocou até hoje e que jamais esquecerei. Pela dureza da mensagem e pela beleza do sentimento que o guiou.

Eu perdi o meu pai quando tinha 18 anos. Foi duro, muito duro mesmo. Tudo mudou. Mas a vida continua. Tem de continuar.

A tua perda é indescritível e, quiçá, das piores coisas pelas quais um ser humano pode passar. A perda de alguém que nós escolhemos e que nos escolheu a nós para partilhar uma vida, no bom e no menos, na alegria e na tristeza, reveste-se de uma crueza terrível.

Lostfan, apesar do conteúdo fortíssimo e triste do teu post, nele também transparece uma imensa beleza. A dos sentimentos que nutres pela tua falecida esposa. E essa (dos sentimentos) é intemporal. Tal como o será a imagem da tua esposa perante ti e daqueles que dela gostavam. E é por essa imagem que tens de continuar a viver, pois onde quer que esteja, a tua mulher saberá que foi amada e que amou. E, concerteza, quererá ver-te a ser forte e a lutar contra a adversidade. E ainda mais quererá que tudo faças pela vossa filha e pelo seu presente e futuro, pois é a melhor "criação" e "exemplo" do vosso amor e dos sentimentos bonitos que partilharam ao longo de 23 anos. E partilharão para a eternidade.

Os meus sentimentos e os desejos que a força esteja contigo. Um dia de cada vez e nunca te esqueças que fizeste alguém feliz e que esse alguém sentiu e fez o mesmo por ti e contigo.

Um forte abraço.

PS: Bskyb, muito do que escrevi ao Lostfan se aplica a ti. Por acaso tenho um bom amigo que passou pelo mesmo que tu (fez um ano há cerca de uma semana) e bem vejo o sofrimento e a dor que a situação ainda lhe causa. Mas tem sido forte e a cada dia está mais animado com a vida pois esta continua. E quem partiu ia querer isso mesmo.
Os meus sentimentos perante tão lamentável acontecimento.

• Like
Reactions: MS
Não sou a Maria Helena, sou só uma grande amiga, nem estou registada neste Fórum, mas foi a Lena que me falou deste tópico e me autorizou a entrar com o seu nick.

Tive grande dificuldade em ler tudo porque as lágrimas continuam a correr-me pela cara abaixo. Choro por si que não conheço nem nunca tinha ouvido falar e, confesso, choro por mim por já ter passado pela mesma situação e como compreendo pelo que está a passar.

Depois de 22 anos de casados o meu marido adoeceu com um cancro no esófago. Soubemos da sua doença no início de Dezembro, em Janeiro foi operado e em 24 de Fevereiro, quando me levantei para lhe dar os medicamentos, estava morto.

Levei mais de uma semana a conscencializar o que tinha acontecido, não chorava, nem percebia o que se passava à minha volta. Depois... deixei de querer viver, devo a uma familiar o estar viva.

A dôr é indescritível, temos a sensação de que o peito vai rebentar a qualquer momento e passamos um largo tempo com essa dôr sempre a aumentar, também não queria ninguém ao pé de mim, deixei de atender o telefone e afastei-me de muita gente, mas o tempo acaba por ser o único remédio.Passados 10 anos e apesar de não haver dia nenhum da minha vida que não me recorde do meu marido, hoje já consigo viver com a sua doce memória.

Não tenho filhos por isso nem tive essa "ajuda" para continuar.

Não lhe dou "conselhos", sempre achei que tudo o que me diziam para fazer, não fazia qualquer sentido para mim, apesar das boas intenções das pessoas que tentavam ajudar-me.

Quis dar-lhe o meu testemunho vivido e muito sofrido e desejar-lhe que encontre rapidamente a "sua" forma de viver serenamente com a sua dôr.

Para o outro rapaz de que não me recordo o nick, o meu desejo também de que consiga ultrapassar e refazer a sua vida.

Acredito que as pessoas que amamos velam por nós.

Um abraço solidário para ambos.

Isabel

• Like
Reactions: MS
“Não creio que haja maior respeito que chorar por alguém que não se conheceu.”1 As lágrimas que se soltaram ao ler a tua dor são o maior respeito que posso demonstrar pela tua perda, Lostfan.

Qualquer um de nós, neste momento, não pode deixar de sentir a insignificância dos problemas ou dificuldades que tem perante a tua tristeza. Só vem demonstrar que gastamos os nossos dias perdendo-nos com coisas tão pequenas esquecendo-nos do essencial.
Também eu tenho uma filha e uma esposa que são a maior riqueza que tenho no mundo e não pude deixar de me emocionar com o teu desabafo.
Neste momento tens de te agarrar à tua filha, pois ambos irão precisar muito um do outro. E se tu és adulto e, embora compreendas, tens dificuldade em aceitar esta realidade, a tua filha terá maior dificuldade em compreender sequer o que se está a passar. Será ela a tua maior força. Ela, que é uma parte importante da tua esposa, requer a tua atenção, pelo que, por ambas, deverás ser muito forte neste momento difícil.
Pensa que a tua mulher estará neste momento a ver-vos e sente o vosso sofrimento e angústia e isso traz-lhe tristeza e desassossego. Mas ela espera que faças uso da força do amor imortal que vos une para criares a vossa filha. Como mãe, essa é agora a sua maior preocupação e será essa a maior alegria que lhe poderás dar. Um tributo inigualável que fará de ti o mais forte e maior de todos os homens à face da terra por estares tão vazio por dentro e conseguires dar tudo o que te resta por aquela que representa o fruto do vosso amor.
Evita o isolamento e procura a tua filha, pois precisais mais um do outro do que nunca, pois “duas fraquezas não fazem uma fraqueza maior, fazem uma força nova.”2

Guarda no teu coração os momentos inesquecíveis e incomparáveis que tiveram juntos até à chegada do dia do vosso reencontro. Até lá, cuida da vossa filha dando a maior alegria possível aquela que está a zelar por vós. Não penses que é o fim, pois esta vida é infinitamente passageira. Por isso, não te despeças nunca. Diz-lhe apenas: “Até breve”.

1e2(Saramago, José)

Last edited:
os meus sentimentos... e tranquilidade...
tudo o que se disser aqui é pouco.. é como uma gota num oceano mas que faz diferença. (é bonito ver tanta gente a dizer tanta coisa linda.)

Mas uma maneira de ver a morte pode ser como 2 gémeos dentro da barriga da mae eles so conhecem a barriga da mae, nao conhecem mais nada.
No momento em que um nasce o outro fica sem saber o que aconteceu, e esse vai sofrer porque o irmao era a unica pessoa que ele conhecia. A partir daquele momento todo o seu mundo desabou porque quem ele tinha desapareceu.
Mas uma coisa ele nao sabe,é onde ele esta... mas o irmao ca fora depois de ver como isto é belo ri e esperneia com a felicidade esperança e ansiedade de querer ver o irmao e dizer que o que ele conhecia antes era bom.. mas que agora onde ele esta é melhor...[;)]

peco desculpa por qualquer coisa..
um forte e sentido abraço

Só espero que este tópico nunca se "apague". É muito bom ver que ainda há tanta generosidade.

Lostfan, vai aparecendo, por favor! :)

Sinto muito a tua perda.

Espero que a dor se atenue com o tempo e que consigas seguir em frente, por ti e pela vossa pequena.

Abraço

Não tenho palavras. Apenas realizo que desperdiçamos a maior parte da nossa vida com coisas insignificantes.
Muita força para ti e para a tua filha, precisam um do outro mais do que nunca.

Grande abraço, Lostfan!

A vida prega-nos rasteiras quando menos esperamos!

Desejo-te toda a força do mundo e que consigas fazer o melhor pela tua filhota.

Os meus sinceros pêsames.

Abraço.

Lostfan e Bskyb,
Acho que não posso expressar mais nada para além do que aqui já foi dito.
Subscrevo tudo, com o desejo de que tudo vos corra pelo melhor nesta triste e nova fase da vossa vida.....

Um grande abraço

Volto aqui novamente para te lembrar que por vezes encontramos a força onde menos esperamos.

Não posso dizer que sei o que é que estás a passar porque não sei mesmo. Nem quero passar por isso.

Todos nós já sofremos perdas de entes queridos (pai, mãe, avós, irmãos ..... filhos).

Como já desabafei aqui anteriormente perdi um filho aos 7 meses de gravidez.

Encontrámos a força que nos ajudou no nosso outro filho de apenas 2 anos.

Tivemos o apoio dos meus sogros aqui e dos amigos que nos seguraram sempre.

A ferida está cá. Não passa. Só tivemos que aprender a viver com a perda. A família, os amigos ensinaram-nos.

Hoje agradeço aos técnicos de saúde que nos apoiaram.

Se precisares, não tenhas medo nem vergonha de pedir ajuda a um técnico competente. Eles andam por aqui também [;)]

Resto à disposição para o que for preciso.

Grande abraço.

É impossivel ficar indiferente a estas palavras, são de facto tocantes.

Muita força nesta altura e lembra-te que mais que nunca precisas da tua filhota e mais que nunca ela precisa de ti.

Os meu sinceros sentimentos.

Grande Abraço

Last edited:
Raios... estou a ler isto no trabalho e tive de fazer um esforço enorme para não chorar.

Não imagino o que seja passar por uma situação destas, mas de uma coisa tenho a certeza: as pessoas que nos deixam com certeza não iam querer que quem as ama passasse o resto da vida em baixo.
São processos complicados, mas deve sempre haver vontade e força de os ultrapassar, principalmente por respeito e amor aos que nos deixaram.

A morte faz parte da vida, não há volta a dar-lhe.

Força para ti e para a tua filha!

Lostfan... Tudo o que podermos dizer será fútil, mas digo-te isto

Olha para os olhos da tua filha, e vê os da tua esposa,
Ouve a voz da tua filha, e ouve os da tua alma gémea.
Abraça a tua filhota, e sente-te a abraçar também a tua mulher.

Com este balbuciar, queria te dizer que é a tua filha que deve ser o centro da tua vida.

Nela reside a tua esposa. O amor dos dois resultou nela.

Não sei mais o que dizer [s)]

Doi demais, o que estás a passar. A dor é... avassaladora. Entorpece os sentidos, traz uma densa névoa à alma.

Um abraço sentido e sincero.

Lostfan, os meus sentimentos e desejo que consigas ter força e coragem para superar este péssimo episódio na tua vida e cuidares bem da tua filha.

Peco desculpa a todos os membros mas preciso mesmo de desabafar!

.../...

As suas palavras de amor no texto tocam a sensibilidade de qualquer um.

Desconhecia os factos que relatou relativamente á sua esposa.

Quero deixar uma palavra amiga e solidária no seu momento de dor, estou certo que qualquer palavra poderá por vezes parecer vã e sem sentido.

Fica o meu apoio, endereço os meus sentimentos e uma palavra de animo para o futuro com a companhia da sua filha.

Um abraço.

apesar de tudo, entrar só um nada no off topic:
alguém sabe alguma coisa do lost? é claro que o que ele deve ter menos é cabeça pera vir aqui, mas acredito que muitos de nós estejamos preocupados com ele!

Back