desabafos!!

Claro que interessa saber qual é o carro, se calhar até podes achar que estás a fazer um preço porreiro e justo e na verdade não ser bem assim.

E continuas sem perceber bem o que se está a passar. Tens 2 opções:
a) tens pressa e vendes por menos do que achas justo.
b) esperas e tentas receber o valor que pretendes. Se demorar muito a vender, só te resta uma alternativa, baixar o preço.

voltar a ler do principio sff!

o carro esta descrito no anuncio diz os defeitos que tem!
segundo ja tirei 250 euros ao preço que peço e mesmo assim ainda me dizem vlor inferior e que o registo fica á conta do comprador!?!?!
se depois de trocares 4\5 emails a conversa não se altera agradeço a atenção e apresento-lhe outras hipoteses para ir "tentar" baixar o preço para os valores que me apresentou a mim! e em relação ao carro e motor isso é tudo menos pertinente para o topico pois ja vi que não me acontece só a mim!
ps:é a 1º vez que estou a tentar vender a particular!

4 ou 5 emails por causa da compra/venda de um carro usado? :confused:

Um verdadeiro interessado num carro não vai andar a trocar tantos emails (salvo alguma situação muito especial).

O primeiro email pode ser logo com uma oferta muito abaixo (habitualmente com a conversa "dinheiro na mão, sem retomas e blá-blá"), uma pergunta do estilo "qual é o valor mínimo para a viatura?", ou alguma dúvida importante (se é importado, por exemplo).

As respostas eficazes e inequívocas a estas perguntas dizem logo ao comprador se vale a pena passar para a fase seguinte (ligação telefónica) ou se fica por ali.

Um verdadeiro interessado num carro não vai andar a trocar tantos emails (salvo alguma situação muito especial).

O primeiro email pode ser logo com uma oferta muito abaixo (habitualmente com a conversa "dinheiro na mão, sem retomas e blá-blá"), uma pergunta do estilo "qual é o valor mínimo para a viatura?", ou alguma dúvida importante (se é importado, por exemplo).

As respostas eficazes e inequívocas a estas perguntas dizem logo ao comprador se vale a pena passar para a fase seguinte (ligação telefónica) ou se fica por ali.

A minha experiência também é esta.
Quando pergunto dados por email sou bastante especifico, é como uma primeira abordagem. Se as pessoas não respondem ou respondem de maneira idiota esqueço, porque infelizmente não estou a comprar carros únicos pelo que não me preocupa perder um negócio.
Das únicas duas vezes que falei em preço sem ver o carro, foi porque duas condições estavam presentes, o carros estava ligeiramente sobrevalorizado e a distância a percorrer era grande pelo que informei o vendedor que só tinha x de orçamento para o que me foi descrito e se ele estava disposto a aceitar. Estamos a falar de descontos de 10 a 15% não mais.

Essa de negociar o preço antes de ver o carro é muito boa mesmo, farto estou eu de receber propostas ridículas. Ponho um carro a 4mil, vem pessoal do tipo "Dou-te 2mil e vou agora buscar o carro".
Nem me dou trabalho para responder, eles que fiquem na ignorância.

E outra, também muito boa. Sou de lisboa, e não me importo de mostrar o carro nos "arredores". Mas de vez em quando, aparecem artistas do alentejo/algarve/porto, que pedem que eu vá lá e mostre o carro, e nem me pagam a viagem nem nada. Dizem algo do genero "vens ca fazer uma visita, temos praias bonitas" ou alguma coisa desse genero. Eu fico pasmado com essa gente, nem sei o que responder. Devem estar a gozar com as pessoas, só pode. Só falta ele pedir que entregasse o carro com o depósito cheio :sh)

Ou então quando combino com alguém ver o carro, apareço lá no local e hora combinado, eu fico lá a espera deles, meia hora, uma hora, e então o artista liga-me e diz que afinal não pode mostrar o carro hoje. E o engraçado, é que no caminho para lá liguei-lhe e ele diz que já está la.

Última edição:
tambem entendo isso mas um carro de 2006 com 220 mil sempre no mesmo dono é sinal de que andou bem!apenas comprei o carro naquela altura porque a mulher fazia uma porrada de quilometros por dia para ir para o trabalho e mais umas voltinhas era cerca de 150 km diários...eu acho estranho é gente com carros a diesel á venda do mesmo ano do meu com 100 mil e arredores só me faz pensar que era carro de fim-de-semana conduzido pela avó para ir as compras, ou então comprou diesel porque era mais barato ou então no que toda a gente pensa tem o dobro ou o triplo dos quilometroas anunciados!

E não te esqueças do padre que só conduzia o carro ao domingo...

Essa de negociar o preço antes de ver o carro é muito boa mesmo, farto estou eu de receber propostas ridículas. Ponho um carro a 4mil, vem pessoal do tipo "Dou-te 2mil e vou agora buscar o carro".
Nem me dou trabalho para responder, eles que fiquem na ignorância.

E outra, também muito boa. Sou de lisboa, e não me importo de mostrar o carro nos "arredores". Mas de vez em quando, aparecem artistas do alentejo/algarve/porto, que pedem que eu vá lá e mostre o carro, e nem me pagam a viagem nem nada. Dizem algo do genero "vens ca fazer uma visita, temos praias bonitas" ou alguma coisa desse genero. Eu fico pasmado com essa gente, nem sei o que responder. Devem estar a gozar com as pessoas, só pode. Só falta ele pedir que entregasse o carro com o depósito cheio :sh)

Ou então quando combino com alguém ver o carro, apareço lá no local e hora combinado, eu fico lá a espera deles, meia hora, uma hora, e então o artista liga-me e diz que afinal não pode mostrar o carro hoje. E o engraçado, é que no caminho para lá liguei-lhe e ele diz que já está la.

Normalmente funciona, se apareceres para ver o carro e levares metade do valor aceitam todos.

Um carro como investimento? Quem é que compra um vw, a pensar que se esta a investir? Não entendo... Investimento é quando compras por x e vendes por x + y, agora compra-se um carro novo, e ainda pensam que o vendem mais caro? Qual é a lógica desse "investimento"?

Se comprares um cayman GT4... Ou um Porsche 911 RS 4.0 ou um Alfa Romeo 8C, no preciso dia que o compras já vale mais como usado do que novo... Mas isto são excepções... E exigem outra dimensão de capital....

Mas sim, genericamente comprar carro é deitar dinheiro fora....

Essa conversa de comprar carros em que o vendedor (de stand) diz que estão ok, e são carros de retoma, que fizeram revisão há cerca de um mês, ligados à máquina e sem erros, kms reais, etc, uma pessoa experimenta o carro e está tudo ok de facto, e passado 1 semana começam a aparecer coisas é azar!
Mais, aconteceu-me, comprar um Fiesta a 11 de Setembro, tinha feito a revisão a 31 de Julho, experimentei e estava tudo ok, assinei os papéis todos a dizer que ao comprar assumi que estava tudo ok e não podia responsabilizar o stand por coisa nenhuma, e 3 dias depois começaram 2 luzes a falhar (mínimo frente e stop traseiro) 2€ para trocar, sem stress, mas uma semana depois começa o carro a ir abaixo mal o ligo, e depois para pegar é uma trabalheira, e afinal até pode ser injectores, ora boa treta.
Nem vou falar do "pum pum pum" que o motor faz às vezes e, não sempre quando o ligo, e que se nota quando estamos ao volante com aquela vibração toda, que só depois de aquecer é que desaparece, idém...
Comprei um carro com potencialmente graves problemas, que só começaram a aparecer 1 semana depois da compra, e não havendo garantia (retomas, repito), quem está tramado? O cliente, eu, tu.

PS. o que o carro tinha de problemas (mecânicos zero!) quando o experimentei foi o que o vendedor (e amigo pessoal) me disse, depois em termos de chapa e isso tudo, disse tudo (embora naturalmente desse para se ver, mas tinha de cumprir com a função dele e dizer tudo).

Lo. Se o compraste ao stand tens 2 anos de garantia por lei. Estar ou não ok na compra não garante que esteja ok nos dois anos seguintes. Declaração que assinaste é nula. O vendedor nunca a devia ter proposto e tu podes argumentar que desconhecias a lei ainda que tenhas agido de boa fé. E pronto. Responsabilidade única e exclusiva do stand.

Eu gosto muito dessas conversas. Isso e os concessionários oficinais que nas vendas de usados entregam uma cartinha de peças excluídas e eu digo-lhes sempre "vocês sabem que eu sei que estas exclusões de garantia são todas nulas pois a lei da garantia não aceita nenhuma exclusão e não é por me darem um papel que deixo de cá vir se carro avariar, não sabem?"

E eles "ah e tal coiso"... Até hoje nada deixou de ser arranjado. Uns stands dão mais trabalho que outros mas até ver...

Última edição:
Ah, mito entre vendedores: Vendas sem registo em nome do stand ou vendas à consignação não obrigam stand a dar garantia.

Nada mais falso. Se stand vende o carro, se recebe o pagamento acordado (evitar usar dinheiro - cheque ou transferência fica logo um meio de prova registado) a venda considera-se feita pelo stand. Mesmo que se assinem papéis e se rejeitem responsabilidades de garantias pelo stand, são papéis nulos automaticamente.

Um stand ou outro estabelecimento comercial, não é obrigado a passar fatura da "coisa" usada que vendeu?

Não terás que pagar IVA dessa transação comercial?

Não terá que pagar IRC ou IRS se for empresário em nome individual do que vendeu e recebeu contrapartida, nem que seja a perder dinheiro não tem que declarar na Rep. Finanças?

Se eu vender numa loja minha um computador usado ou uma calculadora (entre outros) que recebi de retoma ou não tenho que passar fatura?

exxemplo!

1 email -esta disponivel
resposta sim esta
2 email tenho 3500 quer?
resposta -o minimo que faço são 3750
3 email so dou 3500 e vou buscar hoje
resposta 3750
4email olhe que dou 3500 e ainda pago eu o registo e vou buscar agora
resposta-3750 lista de carros iguais á venda em diversos sites junto com a recomendação de ir "tentar" negociar com outro proprietario um valor de consenso entre os 2 e ainda adicionei um muito obrigado!

Normalmente funciona, se apareceres para ver o carro e levares metade do valor aceitam todos.

Aceitam todos? Tenho de testar esse método!

No meu caso se houver um alinhamento prévio sobre o valor (por telefone) não faço qualquer ajuste acima de uma "oferta" da transferência de propriedade.

Tudo o resto é "corrido" a um aperto de mão.

Felizmente, e como não gosto de criar falsas expectativas nas comunicações anteriores ao mostrar um carro, não tenho muitas histórias de "negociantes espertos" para contar.

exxemplo!

1 email -esta disponivel
resposta sim esta
2 email tenho 3500 quer?
resposta 3750
resposta-3750 lista de carros iguais á venda em diversos sites junto com a recomendação de ir "tentar" negociar com outro proprietario um valor de consenso entre os 2 e ainda adicionei um muito obrigado!

Esse "desbloqueador de conversa" do "está disponível?" é particularmente brilhante quando o anúncio acaba de entrar no ar, mas tudo bem, eu também respondo da forma mais cordial possível.

Mas os que eu gosto mais são dos que enviam apenas a nota que querem ser contactados (exemplo formulário do SV) e quando os contacto por e-mail nunca respondem, ou seja, até não se importam de trocar um dedo de conversa, mas não querem pagar a chamada. [:D]

exxemplo!

1 email -esta disponivel
resposta sim esta
2 email tenho 3500 quer?
resposta 3750
Também estás a ser um bocado intransigente.

Por ~7% estás a perder anos de vida.

exxemplo!

1 email -esta disponivel
resposta sim esta
2 email tenho 3500 quer?
resposta 3750

250€ o que muda na sua vida? Ainda por cima ele paga a passagem de nome. Vende logo o carro, fica a ser menos um problema, a cada mês que passa menos valor tem. Se estás á espera que te vão dar o 'justo' valor pelo carro, compra uma poltrona confortável porque tu vais esperar bastante. Com 250€ vais ao macdonald, metes gasolina e compras uma roupinha e mesmo assim não chega para ir apanhar um arzinho.

Voltar
Superior